Hora do Brasil
Brasil > Primeiros Tempos
O Ciclo do Pau Brasil
- Embora as novas terras não prometessem tantas riquezas quanto as Índias, nem por isso deixaram de despertar interesse. Em menos de cinco anos, os portugueses acabaram traçando, em visitas regulares, mapas de boa parte de seu litoral.
- E encontraram um motivo para aumentar o número de viagens: uma árvore da qual se extraía tintura vermelha para tecidos – mercadoria de grande procura na Europa. A árvore era o pau-brasil, ou pau cor de brasas.
- Logo a nova mercadoria despertou a cobiça que acompanha toda riqueza. Não apenas portugueses, mas aventureiros de vários países começaram a aportar num litoral que se tornava cada vez mais conhecido na Europa pelo nome da madeira. O comércio de pau-brasil era realizado tanto por portugueses como por espanhóis e franceses.
- À medida que seu volume crescia, aumentava o interesse de Portugal, cuja primeira reação fora arrendar as terras, já em 1502, a um consórcio de mercadores liderados por Fernão de Noronha.
- Com a ameaça estrangeira, porém, o governo começou a mandar cada vez mais frotas armadas. Em 1526, durante uma dessas expedições, comandada por Cristóvão Jaques, foi fundado o primeiro núcleo permanente, uma feitoria em Pernambuco.
- Apesar do apresamento de vários navios, sobretudo franceses, a tentativa de controle da terra por meios militares não afastou os concorrentes. Sem que o governo se desse conta, todo um sistema de comércio já estava em funcionamento. MAIS
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja
Destaque >
1099 — Primeira Cruzada: terceiro dia do massacre da população muçulmana de Jerusalém, conquistada dois antes dias pelos cruzados.
- Um padre chamado Pedro Desidério ofereceu uma solução de fé: afirmou que uma visão divina lhe tinha dado instruções para que os cristãos jejuassem e depois marchassem descalços em procissão ao redor das muralhas da cidade.
- Fazendo isso, segundo ele, as muralhas cairiam em nove dias, da mesma forma que a Bíblia relata ter acontecido com Josué no cerco de Jericó.
- A procissão realizou-se no dia 8 de julho. Entretanto, uma frota da República de Génova liderada por Guilherme Embriaco desmantelara os seus navios para construir torres de assalto com a sua madeira, com as quais foi possível derrubar secções das muralhas.
- O ataque principal ocorreu a 14 e 15 de julho (uma sexta-feira santa, sete dias depois da procissão).
- Vários nobres reclamaram a honra de terem sido os primeiros a penetrar na cidade. Segundo uma das crónicas da época, a exacta sequência terá sido Letoldo e Gilberto de Tournai, depois Godofredo de Bulhão e o seu irmão Eustácio III de Bolonha, Tancredo e os seus homens. Outros cruzados entraram pela antiga entrada dos peregrinos.
- Durante a tarde e noite do dia 15 e manhã do dia seguinte, os cruzados massacraram a população de Jerusalém - muçulmanos, judeus e cristãos do oriente.
- "Religião não provoca violência, ou melhor: provoca tanta violência quanto qualquer identidade de grupo. O homem mata em nome da fé, mas também em nome de ideologias políticas, da nação, de etnias, da escolha sexual, do estilo de roupas e músicas (como as gangues de Nova York dos anos 80) ou em nome de times de futebol. O problema não é a religião, mas a tendência humana à hostilidade entre grupos." >>
- Leandro Narloch (O Caçador de Mitos) MAIS
JERUSALÉM > O Muro das Lamentações. Veja agora, pela Webcam, em gravação recente.
- O Muro das Lamentações ou Muro Ocidental (Qotel HaMa'aravi הכותל המערבי em hebraico) é o segundo local mais sagrado do judaísmo, atrás somente do Santo dos Santos, no Monte do Templo.
- Trata-se do único vestígio do antigo templo de Herodes, erguido por Herodes o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial. Foi destruído por Tito no ano de 70.
- Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito. Antes da sua reabilitação por Israel, após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, o local servia de depósito para incineração de lixo.
- Os restos que hoje existem datam da época de Herodes o Grande, que mandou construir grandes muros de contenção em redor do Monte Moriá, ampliando a pequena esplanada sobre a qual foram edificados o Primeiro e o Segundo Templo de Jerusalém, formando o que hoje se designa como a Esplanada das Mesquitas.
