sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 3 de setembro de 2011

Artista do dia: Eliseu Visconti (1866-1944)
(Impressionismo tardio)


Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1384 - Fim do cerco de Lisboa (Crise de 1383-1385). A Crise de 1383-1385 foi um período de guerra civil e anarquia da História de Portugal, também conhecido como Interregno, uma vez que não existia rei no poder. A crise começou com a morte do rei Fernando de Portugal sem herdeiros masculinos. Apesar de as Cortes de Coimbra terem escolhido, em 1385, um novo rei, João I de Portugal, o rei João I de Castela não desistiu de tentar conquistar um novo reino para si e invadiu Portugal. Em 1385, com o auxílio da Inglaterra, o exército castelhano não foi só derrotado como totalmente aniquilado e D. João I foi reconhecido como rei de Portugal.. A aliança Luso-Inglesa seria renovada em 1386 no Tratado de Windsor e fortalecida com o casamento de João I com Filipa de Lencastre (filha de João de Gaunt). O tratado, que, ainda em vigor, vem a ser a mais antiga aliança do mundo, estabeleceu um pacto de mútua ajuda entre Inglaterra e Portugal.

1759 - Expulsão dos jesuítas dos domínios portugueses. O Marquês faz publicar uma lei que dava os jesuítas como "desnaturalizados, proscritos e exterminados" em Portugal e nas colónias, iniciando-se as deportações de alguns religiosos para os Estados Pontifícios e as encarcerações de outros em Lisboa. Malagrida, já com idade e debilitado pelas missões no Maranhão, ao fim de três anos nas masmorras, foi publicamente supliciado na capital, a 21 de Setembro de 1761. No Decreto de expulsão dos Jesuítas eles são ainda citados com tantos, tão abomináveis, tão iveterados e tão incorrigíveis vícios (…) rebeldes, traidores, adversários e agressores, contra a paz pública "dos meus reinos e domínios". Abaixo, quadro representando a presença dos jesuitas no Brasil.

1943 - Invasão da Itália pelo Aliados da Segunda Guerra Mundial. Em 10 de Julho de 1943 as forças aliadas invadem pela primeira vez território italiano, na Sicilia. Apenas onze dias depois, a 21 de Julho, a cidade de Palermo cai em poder das forças americanas. A Itália não está em condições de impedir a progressão dos aliados e em 25 de Julho, um golpe de estado palaciano derruba o «Duce» Benito Mussolini, aprisionando-o. Em 3 de Setembro tem inicio a primeira operação aliada de desembarque no continente europeu. Pelas 14:00 desse mesmo dia é assinado o documento de rendição italiana, que só será tornado público cinco dias mais tarde, a 8 de Setembro. No segundo semestre de 1944, a Força Expedicionária Brasileira e a Força Aérea Brasileira se juntam à 5ª Divisão Americana, no Norte da Itália, em 9 meses heróicos que terminam com a rendição alemã e o fim da guerra, em 10 de maio de 1945.

Nascimentos

1499 - Diana de Poitiers, a preferida de Henrique II de França. Diana nasceu em Saint-Vallier, filha de Jean de Poitiers, Senhor de Saint Vallier, e de Joana de Batarnay. Ainda na juventude fez parte do séquito de Anne de Beaujeu, filha do rei Luís XI. Era uma mulher admirável, honesta, empreendedora, independente, uma verdadeira lady. Por isso, ela sempre foi respeitada na corte, mesmo, tendo se tornado, mais tarde, a amante de Henrique II. A relação de Diana e Henrique II era muito profunda. Ela foi a responsável pela educação dos filhos de Henrique II, nascidos do casamento com Catarina de Médicis, e guardiã das Jóias da Coroa francesa. Após a morte de Henrique II, Diana de Poitiers perdeu o poder político que detinha na corte e ficou vulnerável aos ataques de Catarina de Médicis. Aceitou a humilhação totalmente resignada. Foi banida da corte e obrigada a trocar o seu Château de Chenonceau pelo Château de Chaumont-sur-Loire, viveu primeiro em Chaumont e depois na sua propriedade de Dreux, o Château d'Anet. Morreu na obscuridade aos 67 anos, fazendo o que mais gostava: cavalgando. Abaixo, o símbolo oficial de Diana.


