sábado, 11 de julho de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 11 de julho de 2015 > Sábado > Postado às 10:13 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

Serinda Swan (atriz canadense)
Arte Digital (Colored Pencil)



Brasil > Primeiros Habitantes
Homens e mulheres




  • Os sistemas de parentesco determinavam a organização do trabalho na tribo. Este era dividido conforme o sexo. 
  • Em geral, as mulheres cuidavam das tarefas de plantar, preparar os alimentos e fabricar instrumentos domésticos como cestos, panelas e pentes. 
  • Os homens eram responsáveis pela construção de casas e canoas, derrubada da mata para o plantio, caça e produção de armas como arcos ou tacapes. 
  • As tarefas que exigiam cooperação eram realizadas por grupos de parentes em benefício de todo o grupo. MAIS




Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ








- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Expressões em alemão

"Es interessiert mich nicht."
"Eu não me importo." ou
"Isso não me interessa."



EM INGLÊS



Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 



Nesta data, em 1711, com a criação da Capitania de São Paulo e Minas Gerais, então desmembrada da Capitania do Rio de Janeiro, a vila de São Paulo é transformada em cidade de São Paulo. 
  • Embora não constasse do nome, o atual Estado do Paraná também fazia parte da Capitania. 
  • O Rio de Janeiro, após desdobramento, ficou despojado da maior parte de seu território, mas sobreviveu sem traumas, pelo fato de abrigar nele a Capital Federal. 
  • O Rio Grande do Sul chamava-se Capitania de São Pedro e incorporava o atual Estado Santa Catarina. 
  • O Espírito Santo era parte integrante da Bahia e, portanto, fazia parte do Nordeste. 
  • O Amazonas e o Pará eram um território único, com o nome de Capitania de Grão Pará, fazendo divisa com a Capitania de São Paulo. 
  • Não existiam Mato Grosso e Goiás, que se achavam incorporados, também, a São Paulo.



Nesta data, em 1694, nasce Charles-Antoine Coypel, pintor francês (m. 1752).

  • Charles-Antoine Coypel (*11 de julho de 1694 – †15 de junho de 1752) foi um pintor francês, comentarista de arte e dramaturgo, residente em  em Paris. 
  • Era filho do pintor Antoine Coypel e neto do também pintor Noël Coypel, bem como sobrinho de Noël-Nicolas Coypel. 
  • Charles-Antoine herdou de seu pai os direitos dos desenhos e pinturas como premier peintre du roi (primeiro pintor do rei), quando o pai morreu, em 1722. 
  • Depois, ele próprio tornou-se premier peintre du roi e diretor da Académie Royale em 1747. recebendo um bom número de encomendas de pinturas para o Palácio de Versalhes, havendo trabalhado para a Madame de Pompadour, amante do rei.  
  • Coypel era também um excelente designer de tapeçaria, projetando peças para as Fábricas Gobelins. 
  • Suas tapeçarias de sucesso foram criadas a partir de uma série ilustrando Don Quixote, sendo o primeiro a ilustrar Don Quixote de forma sofisticada. 
  • Estas ilustrações foram pintados como desenhos para tapeçarias, e foram gravadas e publicadas em um fólio de luxo em Paris, em 1724 (Abaixo, uma das cenas de "Don Quixote".





  • Nesta data, em 1828, D. Miguel I, irmão de D. Pedro I do Brasil, usurpava o trono português. 
  • Uma placa no castelo de Monte Évora, em Portugal, marca a expulsão e exílio de D. Miguel I e a reintrodução, no trono, da brasileira Maria da Glória, filha de D. Pedro, com o título de D. Maria II.  Foram seis anos de guerra civil. 


Não foi tão simples assim...

  • Dois problemas à vista > 
  • PRIMEIRO > O trono já pertencia a D. Maria I (a brasileira Maria da Glória, filha de D. Pedro IV de Portugal, ou D. Pedro I do Brasil), caracterizando-se o ato como uma usurpação. 
  • SEGUNDO > Desde a Revolução do Porto, em 1820, Portugal vivia uma monarquia constitucional e a maioria dos portugueses não tinha qualquer intenção de regressar ao absolutismo. D. Miguel tinha pretensões da volta ao absolutismo e contava com simpatizantes às ideia.
  • RESULTADO > A guerra civil se instalou em Portugal  em 1928 e, em 1931, D. Pedro abdicou do trono brasileiro e foi para Portugal, lutar pelo trono que pertencia à sua filha.  
  • RESUMO DA ÓPERA > Após a derrota dos absolutistas nas guerras liberais que duraram entre 1828 e 1834, e a consequente rendição de D. Miguel em Évoramonte, o rei foi despojado do estatuto de realeza e as Cortes declararam que D. Miguel e todos os seus descendentes ficariam para sempre excluídos da sucessão ao trono português e sob pena de morte caso regressassem a Portugal.



