segunda-feira, 27 de julho de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 27 de julho de 2015 > Segunda-Feira > Postado às 9:59 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Brasil > Primeiros Tempos

Pernambuco



  • Outro que obteve sucesso foi Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco. Contudo, a demora em aceitar os costumes locais custou-lhe muito. 
  • Em 1535, Coelho chegou às suas terras como um fidalgo europeu: fazendo guerra aos índios. 
  • Em seu caso, a paz era mais difícil. Ali, a maioria dos europeus indianizados era francesa, e maior a resistência. Inúmeras vezes a presença dos portugueses esteve ameaçada. 
  • Enquanto Martim Afonso instalava engenhos, Coelho morava em um forte, sob constantes ataques dos índios. 
  • Porém, graças a Vasco Fernandes Lucena, náufrago português casado com índia, o donatário encontrou o caminho da sobrevivência: entender-se com os tabajaras. MAIS

Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes (Wikiquote)

  • رب عذر أقبح من ذنب
    • Em inglês > An excuse is sometime more ugly than a guilt
      • Em português > "Uma desculpa, por vezes, é mais feia que uma culpa."



Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 



Nesta data, em 1934, os partidos socialista e comunista da França firmam em Paris um pacto de unidade de ação contra o fascismo. A França, berço dos modernos ideais de liberdade sucumbe à violência de ideologias extremistas.
  • Os anos 30 foram um desafio para a democracia no mundo inteiro. 
  • De um lado, o comunismo, aparentemente bem sucedido na União Soviética e seus satélites, se apresentava como a solução universal coligada para, pela persuasão ou pela violência, extinguir a pobreza da face da terra. 
  • Do outro lado, os regimes de extrema direita, nacionalistas, defendiam o mesmo uso da força para preservar o status, dentro do princípio que o Estado é mais importante da Nação e que razões de estado sempre deferiam prevalecer sobre os interesses do povo. 
  • Pela esquerda, a hegemonia era da União Soviética. 
  • Pela direita, os regimes mais conhecidos eram o nazismo de Hitler e o fascismo de Mussolini e foi este último que mais se divulgou nos países latinos. 
  • O Brasil se tornou fascista com Getúlio Vargas, em 1930 e seu governo se estendeu por 15 anos, até o chefe ser deposto pelos mesmos militares que, até então, lhe deram sustentação ao poder. 
  • A luta esquerda direita foi uma tragédia para a Espanha dos anos 30, com a Guerra Civil Espanhola e, usando da ajuda proporcionada pela Alemanha nazista, a falange direitista se instalou no poder por 40 anos, com o generalíssimo Franco. 
  • Portugal  já havia proclamado seu Estado Novo em 1926 e, também por 40 anos, a ditadura salazarista, de direita, permaneceu no poder. 
  • E, pelo mundo a fora, se desenvolveu, sobretudo nos anos 30, a luta pela tomada do poder, seja pela esquerda comunista, seja pela direita fascista. 
  • Democracia era palavra proibida nos anos 30, os regimes autoritários se tornaram uma "necessidade imperiosa" para garantir a estabilidade do mundo, uma estabilidade tão frágil que culminou com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939. 
  • Em verdade, não há estabilidade permanente, quando um fala e os demais escutam, sem direito de expor seus pontos de vista e convicções. 
  • A democracia não é um remédio para todos os males mas é uma boa plataforma para, com a participação de todos, se construir uma nação forte. (Paulo Victorino).







Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência."
Leon Tolstoi Pensador




Bahia > O entorno da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador > Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam


Com 372 igrejas, Salvador tem roteiro turístico que conta história da cidade

Veja lista e detalhes de algumas; Igreja do Bonfim é uma das mais visitadas. > A Bahia atrai mais de 100 mil turistas que buscam a cultura religiosa do estado.





Jornal das 10 (ontem à noite)

Bom dia, Brasil (Edição de hoje)




G1 > Pop & Arte


  1. SÃO PAULO

    Pai de Michael Jackson é diagnosticado com AVC, diz hospital

    Joe Jackson está internado em unidade hospitalar na Zona Sul de SP. Ele teve AVC isquêmico associado a quadro de arritmia cardíaca.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Bolsas (Reuters)
O dólar subiu, a bolsa caiu e aumentaram as apostas de que o Brasil deve perder o grau de investimento: entenda porque o 'ajuste do ajuste' foi tão mal recebido. 
  • comentários


Mais notícias da BBC Brasil



"El País", de Espanha, em português


CRESCIMENTO ECONÔMICO »
Região precisa do impulso da juventude (108 milhões de pessoas entre), mas violência, educação precária e pobreza limitam opções
Mais notícias de "El País"




Clique na imagem para ver "El País" em original



Los catalanes no creen ya posible una solución pactada


Una mayoría de catalanes y españoles culpan a  Artur Mas y Rajoy del inevitable choque de trenes

La crisis catalana ha pasado factura a los principales líderes encargados de gestionarla, de acuerdo con un sondeo de Metroscopia para EL PAÍS. 
Tanto el presidente del Gobierno, Mariano Rajoy, como el de la Generalitat, Artur Mas, suspenden por su forma de enfrentarse al desafío independentista. 
El 83% de los catalanes desaprueba la respuesta de Rajoy, un porcentaje que baja hasta el 55% entre el resto de los españoles consultados. 
Tampoco Mas sale bien parado. En Cataluña, el 59% estima desacertado su planteamiento secesionista, por el 85% en el resto del país. 
Seis de cada 10 catalanes no ven factible que Cataluña se independice, el mismo número, sin embargo, que no cree que se pueda llegar a un acuerdo con el Gobierno central que resuelva el problema del encaje catalán en España. 
No obstante, la mayoría de los catalanes (54%) apoya un Estado federal como salida al conflicto, una solución que en el resto de España tiene una acogida bastante más tibia. Lo avala el 34% de los encuestados, frente al 50% que se opone. 
Las posibilidades de encontrar una salida que conduzca al acuerdo entre las fuerzas secesionistas de Cataluña y el Gobierno de Madrid se diluyen a dos meses de la celebración de las elecciones catalanas el próximo 27 de septiembre. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE

"Clarin", de Argentina, em português


DO EDITOR AO LEITOR

Com o dólar sob pressão e o Brasil desvalorizando

Daniel Fernández Canedo

Na Argentina, o saldo comercial do primeiro semestre, ou seja, a diferença entre o que se exporta e o que se importa, caiu de US$ 3,326 bilhões no ano passado para US$ 1,232 bilhões neste ano. A queda de 63% tem uma característica particular: a Argentina exporta menos, mas também importa menos. O aumento do dólar no Brasil também lançou dúvidas sobre a estabilidade das moedas na região.


"Notícias ao Minuto", de Portugal

Uso "indevido" de dinheiro do IVA para Fatura da Sorte?

Um relatório do Tribunal de Contas relativo a 2014 diz que o Governo usou "indevidamente" dinheiro do IVA para suportar os concursos da Fatura da Sorte. Ministério das Finanças já reagiu, garantindo que todo o processo seguiu os termos legais.

Mais notícias da edição portuguesa



"Notícias ao Minuto", do Brasil
Preso no dia 27 de maio em Zurique, Marin é acusado de corrupção pela Justiça dos Estados Unidos > A procuradoria-geral em Nova York pediu sua extradição para que responda a processo no país > Na Suíça, a meta de seus advogados é o de adiar ao máximo a extradição.
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro





















Mais notícias do Jornal do Brasil



Mais notícias do R7 Esportes





NITEROI (RJ)









PORTO ALEGRE (RS) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.