quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 29 de setembro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1776 - São recuperados os oito sobreviventes negros do naufráugio do navio negreiro Utile na ilha de Tromelin. A 31 de Julho de 1761 naufragou na ilha o navio negreiro Utile, carregado de escravos provenientes de Madagáscar a caminho da ilha Maurícia. Parte da tripulação salvou-se e abandonou a ilha numa embarcação construída com os salvados do navio. Transportou apenas os brancos que se salvaram. Os 60 escravos sobreviventes ficaram abandonados na ilha, de onde apenas 15 anos depois, a 29 de Novembro de 1776, foram recuperados os 8 sobreviventes. O navio que os recuperou era a corveta La Dauphine, do comandante de Tromelin, em honra de quem a ilha foi rebaptizada (antes era simplesmente conhecida por ilha Sable, isto é "Areia").
1877 - Inauguração da primeira estação telefônica do Brasil, no Rio de Janeiro. D. Pedro II ordena a a instalação de linhas telefônicas interligando o Palácio do Quinta da Boa Vista às residências dos seus Ministros. Isso aconteceu em 1877, através dos serviços de montagem da “Western and Brazilian Telegraph”, que inaugurava efetivamente a telefonia no Brasil. Naquele mesmo ano, o sucesso do telefone já despertara o interesse do comércio e da indústria. A firma Rodd & Chaves determinara a ligação de sua sede na atual rua do Ouvidor ao quartel do Corpo de Bombeiros. Foram instaladas várias linhas telefônicas, a pedido do Ministro de Estado dos Negócios da Agricultura, para ligar o Ministério às repartições da Corte. Abaixo, réplica do telefone idealizado por Graham Bell.
1943 - Na clandestinidade, Josip Broz Tito, torna-se marechal do exército popular jugoslavo e presidente do governo provisório. Josip Broz Tito (Kumrovec7 de maio de 1892 — Liubliana4 de maio de 1980) foi líder dos partisans durante a Segunda Guerra Mundial e mais tarde presidente da Iugoslávia durante grande parte da existência do país. O Marechal Tito foi o elemento exclusivo de aglutinação das várias etnias vivendo nas Balcãs, instituindo um regime comunista independente da União Soviética. Com sua morte, em 1980, o cargo de presidente da Iugoslávia passou a ser rotativo entre as seis repúblicas mas, por volta de 1989, o sistema encontrava-se em desordem e a unidade do país começou a se desintegrar, em grande parte devido à profunda crise econômica gerada pelo desmoronamento do Leste Europeu e, mais importante, pelo surgimento de partidos ultranacionalistas em todas as repúblicas, principalmente na Croácia e na Sérvia. Estava formado o caldo que jogaria o país, mais tarde, numa brutal e insana guerra civil, com ódios étnicos seculares refletidos em atrocidades cometidas por todos os lados do conflito. A antiga Iugoslávia deu lugar a novos países, como Eslovênia , Croácia, Montenegro , Macedônia , BósniaHerzegovina e Servia.
2009 - A Suíça aprova em referendo popular a proibição da construção de minaretes em mesquitas, dentro do território helvético. Minarete (do turco minare, por sua vez do árabe منارة ou مئذنة, transl. manāra, "farol") é a torre de uma mesquita, local do qual o almuadem anuncia as cinco chamadas diárias à oração. Na medida em que representam um marco simbólico da presença muçulmana, os minaretes por vezes despertaram oposição religiosa e política em países tradicionalmente não-islâmicos; em 2007 políticos de direita suíços do Partido Popular anunciaram o lançamento de uma iniciativa visando a acrescentar uma cláusula à Constituição Federal da Suíça proibindo a construção de minaretes (porém não das mesquitas em si). Em outubro de 2009 existiam apenas quatro minaretes no país, em Zurique, Genebra, Winterthur e Wangen bei Olten. Em novembro do mesmo ano foi realizado um referendo, no qual 57% dos votantes declararam-se a favor da proibição dos minaretes no país.

Nascimentos

1797 - Gaetano Donizetti, compositor de óperas italiano (m. 1848) Domenico Gaetano Maria Donizetti (Bérgamo29 de Novembro de 1797 — 8 de Abril de 1848 (50 anos)) foi um compositor de óperas italiano, um dos mais fecundos do Romantismo
Nasceu em Bergamo, numa família pobre sem tradições no mundo da música, mas em 1806, foi um dos primeiros alunos da escola caritativa de Bergamo. 
Donizetti iniciou os seus estudos musicais com Simon Mayr em Bérgamo e, em seguida com Mattei emBolonha. Nas suas primeiras peças compõe apenas composições religiosas num estilo restrito. 
Em 1814 regressa a Bergamo ficando responsável pela música na Igreja de Santa Maria Maggiore. 
Em 1818 é representada a sua primeira ópera, Enrico di Borgogna, em Veneza. O seu primeiro grande sucesso foi com a ópera Esule di Roma, estreada em 1828 em Nápoles
Donizetti é muito conhecido pelas suas óperas, mas também compôs outros tipos de música, como quartetos de cordas, obras orquestrais etc.

