quinta-feira, 7 de abril de 2011

Em 08/04/1963, morre o pintor catalão, Pablo Picasso, fundador do cubismo, com Georges Brake


     Pablo Picasso foi um dos mais versáteis pintores do mundo. Começando suas experiências com a arte acadêmica, teve contato com o Impressionismo e viu nascer quase todos os estilos e movimentos modernos do Século 20. 

     Junto com Georges Brake, fundou o Cubismo, no qual permaneceu, desenvolvendo-o até as últimas consequências, criando imagens muito próximas do Surrealismo, como aconteceu com sua obra prima, Guernica, contando em painel os horrores da Guerra Civil Espanhola.



      Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhador espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.

     Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.




Picasso na Pitoresco

Picasso no cinema

Picasso concordou em fazer um documentário (O mistério de Picasso), dirigido por Clouzot, com a condição de que todos os quadros pintados durante a filmagem seriam destruidos em seguida, não se prestando para o mercado de arte.

[[Henri-Georges Clouzot (18 de agosto de 1907 - 12 de janeiro de 1977) foi diretor, roteirista e produtor de cinema. Ele é mais lembrado por seu trabalho em filmes do gênero suspense, tendo dirigido The Wages of Fear e Les Diaboliques, que são extremamente reconhecidos para estar entre os maiores filmes da década de 1950. Clouzot dirigiu também documentários, incluindo O Mistério de Picasso, que foi declarado tesouro nacional pelo governo da França.]]






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.