Hora do Brasil
Brasil > Primeiros Tempos
Grande expansão
- Foi num momento de glória para Portugal que Cabral chegou ao Brasil.
- Por um século, mas sobretudo a partir de 1433, com a criação da Escola de Sagres, os portugueses aperfeiçoaram o astrolábio e a bússola, técnicas de navegação e de construção naval. Avançaram ao largo da África, com uma única meta: chegar às Índias.
- Tanto esforço se explicava. A vida na Europa era dura, a fome, uma constante no inverno. Para se conservar os alimentos, eram essenciais os temperos ("especiarias") do Oriente, muito caros devido às complicações das rotas terrestres.
- Em 1498, Vasco da Gama alcançou afinal o objetivo, encontrando a rota marítima até as Índias, cuja posse já estava garantida por tratado. A parada de Cabral no Brasil foi só uma escala na segunda viagem à terra das especiarias. MAIS
CLICLOVIAS > A VERDADE E A ENGANAÇÃO
- A administração da cidade de São Paulo se orgulha de ter construído, em um ano e meio, mais de 300 quilômetros de ciclovias mas, salvo poucas e raras exceções, o que se fez foram ciclofaixas mal pintadas no asfalto esburacado e que, em poucos meses, já começam a desaparecer pela ação das intempéries.
- Veja, nesta vídeo de 4 minutos, como a Holanda constrói suas CICLOVIAS, que se pode escrever com letras maiúsculas, por serem dignas desse nome.
- Não é por acaso que a Holanda é o paraíso dos ciclistas. Não só a topografia ajuda, como o cuidado com os detalhes torna a prática do ciclismo um ato seguro.
Como está a velocidade de seu computador?
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja
Destaque >
1950 - A seleção brasileira de futebol perde a copa do mundo para o Uruguai em pleno Maracanã.
É um trauma que o Brasil carrega até hoje, só superado apenas pelos 7x1 da Alemanha, na Copa de 1964, no mesmo Maracanã. A diferença é que a primeira derrota foi em preto e branco, enquanto que a segunda foi em cores...
Nesta data, em 1950, a seleção brasileira de futebol perde a copa do mundo para o Uruguai em pleno Maracanã.
- É um trauma que o Brasil carrega até hoje, só superado apenas pelos 7x1 da Alemanha, na Copa de 1964, no mesmo Maracanã.
- A diferença é que a primeira derrota foi em preto e branco, enquanto que a segunda foi em cores...
Holanda > Voltamos a Amsterdã, a cidade das bicicletas, mas que também se movimenta bem pelas águas de seus canais. Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam.
Valores de Mercado > A Christie's de Londres realizou ontem um leilão de livros e manuscritos raros, bem como algumas peças de arte > Todos os lotes, com imagens ampliáveis > Valores em libras esterlinas (GBP) e em dólares americanos (USD) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.
Jornal das 10 (ontem à noite)
Bom dia, Brasil (Edição de hoje)
G1 > Pop & Arte
- MÚSICA
Direitos Autorais > Anitta comenta vazamento de single e diz não ligar para retorno financeiro
Clipe 'Deixa ele sofrer' sai nesta quinta, mas faixa já vazou na internet. 'Nossa expectativa é com o público, não com a venda', diz cantora ao G1. - ROCK IN RIO 2015
MTE interdita obra de tenda do Rock in Rio; festival promete entregar laudo
Ministério considerou que operários poderiam cair de altura de 15 metros. Organização diz que explicará os procedimentos de segurança adotados.
BBC Brasil, na foto e no mundo
Destaques e Análises
"El País", de Espanha, em português
Brasília entra em ebulição com a nova fase da Operação Lava Jato
RODOLFO BORGES São Paulo
Presidente do Senado estuda questionar no STF a ação da Polícia Federal na casa de senadores. Às vésperas do recesso parlamentar, investigação de políticos adia calmaria aguardada pelo Governo
Investigação é grande demais para ‘terminar em pizza’?
R. B. São Paulo
Operação, que levou à cadeia empreiteiros do país, desafia histórico recente de anulação de ações em cortes superiores
Clique na imagem para ver "El País" em original
Tsipras salva el rescate pese a la rebelión en su partido
El acuerdo recibe el apoyo mayoritario en medio de fuerte tensión en las calles
El primer ministro griego, Alexis Tsipras, comprobó ayer el alto coste político que le va a suponer el acuerdo alcanzado para mantener a su país en la zona euro.
Horas antes de la votación en el Parlamento de las medidas para acceder al tercer rescate, asistió a la rebelión de su propio partido.
