domingo, 3 de agosto de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 3 de agosto de 2014 > Domingo

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes
الاتحاد قوة
Em inglês > Unity is power.
Em português > "União é poder"


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > Nesta data, em 2004, morre Henri Cartier-Bresson, fotógrafo francês (n. 1908).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Henri Cartier-Bresson
Nascimento22 de agosto de 1908
Chanteloup-en-Brie
Morte2 de agosto de 2004 (95 anos)
Montjustin
NacionalidadeFrança Francês
OcupaçãoFotógrafo
Henri Cartier-Bresson (Chanteloup-en-Brie22 de agosto de 1908— Montjustin2 de agosto de 2004) foi um fotógrafo do século XX, considerado por muitos como o pai do fotojornalismo.
Cartier-Bresson era filho de pais de uma classe média (família deindustriais têxteis), relativamente abastada. Quando criança, ganhou uma câmera fotográfica Box Brownie, com a qual produziu inúmeros instantâneos. Sua obsessão pelas imagens levou-o a testar uma câmera de filme 35mm. Além disto, Bresson também pintava e foi para Paris estudar artes em um estúdio.
Em 1931, aos 22 anos, Cartier-Bresson viajou à África, onde passou um ano como caçador. Porém, uma doença tropical obrigou-o a retornar à França. Foi neste período, durante uma viagem a Marselha, que ele descobriu verdadeiramente a fotografia, inspirado por uma fotografia do húngaro Martin Munkacsi, publicada na revista Photographies (1931), mostrando três rapazes negros a correr em direção ao mar, no Congo.
A primeira câmera Leica de Henri Cartier-Bresson
Quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, Bresson serviu o exército francês. Durante a invasão alemã, Bresson foi capturado e levado para um campo de prisioneiros de guerra. Tentou por duas vezes escapar e somente na terceira obteve sucesso. Juntou-se à Resistência Francesa em sua guerrilha pela liberdade.
Quando a paz se restabeleceu, Cartier-Bresson, em 1947, fundou a agência fotográfica Magnum junto com Bill Vandivert,Robert CapaGeorge Rodger e David Seymour "Chim". Começou também o período de desenvolvimento sofisticado de seu trabalho.
Revistas como a LifeVogue e Harper's Bazaar contrataram-no para viajar pelo mundo e registrar imagens únicas. Da Europaaos Estados Unidos, da Índia à China, Bresson dava o seu ponto de vista especialíssimo.
Tornou-se também o primeiro fotógrafo da Europa Ocidental a registrar a vida na União Soviética de maneira livre. Fotografou os últimos dias de Gandhi e os eunucos imperiais chineses, logo após a Revolução Cultural.
Na década de 1950, vários livros com seus trabalhos foram lançados, sendo o mais importante deles "Images à la Sauvette", publicado em inglês sob o título "The Decisive Moment" (1952). Em 1960, uma megaexposição com quatrocentos trabalhos rodou os Estados Unidos em uma homenagem ao nome forte da fotografia.

Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/



"Sejam quais foram os resultados, com êxito ou não, o importante é que no final cada um possa dizer: fiz o que pude." Louis Pasteur Mais
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Louis Pasteur (Dole27 de dezembro de 1822 — Marnes-la-Coquette28 de setembro de 1895) foi um cientista francês.1 Suas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina.
É lembrado por suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças. Entre seus feitos mais notáveis pode-se citar a redução da mortalidade e a criação da primeira vacinacontra a raiva. Seus experimentos deram fundamento para a teoria microbiológica da doença. Foi mais conhecido do público em geral por inventar um método para impedir que leite e vinho causem doenças, um processo que veio a ser chamado pasteurização.2 Ele é considerado um dos três principais fundadores da microbiologia, juntamente com Ferdinand Cohn e Robert Koch. Pasteur também fez muitas descobertas no campo da química, principalmente a base molecular para a assimetria de certos cristais.3 Seu corpo está enterrado sob o Instituto Pasteur em Paris, em um mausoléu decorado por mosaicos em estilo bizantino que lembram suas realizações.4


