quinta-feira, 30 de julho de 2015

Clipe de notícias do dia 30 de julho de 2015 > Quinta-Feira > Postado às 9:49 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Brasil > Primeiros Tempos

Fracasso das outras capitanias
  • Tirando Pernambuco e São Vicente, bem sucedidas nos seus empreendimentos,, nas capitanias onde não houve acordo nem aliança, malogrou a tentativa de ocupação. 
  • De norte a sul, repetiu-se a cena de portugueses cercados por índios, canaviais queimados, casas destruídas e donatários mortos, mesmo ali onde havia portugueses indianizados. 
  • Foi assim na Bahia, onde o donatário Francisco Pereira Coutinho encontrara Diogo Álvares Correia, o Caramuru, vivendo entre os índios. 
  • Levada a ferro e fogo a empreitada colonizadora, tudo o que Coutinho construiu foi destruído pelos tupinambás, e ele próprio acabou morto a flechadas. 
  • Com pequenas variantes, foi rápida a derrocada dos portugueses que não se acertaram com os nativos. 
  • Já no final da década de 1540, estava claro que a colonização não seria fácil. Por isso o governo português resolveu mudar de método. MAIS



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ





- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes (Wikiquote)

  • يصطاد في الماء العكر
    • Em inglês > He fishes in unclear water.
    • Em português > Pescando em águas turvas.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 



Nesta data, em 752 - ocorre a fundação de Bagdá, capital do Iraque.


Nesta data, em 1863, nasce Henry Ford, fabricante de automóveis norte-americano (m. 1947).
  • Ao contrário do que se pensa, o inventor do carro não foi Henry Ford, mas sim Karl Benz, em 1886, transformando os primeiros auto-carros a vapor em um veículo movido a gasolina com motor de explosão. 
  • Coube a Henry Ford a primazia de criar a linha de montagem, que simplificou o processo industrial, barateando o produto, com o lançamento dos famosos Ford Modelo T, no Brasil conhecidos como "Ford de Bigode". 
  • Nas imagens abaixo, em sequência o primeiro carro patenteado por Benz em 1886 e a linha de montagem do Ford Modelo T, projetado em 1903 e lançado em escala industrial a partir de 1908 até 1927. 
  • Até hoje, as fábricas de carros são chamadas de "montadoras", já que terceirizam o processo de fabricação das peças e apenas as colocam em seus devidos lugares.




Nesta data, em 1930, acaba a primeira "Copa do Mundo" de futebol. O Uruguai, país anfitrião, se sagra vencedor.
  • As duas primeiras partidas da história da Copa do Mundo ocorreram simultaneamente e foram vencidas pela França e pelos Estados Unidos, que bateram respectivamente o México por 4 a 1 e a Bélgica por 3 a 0. 
  • O primeiro gol das Copas foi marcado por Lucien Laurent da França. 
  • Na final, o país-sede e favorito Uruguai bateu a Argentina por 4 a 2 em frente a uma torcida de 93.000 pessoas e se tornou a primeira nação a vencer uma Copa do Mundo. (Wikipedia) > 
  • O jogador "Preguinho" marcou o primeiro gol Brasileiro na Copa do Mundo mas, ainda assim, o Brasil, em seu jogo de estreia, perdeu por 2x1 para a Iugoslávia e, afinal, foi eliminado na primeira fase. Mas, pelo menos, ganhamos da Bolívia por 4x0.







Nesta data, em 1906 , nasce Mario Quintana, poeta e jornalista gaúcho (m. 1994).



RIO GRANDE DO SUL > Veja o cruzamento da Avenida Assis Brasil com a Avenida Sertório, em Porto Alegre, ao vivo e em streaming, pela Webcam



  • Joaquim Francisco de Assis Brasil (São Gabriel, 29 de julho de 1857 — 24 de dezembro de 1938) foi um advogado, político, orador, escritor, poeta, prosador, diplomata e estadista brasileiro; propagandista da República. 
  • Foi fundador do Partido Libertador, deputado e membro da junta governativa gaúcha de 1891.  
  • Introduziu no Brasil o gado Jersey, o gado Devon e a ovelha Karakul, tendo participação importante na introdução do cavalo árabe e no melhoramento do Thoroughbred, o puro sangue inglês.  
  • Juntamente com o Barão do Rio Branco, assinou o Tratado de Petrópolis, que assegurou ao Brasil a posse do atual Estado do Acre. 
  • Neste Estado foi criado, em sua homenagem, o município de Assis Brasil.






Valores de Mercado-1 > A Christie's de Nova York realizou um leilão de objetos e obras de arte > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em dólares americanos > Foram miudesas, de baixo preço mas de excelente qualidade, a maioria delas em impressões e múltiplos Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.




  • A maioria das pessoas fora do ramo tem a falsa ideia de que leilões de arte (sobretudo os internacionais) são para gente "endinheirada". Nada mais falso. Há preciosidades de baixo preço, que podem ser arrematadas por qualquer interessado, em qualquer parte do mundo, em lances pela internet. É só fazer o cadastro para participar do leilão.


