quinta-feira, 9 de julho de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 9 de julho de 2015 > Quinta-Feira > Postado às 10:21 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



  • No Estado de São Paulo, hoje é feriado, em comemoração ao início da Revolução Constitucionalista de 1932. 
  • Apontada pelo governo federal como uma revolução separatista, ela foi derrotada nas armas, mas  teve função importante, colocando o assunto em foco e obrigando o presidente da República a convocar uma Assembléia Nacional Constituinte para 1934. 
  • Portanto, durante 4 anos, desde a queda da Primeira República, em 1930, o Brasil foi governado discricionariamente, sem uma Carta Magna que lhe orientasse os passos. 

  • Mas, doce ilusão: a Constituição de 1934 durou apenas três anos e foi derrubada pelo golpe do Estado Novo, em 1937, desta vez com uma constituição preparada dentro do Palácio Guanabara (residência de Getúlio Vargas), redigida pelo jurista Francisco Campos (Chico Ciência), com a participação ativa do general Góis Monteiro. (Francisco Campos seria chamado novamente, após o golpe militar de 1964, para redigir o Ato Institucional nº 1. Sempre ele.)
  • A constituição do Estado Novo deveria ser submetida a um referendum em 1942 mas, nessa ocasião, o governo declarou guerra a Alemanha e, em  estado de guerra, não se mexe em preceitos constitucionais. 
  • Só em 1945, quando terminou a Segunda Guerra Mundial, é que os ministros Eurico Gaspar Dutra e o próprio Góis Monteiro, derrubaram o Estado Novo e, finalmente, o país voltou a ter eleições livres. 
  • E o povo? Ah, o povo entra na História pela porta dos fundos. Sobe pelo elevador de serviço e entra pela porta dos serviçais. Da mesma forma como chega, é  convidado a se retirar.  
  • Nas democracias ainda não suficientemente amadurecidas, é assim que funciona. Por isso é que é importante conhecer história, para não repetir os erros passados e assumir, de fato, seus direitos de cidadão. (Paulo Victorino)
Na foto > Sinal dos tempos: a nota de 10 cruzeiros (moeda criada pelo ditador Getúlio Vargas em 1943, durante o Estado Novo. em substituição ao réis), foi alvo da reforma monetária durante a ditadura militar e, em 1967, recebeu um carimbo, passando a valer "um centavo de cruzeiro novo" Outras moedas eutros muitos carimbos viriam até o emplacamento do Plano Real, em 1994.


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ





- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Alemães (Wikiquote)

Nun mach mal halblang!
"Agora, dá uma freiada!"
Na linguagem popular > "Dá um tempo!"




Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Nesta data, em 1980, morre o poeta e compositor Vinícius de Moraes.




"Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure."

>> Vinícius de Moraes.

(Soneto da Fidelidade) 

  • Na imagem, o mesmo soneto foi remontado no estilo concretista, mas não por Vinícius. Ele foi modernista, mas nunca aderiu ao concretismo.



SÃO PAULO (SP)


  • Avenida 9 de Julho, ligando o centro histórico ao Parque do Ibirapuera, na Zona Sul > Esta avenida, cujo túnel passa por baixo do Museu de Arte da Avenida Paulista, comemora o início da Revolução Constitucionalista WEBCAM  
  • Paralelamente, saindo também do centro histórico e terminando no Ibirapuera, segue uma via expressa com o nome de Avenida 23 de Maio, marcando a data em que, em 1932, foram mortos quatro estudantes (MMDC), considerado o marco inicial da Revolução.

M.M.D.C. é o acrônimo pelo qual se tornou conhecido o levante revolucionário paulista, em virtude das iniciais dos nomes dos manifestantes paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo mortos pelas tropas federais num confronto ocorrido em 23 de maio de 1932, que antecedeu e originou a Revolução Constitucionalista de 1932. Os restos mortais dos estudantes estão sepultados no mausoléu do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. (Wikipedia)



Valores de Mercado-1 > Ontem, a Christie's de Londres realizou um leilão variado, com destaque para a arte Britânica, Pré-Rafaelita e Impressionista > Todos os lotes, com imagens ampliáveis > Valores em libras esterlinas (GBP) e em dólares americanos (USD) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.


  • Montague Dawson RMSA , FRSA (1890-1973) foi um pintor britânico, conhecido por suas marinhas. 
  • As pinturas mais famosas retratam barcos a vela, geralmente clippers ou navios de guerra dos séculos 18 e 19. (Wikipedia)


Valores de Mercado-2 > E hoje é dia de a Sotheby's de Londres encarar o tema "Pintura Britânica e Velhos Mestres" > O tema é o mesmo da Christie's, mas o enfoque é diferente, como se pode ver comparando as imagens de um e outro leilão.  > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em libras esterlinas Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.




