domingo, 18 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 19 de setembro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1356 - Batalha de Poitiers, no âmbito da Guerra dos Cem Anos, envolvendo o rei João II (O Bom) e o Príncipe Negro. O Príncipe montou um cerco a cidade de Tours. As condições locais não permitiam a tomada da cidade. O rei e seu exército atacaram o exército inglês, que bateu em retirada em direção sul. Próximo a cidade de Poitiers, o Príncipe Negro conseguiu derrotar o exército francês, capturar e prender João II. O valor do resgate era extremo, duas vezes o orçamento anual francês, e era impossível de ser pago. João II foi liberado somente 5 anos depois, em 1361, contra um resgate de 600.000 Ecu (espécie de moeda comum escritural), dos quais somente 400.000 foram pagos. A batalha foi decisiva nos rumos finais da Guerra dos Cem Anos.

1604 O almirante holandês Paulus van Caarden, chega em Pernambuco, onde é recebido por violento canhoneio de artilharia. As incursões holandesas no Brasil se inserem no contexto do desaparecimento do rei português D. Sebastião, em guerra no Marrocos. Dado como morto, o rei Felipe II da Espanha reivindicou o direito sucessório e anexou Portugal à Espanha. A Holanda fora, há tempos, colônia espanhola e era o momento da vendeta contra seu ex colonizador, originando os seguidos ataques à costa brasileira agora, por conta dos acontecimentos narrados acima, passara a ser posessão espanhola. A frota de sete navios comandada por Paulus Van Caarden hostilizou a Bahia durante quarenta dias, dirigindo-se depois a Recife, onde foi rechaçada. As incursões piratas prosseguiram nos anos seguintes, até que, em 1637, a Holanda enviou numa nova esquadra xom o conde João Maurício de Nassau-Siegen para governar Recife e firmar o domínio holandês em vários pontos do Nordeste, para manter o mercado produtor de açúcar, Nassau retornou à Holanda em maio de 1644, descontente com a administração açucareira holandesa, abrindo caminho para a restauração do domínio português em Pernambuco.

  • 1657 O Tratado de Wehlau é assinado na cidade prussiana de Wehlau (atual Znamensk) entre a Polônia e Brandenburg-Prússia durante o Dilúvio Sueco, onde o Margrave, Frederico Guilherme, revoga seu juramento de lealdade à Polônia.
  • 1676 Rebeldes sob o comando de Nathaniel Bacon incendeiam a cidade americana de Jamestown, Virginia.
1846 - Aparição da Virgem Maria às crianças Maximin Giraud e Mélanie Calvat na montanha de La Salette, França. Os dois pastorinhos - Maximin Giraud e Mélanie Calvat - tiveram uma visão da Virgem Maria numa montanha perto de La Salette, França, a 19 de Setembro de 1846, por volta das três horas da tarde. Fazia muito sol. Maximin Giraud e Mélanie Calvat haviam recebido apenas uma muito limitada educação. A aparição consistia em três fases diferentes. As crianças viram, numa luz resplandecente, uma bela dama em um estranho costume, falando alternadamente francês e patois. Ela estava sentada sobre uma pedra, e as crianças relataram que a "Belle Dame" estava triste e chorando, com seu rosto descansando em suas mãos. Segundo as crianças ela andava, mas as plantas de seus pés não esmagavam a relva, quase não dobravam os talos. Mélanie correu e a contemplou de novo lá no alto. E depois, segundo ela, viu o rosto e a figura da Senhora desaparecendo à medida que a luminosidade aumentava.

1956 - Lei autoriza Juscelino Kubitschek a transferir a capital da República para Brasília. O Congresso Nacional, mesmo com descrença, aprovou a Lei n° 2.874, sancionada por JK, em 19 de setembro de 1956, determinando a mudança da Capital Federal e criando a Companhia Urbanizadora da Nova Capital — Novacap. Em 2 de outubro, o presidente Juscelino Kubitschek visita, pela primeira vez, o local onde a nova capital seria construida (foto abaixo) As obras, lideradas pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer começaram com entusiasmo em fevereiro de 1957. Mais de 200 máquinas e de 30 mil operários - os candangos - vindos de todas as regiões do Brasil (principalmente do Nordeste do Brasil), exerceram um regime de trabalho ininterrupto, dia e noite, para construir e concluir Brasília até a data prefixada de 21 de abril de 1960, em homenagem à Inconfidência Mineira.

