sexta-feira, 10 de julho de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 10 de julho de 2015 > Sexta-Feira > Postado às 9:18 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3




Brasil > Primeiros habitantes
Rituais

  • As tribos organizavam-se segundo sistemas de parentesco. Todos os membros eram parentes entre si, e deviam seguir certas regras de comportamento em função da posição relativa que ocupavam.
  • Os vínculos entre todos eram enfatizados por uma série de rituais – e cada mudança de posição relativa de um membro da tribo, cada nova etapa de sua vida, era marcada por um ritual. Os mais comuns assinalavam o nascimento, a puberdade, o casamento, a passagem para a velhice e a morte. MAIS

Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ





- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Diga em Alemão (Wikiquote)

"Verstehe mich nicht falsch."
"Não me entenda mal."
ou, como se diz no Brasil>:
"Não me leve a mal"
ou em inglês:


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 



Nesta data, em 1830, nasce Camille Pissaro, pintor impressionista francês (m. 1903).
  • Jacob Abraham Camille Pissarro (Charlotte Amalie, na ilha de São Tomás nas Índias Ocidentais Dinamarquesas, hoje Ilhas Virgens Americanas, 10 de Julho de 1830 — Paris, 13 de Novembro de 1903) foi um pintor francês, co-fundador do impressionismo, e o único que participou nas oito exposições do grupo (1874-1886).  
  • A obra de Pissarro se caracterizou por uma paleta de cores cálidas e pela firmeza com que consegue captar a atmosfera, por meio de um trabalho preciso da luz. Seu material predileto foi o óleo, mas também fez experiências com aquarelas e pastel. 
  • A estrutura dos quadros de Pissarro encontra total correspondência na obra de Cézanne, já que foi mútua a influência entre ambos. 
  • Foi professor de Paul Gauguin e seu próprio filho Lucien Pissarro. Ao jovem Gauguin aconselhou a utilização das cores - esses conselhos surtiram efeito e Gauguin começa a utilizar a cor no seu estado puro. (Wikipedia)









Nesta data. em 1909, nasce Mestre Vitalino, modelador brasileiro (m. 1963). 
A modelagem é o inverso da escultura. Enquanto na escultura se retira pedaços do material bruto (madeira, por exemplo) para se chegar à obra acabada, já, na modelagem, vai-se acrescentando material (barro, por exemplo), até que a obra ganhe seu formato.
  • Mestre Vitalino passou a desenvolver a modelagem no barro a partir dos oito anos de idade e os bonecos que criava eram seus brinquedos. 
  • As obras de Vitalino ganharam reconhecimento na região Sudeste a partir de 1947, quando o artista plástico Augusto Rodrigues o convidou para a Exposição de Cerâmica Popular Pernambucana, realizada no Rio de Janeiro. Em janeiro de 1949, a fama foi ampliada com exposição no Masp. 
  • Em 1955, integrou em Neuchâtel, Suíça, a exposição Arte Primitiva e Moderna Brasileiras.  
  • O reconhecimento do artista foi ampliado após a sua morte. A biografia do artista inspirou o samba-enredo da Império da Tijuca nos carnavais de 1977 e 2012. A Festa de São João de Caruaru o adotou como a personalidade homenageada de 2009.  
  • Suas obras mais famosas são Violeiro, O enterro na rede, Cavalo-marinho, Casal no boi, Noivos a cavalo, Caçador de onça e Família lavrando a terra.  
  • A produção do artista passou a ser iconográfica e inspirou a formação de novas gerações de artistas, especialmente no Alto do Moura, bairro de Caruaru, onde viveu. 
  • A casa onde viveu parte de sua vida atualmente é a instalação da Casa Museu Mestre Vitalino. O entorno é ocupado por oficinas de artesãos.  
  • Parte de sua obra pode ser contemplada no Museu do Louvre, em Paris, na França. (Wikipedia)







Nesta data, em 1980, morre Francisco Rebolo, pintor brasileiro descendente de espanhóis (n. 1902)
  • Francisco Rebolo Gonsales, mais conhecido por Francisco Rebolo, ou simplesmente Rebolo (São Paulo, 22 de agosto de 1902 — São Paulo, 10 de julho de 1980), foi um pintor brasileiro.
  • Filho de imigrantes espanhóis que chegaram ao Brasil no fim do século XIX. Francisco Rebolo viveu intensamente duas trajetórias. Primeiramente, foi jogador de futebol, de 1917 a 1932. Atuou no Ypiranga e no Corinthians de 1921 a 1927, ambos clubes da cidade de São Paulo. 
  • A partir de 1934, tornou-se pintor. Fez parte do Grupo Santa Helena, juntamente com Fulvio Pennacchi, Aldo Bonadei, Humberto Rosa, Manuel Martins, Clóvis Graciano, Mario Zanini, Alfredo Volpi e Alfredo Rizzotti.  
  • Rebolo é considerado um dos mais importantes paisagistas da pintura brasileira. Sua obra, com um total estimado superior a 3.000 pinturas, centenas de desenhos e um conjunto de cinquenta diferentes gravuras, de variadas técnicas, além das paisagens, envolve também como temática um expressivo conjunto de retratos, figuras, naturezas-mortas e flores. 
  • Hoje, os trabalhos de Rebolo estão nos principais museus brasileiros, no acervo de órgãos culturais e governamentais e em coleções particulares em todo o Brasil.









