domingo, 5 de julho de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 5 de julho de 2015 > Domingo > Postado às 10:14 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



  • A variedade dos povos que aqui viviam antes da chegada dos europeus era imensa. Até hoje foram catalogadas mais de 170 línguas faladas pelos índios brasileiros, divididas em quatro grandes grupos: 
  • o tupi, empregado por tribos distribuídas numa vasta faixa entre o Amazonas e o Rio Grande do Sul; 
  • o gê, concentrado na bacia do Araguaia-Tocantins; 
  • o carib, encontrado no Mato Grosso e norte do Amazonas; e 
  • o arauaque, dominante na região do Pantanal e oeste do Amazonas. 
  • O cálculo do número de habitantes do território no ano de 1500 varia muito: de 1 milhão a 8,5 milhões de pessoas. Fonte


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ






- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Alemães (Wikiquote)

  • Wer nicht hören will, müss fühlen.
    • "Quem não quer ouvir tem de sentir."
    • Variante> "Se a cabeça não pensa, o corpo padece."



Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 



Nesta data, em 1922, ocorre o Levante dos "18 do Forte" de Copacabana.
  • Não eram 18, mas sim 28 os revolucionários do Forte que se voltaram contra o governo federal. Seriam 29, mas o capitão Hermes da Fonseca (filho do Marechal) e comandante do Forte, se afastou estrategicamente para não comprometer o pai.
  • Ao ver a causa perdida, 17 desses soldados resolveram ir à rua, "morrer pela causa". Pelo caminho, encontraram um cidadão, com chapéu tipo "Santos Dumont", que se juntou a eles, formando então os 18, que foram massacrados, sobrevivendo apenas os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes. 
  • A revolta foi mais ampla, envolvendo o Forte de Copacabana, a Vila Militar, a Escola Militar do Realengo e o Quartel especializado na mobilidade, este último comandado pelo capitão Luís Carlos Prestes. 
  • O episódio marcou o início do tenentismo, com novas revoltas nos anos seguintes, a derrubada da República Velha em 1930, a Intentona Comunista em 1935 e o "puth" integralista de 1938, com o qual o tenentismo foi definitivamente encerrado. (Paulo Victorino)



Nesta data, em 1924, ocorre o Levante Revolucionário em São Paulo, comandado pelo general Isidoro Dias Lopes, que culmina na criação da Coluna Prestes.
  • O movimento foi derrotado, assim como havia sido derrotada a revolução gaúcha no ano anterior. 
  • Os dois agrupamentos, então, encontraram-se nas barrancas do Rio Paraná, formando um movimento guerrilheiro que recebeu o suporte do general Isidoro Dias Lopes. 
  • Como Isidoro tinha idade avançada, sem condições de participar dos deslocamentos, formou a tropa, comissionando os melhores soldados em postos de comando. Nomeou Miguel Costa como general, mais quatro oficiais aos quais deu a patente de coronel e, assim por diante. 
  • A coluna mais famosa acabou se tornando a marca do movimento guerrilheiro, que ficou conhecido como Coluna Prestes, caminhando 10 mil quilômetros, durante dois anos e meio, pelo território brasileiro, e se dissolvendo em 1927, com a Primeira República já solapada e pronta para desabar. (Paulo Victorino)







“Quem não sabe ouvir não escuta os conselhos que a vida nos dá.” 

>> Paulo Coelho > Frases - http://kdfrases.com




Mais frases, no PENSADOR



Para sempre, Holanda > Uma das atrações de Amsterdã é a praça Dan, onde fica o palácio da raínha, e seu entorno, onde se acham pontos de encontro para uma Happy Hour. Veja agora, ao vivo e em streamig, pela Webcam As câmeras mudam de posição, de momento a momento, mostrando vários aspectos do local.





Valores de Mercado

Orlando Teruz, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro Veja






Orlando Teruz nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) Veja




  • Orlando Rabello Teruz (Rio de Janeiro, 18 de agosto de 1902 — Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1984) foi um pintor e professor brasileiro.  
  • É pai dos artistas plásticos Rogério Teruz e Alexandre Teruz, avô das artistas plástica Luciana Teruz, Claudia Teruz, e do designer, customizador e restaurador de motocicletas Daniel Teruz.  
  • Estudou na Escola Nacional de Belas Artes entre 1920 e 1923, com João Batista da Costa e Rodolfo Chambelland. 
  • Em 1934 recebeu o prêmio de viagem ao estrangeiro, mas por problemas burocráticos só foi usufruí-lo em 1939. 
  • Viajou para França, Holanda e Itália, mas foi obrigado a retornar ao Brasil devido à deflagração da segunda guerra mundial.  
  • Em meados de 1950 foi professor de pintura no Instituto de Belas Artes da Guanabara. 
  • Na década de 1970, iniciou com a família a formação de seu museu particular, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro.  
  • Realizou diversas exposições individuais, no Brasil e no exterior, e participou da 1ª e 2ª Bienais Internacionais de São Paulo, em 1951 e 1953.  
  • Postumamente, suas obras participam do evento Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras, na Fundação Bienal, em 1984. (Wikipedia)






Jornal das 10 (ontem à noite)





Fantástico (Rede Globo)

Fantástico mostra que a conta de luz vai continuar cara por muito tempo

Reportagem especial percorre as principais usinas em construção para mostrar consequências da falta de planejamento e do desperdício.


