Hora do Brasil
Brasil > Primeiros tempos
Escambo
- Cada navio que aportava no Brasil deixava uma leva de europeus. Sobreviviam os que casavam com índias, aceitos pelos nativos segundo a praxe de oferecer ao visitante uma mulher da tribo.
- Numa época de guerras, a absorção dos estrangeiros era vantajosa. Unidos a índias, e aos parentes delas, estes logo se tornaram peças-chave em um sistema de escambo que abrangia não só o pau-brasil, mas também o abastecimento das naus.
- Os europeus pagavam com facas, objetos de metal, espelhos. Para os índios, que não fabricavam metais, tais instrumentos eram um enorme avanço tecnológico, ao passo que os espelhos eram espantosos por si.
- Uns acreditavam levar tesouros – e, para os outros, as árvores não valiam tanto assim. MAIS
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja
Destaque >
Nesta data, em 1610, morre Caravaggio, pintor italiano (n. 1571)
- Caravaggio procurou a realidade palpável e concreta da representação.
- Utilizou como modelos figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distinguem as suas obras.
- Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas.
- Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros, originou-se o tenebrismo, em que os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz. (Wikipedia)
Nesta data, em 1659, nasce Hyacinthe Rigaud, pintor francês (m. 1743).
- Ele foi o mais importante pintor de retratos na corte de Luís XIV da França. Seu instinto de impressionante poses e grande apresentação para atender os desejos da realeza, embaixadores, clérigos e cortesãos que posaram para ele. Em 1682 foi galardoado com o Prix de Rome. (Wikipedia)
Nesta data, em 1721, morre Antoine Watteau, pintor francês (n. 1684)
- Jean-Antoine Watteau, mais conhecido por Antoine Watteau ou simplesmente Watteau (10 de outubro de 1684, Valenciennes, França - 18 de julho de 1721, Nogent-sur-Marne), foi um pintor francês do movimento rococó.
- Nasceu no centro da região de Hainaut, recém-incorporada ao território francês pelas tropas de Luís XIV. Morreu aos 37 anos. Era tio-avô de François-Louis-Joseph Watteau. (Wikipedia)
2005 - Franz Weissmann, escultor brasileiro (n. 1911)
- Franz Josef Weissmann (Knittelfeld, Áustria, 15 de setembro de 1911 — Rio de Janeiro, 18 de julho de 2005) foi um escultor brasileiro nascido na Áustria, emigrou para o Brasil com onze anos de idade.
- É uma das principais referências brasileiras na Escultura.
Nesta data, em 1870, a Igreja Católica promulga o dogma da infalibilidade do Papa.
- A infalibilidade papal é um dos dogmas da Igreja Católica. A teologia católica afirma que o Papa, em comunhão com o Sagrado Magistério, quando delibera e define (clarifica) solenemente algo em matéria de fé ou moral (os costumes), ex cathedra (literalmente, "à partir da cadeira de São Pedro"), está sempre correto.
- Na clarificação solene e definitiva destas matérias, o Papa goza de assistência sobrenatural do Espírito Santo, que o preserva de todo o erro. (Wikipedia)
Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados".
Papa Francisco PensadorSe há algo que as revistas da semana não tem do que reclamar, é de falta de assunto... Esta semana "bombou"!
IstoÉ > A revista da semana já está nas bancas e pode ser acessada, na íntegra, também pela Internet >
Colher de chá >
Cuba está curtindo?
Às vésperas da abertura da embaixada americana em Havana, a arte cubana vive efervescência global e expressa o futuro da ilha de Fidel
Época > A revista da semana já está nas bancas, mas, na internet, é só para assinantes. Você pode ver o Índice >
Colher de chá > Um trecho da reportagem de capa Leia
Veja > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na internet dentro de uma semana. Por enquanto, só o Índice >
Colher de chá > Um trecho da reportagem de capa Veja
Carta-Capital > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na Internet dentro de uma semana >
Colher de Chá >
Sob panelaço, Cunha vai a TV exaltar "independência" e não cita corrupção
Em rede nacional, presidente da Câmara faz balanço do primeiro semestre e não aborda propina que teria recebido; Rio, SP, ES, SC, MS e Brasília tiveram panelaço
Jornal das 10 (ontem à noite)
Globo Repórter (Edição ontem)
G1 > Pop & Arte
- MUNDO
Brinquedo dos 'Minions' amortece queda de criança por janela nos EUA
Boneco de pelúcia protegeu garota de 5 anos após queda acidental. Agarrada ao brinquedo, menina teve apenas um braço quebrado.
