sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 17 de setembro de 2011

Artista do dia: Johann Moritz Rugendas (1802-1858)
O aquarelista da expedição alemã ao Brasil
Obra: Bridge made of Fibre
lito aquarelada, ass.c.1828 - 20 x 27,5 cm.
último lance: R$ 16.280,00 (US$ 9,580)

Leilão de maio de 1999


Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1862 - Batalha de Antietam - batalha onde houve o maior número de mortes num único dia na Guerra Civil Americana e em toda a história dos EUA. A Batalha de Antietam, também conhecida como Batalha de Sharpsburg na Região Sul dos Estados Unidos da América, aconteceu em 17 de setembro de 1862, em Sharpsburg, Maryland. Foi a primeira grande batalha que ocorreu em território da União. A Batalha de Antietam caracteriza-se por ser o dia mais sangrento da história americana, onde mais de 23 mil americanos - incluindo aqueles lutando pelos Estados Confederados da América - perderam a vida. A vitória da batalha por parte da União deu ao então presidente dos Estados Unidos da América, e líder das forças da União, Abraham Lincoln, suficiente confiança para proclamar sua Proclamação de Emancipação, em 1 de janeiro de 1863.

1944 - Segunda Guerra Mundial - começa a batalha de Arnhem, na Holanda, que vai até o dia 25 e é considerado o último êxito do Exército alemão, também considerado o dia do fracasso do general britânico Montgomery; mais de 1400 soldados mortos. Depois de conquistar a França e a Bélgica no verão de 1944, os Aliados ocidentais estavam animados para invadir a Holanda. Sem conseguir conquistar nenhuma ponte sobre o Nederrijn, os Aliados não conseguiram avançar muito na Holanda e a linha de batalha firmou-se ao sul de Arnhem. As divisões paraquedistas britânicas sofreram pesadas baixas (estimadas em 75% de sua força) e não veriam mais combate na guerra. Abaixo,  tropas britânicas feitas prisioneiras dos alemães.

1971 - Carlos Lamarca, guerrilheiro do VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), é morto com cinco tiros por uma patrulha militar em Ipupiara, no interior da Bahia. Abaixo, Lamarca e a guerrilheira Iara Iavelberg, sua amante. (Saiba mais)

2009 - É empossado o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, o 1º Juiz deficiente visual do Brasil. Ele terminou uma entrevista dizendo: "As pessoas são diferentes. Todo mundo é aparentemente igual, mas cada um traz em si um universo de diferenças, e essas diferenças podem ser físicas, sensoriais ou mentais. Mas em toda parte do mundo há pessoas plenamente adaptadas, o que prova que o ser humano supera as adversidades, basta que tenha os instrumentos para isso. Para o deficiente tenho uma mensagem especial: não acredite nos limites que lhe querem impor."

Nascimentos

1931 - Anne Bancroft, atriz estadunidense (m. 2005). Anne Bancroft, pseudônimo de Anna Maria Louisa Italiano (Nova Iorque, 17 de setembro de 1931Nova Iorque, 6 de junho de 2005) foi uma premiada atriz americana, um icone de beleza e sensualidade, vencedora do Oscar de Melhor Atriz pela sua atuação no filme The Miracle Worker, sua estrela na calçada da fama está localizada 6368 Hollywood Boulevard. Anne esteve sempre em uma teia de intrigas pela intensa concorrência com outros grandes nomes do cinema. Perdendo o papel na adaptação cinematográfica de Two for the Seesaw para Shirley MacLaine, Arthur Penn resistiu às pressões dos estúdios para contratar uma actriz mais glamorosa para a adaptação de The Miracle Worker. Em consequência, o orçamento foi muito mais pequeno. Com O Milagre de Ann Sullivan», Bancroft recebeu o Oscar de Melhor Atriz e Patty Duke, também repetindo a interpretação na peça como Keller, o de Actriz Secundária. A sua ausência da cerimónia contribuiu para mais um capítulo lendário da história de Hollywood, quando o seu prémio foi recebido por Joan Crawford, incendiando assim ainda mais a relação de ódio com Bette Davis, que estava nomeada esse ano pela 12.ª vez, por O Que tera acontecido a Babby Jane (em que Crawford e Davis trabalharam juntas). O espaço era pequeno para a convivência de tantas celebridades a um só tempo. Abaixo, Anne Bancroft and Patty Duke em "The Miracle Worker".
1951 - Cassandra Peterson, atriz norte-americana. Cassandra Peterson (Manhattan, Kansas, 17 de setembro de 1951) é uma atriz estadunidense mais conhecida pela sua personagem da televisão e do cinema chamada Elvira, a rainha das trevas. A personagem era direcionada ao público juvenil dos anos 80 e explora elementos sexuais e de terror em voga nessa época. Lembra outras personagens famosas, como Mortícia Adams e Vampira (Maila Nurmi), mas seu formato foi basicamente feito para a TV. Seu filme é um dos mais reprisados na Sessão da Tarde (Globo)
Fátima Bernardes, jornalista brasileira.
Adriana Sklenaříková, modelo eslovaca.
Negra Li, cantora brasileira. Negra Li, nome artístico de Liliane de Carvalho (São Paulo, 17 de setembro de 1979), é uma atriz, cantora e dançarina. Solista do coral da Universidade de São Paulo, ela estuda música e piano e é considerada uma das principais cantoras com sua bela voz de contralto.
Pedro Nercessian, ator brasileiro.

Falecimentos

1968Mascarenhas de Morais, Comandante em chefe da Força Expedicionária Brasileira nos campos da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Por razões que não se sabe, de nossos oficiais generais, apenas três participaram da 2ª Guerra e ainda assim eram generais de brigada (2 estrelas). O restante ficou no Brasil. O Brasil mandou à Itália cinco escalões totalizando 25 mil homens, mas apenas os dois primeiros escalões eram comandados por generais (Zenóbio e Cordeiro); os outros três foram comandados por coronéis. Terminada a Guerra, Mascarenhas de Morais, por sua posição de comandante em chefe, recebeu o título de Marechal. Na foto abaixo, da esquerda para a direita, Comando da FEB na preparação da partida: Da esquerda para a direita: Gen. Zenóbio da Costa, comandante do 1º Escalão; General. Mascarenhas de Moraes, comandante em chefe; Cel. Floriano Brayner, Chefe do Estado Maior;  e Gen. Cordeiro de Farias, comandante do 2º escalão. Em meu trabalho "Brasil - 100 Anos de República", veja o capítulo "A Cobra Fumou na Itália".

Feriados e eventos cíclicos

Dia da Compreensão Mundial.
  • Dia do Transportador Rodoviário de Carga.
São Roberto Belarmino, Bispo e Doutor da Igreja. Ingressou na Companhia de Jesus em 1560. Tendo estudado em Pádua e em Lovaina, foi ordenado padre em 1570. Ensinou teologia em Lovaina até ser chamado a Roma por Gregório XII em 1576 para fazer parte do Colégio Romano (futura Universidade Gregoriana). Reitor do Colégio foi depois Provincial dos Jesuítas de Nápoles. De novo em Roma como teólogo de Clemente VIII, foi feito cardeal em 1599. Arcebispo de Cápua em 1602, ocupou também lugares na maior parte das congregações da Igreja. Como Cardeal Inquisidor, função para qual foi nomeado pouco depois de se tornar Cardeal, participou dos julgamentos de Giordano Bruno e Galileu Galilei.
  • Aniversário da cidade de Pompéia - SP.
Dia Mundial das pessoas obesas (Abaixo, um dos muitos quadros de Fernando Botero, o grande retratista dos gordinhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.