Índice

  [mostrar



Bahia > Praça da Sé, em Salvador > Veja agora, ao vivo, pela Webcam


Valores de Mercado > Leonilson na Bolsa de Arte do Rio de Janeiro Veja Leonilson nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) Veja
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A viagem secreta, acrílico sobre lona, 1987. Acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
José Leonilson Bezerra Dias (Fortaleza,1 de março de 1957— São Paulo,28 de maio de 1993) foi um pintordesenhista eescultor brasileiro.
Em 1961 mudou-se com a família para São Paulo. Entre 1977 e1980 cursou educação artística na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde foi aluno de Julio Plaza (1938-2003),Nelson Leirner (1932) e Regina Silveira (1939).
Teve aulas de aquarela com Dudi Maia Rosa (1946) na Escola de Artes Aster, que frequentou de 1978 a 1981. Nesse último ano, em Madri, realizou sua primeira exposição individual e viajou para outras cidades da Europa. Em Milão teve contato com Antônio Dias (1944), que o apresentou ao crítico de arte ligado à transvanguarda italiana Achille Bonito Oliva (1939).
A obra de Leonilson é predominantemente autobiográfica e está concentrada nos últimos dez anos de sua vida. Segundo a crítica Lisette Lagnado, cada peça realizada pelo artista é construída como uma carta para um diário íntimo. Em 1989, começou a fazer uso de costuras e bordados, que passaram a ser recorrentes em sua produção. Em 1991, descobriu ser portador do vírus da Aids, e a condição de doente repercutiu de forma dominante em sua obra.
Seu último trabalho, uma instalação concebida para a Capela do Morumbi, em São Paulo, em 1993, tem um sentido espiritual e alude à fragilidade da vida. Por essa mostra e por outra individual realizada no mesmo ano, recebeu, em1994, homenagem póstuma e prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
No mesmo ano de sua morte, familiares e amigos fundam o Projeto Leonilson, com o objetivo de organizar os arquivos do artista e de pesquisar, catalogar e divulgar suas obras.

Índice

  [mostrar


Jornal da Gazeta > São Paulo, a cidade mais nordestina do Brasil, comemorou ontem, no Anhangabaú, o Dia do Nordestino Vídeo 3 minutos
Jornal das 10 (Globo News)



Antena Paulista

Cerejeiras e Ipês
As cerejeiras, plantas orientais e de clima frio, a duras penas se aclimataram no Brasil, um país tropical, e sua duração não vai além de uma semana Vídeo > A "cerejeira brasileira" é o ipê, que também dura pouco, mas não economiza nas cores nem na intensidade Vídeo Nas imagens abaixo, a cerejeira e o ipê.



BBC Brasil
Escola fica em Rafah, local onde três soldados israelenses morreram em combate; ONU diz que serviços médicos estão 'à beira do colapso'.
Anúncio é iniciativa inédita para a indústria da marijuana e para o jornal americano, que se declarou favorável à legalização.
Casa Branca acusa Kremlin de ignorar acordo histórico que baniu armas nucleares de médio alcance.

Saúde

Sociedade










G1 > Pop & Arte
  1. FLIP 2014

    Flip 2014: que livro você está levando?

    Público da festa em Paraty mostra quais são as suas atuais ou futuras leituras.

  2. VALE DO PARAÍBA E REGIÃO

    Professor de São José troca salas de aula por comerciais de televisão

    Ronaldo Sousa deixou a profissão de professor para ser modelo e ator. No novo ramo, tem investido em trabalhos publicitários e peças de teatro.
  3. RIBEIRÃO E FRANCA

    Para ator de 'Game of thrones', papel em filme no Brasil é marco na carreira

    Lino Facioli, o Robin Arryn da série, está em cartaz em ‘O menino no espelho’. Adolescente diz que papel em filme brasileiro foi marco em sua carreira.
  4. FLIP 2014

    Dia final da Flip tem Fernanda Torres, astronomia e paixão na literatura

    12ª edição da festa em Paraty acaba neste domingo (3). Atriz conversa com o peruano Daniel Alarcón e fala sobre seu 1º livro, 'Fim'.
  5. FLIP 2014

    'Não dá para chamar de jornalismo qualquer historinha ou tuíte', diz Carr

    David Carr e Graciela Mochkofsky encerraram programação de sábado (2). Ele falou sobre mídia atual e o próprio vício em drogas, tema de seu livro.
  6. FLIP 2014

    Jhumpa Lahiri explica na Flip processo de criação de 'Aguapés'

    Escritora norte-americana de origem indiana conta história de tragédia. Ela participou de mesa neste sábado (2) na festa em Paraty.
  7. FLIP 2014

    Espionagem no Brasil é questão de oportunidade, diz Greenwald na Flip

    Jornalista americano deu entrevista coletiva antes de participar do evento. Petróleo, crescimento econômico e independência contribuem.
  8. FLIP 2014

    Índios vivem em 'Faixa de Gaza brasileira', diz antropólogo na Flip

    Eduardo Viveiros de Castro debateu questão indígena com Beto Ricardo. Mesa sobre o tema teve críticas a Belo Monte: 'Picaretagem econômica'.
  9. MÚSICA