Antena Paulista (Edição de hoje)







  • O dia 9 de julho, que marca o início da Revolução Constitucionalista de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. 
  • Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história.  
  • A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, Brasil, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil. (Wikipedia) 
  • É importante lembrar que, entre 1930 e 1934, Getúlio Vargas governou sem constituição alguma, na contramão dos regimes vigentes no mundo inteiro, incluindo as ditaduras existentes em outros países. 
  • A Revolução de 1932, derrotada nas armas, com seus líderes exilados, forçou um posicionamento do ditador, obrigando-o a convocar a Assembléia Constituinte que aconteceu em 1934. 
  • Ao contrário do que se costuma divulgar, a Revolução Constitucionalista não foi um movimento separatista e, afinal, atingiu seus objetivos com a promulgação da Constituição de 1934. 
  • A trégua durou três anos, pois a nova Carta Magna foi derrubada pelo próprio Getúlio Vargas, com o golpe do Estado Novo, em 1937. 
  • Desta vez, o ditador teve o cuidado de outorgar uma nova Constituição, redigida no próprio palácio e outorgada por ele mesmo. O artífice foi o jurista Francisco Campos (Chico Ciência), o mesmo que, em 1974 redigiria o Ato Institucional nº 1, após o golpe  militar. 
  • Com manobras civis e apoios militares, Getúlio governou ininterruptamente por 15 anos, de 1930 a 1945, quando foi derrubado por seus próprios ministros. 
  • Ao todo, foram 4 anos sem constituição nenhuma, mais 3 anos com constituição promulgada e outros 8 com constituição outorgada. (Paulo Victorino)



Globo Rural (Edição de hoje)



G1 > Pop & Arte

  1. FLIP 2015

    Flip 2015: Último dia tem detetives, MPB e mais Mário de Andrade

    13ª edição da festa literária em Paraty acaba neste domingo (5). Escritor cubano conversa com Sophie Hannah sobre romance de detetive.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Getty
Questão a ser apresentada para os cidadãos do país neste domingo foi formulada de forma complexa; críticos apontam ainda que ela parece tender para um dos lados.
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

Quando as luzes se vão em Paraty

CAMILA MORAES Paraty
A bela cidade turística que sedia a Flip e outros eventos culturais sofre com falta de segurança e outros problemas de infraestrutura

Flip, termômetro da crise

C. M. Paraty
Mesmo pautados por outros temas, mesas e debates se lançam sobre feridas sociais. Público aplaude críticas a PT e PSDB

“Daria um Nobel a Jorge Amado, que me deu o Brasil”

C. M. Paraty
O escritor queniano Ngugi wa Thing’o, aterrissa no Brasil para a Flip

Mais notícias de "El País"






Clique na imagem para ver "El País" em original



Grecia decide hoy el destino del euro y la Unión Europea


El resultado del referéndum no garantiza en ningún caso la salida de la crisis. La votación es también un plebiscito sobre Tsipras

Una Grecia en quiebra celebra hoy un referéndum atípico. Once millones de griegos deberán responder a una pregunta de 72 palabras sobre una propuesta que ya no está sobre la mesa. 
Y su resultado puede suponer la salida del país del euro, en el caso de que los griegos rechacen la oferta que le hicieron sus socios de la eurozona. 
El no amenazará la irreversibilidad de la moneda única y golpeará la credibilidad de la Unión en un momento de crecimiento del euroescepticismo. Pero la factura será aún más alta para Grecia, cuyo primer ministro, Alexis Tsipras, promotor de la consulta y de la ruptura de puentes con Europa, ha quemado en seis meses su capital político. 
Con la sociedad polarizada, la economía en barrena y la banca en coma inducido, una salida del euro acabaría por hundir al país. ÍNTEGRA DA MATÉRIA NO QUIOSQUE




"Clarin", de Argentina, em português


EM SANTIAGO

Copa América: Chile vence Argentina nos pênaltis e conquista título inédito


Redação Clarín em Português

A decisão veio nos pênaltis depois do empate durante tempo regulamentar e prorrogação de meia hora. É a primeira vez que o Chile ganha uma Copa América. A Argentina tem 14 títulos. 



"Notícias ao Minuto", de Portugal

"Portugal só tem futuro se for um país de ciência"


O encontro, na Fundação Calouste Gulbenkian, partiu do manifesto "O conhecimento como futuro", lançado em junho e subscrito por mais de 400 investigadores e docentes universitários, que pedem uma "nova agenda política para a ciência, a tecnologia e o ensino superior".

Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

Sem dinheiro para manter em dia os pagamentos de programas que antes eram vitrine, como o Minha Casa Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o governo acumula faturas em atraso e trabalha para empurrar os pagamentos para a frente.
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro



















Mais notícias do Jornal do Brasil



Mais notícias do R7 Esportes














PORTO ALEGRE (RS






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.