sábado, 2 de abril de 2011

Hoje é o Dia Mundial do Livro Infantil, em reverência a Hans Christian Andersen, nascido em 02/04/1805



Hans Christian Andersen (Odense, 2 de Abril de 1805Copenhague, 4 de Agosto de 1875) foi um escritor dinamarquês de histórias infantis. O pai era sapateiro, o que levou Andersen a ter dificuldades para se educar, mas os seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Copenhague. Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido. Entre os contos de Andersen, destacam-se: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinha, dentre outros.
SAIBA MAIS


Andersen no Cinema

Thumbelina, o filme


Tema musical



NO BRASIL
Tatiana Belinky é a mais conhecida escritora de livros infantis, a primeira a adaptar para a TV as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, ocupando hoje uma cadeira na Academia Paulista de Letras.  E é claro, seu nome está associado a Lobato, o mais importante dos escritores infantis brasileiros, que escreveu sobre a televisão, mas morreu antes que ela chegasse ao Brasil.

Outro nome que ganha importância nesse segmento é o de Maria Clara Machado, atriz, diretora e professora de teatro, para o qual escreveu várias peças infantis




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.