    Finalista de reality show 'American idol' morre aos 35 anos, diz site

    Michael Jons participou da 7º edição do programa nos EUA, em 2007. Ele lançou disco em 2009; morte foi causada por coágulo, segundo TMZ.
  10. FLIP 2014

    Chamar o Brasil de anão diplomático me soa ridículo, diz israelense na Flip

    Escritor Etgar Keret participou de mesa com o mexicano Juan Villoro. Eles discutiram neste sábado romances ambientados em lugares violentos.
  11. FLIP 2014

    Na Flip, Marcelo Rubens Paiva chora ao falar da morte do pai na ditadura

    Escritor comoveu público em debate sobre desaparecidos no regime militar. Bernardo Kucinski também foi ovacionado; Persio Arida completou mesa.
São Carlos tem encontro estadual de arquitetura para discussão ...
G1 


Com tema 'E se essa rua fosse nossa', estudantes se reúnem até domingo. Concurso para melhorias do Parque do Bicão é aberto aos moradores.


Crônica mostra a arquitetura e a história das igrejas de Nova York
JORNAL HOJE 

04:48

Este é um lado desconhecido dos turistas que visitam a "Grande Maçã"



Casa de gesso criada na Universidade Federal da Paraíba surge como solução para déficit habitação
G1 


Projeto criado há 3 anos propõe alternativa sustentável e econômica. Ipea aponta que déficit de aproximadamente 20 mil casas em João Pessoa.


"El País" de Espanha, em português

FESTA LITERÁRIA EM PARATY


O jornalista Bernardo Kucinski. / WALTER CRAVEIRO

A ditadura brasileira não acabou

CAMILA MORAES Paraty
A mesa que debateu os 50 anos do golpe militar no Brasil durante a Flip tocou na ferida da falta de memória e informação

Israel retira suas tropas da Faixa de Gaza, mas mantém a ofensiva

O primeiro-ministro Netanyahu disse que a missão "continuará até cumprir seus objetivos". O Exército dá por morto o militar que o país suspeitava ter sido capturado pelo Hamas
Um soldado israelense, em um dos túneis do Hamas. / C.R. / FOTO: J. GUEZ (AP)

Uma visita ao danificado mundo subterrâneo do Hamas

CARMEN RENGEL Jerusalém
Vários quilômetros de galerias são utilizados pelas milícias do grupo para atacar Israel ou se esconder
BUENOS AIRES SOB PRESSÃO

A crise de dívida da Argentina ameaça afetar os países vizinhos

ALEJANDRO REBOSSIO Buenos Aires
Um default de Buenos Aires atingiria em diferentes graus e aspectos o Chile, o Uruguai, o Paraguai, a Bolívia e o Brasil

Quatro bancos internacionais negociam uma solução ao calote

A. R. Buenos Aires
Citigroup, Deutsche Bank, HSBC e JP Morgan dialogarão com os ‘fundos abutres’, sem a participação do Governo de Kirchner
"Clarin" de Argentina, em português

Governo argentino acusa juiz após ser criticado


Marcela Pagano

Poucas horas depois que o juiz de Nova York, Thomas Griesa, disse que as autoridades argentinas deveriam parar de dizer "meias-verdades" e declarações "falsas", o Ministério da Economia divulgou comunicado em Buenos Aires. "Para beneficiar os fundos abutres o juiz continua sem resover nada.", diz o texto.  


Ministro Axel Kicillof na quinta, na entrevista à imprensa, após viagem a Nova York, de onde voltou sem acordo com os abutres

BS AIRES: PASSEIOS GRATUITOS REVELAM A CIDADE


Florencia Coplan

Os horários e os circuitos são flexíveis e divulgados nas redes sociais. 

Bairro de Puerto Madero. A Puente de la Mujer num dia nublado.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E OUSADIA

UM “CRÂNIO” SOLIDÁRIO PROJETOU UM APARELHO PARA AJUDAR OS CEGOS


Valeria Román

Ele tem 15 anos, é da província de Neuquén, na Patagônia e recebeu um prêmio pelo seu projeto científico. O dispositivo associa cada cor a um som que a representa. É portátil e barato.

Matías Apablaza, de camiseta azul, de 15 anos

POLÍTICA

PETROBRAS NA MIRA DE GOVERNOS E EMPRESÁRIOS NA ARGENTINA


Lucía Salinas e Martín Bidegaray
Governadores das províncias da Patagônia argentina, no sul do país, reclamam da falta de investimentos da empresa. E, embora a companhia petrolífera brasileira negue sua venda, já está recebendo ofertas de empresários argentinos.




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.