terça-feira, 28 de julho de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 28 de julho de 2015 > Terça-Feira > Postado às 9:59 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Brasil > Primeiros Tempos
Mulher no comando


  • Em pouco tempo havia engenhos funcionando em Pernambuco, comprovando o sucesso da capitania. 
  • Enriquecido, Duarte Coelho viajou a Portugal para tentar ampliar seus poderes administrativos. E, num gesto inusitado, deixou no comando sua mulher Brites de Albuquerque, à testa de um grupo adaptado aos costumes locais. 
  • Seu filho e seu cunhado uniram-se a índias, tal como muitos colonos. Esses casamentos possibilitaram uma grande aliança militar entre portugueses e tabajaras, cujo maior expoente foi seu filho Duarte Coelho de Albuquerque, casado com várias índias. 
  • Atacando os adversários dos tabajaras, os aliados asseguraram o fornecimento de escravos e, com isso, o progresso econômico e o controle do território. MAIS


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes (Wikiquote)

  • الوعد سحابة والإنجاز مطر وأحسن المواعيد ما صدقه الإمطار
  • Uma promessa é como uma nuvem; concretização é chuva; e a melhor promessa é que tal foi provada pela chuva que caiu.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 



Nesta data, em 1914, a Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia > Começa a Primeira Guerra Mundial, que se estende até 1918.
  • A Sérvia não cumpriu os termos de um ultimato imposto pelos Habsburgo após o assassinato do herdeiro do trono imperial, o Arquiduque Francisco Ferdinando, por um nacionalista sérvio, Gavrilo Princip. 
  • Começa, assim, a Primeira Guerra Mundial. 
  • Durante esse período (1914-1918), o presidente da República era Wenceslau Brás e o Brasil participou da guerra enviando uma equipe de 100 voluntários, médicos e enfermeiros, montando  um hospital de campanha.

1919 - Epitácio Pessoa assume a presidência da República. Ele foi escolhido pela Comissão Brasileira em Versalhes.
  • Foi um ano tumultuado na vida brasileira. Rodrigues Alves foi eleito presidente da República mas, por motivo de doença, não pode tomar posse, assumindo o vice, Delfim Moreira. 
  • Rodrigues Alves (que já havia sido Presidente após Campos Sales) morreria logo em seguida, deixando vago o cargo. 
  • Novas eleições, então, são realizadas, elegendo-se, desta vez, Epitácio Pessoa para Presidente e (novamente) Delfim Moreira para vice. 
  • A posse ocorre em 28 de julho de 1919 e, um mês depois, outra morte vem tumultuar o processo. Desta vez falecia o vice-Presidente eleito, Delfim Moreira, deixando uma vaga em aberto. 
  • Novas eleições foram realizadas para escolher outro Vice, recaindo a escolha em Francisco Álvares Bueno de Paiva, até então senador federal por Minas Gerais. 
  • Foi no final do governo Epitácio Pessoa, em 1922, que ocorreram novas crises, primeiro com as "cartas apócrifas" de Artur Bernardes e depois com a revolta dos "18 do Forte", marcando o início do tenentismo. Mas isso é outra história, que você encontra em meu livro. (Paulo Victorino)



"Quem desdenhou quanto tinha, não o terá quando desejar de verdade." >> Provérbio popular.




CAMPINAS (SP) > Veja Campinas agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam


  • Campinas ficou conhecida como a "Cidade das Andorinhas" mas sua fama nacional foi reconhecida depois que Rui Barbosa visitou a cidade, em 1914. e assistiu aos vôos rasantes das aves no extinto Mercado das Hortaliças, onde hoje é o Largo das Andorinhas, no Centro. 
  • Em uma só tarde, um pesquisador da época chegou a estimar 30 mil andorinhas nos telhados. 
  • Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, Rui Barbosa escreveu a crônica "As Andorinhas de Campinas", que foi lida no Centro de Ciências, Letras e Artes na ocasião da visita. MAIS




Valores de Mercado-1 > A Europa e Estados Unidos entraram em férias de Verão. É natural que os mercados de arte estejam paralisados. Quem vai largar um a praia para assistir um leilão?  



Valores de Mercado-2 >

Em São Paulo, a Bolsa de Arte deverá realizar um leilão de arte moderna e contemporânea no próximo dia 13 de agosto. Veja todos os lotes selecionados, com estimativas. 




Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)



G1 > Pop & Arte

  1. cosme e damião

    Caetano Veloso e Gilberto Gil visitam território palestino em viagem a Israel

    Visita ocorre após polêmica com Roger Waters, que queria show cancelado. Cantores foram a território de Susiya, e também encontraram Shimon Peres.