Valores de Mercado >
Cícero Dias nos leilões da Bolsa de Arte Veja
Cícero Dias nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) VEJA
Jornal das 10 (ontem à noite)
Bom dia, Brasil (Edição de hoje)
G1 > Pop & Arte
- MÚSICA
Direitos Autorais > Wilco lança novo álbum chamado 'Star Wars' de graça para download
Fãs devem cadastrar seu e-mail no site da banda para baixar disco. Trabalho conta com 11 faixas e será gratuito por tempo limitado. - CINEMA
Filme com Ana Paula Arósio é selecionado para Festival de Montreal
'A Floresta que se Move' está na mostra, de 27 de agosto a 7 de setembro. Filme chega aos cinemas brasileiros em outubro de 2015, diz produtora. -
Um passeio pela biografia de Ana Paula Arósio
VÍDEO 13 MINUTOS
BBC Brasil, na foto e no mundo
#SalaSocial Estudantes mobilizam 50 mil pessoas para ‘barulhaço’ contra Cunha
Críticos a oposição e governo, organizadores repetem estratégia de panelaços e dizem não ter apoio direto de partidos governistas.
Mais notícias da BBC Brasil
"El País", de Espanha, em português
Eduardo Cunha cobrou propina de 5 milhões de dólares, diz delator
GIL ALESSI São Paulo
Em depoimento à Justiça, Julio Camargo acusou o peemedebista de cobrar dinheiro para facilitar contrato com a Petrobras, segundo relatos vazados à imprensa. Cunha desmentiu "mentiras"
Mais notícias de "El País"Clique na imagem para ver "El País" em original
Londres > Hacia una nueva BBC con el sello conservador
La entidad cree que se pretende acabar con un modelo de éxito durante 90 años
El Gobierno conservador de David Cameron ha emprendido la reforma más profunda de la BBC, un cambio que va a condicionar el futuro del referente de la radiotelevisión pública de calidad.
La intención del Ejecutivo tory es reducir las dimensiones de la BBC y que su programación sea “menos popular”, por lo que se ha cuestionado la compra de concursos de talentos como La Voz.
El Gobierno también quiere modificar la financiación del organismo ajustando el canon a la subida del IPC por considerar que el modelo actual es “regresivo”.
Asimismo, se pretende revisar el sistema de gobernanza, tras la gestión del escándalo sexual del exlocutor Jimmy Saville.
“¿Debe la BBC continuar siéndolo todo para todo el mundo?”, preguntó ayer John Whittingdale, ministro de Cultura británico, al presentar en el Parlamento un documento del Gobierno sobre el futuro de la radiotelevisión pública que servirá de base para reformar el estatuto de la entidad, cuando el vigente venza en diciembre de 2016.
El Gobierno conservador propone una reforma sin precedentes de la entidad referencia mundial de la radiotelevisión pública de calidad. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE
"Clarin", de Argentina, em português
POLÊMICA
Índice de pobreza causa nova controvérsia na Argentina
Redação Clarín em Português
Segundo estudo divulgado esta semana pela Universidade Católica Argentina (UCA) quase um terço dos argentinos seria pobre. O governo contesta este número e não admite índice superior aos 5%.
Segundo estudo divulgado esta semana pela Universidade Católica Argentina (UCA) quase um terço dos argentinos seria pobre. O governo contesta este número e não admite índice superior aos 5%.
"Notícias ao Minuto", de Portugal
Magistrados acusam Governo de querer controlar o Ministério PúblicoO Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) acusou hoje o Governo de pretender controlar politicamente o MP, o que pode pôr em causa a investigação da criminalidade económico-financeira.Mais notícias da edição portuguesa
"Notícias ao Minuto", do Brasil
O movimento já era esperado por aliados e opositores do presidente da Câmara > A retaliação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao Palácio do Planalto por causa da acusação feita pelo lobista Júlio Camargo de que ele teria cobrado US$ 5 milhões terá seu primeiro capítulo nesta sexta-feira, 17. > Desafeto da presidente Dilma Rousseff, o peemedebista oficializará o rompimento com o governo.
Mais notícias da edição brasileira"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro
Julio Camargo diz que Cunha pediu US$ 5 mi em propina
Presidente da Câmara nega acusação: "Ele é mentiroso"Deputados criticam Eduardo Cunha e falam em 'votações irresponsáveis'
“A principal preocupação é com eleições, em vez de garantir o mínimo de estabilidade ao governo”, alertou MolonSíntese da Conjuntura: perspectivas trágicas
Ex-ministro Ernane Galvêas faz análise do cenárioGrécia vai reabrir bancos na próxima segunda-feira
Limite para saques vai continuar em 60 euros
Collor recebeu dinheiro em mãos, aponta delator
Ex-ministro do governo Collor teria intermediado'Globo': Andrade Gutierrez pagou empresas de Assad
Doleiro é ligado ao bicheiro Carlinhos CachoeiraCGU defende afastamento de diretores envolvidos
Valdir entrega lista de empresas à CPI da PetrobrasCarrasco de 1950 morre no aniversário do Maracanazo
Ghiggia era o último jogador vivo da final da Copa
Mais notícias do Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.