quinta-feira, 16 de julho de 2015

Eventos em destaque no dia 17 de julho de 2015 > Sexta-Feira > Postado na véspera às 3:39 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

17 de julho de 2015.
198.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 167 para acabar o ano.


180 — Doze habitantes de Scillium, na Numídia (Norte de África), são executados por serem cristãos. É a primeira vez que há relatos sobre cristãos nessa região.

1048 — Dâmaso II é eleito papa.

1099 — Primeira Cruzada: terceiro dia do massacre da população muçulmana de Jerusalém, conquistada dois antes dias pelos cruzados.
  • Um padre chamado Pedro Desidério ofereceu uma solução de fé: afirmou que uma visão divina lhe tinha dado instruções para que os cristãos jejuassem e depois marchassem descalços em procissão ao redor das muralhas da cidade. 
  • Fazendo isso, segundo ele, as muralhas cairiam em nove dias, da mesma forma que a Bíblia relata ter acontecido com Josué no cerco de Jericó. 
  • A procissão realizou-se no dia 8 de julho. Entretanto, uma frota da República de Génova liderada por Guilherme Embriaco desmantelara os seus navios para construir torres de assalto com a sua madeira, com as quais foi possível derrubar secções das muralhas. 
  • O ataque principal ocorreu a 14 e 15 de julho (uma sexta-feira santa, sete dias depois da procissão). 
  • Vários nobres reclamaram a honra de terem sido os primeiros a penetrar na cidade. Segundo uma das crónicas da época, a exacta sequência terá sido Letoldo e Gilberto de Tournai, depois Godofredo de Bulhão e o seu irmão Eustácio III de Bolonha, Tancredo e os seus homens. Outros cruzados entraram pela antiga entrada dos peregrinos.  
  • Durante a tarde e noite do dia 15 e manhã do dia seguinte, os cruzados massacraram a população de Jerusalém - muçulmanos, judeus e cristãos do oriente.


1203 — Tropas da venezianas da Quarta Cruzada entram em Constantinopla. O imperador bizantino Aleixo III abandona a cidade e refugia-se em Adrianópolis.
1381 — Terceira guerra fernandina: a armada portuguesa sofre uma pesada e decisiva derrota frente à armada castelhana na Batalha de Saltes, travada perto de Huelva.
1402 — Yongle sobe ao trono do Império Chinês,tornando-se o terceiro imperador Ming.
1429 — Carlos VII é coroado rei de França na catedral de Reims após a campanha vitoriosa de Joana d'Arc na Guerra dos Cem Anos.
1512 — As tropas castelhanas comandadas por Fadrique Álvarez de Toledo, 2º duque de Alba iniciam a invasão do Reino de Navarra.

1665 — Guerra da Restauração: batalha de Montes Claros, exército português impõe uma pesada derrota às forças espanholas.

1762 — Catarina II torna-se czarina da Rússia depois do assassinato de Pedro III.
1768 — Fundação da Cidade de Cuité, no estado da Paraíba.
1769 — Alvará para protecção dos sapais e marinhas de Tavira.[carece de fontes]
1771 — Massacre de Bloody Falls: o chefe Chipewya Matonabbee, viajando como guia de Samuel Hearne na sua exploração do Ártico, massacra um grupo de Esquimós, sem qualquer razão.
1789 — Revolução Francesa: Luís XVI visita Paris e aceita a bandeira revolucionária tricolor.

1793 — Revolução Francesa: Charlotte Corday é guilhotinada por ter assassinado Marat.

1823 — Antonio José de Sucre entrega a presidência do Peru a José Bernardo de Tagle.
1918:
O transatlântico RMS Carpathia, famoso por ter resgatado os sobreviventes do naufrágio do Titanic, foi afundado ao largo da costa oriental da Irlanda por um torpedo lançado do submarino alemão U-55.

1918 - O czar Nicolau II da Rússia, a sua esposa, filhos (incluindo a grã-duquesa Anastásia) e quatro criados são assassinados em Ecaterimburgo por membros do Partido Bolchevique, durante a Revolução Russa que rebentara em outubro do ano anterior.

1936 — Guerra Civil Espanhola: primeiro dia do golpe de estado nacionalista contra o recém-eleito governo republicano de esquerda da Frente Popular marca o início da guerra.
1945 — Segunda Guerra Mundial: os dirigentes dos Aliados vitoriosos Stalin (União Soviética), Truman (Estados Unidos), Churchill (Reino Unido) reúnem-se no primeiro dia da Conferência de Potsdam.
1948 — Promulgação da constituição da Coreia do Sul.

1955 — Inauguração da Disneylândia, em Anaheim, Califórnia.

1958 — Detonação da bomba atómica de 255 kt Pisonia pelos Estados Unidos no atol Enewetak, nas Ilhas Marshall, Pacífico Central.
1968 — Golpe de estado no Iraque: o presidente Abdul Rahman Arif é derrubado por Ahmed Hassan al-Bakr, do Partido Baath.
1973 — O Afeganistão se torna uma república.