  • Andrea d'Agnolo, ou Andrea del Sarto, (Andrea d'Agnolo di Francesco di Luca di Paolo del Migliore, (Florença, 16 de julho de 1486 - Florença, 29 de setembro de 1530 ou 21 de Janeiro de 1531) foi um pintor italiano de Florença, cuja carreira floresceu durante a Alta Renascença e o Maneirismo. 
  • Embora considerado por seus contemporâneos como um artista senza errori (sem erros, perfeito), ele frequentemente é ofuscado por talentos como Rafael. (Wikipedia)




Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)



G1 > Pop & Arte

Vai cinema, hoje?
  1. CINEMA

    Estreia: drama alemão 'Phoenix' explora dilemas pós-Holocausto

    Consagrado diretor Christian Petzold faz filme com tensão e complexidade. Novo trabalho é elegante, minucioso e provoca impacto emocional.
  2. CINEMA

    Estreia: Francês 'Samba' junta humor e romance ao falar de imigração ilegal

    Diretores Olivier Nakache e Eric Toledano são os mesmos de 'Intocáveis'. Eles repetem também o ator principal, Omar Sy, de 'Jurassic World'.
  3. POP & ARTE

    Cumberbatch e Martin Freeman adotam estilo vitoriano em 'Sherlock'

    BBC One divulga imagem do especial de Natal da série. Quarta temporada tem estreia prevista para 2017.
  4. CINEMA

    Estreia: 'As aventuras dos 7 Anões' faz humor com fábulas infantis

    Animação de Harald Sieperman foca crianças mas agrada também adultos. Diretor, que trabalhou em 'Roger Rabbit, morreu durante as filmagens.
  5. CINEMA

    Estreia: Pablo Neruda, Prêmio Nobel de Literatura, é tema de drama 'solene'

    Atuações em 'Neruda-Fugitivo, sobre poeta chileno, são meio exageradas. Filme parece produção para TV; tema é o exílio forçado do escritor.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Para Boris Fausto, há mais razões técnicas hoje para impeachment de Dilma do que havia no caso de Collor, sobretudo por 'problemas no Orçamento e no financiamento da sua campanha'.
  • comentários
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

Mundo velho, sem porteira...

Grécia pede resgate em troca de uma reforma imediata nas pensões

CLAUDI PÉREZ Bruxelas
Atenas solicita 50 bilhões de euros em três anos e, em troca, faz três grandes concessões, tentando evitar sua saída da zona do euro

“A crise é um problema europeu e exige soluções europeias”

LUCÍA ABELLÁN Bruxelas
Primeiro-ministro grego explica sua proposta ao Parlamento Europeu e admite realizar profundas reformas em seu país

O dilema de Angela Merkel

LUIS DONCEL Berlim
Chanceler da Alemanha deve escolher se deixa a Grécia cair perante a UE ou busca um pacto muito impopular em seu país

Crise nas Bolsas chinesas se agrava
e tem reflexos no dólar no Brasil

Mais da metade das firmas que operam em Xangai (-5,9%) e Shenzhen (-2,9%) suspenderam a negociação de seus papéis

Bolsa de Nova York suspende suas operações por problemas técnicos

O pregão de Wall Street interrompeu os negócios às 11h30 (12h30 no horário de Brasília). Autoridades descartam ataque cibernético

Presidente do Peru: “Diversificação produtiva é minha obsessão”

Em Madri, esquerdista Humala diz que "é importante termos mais informações e clareza" sobre políticos presos na Venezuela

Chile avança na descriminalização da maconha para uso recreativo

ROCÍO MONTES Santiago do Chile
Câmara dos Deputados dá um primeiro passo para o cultivo próprio e o uso medicinal e recreativo da ‘Cannabis sativa’


Papa Francisco pede aos Governos latinos que evitem a repressão

“Os jovens sem emprego se veem propensos à depressão, ao suicídio ou a projetos de loucura social”, diz o pontífice no Equador

Uma viagem de oração

Milhares de colombianos e peruanos viajam até a capital do Equador para ver ao vivo o Pontífice e assistir à sua missa
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original



Grecia bajará las pensiones y renuncia a la quita de deuda


Primeros compromisos de Tsipras a cambio del rescate de 50.000 millones

El Gobierno griego prometió ayer a los socios europeos aprobar la semana que viene reformas de los sistemas de pensiones y tributario para obtener un tercer rescate, que fuentes consultadas por este periódico situaban en alrededor de 50.000 millones de euros. 
El Ejecutivo heleno solicitó por carta a las autoridades europeas un programa de ayuda financiera de tres años de duración. 
La misiva contiene algunas concesiones significativas por parte del primer ministro Alexis Tsipras: por un lado, acelera la aprobación de reformas que antes pretendía tramitar más tarde; por otro, renuncia a vincular el rescate a la reestructuración de la deuda, un pilar de sus argumentos políticos. 
El texto enviado al Mecanismo de Rescate Europeo simplemente señala que Grecia espera que, en el marco de las negociaciones, haya “ocasión de explorar posibles medidas para que [su] deuda pública sea sostenible”. 
Atenas tendrá ahora que presentar un plan detallado de reformas que será estudiado por los socios en los próximos días antes de la cumbre europea convocada para el domingo. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE

"Clarin", de Argentina, em português


BRASIL

Dilma disse que não vai renunciar e chamou a oposição de “golpista”

Eleonora Gosman, correspondente do Clarín no Brasil

Dilma replicou assim uma ofensiva do PSDB, partido opositor que aludiu à “iminência” da queda da presidente. 


"Notícias ao Minuto", de Portugal

Cavaco defende combate às desigualdades para "sociedade melhor"O Presidente da República distinguiu hoje o "exemplo de associativismo empresarial" dos Empresários para a Inclusão Social (EPIS) e defendeu que "o combate às desigualdades e à exclusão escolar" contribuiu para uma sociedade com "maior crescimento económico".Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

A pesquisa constatou problemas de comunicação, raciocínio lógico, tecnologia e interpretação de texto, por exemplo
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro



















Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes














PORTO ALEGRE (RS) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.