sábado, 2 de abril de 2011

Arquitetura > Projetista que criou a primeira casa modernista em São Paulo, agora ganha biografia

Estudo sobre autor da primeira casa modernista do País mostra como o arquiteto enfrentou um ambiente hostil para realizar seus projetos, conquistando a alta burguesia com apoio dos realizadores da Semana de Arte de 1922


 A casa modernista da rua Itápolis,
na cidade de São Paulo

Gregori I. Warchavchik (Odessa, 2 de abril de 1896São Paulo, 27 de julho de 1972) foi um dos principais nomes da primeira geração de arquitetos modernistas do Brasil. Chegou ao Brasil em 1923. Naturalizado brasileiro, entre 1927 e 1928, projetou e construiu para si aquela que foi considerada a primeira residência moderna do país.


De formação eclética, Gregori Warchavchik
também projetou sobrados populares


Conhecido principalmente por ter concebido a Casa Modernista, Gregori Warchavchik também direcionou seu talento para a construção de casas populares. Uma de suas criações é pouco conhecida dos paulistanos e está em pleno bairro da Mooca na rua Barão de Jaguara. Trata-se de um conjunto de sobrados geminados construídos em 1929 e que, a exceção do sobrado de esquina com a rua Odorico Mendes, permanece igual com apenas algumas poucas alterações padronizadas nas portas e janelas. Pode-se dizer que apesar destas mudanças, as casas estão bem próximas ao projeto original.
SAIBA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.