BBC Brasil, na foto e no mundo
Cunha e governo mergulham em nova fase de incertezas
Enquanto denúncias fragilizam deputado, rompimento ameaça desgastar governo Dilma ainda mais. Saiba quais podem ser os desdobramentos da crise.
Mais notícias da BBC Brasil
"El País", de Espanha, em português
Denúncias contra Cunha embaralham a crise política brasileira
CARLA JIMÉNEZ São Paulo
Presidente da Câmara divide protagonismo com o PT nas investigações da Lava Jato. Tabuleiro político de Brasília se reacomoda com tática de “cada um por si”, segundo analistas
Do céu ao inferno em seis meses
G. A. São Paulo
Prestes a completar seis meses 'governando' o Brasil, com recorde de votações, Cunha se fragiliza com denúncias sobre propina
A agonia do Brasil
É difícil imaginar como o país poderá sair do quebra-cabeça em que as maiores autoridades políticas aparecem sob suspeita
O ataque zumbi de Eduardo Cunha
Presidente da Câmara passa a figurar no rol dos mortos-vivos da política brasileira. Sem vida (pública) a perder, ataca por instinto
Clique na imagem para ver "El País" em original
Felipe VI responde a Mas con un gesto de normalidad constitucional
El Monarca quiere preservar las relaciones institucionales con todos los presidentes autonómicos. “Yo vengo en son de paz”, dijo el líder catalán
En medio de la tensión creciente por el proceso independentista catalán, el rey Felipe VI recibió ayer a su impulsor, Artur Mas, como un gesto de normalidad constitucional.
El Monarca ha querido dejar clara su intención de preservar las relaciones institucionales del jefe del Estado con todos los responsables autonómicos, sin excluir al presidente de la Generalitat, que pretende convertir las elecciones del 27 de septiembre en el trampolín para su plan soberanista.
El rey Felipe VI conversa con el presidente de Cataluña, Artur Mas, ayer en el palacio de La Zarzuela, en Madrid.
“No comment. Yo vengo en son de paz”, dijo Mas a su llegada al palacio de La Zarzuela.
Tampoco hubo declaraciones después de la audiencia, que duró una hora y cuarto. La Casa Real mantuvo la reserva, si bien fuentes conocedoras de la reunión explicaron que el Rey quiere ajustarse a su papel constitucional, que incluye la defensa de la unidad de España, pero no la intervención política.
La vicepresidenta del Gobierno, Soraya Sáenz de Santamaría, enmarcó el encuentro en el funcionamiento rutinario del Estado, mientras que la Generalitat quiso destacar que no fue una charla protocolaria.
Felipe VI quiere culminar antes de las vacaciones la ronda de contactos con los presidentes autonómicos. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE
"Clarin", de Argentina, em português
ANO DA DESPEDIDA
Cristina não quer se despedir do Mercosul
Eleonora Gosman, correspondente no Brasil
Cristina Kirchner está em Brasília participando de um encontro com seus pares da região. E se encontra a sós com Dilma Rousseff.
"Notícias ao Minuto", de Portugal
Quinze concelhos de cinco distritos do continente em risco máximo de incêndioQuinze concelhos dos distritos da Guarda, Santarém, Castelo Branco, Coimbra e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.
Mais notícias da edição portuguesa
"Notícias ao Minuto", do Brasil
A irritação se deu porque o presidente venezuelano queria participar da reunião com o chefe de Estado da Guiana, cujo tema era uma rusga entre os dois países
Mais notícias da edição brasileira"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro
Cunha autoriza criação de CPI para investigar BNDES
Anúncio foi feito horas depois do rompimento com governoPanelaço marca pronunciamento de Eduardo Cunha na televisão
Em diversos estados houve protestos de moradores. Nas redes sociais, o presidente das Câmara foi um dos temas mais comentadosNa TV, Cunha destaca aprovação de projetos
Na véspera, foi criticado por "votações irresponsáveis"PMDB na Câmara quer reunião sobre decisão de Cunha
Liderança do partido vai pedir encontro após recesso
"Não há espaço para aventuras antidemocráticas"
Dilma discursou na 48° Cúpula do MercosulOpinião: crise econômica, crise política e corrupção
Três ferramentas explosivas para um paísGrécia: Tsipras tira ala radical do Syriza do governo
Premier anunciou reforma ministerial nesta sextaOAB exige observância ao processo na Câmara
Presidente da OAB alerta para aparente violação
Mais notícias do Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.