Nascimentos

1880 - Zequinha de Abreu, músico brasileiro (m.1935). José Gomes de Abreu, mais conhecido como Zequinha de Abreu (Santa Rita do Passa Quatro, 19 de setembro de 1880São Paulo, 22 de janeiro de 1935) foi um músico, compositor e instrumentista brasileiro. Tocava flauta, clarinete e requinta (clarineta oitavada). Um dos maiores compositores de choros, é autor do famoso choro "Tico-Tico no Fubá" que foi muito divulgado no Exterior nos anos 40 por Carmen Miranda. É pouco provável que a similaridade desta melodia com uma no primeiro movimento do Concerto para Piano Op.15 de Beethoven seja mera coincidência. Abreu foi organizador e regente de orquestras e bandas no interior paulista. Abaixo, o "Tico Tico no Fubá" executado pela Orquestra Sinfônica de Berlim.

1921 - Paulo Freire, pedagogo brasileiro (m. 1997).Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante; o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.

1949 - Twiggy, atriz, cantora e ex-modelo inglesa. Lesley Hornby, antigamente Twiggy Lawson, mas conhecida apenas como Twiggy (Twickenham, Middlesex, 19 de setembro de 1949) é uma modelo, atriz e cantora britânica nascida na Inglaterra e considerada a primeira top model do mundo. Sua imagem quase andrógina, magérrima, pequena, com cabelos loiros muito curtos e imensos olhos realçados com camadas de rímel e cílios postiços, tornaram Twiggy o ícone dos anos 60.

Bia Seidl, atriz brasileira. Maria Beatriz Parpinelli Seidl, mais conhecida como Bia Seidl (Rio de Janeiro, 19 de setembro de 1961), é uma atriz brasileira. Na televisão atuou em diversas novelas e minisséries importantes como Paraíso, Louco Amor, Dona Beija, Mandala, Vale Tudo, Vamp, Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados, Memorial de Maria Moura, Alma Gêmea e recentemente em Insensato Coração. Mas ficou marcada pela atuação como a megera e invejosa Gláucia em A Gata Comeu, um de seus maiores sucessos. Bia foi revelada na novela de Sílvio de Abreu, Jogo da Vida, uma novela paulistana. Esteve casada, por pouco tempo, com o cantor e apresentador de TV Ronnie Von. Na foto, Bia se apresentando na peça teatral "Cândida", de Bernard Shaw.

Michelle Alves, modelo brasileira. Desfilou para as mais variadas casas de moda, tais como Elie Saab, Valentino, Christian Lacroix, Armani Privé, Giorgio Armani, Anne Valérie Hash, Chado Ralph Rucci, Christian Dior,Victoria's Secret e Diane von Fürstenberg. Atualmente, Michelle Alves é uma das modelos mais requisitadas do mundo da moda e, por conta de suas medidas perfeitas, ficou conhecida no ambiente da moda como the body, título que no passado foi dado à modelo australiana Elle MacPherson. Michelle ficou bastante exposta ao público brasileiro sendo a modelo da abertura da novela "Belíssima".

1987 - Danielle Panabaker, atriz norte-americana. Danielle Nicole Panabaker (Geórgia, 19 de setembro de 1987) é uma atriz estadunidense. Danielle é irmã da também atriz Kay Panabaker. Ela é melhor conhecida por seus papéis em Shark, Mr. Brooks e Sky High - Super Escola de Heróis, bem como em filmes do canal de televisão Disney Channel.

Falecimentos

1886 - Eduard von Steinle, pintor alemão (n. 1810Um dos últimos grandes pintores da escola romântica, foi influenciado por KupelweiserOverbeck e Cornelius

Feriados e eventos cíclicos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.