La mitad de la cúpula directiva pidió a su líder que retirara el plan. Ese ambiente crispado se trasladó por la noche en el debate parlamentario, donde las reformas obtuvieron el respaldo mayoritario gracias a los votos de la oposición (229 síes frente a 64 noes, 32 de ellos de Syriza, y seis abstenciones, también de este grupo, que cuenta con 149 diputados).
Además uno de ellos no acudió a la votación. La oposición en el partido de Tsipras le deja en una posición muy ante el futuro parlamentario.
Durante la sesión, el ministro de Finanzas, Euclidis Tsakalotos, admitió : “No sé si hicimos lo que debíamos hacer. Sé que no teníamos alternativa”.
Tsipras tomó la palabra al filo de la medianoche y reconoció que en Bruselas había tenido que elegir entre “el acuerdo, la quiebra o el Grexit” que pedía el titular de finanzas alemán, Wolfgang Schäuble.
Mientras se debatía, en la calle, unos manifestantes arrojarion cócteles molotov a los que la policía respondió con gases lacrimógenos.
El primer ministro Alexis Tsipras comprobó ayer el alto precio que ha de pagar por mantener a Grecia atada al euro.
Aunque logró sacar adelante el acuerdo para negociar un nuevo rescate, con 229 votos a favor, gracias a la mayoría de su partido, Syriza, a su socio de gobierno y a tres partidos de la oposición, y 64 en contra, entre ellos 32 de sus propias filas (entre ellos el de Yanis Varoufakis) y seis abstenciones, también de Syriza.
Con esta fractura, el Gobierno queda en una posición muy débil. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE
"Clarin", de Argentina, em português
DO EDITOR AO LEITOR
SCIOLI > MATIZES QUE O DIFERENCIAM DE CRISTINA
Ricardo Kirschbaum
Em entrevista ao Clarín, o presidenciável governista Daniel Scioli, governador da província de Buenos Aires, admite que é possível construir um país “melhor”, com seu estilo. Foi a primeira entrevista que concedeu a esse jornal desde que é candidato à Casa Rosada.
Em entrevista ao Clarín, o presidenciável governista Daniel Scioli, governador da província de Buenos Aires, admite que é possível construir um país “melhor”, com seu estilo. Foi a primeira entrevista que concedeu a esse jornal desde que é candidato à Casa Rosada.
TENDÊNCIA
CASAMENTOS FALSOS: A NOVA MODA ARGENTINA PARA SE DIVERTIR
Mariano Gavira
Tem "noiva", "noivo", "juiz de paz", salão, convidados vestidos de festa, mesa de doces, bebidas e música.
"QUARTA IDADE"
O QUE FAZER PARA CHEGAR AOS CEM ANOS?
Fabián Debesa, de La Plata, capital da província de Buenos Aires
Na província de Buenos Aires, a maior da Argentina, o número de pessoas com mais de cem anos triplicou desde 2001. Especialistas citam dicas para a vida longa.
"Notícias ao Minuto", de Portugal
Grécia vai adotar medidas "bastante duras", mas "não afetarão" PortugalO Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, reconheceu hoje que a Grécia terá de adotar medidas "bastante duras" para corrigir a "situação caótica na sua economia", mas declarou que as mesmas não afetarão o desenvolvimento económico de Portugal.Mais notícias da edição portuguesa
"Notícias ao Minuto", do Brasil
Bancos reveem previsões e já falam em recessão até em 2016
As projeções de bancos e consultorias para o crescimento do Brasil no ano que vem pioraram nas últimas semanas, e o risco de uma recessão entrou no radar dos analistas.
Mais notícias da edição brasileira"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro
Grécia cumpre exigências para negociar resgate, diz Comissão
"Parlamento grego deu um passo importante na reconstrução da confiança"Delfim Netto defende reação da presidente Dilma Rousseff
"Vete os gastos propostos de quase R$ 80 bilhões nos próximos três anos", sugere em artigoDeputados rejeitam reeleição para presidente
Câmara havia aprovado ampliação para 5 anosInforme JB: Lava Jato com novos desdobramentos
Fatos importantes devem ser noticiados a qualquer momento
Ministro da Justiça condena escutas e vazamentos ilegais
Cardozo fala sobre atuação da Polícia Federal na Lava JatoTemer diz que PMDB quer candidato próprio em 2018
Líderes acreditam que redes sociais são primeiro passoRenan é contra redução da maioridade penal
Projeto é criticado pelo governo e sociedade civilBolsas asiáticas fecham pregão em alta
Europa em alta. Petróleo avança, cotado a US$ 57,42
Mais notícias do Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.