segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 20 de setembro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube de outras

Eventos históricos

331 a.C. - Alexandre, o Grande inicia sua travessia ao rio Tigre para enfrentar o Império PersaAlexandre tem persistido na história e mitos tanto da cultura grega como das não-gregas. Depois de sua morte (e inclusive durante sua vida) suas conquistas inspiraram uma tradição literária na que aparece como um herói legendário, na tradição de Aquiles. Não aconteceu o mesmo coma Pérsia (atual Irã). Lá, é mencionado no livro zoroástrico de Arda Viraf como "Alexandre, o Maldito", em persa Guzastagpela conquista do Império Persa e a destruição de sua capital,Persépolis.

1835 - Entrada, em Porto Alegre, pelos Farroupilhas, vencendo o Combate da Ponte da Azenha Ponte da Azenha estava guardada por uma patrulha militar do governo provincial com duzentos homens a cavalo, chefiados pelo Visconde de Camamu , previamente avisados que poderia ocorrer o movimento. As forças revolucionárias contavam com trinta homens a cavalo naquele momento naquele local. Durante o combate , Cabo Rocha feriu a coxa de Camamu, que fugiu a pé para a sede do governo e a resistência à entrada dos farroupilhas se desfez Assim se iniciava a Revolução Farroupilha). Abaixo, uma vista moderna da histórica ponte.

1942 - Para evitar discriminação por supostas relações com a Itália fascista, o Palestra Itália de São Paulo mudou o nome para Palmeiras e, com sua nova camisa, de cor verde, fez sua primeira partida com o novo nome, contra o São Paulo Futebol Clube, na decisão do Campeonato Paulista. O Palmeiras entra no campo com uma bandeira brasileira, e vence o jogo. Na mesma direção, o Palestra Itália de Minas Gerais mudou o nome para Cruzeiro, mas conservou o uniforme azul (azurra), sem maiores problemas, por associação entre as estrelas do Cruzeiro do Sul e a cor azul do céu. A preocupação das autoridades nunca foi com a colônia italiana, que se integrou perfeitamente à cultura brasileira. As atenções se voltavam principalmente para as colônias japonesa e alemã, que formavam núcleos fechados, onde poderiam ocorrer atos de lesa pátria. Só a colônia alemã tinha no Sul do país cerca de mil escolas com aulas em alemão, assim como livros e professores trazidos da Alemanha, sem qualquer sinal de integração. Abaixo, a bandeira do Palestra Itália, que perdeu o vermelho ao mudar de nome.

1999 - Libertação de Timor-Leste pelas forças da ONU. Conhecido no passado como Timor Português, foi uma colónia portuguesa até 1975, altura em que se tornou independente, tendo sido invadido pela Indonésia três dias depois. Permaneceu considerado oficialmente pelas Nações Unidas como território português por descolonizar até 1999. Foi, porém, considerado pela Indonésia como a sua 27.ª província com o nome de "Timor Timur". Em 30 de Agosto de 1999, cerca de 80% do povo timorense optou pela independência em referendo organizado pela Organização das Nações Unidas.

Nascimentos

1885 - Jelly Roll Morton, inventor do jazz (m.1941). Foi talvez o primeiro teórico do jazz. Aprendeu sua arte como pianista de regime de bordéis em Nova Orleans e sempre teve orgulho de sua herança creola e apesar de muitos documentos trazer o seu ano de nascimento de 1890', o próprio Morton, revindicou ter nascido em 1885, talvez para ser mais convincente na 'teoria de ter inventado o jazz em 1902. Em 1923/1924, compos para piano a canção "The Red Hot Peppers". Escreveu "Blues New Orleans" e gravou mais de 58 canções entre 1927 e 1930.

1934 - Sophia Loren, atriz italiana. Descoberta em 1952 no set do filme Africa sotto i mari pelo produtor de cinema Carlo Ponti, que posteriormente viria a se tornar seu marido, mesmo sendo 22 anos mais velho. Com seu marido teve dois filhos, Carlo Jr. e Edoardo. Foi também cunhada de Romano Mussolini, filho de Benito Mussolini. Trabalhou com grandes diretores como Vittorio De Sica, Federico Fellini, Ettore Scola, Robert Altman, Lina Wertmüller, entre outros. Sophia Loren ganhou fama mundial em 1962, quando recebeu o Oscar de Melhor Atriz pelo filme Duas mulheres, que também lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.

1951 - Joanna Cameron, atriz. Joanna frequentou a Universidade da Califórnia e foi descoberta por Bob Hope. Apesar dos vários filmes em que atuou, tornou-se conhecida por protagonizar as telesséries Poderosa Ísis e O Homem-Aranha. Joanna era uma das opções mais prováveis para protagonizar Love Story (1970). O papel acabou ficando com Ali MacGraw, que se lançou para o estrelato.

Eliana de Lima, cantora brasileira. Eliana de Lima é uma cantora brasileira que começou sua carreira no Carnaval paulistano. Foi puxadora de diversas escolas de samba e, inclusive, fez um dueto inesquecível com o mestre Jamelão. Mas foi em 1989, com Desejo de amar, que sua carreira decolou, e ela acabou conquistando o Brasil. Tem no currículo dez discos e vendeu mais de dois milhões de cópias, que lhe renderam três discos de ouro e dois de platina duplo. Participou dos principais programas de televisão e até foi chamada de A Rainha do Pagode.

Asia Argento, atriz, cantora, modelo e diretora italiana, 
filha do cineasta Dario Argento.

Namie Amuro, cantora japonesa. Namie Amuro (安室奈美恵) foi uma das mais populares cantoras pop do Japão durante os anos 90 e, talvez, a de maior sucesso de todos os tempos. Começou sua carreira cantando em um pequeno supermercado de Okinawa, sua terra natal. Namie sonhava apenas em ser um dos cantores que via na TV. Mal sabia ela que no futuro se tornaria um dos principais nomes da indústria do J-pop. Em 1992, juntou-se a quatro amigas do colégio para formar o grupo Super Monkey's. Algumas das canções estilo Eurobeat do grupo conseguiram chamar a atenção da mídia. A cantora se tornou um mega-sucesso, colocando no top das paradas singles como Can you celebrate e Never end.

Daniella Evangelista, atriz canadense. 

Brian Joubert, patinador francês.

Falecimentos

1957 - Jean Sibelius, compositor finlandês (n. 1865). Jean Sibelius (Hämeenlinna, 8 de dezembro de 1865Järvenpää, 20 de setembro de 1957) foi um compositor finlandês de música erudita, e um dos mais populares compositores do final do Século XIX e início do século XX. Sua genialidade musical também teve importante papel na formação da identidade nacional finlandesa. 

Feriados e eventos cíclicos

Roma antiga - Festival de Têmis, deusa da justiça, do destino e da profecia. Têmis era a deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo que era costumeiro invocá-la nos julgamentos perante os magistrados. Por isso, foi por vezes tida como deusa da justiça, título atribuído na realidade a Diké. Têmis empunha a balança, com que equilibra a razão com o julgamento, e/ou uma cornucópia; mas não é representada segurando uma espada. Seu nome significa "aquela que é posta, colocada". Sua equivalente romana era a Deusa Justitia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.