1894 - André Hébuterne, pintor francês (m.1992). André Hébuterne (3 de setembro de 1894, Paris - 30 de junho de 1992) foi um pintor francês. Filho de Achille Casimir Hébuterne, contabilista e Eudoxie Anaïs Tellier, do lar. Se juntou aos artistas de Montparnasse em sua juventude, onde se transformou em um sócio de Modigliani incentivando sua irmã mais nova, Jeanne Hébuterne (1898-1920) a entrar na vida artística. Foi ele quem apresentou o casal. Trabalhou por muito tempo como retratista, tendo como seus modelos, familiares e amigos. Ao suicídio de sua irmã em 1920, preparou o funeral e depois disso ganhou a posse de seus trabalhos. Seus desenhos e pinturas foram mantidos confidenciais até que sua viúva permitiu o acesso público a eles. André Hébuterne tinha limitado o sucesso como um artista, mas suas gravuras a água-forte feitas para a impressão de 1948 do livro Gargantua baseadas na criação de François Rabelais é o que lhe mais deram fama. Morreu aos 98 anos de idade, em 1992.

1913 - Kenzo Tange (Osaca, 4 de setembro de 1913Tóquio, 22 de março de 2005) foi um arquiteto e urbanista japonês, vencedor do Prémio Pritzker em 1987.  Interessado por arquitetura e urbanismo, óbvias as influências do Movimento Moderno, e em particular de Le Corbusier, onde a sua concepção de uma megaestrutura capaz de albergar simultaneamente diversos serviços e acessos a transportes corresponde às necessidades da sobrepovoada cidade japonesa.

1923 - Mort Walker, cartunista estadunidense. Foi o criador do "Recruta Zero", inscrito como soldado na Guerra da Coreia.. O personagem  ganhou popularidade devido a sua sátira ao rigor do cotidiano militar. Zero é um soldado raso deveras preguiçoso, sempre procurando escapar de seu superior imediato, o Sargento Tainha. Ao redor deles, há uma penca bastante heterogênea de outros personagens, em termos de comportamento e aparência. Inclusive, de acordo com o próprio autor, os defeitos e manias dos personagens são inspirados em suas experiências pessoais.

1943 - Mário Juruna, líder indígena que chegou a deputado federal (m. 2002). Na década de 1970, ficou famoso ao percorrer os gabinetes da Fundação Nacional do Índio, em Brasília, lutando pela demarcação de terra para os índios, portando sempre um gravador "para registrar tudo o que o branco diz" e constatar que as autoridades, na maioria das vezes, não cumpriam a palavra. Participou da campanha pelas "Diretas Já" e ajudou a eleger Tancredo Neves presidente da República. Causou reboliço em Brasília ao devolver publicamente uma quantia em dinheiro que dizia ter recebido de "Galim Eiro" (Calim Eid), um assessor de Maluf, para mudar seu voto nas eleições à Presidência. Na foto abaixo, sendo recebido pelo general presidente João Batista de Figueiredo.

Charlie Sheen, ator estadunidense.

1972 - Natalia Estrada, modelo e atriz espanhola.

Bianca Bin, atriz brasileira.

Falecimentos

1962 - Aldo Locatelli, pintor ítalo-brasileiro (n. 1915).

2005 - Fernando Távora, arquiteto português (n. 1923).

Feriados e eventos cíclicos

Dia de São Gregório Magno. Enquanto papa, Gregório foi o responsável pelo envio dos primeiros missionários para converter os anglo-saxões nas Ilhas Britânicas (tendo enviado para lá um grupo de quarenta monges beneditinos, liderados por Agostinho de Cantuária, que seria o primeiro arcebispo de Cantuária - a chamada Missão gregoriana). É ainda responsável pela divulgação do tipo de música que é hoje em dia conhecido como canto gregoriano. Deixou extensa obra escrita, incluindo sermões e comentários sobre a Bíblia, como o livro Moralia, que comenta o livro de Jó, e volumes de correspondência. Também foi responsável pela compilação dos sete pecados capitais - a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça - adaptando para o Ocidente a partir das oito tentações descritas pelo monge Evágrio do Ponto, dois séculos antes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.