"Vou seguir esta carroça com tijolos. Onde ela parar, com certeza haverá trabalho"


>> Francisco Rebolo (pintor), ao contar como conseguiu seu primeiro emprego, aos 12 anos de idade.  MAIS






BAHIA

O município de Lauro de Freiras faz parte da região metropolitana de Salvador > Veja Lauro de Freitas agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam

  • Originalmente, a localidade de Lauro de Freitas pertencia a Salvador, até que, em 1880, passou a ser distrito de Montenegro, atual Camaçari. 
  • Em 1932, retornou a Salvador, até que, em 31 de julho de 1962, foi transformado em município. 
  • Onze anos depois, passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador. 
  • IMAGEM > Na sombra projetada sobre o piso da praça em Lauro de Freitas, o que é uma luminária acaba se transformando em uma cruz.




Valores de Mercado-1 > A Christie's de Londres realizou ontem um leilão de mobiliário, objetos e obras de arte > Todos os lotes, com imagens ampliáveis > Valores em libras esterlinas (GBP) e em dólares americanos (USD) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.



Valores de Mercado-2 > A Christie's de Londres completou, hoje pela manhã, o leilão de "Velhos Mestres e Pintura Britânica" iniciado ontem à noite > Todos os lotes, com imagens ampliáveis > Valores em libras esterlinas (GBP e em dólares americanos (USD) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.





Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)



G1 > Pop & Arte

  1. GAMES

    Anime Friends em São Paulo terá campeonatos de games e bazar de jogos de tabuleiro

    Evento em SP terá competições de 'Mortal Kombat X' e 'Street Fighter IV'. Anime Friends 2015 acontece nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de julho.

  2. RIO DE JANEIRO

    Rio vai ganhar estátua da escritora Clarice Lispector; veja maquete

    Secretaria de Conservação confirma obra, mas diz que não há data e local. Autor da obra será o escultor Edgar Duvivier, pai do ator Gregório Duvivier.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Em entrevista à BBC Brasil, Renato Janine Ribeiro diz trabalhar para que corte de gastos do governo não afete essência dos programas da pasta - que teve redução de 19% em seu orçamento.

Mais notícias da BBC Brasil

"El País", de Espanha, em português

VIAGEM DO PAPA FRANCISCO À AMÉRICA LATINA

Papa insta pobres a luta por teto, trabalho e terra: “Não se intimidem”

PABLO ORDAZ Santa Cruz, Bolivia
Em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, Francisco pede perdão pelos “crimes”, inclusive os da Igreja, na conquista da América

Francisco elogia Morales e menciona questão do mar


PABLO ORDAZ La Paz
Bolivianos esperam que visita ajude na na petição do país ao Chile por oceano

O ‘crucifixo comunista’




Crucifixo com a foice e o martelo dado ao Papa pelo presidente Evo Morales é suposta reprodução de uma escultura do jesuíta Luis Espinal, morto na Bolívia
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original



“Si no actuamos rápido, la zona euro dejará de existir en 10 años”


“Sin una Francia fuerte, no habrá una política europea de altura” “Ser de izquierdas, socialdemócrata, es poder modernizar la economía”
El ministro de Economía de Francia, Emmanuel Macron, considera que “Europa vive un momento de verdad histórica” como consecuencia de la crisis griega. 
El dirigente socialista, que hoy se encuentra en España, aborda en una entrevista con EL PAÍS los problemas que acechan a la UE y que la saga de la deuda de Atenas ha sacado a la luz en las últimas semanas. 
“Si no actuamos rápido, la zona euro dejará de existir en 10 años”, advierte Macron, quien reconoce que en el proceso de convergencia hacia la moneda única las economías europeas “se han distanciado, al igual que nuestros pueblos”. 
También defiende las políticas económicas que él ha aplicado en su país y niega que eso evidencie un viraje ideológico del Partido Socialista francés. 
“Espero que se convierta en socialdemócrata”, afirma. Emmanuel Macron (Amiens, 1977), titular de Economía, es el ministro más joven del Gobierno francés y probablemente el más brillante, pero también el más controvertido. 
Los críticos del Partido Socialista lo tachan de “liberal” por su ley para modernizar la economía, aprobada definitivamente ayer por decreto. 
En esta entrevista, hecha en su despacho horas antes de partir de visita a España, afirma que él está para reformar, para influir en la “transformación ideológica” de la izquierda. ÍNTEGRA DA ENTREVISTA NO QUIOSQUE

"Notícias ao Minuto", de Portugal


"Ou a 'lógica da batata' não funciona ou o povo está noutra onda"
Ex-deputado do PS não poupa críticas ao Presidente da República devido às declarações sobre a Grécia. Governo também não escapa ao ataque irónico do antigo ministro.
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

"A presidente vai continuar até o final com muita tranquilidade. Ela tem uma capacidade extraordinária de trabalho, conhece o Brasil como poucos e tem se dedicado ao governo", disse. "Não precisa segurar a presidente Dilma, ela não cai."
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro



















Mais notícias do Jornal do Brasil



Mais notícias do R7 Esportes














PORTO ALEGRE (RS) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.