1975 — Missão espacial Apollo-Soyuz: um módulo espacial Apollo norte-americano e um módulo Soyuz soviético acoplam em órbita da Terra.

1976 — A Indonésia declara Timor-Leste, invadida em dezembro do ano anterior, a sua 27ª província.
1994 — O Brasil conquista o tetracampeonato na Copa do Mundo FIFA de 1994.
1996 - Acidente com o voo TWA 800 que saia de Nova Iorque.

1997 — Manifestação popular na Praça D. Pedro II, em Maceió, pelo impeachment do então governador do estado brasileiro de Alagoas, Divaldo Suruagy. O protesto culminou em sua renúncia.

1999 — Estreia da série de televisão americana de desenho animado SpongeBob SquarePants
2000 — Queda do voo Alliance Air 7412 na Índia.

2007 — Queda do Airbus A320 da companhia aérea TAM no Aeroporto de Congonhas (São Paulo), que fazia o voo 3054, com 187 pessoas a bordo. Este foi considerado o pior acidente aéreo da história brasileira, da América Latina, e o 11º do mundo.
  • Em 31 de outubro de 2009, mais de dois anos após o acidente, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) divulgou os resultados das investigações oficiais sobre o acidente sem apontar os responsáveis pela tragédia. 
  • O relatório mostra que um dos manetes que controlam as turbinas estava em posição de aceleração, quando deveria estar na posição neutra, mas não deixa claro se houve falha mecânica ou humana como causa do acidente. 
  • O relatório aponta que a pista e falta de treinamento dos pilotos contribuíram para o acidente.  
  • O relatório formula duas hipóteses para o acidente. Na primeira, teria havido falha no sistema de controle de potência dos motores, o que teria mantido o manete em aceleração, independente da sua real posição. Nessa hipótese, teria havido falha mecânica da aeronave. 
  • Na segunda hipótese, o piloto teria executado um procedimento diferente do previsto no manual ao colocar o manete na posição de aceleração, numa configuração de falha humana para o acidente.  
  • Além das posições dos manetes, o relatório aponta vários fatores que podem ter contribuído para a ocorrência do acidente, como um volume intenso de chuva no dia, a formação de poças na pista, assim como a ausência de ranhuras.  
  • Também apontou que o co-piloto tinha pouca experiência nesta função embora fosse um comandante experiente, o que poderia ter prejudicado o controle da aeronave no momento do pouso. Isso tudo contribuiu para a perda da consciência situacional no momento mais crítico do voo.  
  • Há fatores indiretos, segundo o relatório, que podem ter contribuído para a tragédia, como a pressão da TAM para o pouso em Congonhas, falhas na aeronave relatadas no mesmo dia do acidente por outros tripulantes que estiveram no Airbus no dia 17 de julho, assim como a falta de um alarme sonoro capaz de avisar os pilotos sobre eventuais falhas nos manetes da aeronave. (Wikipedia)


2014 - Queda de um Boeing 777 da Malaysia Airlines (Voo MH17) com 295 pessoas a bordo, na fronteira da Ucrânia com a Rússia.


1744 — Elbridge Gerry, quinto vice-presidente dos EUA (m. 1814).
1781 — Luís Joaquim dos Santos Marrocos, arquivista português (m. 1838).

1797 — Paul Delaroche, pintor francês (m. 1856).
Hippolyte Delaroche (Paris, 17 de julho de 1797 — ?, 4 de novembro de 1856), mais conhecido como Paul Delaroche, foi um pintor francês. Uma das suas obras mais conhecidas é Bonaparte cruzando os Alpes.

Galeria (Clique nas imagens para ampliar)


1831 — Xianfeng, imperador da China (m. 1861).
1837 — Wilhelm Lexis, economista e estatístico alemão (m. 1914).
1840 — Édouard-François André, paisagista francês (m. 1911).
1843 — Julio Argentino Roca, presidente da Argentina (m. 1914).
1848 — Antônio Pereira da Silva e Oliveira, político brasileiro (m. 1938).
1853 — Alexius Meinong, filósofo austríaco (m. 1920).
1876 — Maxim Litvinov, líder revolucionário russo (m. 1953).
1886 — António José de Almeida, político e Presidente de Portugal (m. 1929).
1887 — Erle Stanley Gardner, escritor e advogado estadunidense (m. 1970).
1894 — Georges Lemaître, padre, astrônomo e físico belga (m. 1966).
1901 — Bruno Jasieński, poeta polonês (m. 1938).
1905 — Mário Meneghetti, médico e político brasileiro (m. 1969).
1914 — James Purdy, escritor norte-americano (m. 2009).
1918 — Ivo Antônio Calliari, religioso brasileiro (m. 2005).
1920 — Juan Antonio Samaranch, presidente do Comitê Olímpico Internacional (m. 2010).

1929 — Wilma Bentivegna, cantora brasileira (2015).

1932
Wojciech Kilar, compositor polonês clássico (m. 2013).

1932 - Quino, cartunista argentino.

