PARA AMPLIÁ-LA
Pitoresco - A Arte dos Grandes Mestres surgiu oficialmente em 7 de setembro de 2000 e, pouco depois, em 15 de novembro, era enriquecida com um novo bloco, a Consultoria ao Mercado de Arte, desenvolvido pelo escritor e marchand João Carlos Lopes dos Santos, autor do Manual do Mercado de Arte.
Longe de ser um trabalho planejado, Pitoresco surgiu do acaso. Tínhamos, então, um site destinado a estudantes (patota.com) e, acidentalmente, acrescentamos a ele uma página sobre Renoir. Aconteceu que, logo nas primeiras semanas, Renoir se tornou senhor absoluto, superando em várias vezes, toda a audiência da Patota. Desapareceu a Patota, surgiu a Pitoresco, destinada apenas a artes plásticas.
Renoir, o precursor
Em 2000, a internet no Brasil era ainda incipiente. Não existia a banda larga, só a conexão discada, numa velocidade de 33 kbps, 600 vezes menor que a média utilizada hoje. A maioria da população não tinha computador e os que o tinham, não possuiam internet. E como quase não havia provedores fora das capitais, quem quisesse utilizar a internet em cidades menores, tinha de pagar interurbano. Parece que falamos da era dos dinossauros, mas faz apenas 10 anos!
Também não havia sites especializados em artes plásticas. Junto com a Pitoresco, na mesma época, surgia a www.investarte.com, ainda hoje em estreita colaboração com a Pitoresco. Algumas semanas depois, começou a ser planejado, lentamente, o www.itaucultural.org.br, que foi se desenvolvendo através dos anos. Mas Pitoresco foi pioneira e é hoje, junto com Investarte e Itaú Cultural, uma das mais importantes fontes de referência das artes plásticas no Brasil. Não há estudante que não a tenha consultado ao menos uma vez na vida e não há marchand ou investidor que não tenha buscado nela referências para sua atuação no mercado.
Van Gogh,o campeão de audiência
Atualmente, é esta a estrutura básica da Pitoresco:
www.pitoresco.com (Pintura Brasileira)
e acrescentando agora
Anita, a mais procurada entre os nossos
Agradecemos a todos os que nos tem apoiado ontem e hoje. Não há mídia sem público. Você é parte integrante do sucesso de Pitoresco - A Arte dos Grandes Mestres. Sem você a página não existiria. E se você retirar seu apoio, Pitoresco será como um pintor sem escada, pendurado apenas no pincel. Então, muito, muito, muito obrigado pela audiência.
Paulo Victorino, Responsável pela Pitoresco
João Carlos Lopes dos Santos, Consultor ao Mercado de Arte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.