OUÇA
1901 - Mildred Harris, atriz estado-unidense (m. 1944). Mildred Harris (29 de novembro de 1901CheyenneWyoming — Los Angeles20 de julho de 1944) foi uma atriz estado-unidense. Foi a primeira mulher de Charles Chaplin.
Eliete Negreiros, cantora brasileira. Eliete Negreiros (29 de Novembro de 1951), é uma cantora brasileira ligada ao movimento cultural Vanguarda Paulista, do qual foi considerada "musa". Na década de 1970, viajou pelo México e EUA, apresentando-se como cantora de grupos de MPB. Ao retornar ao Brasil, gravou seu primeiro LP-solo em 1982, com produção de Arrigo Barnabé, com o qual também gravou a música "Uga uga", hit dos anos 80Embora tenha estudado música na infância, Eliete formou-se em filosofia pela USP.
Maria Paula, atriz e apresentadora de televisão brasileira. Maria Paula Fidalgo (Brasília, 29 de novembro de 1970), é uma atriz e apresentadora de televisão brasileira e foi casada com o músico João Suplicy, com quem teve um casal de filhos, Maria Luísa e Felipe.Em 1993, foi contratada pela Rede Globo, primeiramente para apresentar o game-show Radical Chic. O programa não durou muito, e logo foi deslocada para a apresentação do humorístico "Casseta & Planeta, Urgente!". Como atriz encenou três peças teatrais, Omelete, de Hamilton Vaz Pereira, "Decameron", de Otavio Muller, e As desgraças de uma criança, de Martins Pena, e dois filmes, Casseta & Planeta: A Taça do Mundo é Nossa, e Seus problemas acabaram!, junto com seus colegas de programa. e foi uma das protagonistas do filme Pernas pro Ar ao lado Ingrid Guimarães.
1977 - Maria Petrova, patinadora artística russa.
1979 - Lisi Benitez, modelo brasileira. Elisiane Santa Helena Benites, nascida em Porto Alegre, aos 29 de outubro de 1979 (31 anos), também conhecida como Piu-Piu, deixou o curso de ciências contábeis para trabalhar como modelo. Aos 27 anos fez seu primeiro ensaio sensual, para o site The Girl. Em fevereiro de 2008, fez ensaio nu para a revista Sexy, para cujas páginas voltou em outubro de 2008, desta vez com Dani Bolina e Gabi Monteiro. Mora em São Paulo desde 2006 e estuda jornalismoEm 2010, fez parte do elenco do reality show A Fazenda 3, da Rede Record, e conquistou o 3º lugar da competição, ganhando um KIA Picanto como prêmio. Atualmente, é repórter do programa Tudo é Possível.
    Andriy Vorobey, futebolista ucraniano.

    Falecimentos

    1924 - Giacomo Puccini, compositor italiano (n. 1858). Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini, mais conhecido como Giacomo Puccini(Lucca22 de dezembro de 1858 — Bruxelas29 de novembro de 1924) foi um compositor de óperas italiano. Suas óperas estão entre as mais interpretadas, até hoje, incluíndo La bohèmeToscaMadama Butterfly eTurandot. Algumas de suas árias, como "O mio babbino caro" de Gianni Schicchi, "Che gelida manina" de La bohème, "E lucevan le stelle" de Tosca e "Nessun dorma" de Turandot tornaram-se parte da cultura popular.  Em 1924, Puccini foi diagnosticado com câncer na garganta, e seguiu para Bruxelas para tratamento, onde morreu, a 29 de novembro do mesmo ano, deixando inacabada sua última ópera, Turandot.
    1960 - Octávio Mangabeira, engenheiro, professor e político brasileiro (n.1886). Otávio Mangabeira, nascido Octavio Mangabeira (Salvador, 27 de agosto de 1886Rio de Janeiro, 29 de novembro de 1960) foi um engenheiro, professor e político brasileiro. Foi governador da Bahia e membro da Academia Brasileira de Letras. Ministro da Justiça do presidente deposto Washington Luiz, é também exilado para Portugal, voltando somente em 1937. O Estado Novo força-o novamente a exilar-se, retornando apenas com a redemocratização, elegendo-se deputado constituinte em 1945, tendo sido o vice-presidente da Assembléia pela UDN - partido do qual foi um dos fundadores e primeiro Presidente, elegendo-se em seguida governador da Bahia.

    2005 - Manuel de Brito, coleccionador de Arte, livreiro e fundador da Galeria 111 em Lisboa (n. 1928). Um dos nomes mais importantes no incentivo às artes plásticas em Portugal. Manuel de Brito (1928, Rio de Janeiro – 29 de Novembro 2005, Lisboa), foi um dos primeiros e maiores galeristas e livreiros portugueses do século XXEm 1964 abre em Lisboa a Galeria 111, que terá sucursal no Porto (1971). Ao longo da vida, reúne cerca de 2000 obras de arte, desenho, pintura e escultura, uma das maiores e mais importantes colecções do país. Um ano depois do seu falecimento, o seu património ficará exposto no renovado Palácio dos Anjos, em Algés, no Centro de Arte – Colecção Manuel de Brito, fruto de um protocolo celebrado entre a família do galerista e a Câmara Municipal de Oeiras. Manuel de Brito assume em Portugal um papel preponderante como agente cultural sobretudo após a queda da ditadura, em consequência da Revolução dos Cravos. É uma figura singular na cultura portuguesa da segunda metade do século e uma personalidade única da vida cultural de Lisboa. Abaixo, a sede do Centro de Arte Manuel de Brito, em Lisboa.

    Feriados e eventos cíclicos


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.