  2. ROCK IN RIO 2015

    Rock in Rio divulga horários das atrações do festival

    Palco Mundo começa 19h e não terá show na mesma hora do Sunset. Rihanna, Katy Perry, Queen, Metallica, Rod Stewart e Slipknot tocam.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Obras atrasadas em bairro icônico do Rio de Janeiro prejudicam comércio e enfurecem moradores da região. 
  •  
    • comentários


    Mais notícias da BBC Brasil


    "El País", de Espanha, em português

    Crise chinesa derruba o valor mundial das matérias-primas

    Debilidade da China, o maior consumidor de commodities do Brasil, prejudica as cotações de ouro, ferro, soja e outros produtos
    • O ouro, um caso diferente: valor refúgio muito influenciado pelos juros

    Bolsa de Xangai cai 8,5%, o maior retrocesso dos últimos oito anos

    Analistas atribuem esta queda à maior retração da economia e aos temores diante de uma elevação dos juros nos EUA

    A moda perigosa de investir nos mercados de ações da China

    X. F. Pequim
    Milhões de pequenos investidores, muitos sem conhecimentos, se lançam à Bolsa de valores, que vira uma montanha russa
    Mais notícias de "El País"






    Clique na imagem para ver "El País" em original



    Los mercados intensifican las dudas sobre la economía china

    • A Bolsa de Valores de Xangai, ou Shanghai Stock Exchange (SSE) foi fundada em 26 de novembro de 1990, entrando em operação em 19 de dezembro do mesmo ano. É uma instituição diretamente governada pela China Securities Regulatory Commission(CSRC). A SSE baseia seu desenvolvimento no princípio de legislação, supervisão, auto-regulação e padronização, visando criar um mercado eficiente, seguro, aberto e transparente. (Wikipedia)

    Una nueva caída de la Bolsa de Shanghái cuestiona la política oficial

    La incertidumbre vuelve a planear sobre las Bolsas chinas. El selectivo de Shanghái, el más importante del país, retrocedió ayer un 8,48%, en la que es su mayor caída diaria desde febrero de 2007. 
    Detrás de este nuevo batacazo, el segundo en menos de un mes, los analistas encuentran varias razones: el frenazo de la segunda economía mundial, corroborado ayer por un mal dato de la industria; las dudas sobre la sostenibilidad del programa de compras masivas que el Gobierno de Pekín inició hace tres semanas, y que volvió a ratificar a última hora de ayer, y la más que probable subida de tipos en EE UU a la vuelta del verano. 
    En los vaivenes de la Bolsa asiática pesa también que la lógica detrás de las operaciones de los pequeños inversores chinos —suponen cerca el 85% del mercado— raramente guarda relación con fundamentos económicos, por lo que su comportamiento es difícil de predecir y explicar.
    Tras el desplome de los índices del gigante asiático, las Bolsas europeas reaccionaron a la baja: 
    Milán se dejó casi un 3%, París y Fráncfort retrocedieron algo más del 2,5%, el Ibex 35 español cayó un 1,45% y Londres, el menos castigado del Viejo Continente, perdió un 1,13%.
     Tras su peor descalabro de las últimas décadas, la calma en las volátiles Bolsas chinas ha durado exactamente dos semanas. Los principales parqués volvieron a cerrar ayer con fuertes pérdidas: Shanghái se dejó un 8,5% —su mayor caída diaria desde febrero de 2007— y Shenzhen un 7%. 
    Detrás de este batacazo los analistas ven varias razones: la ralentización de la economía del gigante asiático, las dudas sobre la sostenibilidad del programa de compras masivas que el Gobierno inició hace tres semanas y que ayer mismo ratificó y la más que probable subida de tipos en EE UU tras el verano. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE


    "Clarin", de Argentina, em português
    A presidente argentina ao realizar cadeia nacional rodeada por parentes e ministros em campanha. Na foto, a ministra de Desenvimento Social, Alicia Kirchner, sua cunhada, o assessor presidencial Zannnini, candidato a vice-presidente do país, e o ministro da Economia, Axel Kicillof. O filho dela, Maximo Kirchner, também estava na mesma rede nacional. Ele é candidato a deputado federal.

    "Notícias ao Minuto", de Portugal

    Tribunal de Contas deteta pagamentos ilegais na Universidade do Algarve

    O relatório de auditoria do Tribunal de Contas à Universidade do Algarve para o período de 2012, hoje divulgado, detetou pagamentos ilegais de 13,5 mil euros na contratação de professores, mas relevou qualquer responsabilidade.


    Mais notícias da edição portuguesa

    "Notícias ao Minuto", do Brasil

    A cidade é a única do Brasil e da América Latina a aparecer no estudo, que mapeia os 20 melhores ecossistemas de startups do mundo
    • Startup significa o ato de começar algo. Empresas startup são empresas jovens e extremamente inovadoras em qualquer área ou ramo de atividade, que procuram desenvolver um modelo de negócio escalável e repetível.
    Mais notícias da edição brasileira
    Startup significa o ato de começar algo. Empresas startup são empresas jovens e extremamente inovadoras em qualquer área ou ramo de atividade, que procuram desenvolver um modelo de negócio escalável e repetível.


    "Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro



















    Mais notícias do Jornal do Brasil


    Mais notícias do R7 Esportes




    NITEROI (RJ)





    PORTO ALEGRE (RS) 


    *   *   *



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.