IstoÉ > A revista da semana já está nas bancas e pode ser acessada, na íntegra, também pela Internet


Colher de chá

ARTES VISUAISA arma mais potenteDesordem de um mundo em conflito é o grande tema da Bienal de Veneza, que faz 120 anos e tem, pela primeira vez, um curador africano na direção artística



Época > A revista da semana já está nas bancas, mas, na internet, é só para assinantes. 

Colher de chá > Um trecho da reportagem de capa Leia



Veja > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na internet dentro de uma semana. Por enquanto, só o Índice




Colher de chá

'Homem de Dilma' na Eletrobras cobrou propina para a campanha de 2014, diz dono da UTC

Segundo a delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, negociação do contrato de construção da Usina de Angra 3 serviu para que Valter Luiz Cardeal, diretor da Eletrobras que tem livre acesso ao gabinete da presidente, cobrasse do consórcio de construtoras “doação” à campanha petista do ano passado.



Carta-Capital > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na Internet dentro de uma semana > Por enquanto, entre no site




ESTADO DO RIO > Veja Angra dos Reis agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam



  • Angra dos Reis é um município brasileiro situado no sul do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude média de seis metros e possui, em seu litoral, 97 ilhas. 
  • Antes da chegada dos europeus, era habitada por tribos indígenas tupinambás. Foi descoberta pelos portugueses em 6 de janeiro de 1502, sendo colonizada apenas a partir de 1556. 
  • Após 1872, entrou em decadência com a inauguração das estradas de ferro. Voltou a ocupar posição de destaque, a partir de 1928, quando um ramal da Rede Mineira de Viação a ligou aos estados de Minas Gerais e de Goiás, por ele escoando sua produção agrícola. O ramal ferroviário, em bitola métrica, ainda existe, sendo operado atualmente pela Ferrovia Centro-Atlântica, estando em recuperação devido aos deslizamentos de terra nos últimos anos.  
  • Em meados do século XX, tornou-se crucial na implantação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, sendo o porto por onde a mesma era abastecida de carvão de coque proveniente de Santa Catarina. Atualmente, a empresa também utiliza o porto para exportar aço. (Wikipedia)






Jornal das 10 (ontem à noite)



Globo Repórter (Edição ontem)



G1 > Pop & Arte

  1. CINEMA

    Família de Fellini vende direitos para refilmagem de 'A doce vida'

    Clássico de 1960 foi estrelado por Marcello Mastroianni e Anita Ekberg. Ainda não há decisões sobre elenco e direção da nova produção.


  • La dolce vita (br/pt: A doce vida / AFI: [la ˈdoltʃe ˈviːta]) é um filme franco-italiano de 1960, de gênero drama dirigido pelo cineasta Federico Fellini, sendo normalmente citado como o marco da transição de seus estilos, do neorrealismo para o simbolismo, e um dos filmes mais importantes da década de 1960 e do século XX. 
  • Uma das características capitais da obra é a imagem em preto-e-branco, e as sequências noturnas realçando um laço com o cinema noir e com o expressionismo alemão, apresentando um cenário festivo, e em algumas vezes com altos contrastes de luz e sombra. 
  • No vídeo abaixo (2 minutos) se encontra a cena mais polêmica do filme, com o banho da Fontana di Trevi.


Mais notícias de G1 POP & Arte


BBC Brasil, na foto e no mundo

ABr
Deputados aprovaram na última quinta limite para doações de empresas, mas críticos consideram teto alto demais; diminuição do tempo de campanha geraria debate político 'pior'.

Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português








Clique na imagem para ver "El País" em original



Euforia en las Bolsas y decepción en Grecia tras el plan de Tsipras


El Eurogrupo analiza hoy la propuesta griega para un tercer rescate

Optimismo cauto en Europa. Euforia en las Bolsas. Y decepción en Grecia. 

El plan presentado el jueves en Bruselas por Alexis Tsipras, prácticamente el mismo que él y el 61% de sus compatriotas rechazaron en un referéndum inopinado, ha sembrado el desconcierto, pero también ha suavizado la tensión con sus socios europeos. 

Con la desconfianza como telón de fondo, el Eurogrupo analizará hoy la propuesta para un tercer rescate. 

Los griegos no salen del estupor: “Esto no es por lo que votamos no”. 
ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE


"Clarin", de Argentina, em português


AMÉRICA DO SUL

Um milhão de argentinos viajam para ver o Papa no Paraguai

Ernesto Azarkevich, enviado especial a Assunção

O pontífice, que foi cardeal de Buenos Aires, celebrará uma missa em Assunção no domingo.


"Notícias ao Minuto", de Portugal
País melhorou? Bem-estar dos portugueses diz que "resposta é negativa"O ex-ministro do Governo de Sócrates acredita que Portugal “está fragilizado” e há “razões para recearmos o que se está a passar na Grécia”.Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

Para exemplificar o que dizia, citou os Estados Unidos - cujo governo de Barack Obama não tem maioria em nenhuma das casa do Parlamento.











"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro


















Mais notícias do Jornal do Brasil



    EM LAS VEGAS

    Mais notícias do R7 Esportes








    PORTO ALEGRE (RS) 








    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.