1935 — Donald Sutherland, ator canadense.
1936 — Jair Marinho, futebolista brasileiro.
1939 — Ali Khamenei, líder supremo do Irã.
1940 — Faisal Husseini, político palestino (m. 2001).

1944 - Carlos Alberto Torres, futebolista e treinador brasileiro de futebol, capitão do tricampeonato da Seleção Brasileira de Futebol em 1970.

1944 - Ronnie Von, cantor, compositor e apresentador brasileiro.

1947 — Camila, Duquesa da Cornualha, segunda esposa de Charles, Príncipe de Gales.
1948
Ron Asheton, músico norte-americano (m. 2009).
Cathy Ferguson, nadadora americana, campeã olímpica.
1949 — Geezer Butler, baixista e músico inglês.
1952
Isabel Pires de Lima, ministra da Cultura do XVII Governo Constitucional de Portugal.
David Hasselhoff, ator e músico norte-americano.

1954 — Angela Merkel, política alemã.

1959 — Baltazar, futebolista brasileiro.
1960 — Mark Burnett, produtor de televisão britânico.
1963 — Letsie III, rei do Lesoto.
1966 — Guru, rapper norte-americano (m. 2010).
1969 — Jaan Kirsipuu, ciclista estoniano.
1970 — Veneziano Vital, político brasileiro.
1973 — Demétrius, jogador brasileiro de basquete.
1974 — Claudio López, futebolista argentino.
1975
Alexander Georgiev, jogador de damas russo.
Alencar, futebolista brasileiro.
Jamila Madeira, política portuguesa.

1975 - Cécile de France, atriz belga.

1976 — Marcos Senna, futebolista hispano-brasileiro.
1978 — Ricardo Arona, atleta brasileiro de MMA.
1979
Robin Szolkowy, patinador artístico alemão.
Sam, The Kid, rapper português.
Mike Vogel, ator americano.
1980 — José Gustavo Sand, futebolista argentino.
1981 — Anthony West, motociclista australiano.
1982 — Wilfried Dalmat, futebolista francês.
1983 — Marcelo Moscatelli, futebolista brasileiro.
1984 — Morais, futebolista brasileiro.
1985 — Tom Fletcher, guitarrista e vocalista da banda McFly.
1987 — Jan Charouz, automobilista tcheco.

1988 — Summer Bishil, atriz norte-americana.


855 — Papa Leão IV (n. 805).
924 — Eduardo, o Velho, rei de Wessex (n. 874-877).
1086 — Canuto, o Santo, rei da Dinamarca (n. ca. 1043).
1450 — Francisco I, Duque da Bretanha, duque da Bretanha, conde de Montfort e conde titular de Richmond (n. 1414).
1566 — Bartolomé de las Casas, frade dominicano, cronista, teólogo e bispo de Chiapas (México) (n. 1474).

1790 — Adam Smith, economista e filósofo escocês (n. 1723).

1794 — Teresa de Santo Agostinho, beata carmelita francesa, priora das Carmelitas de Compiègne (n. 1752)
1845 — Charles Grey, 2.° Conde Grey, Primeiro-ministro do Reino Unido (n. 1764)
1859 — Estefânia de Hohenzollern-Sigmaringen, rainha consorte de Pedro V de Portugal (n. 1837).
1912 — Henri Poincaré, matemático francês (n. 1854).

1918 — Czar Nicolau II da Rússia, sua mulher Imperatriz Alexandra, suas filhas Olga, Tatiana e Anastásia Nikolaevna Romanova (assassinados).

1928
Álvaro Obregón, presidente do México (n. 1880).
Giovanni Giolitti, político italiano (n. 1842).
1944 — William James Sidis, criança prodígio estado-unidense (n. 1898).

1959 — Billie Holiday, cantora e compositora norte-americana (n. 1915).

1967 — John Coltrane, músico e compositor americano (n. 1926).

1995 — Juan Manuel Fangio, automobilista argentino, pentacampeão de Fórmula 1 (n. 1911).

1995 — Ivani Ribeiro, dramaturga brasileira (n. 1916).

2004
Agenor Miranda, escritor angolano (n. 1917).
José Viana Baptista, político, engenheiro e gestor português (n. 1931).
2005 — Edward Heath, primeiro-ministro britânico de 1970 a 1974 (n. 1916).
2007
Júlio Redecker, advogado, empresário e político brasileiro (n. 1956).
Paulo Rogério Amoretty, advogado brasileiro e presidente do Sport Club Internacional (n. 1945).
2009 — Walter Cronkite, jornalista norte-americano (n. 1916).
2011 — Juan María Bordaberry, político uruguaio (n. 1927).
2014 — Henry Hartsfield Jr., astronauta norte-americano (n. 1933).


Portugal
Feriado municipal de Penacova

Brasil
Aniversário de Volta Redonda, Rio de Janeiro
Aniversário de Cuité, Paraíba
Aniversário de Bagé, Rio Grande do Sul
Aniversário de Sabará, Minas Gerais





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.