  • Robert Henry De Niro, conhecido simplesmente como Robert De Niro (May 3, 1922 – May 3, 1993) foi um pintor expressionista abstrato. 
  • Não confundir com o ator e diretor Robert de Niro, que era seu filho.









Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)



G1 > Pop & Arte


  1. MÚSICA

    Yoko Ono e U2 inauguram painel nos EUA em homenagem a John Lennon

    Obra fica em Nova York, que celebra 'Dia John Lennon' em 29 de julho. Ela mostra Manhattan como um submarino amarelo pilotado pelo ex-beatle.

  2. POP & ARTE

    Ai Weiwei: Reino Unido nega visto de 6 meses e limita visita a 3 semanas

    Polêmico artista chinês omitiu condenação em seu país no pedido. Dissidente, ele recuperou passaporte na semana passada, após 4 anos.

SÃO PAULO

'Papa, que já é bom, vai melhorar se ouvir Racionais', diz Haddad

Prefeitura deu LP do grupo para o Papa em viagem ao Vaticano. Para prefeito, disco 'representa mazelas, dificuldades e desafios





Mais notícias de G1 POP & Arte


BBC Brasil, na foto e no mundo

Pioneiro em legislações 'liberais' sobre maconha, aborto e casamento gay, vizinho do Brasil convive com normas restritivas contra álcool, sal e até fantasias de Carnaval.






Mais notícias da BBC Brasil



"El País", de Espanha, em português


ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 »

Então, candidato Datena, vamos falar sobre a cidade de São Paulo?

GIL ALESSI São Paulo
Apresentador que faz fama com defesa da PM será nome do PP na disputa municipal e terá de debater além de segurança para evitar 'efeito Russomanno'. Empresário Dória quer concorrer pelo PSDB

BC eleva taxa de juros pela sétima vez seguida, para 14,25% ao ano

AMANDA MARS / R. B. Washington / São Paulo
Copom elevou taxa em meio ponto percentual e sinalizou intenção de manter patamar no futuro. Nos EUA, Fed mantém mesmo preço


CRISE NO SETOR PETROLÍFERO »

Itaboraí, no Rio de Janeiro, definha com o caos na Petrobras

Município vislumbrava um futuro radiante com a instalação de um complexo petroquímico ambicioso. Mas o sonho virou pesadelo

Sonho de prosperidade frustrado

Corrupção na Petrobras, queda do preço do petróleo e custo ambiental dinamitaram expectativas da região
Mais notícias de "El País"






Clique na imagem para ver "El País" em original



El cruce de inmigrantes por el paso de Calais extiende la crisis europea


Un sudanés muere al ser atropellado por un camión. Francia y Reino Unido refuerzan las medidas de seguridad

Un inmigrante sudanés falleció en la madrugada del miércoles en Calais arrollado por un camión mientras trataba de cruzar a Reino Unido.  Es el noveno inmigrante que muere en el túnel que atraviesa el canal de la Mancha desde junio. 
La crisis migratoria se agudiza en el norte de Europa: son más de 5.000 personas las que se hacinan en campamentos improvisados en Calais, esperando para colarse en camiones que cruzan el canal. 
El recrudecimiento de los conflictos en África ha quintuplicado la población de estos asentamientos en un año. 
Los Gobiernos de Francia y Reino Unido anunciaron ayer que aprobarán nuevos protocolos para devolver a los inmigrantes a sus países de origen. 
Londres anunció una inversión de siete millones de libras (unos diez millones de euros) para reforzar el vallado de las vías. El Ejecutivo francés enviará 120 agentes de policía más a la zona. 
Un nuevo frente reclama un doloroso protagonismo en el drama de la inmigración en Europa. 
En la madrugada de ayer, en el puerto francés de Calais, hallaron muerto a un joven sudanés arrollado por un camión mientras trataba de cruzar a Reino Unido.  Es el noveno inmigrante que fallece en el túnel que atraviesa el canal de la Mancha desde junio. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE



"Clarin", de Argentina, em português


DO EDITOR AO LEITOR

O ministro da Economia da Argentina e o “resfriado” brasileiro

Ricardo Kirschbaum

A desvalorização da moeda brasileira e seu impacto na Argentina são dados que o ministro Axel Kicillof tenta minimizar, mas é arriscado ignorar.

Axel Kicillof

"Notícias ao Minuto", de Portugal

Taxa de desemprego mantém-se nos 12,4%

Os dados do Instituto Nacional de Estatística dão conta que a taxa de desemprego mantém-se inalterada desde o mês passado, fixando-se nos 12,4%, à semelhança do mês de maio.


Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil



O objetivo das discussões é aprovar proposta que permita que empresas envolvidas em irregularidades não sejam impedidas de realizar futuros contratos
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro




















Mais notícias do Jornal do Brasil



RICAÇOS

Mais notícias do R7 Esportes







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.