quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 16 de setembro de 2011

Artista do dia: Thomas Ender (1793-1895)(Da comitiva da princesa Leopoldina)
Vista do Nussdorf no Danúbio
óleo sobre tela
, 29 x 38 cm



Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1620 - Com 27 m de comprimento, o barco Mayflower (flor de maio) parte de Plymouth, Inglaterra, levando 102 peregrinos, para dar início à colonização da Nova Inglaterra, na América do Norte. Começava assim, no peito e na raça, a colonização dos Estados Unidos da América do Norte. Devido a uma série de problemas no navio, viram-se obrigados a regressar por duas vezes, pouco depois de zarpar, para consertá-los. A viagem seria feita em dois navios: o Mayflower e o Speedwell, mas problemas de vedação no casco desse último impediram sua partida. Por causa disso, 20 passageiros desistiram da viagem, juntando-se os remanescentes no Mayflower. Numa terceira tentativa, saíram de Plymouth a 6 de Setembro e, finalmente, a 11 de novembro de 1620, o Mayflower chegou ao Cabo Cod, no atual estado de MassachusettsO navio transportava 102 passageiros, em sua maioria puritanos separatistas, que buscavam liberdade religiosa, longe do poder hegemônico da Igreja Anglicana. Os Peregrinos do Mayflower foram os primeiros colonos a se estabelecer iniciando o futuro Estados Unidos. Fundaram a cidade de Plymouth, que tornar-se-ia a capital da Colônia de Plymouth.

1769 - Sebastião José de Carvalho e Melo recebe o título de Marquês de Pombal pelo rei José I de Portugal. Representante do Despotismo esclarecido em Portugal no século XVIII, viveu num período da história marcado pelo iluminismo, tendo desempenhado um papel fulcral na aproximação de Portugal à realidade económica e social dos países do Norte da Europa, mais dinâmica do que a portuguesa.A sua administração ficou marcada por duas contrariedades célebres: o primeiro foi o Terramoto de Lisboa de 1755, um desafio que lhe conferiu o papel histórico de renovador arquitectónico da cidade. Pouco depois, o Processo dos Távoras, uma intriga com consequências dramáticas. Foi um dos principais responsáveis pela expulsão dos Jesuítas de Portugal e das suas colónias. Abaixo,  quadro "O Marquês de Pombal expulsando os jesuítas", assinado conjuntamente por Louis-Michel van Loo (1707-1771) e Claude-Joseph Vernet (1714-1789), dois grandes pintores da sua época, que representa o estadista, em 1759, no centro de uma cena de grande significado político e económico.

1944 - Tropas brasileiras da FEB ocupam Massarosa, Monte Castello e Montese, na Itália. Monte Castello não foi o mais sangrento, mas o mais dramático episódio envolvendo os pracinhas brasileiros na Segunda Guerra numa missão de honra, que era a de resgatar, no meio da neve, os corpos dos soldados mortos nas batalhas anteriores. Conta Joel Silveira: "Depois que o ataque a Monte Castelo chegou ao fim, às 17h30 do dia 21, o tenente Cleber pôde executar a tarefa específica para a qual fora designado: recolher os cadáveres dos soldados brasileiros, exatamente vinte e seis deles, que haviam tombado em Abetaia, quando do ataque frustrado a Monte Castelo, em 12 de dezembro de 1944. Passamos toda a manhã recolhendo os cadáveres. Também encontramos alguns alemães mortos, mas seus cadáveres escondiam armadilhas fatais. É que os nazistas defendiam a tese de que um deles, morto, ainda pode matar alguém."

1969 - É proibida no Brasil a música "Je t'aime... moi non plus". Trata-se de um dueto francês escrito por Serge Gainsbourg para Brigitte Bardot em 1967.  Em 1969, Gainsbourg gravou uma versão com seu amante, Jane Birkin. Alcançou o número um no Reino Unido, mas foi proibido em vários países devido ao seu conteúdo sexual. A canção foi regravada por vários artistas diferentes. A música é um reflexo do ambiente criado no mundo pelo Festival de Woodstock em agosto de 1969, exemplificando a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. O Brasil vivia o Ato Institucional nº5, assinado em dezembro de 1969 e a censura passou a agir firme sobre a vida das pessoas, regulando não só a atividade política como também a cultural, trazendo como consequência a proibição de livros, músicas, filmes e do conteúdo jornalístico. 

1993 - Primeira transmissão (original) nos EUA, na NBC, da série de televisão FrasierFrasier foi uma premiada sitcom norte-americana, uma spinoff derivada do personagem homônimo da série Cheers. O seriado estreou na rede norte-americana NBC a 16 de Setembro de 1993, e teve seu último episódio transmitido a 13 de Maio de 2004. Daí em diante, prossegue exibida até hoje nas TVs por assinatura. O programa foi uma das sitcoms mais premiadas da televisão americana de todos os tempos, ganhando 39 Emmys durante a sua exibição.

Nascimentos

1914 - Lupicínio Rodrigues, cantor e compositor brasileiro (m. 1974).  Torcedor do Grêmio, compôs o hino tricolor, em 1953: "Até a pé nós iremos / para que der e vier / Mas o certo é que nós estaremos / com o Grêmio onde o Grêmio estiver." Seu retrato está na Galeria dos Gremistas Imortais, no salão nobre do clube. Deixou cerca de uma centena e meia de canções editadas; outras centenas que compôs foram perdidas, esquecidas ou estão à espera de quem as resgate. Encontra-se sepultado no Cemitério São Miguel e Almas em Porto Alegre.

1956 - David Copperfield, mágico e ilusionista norte-americano. Seus feitos mais famosos são: fazer desaparecer a Estátua da Liberdade (num programa de televisão - os assistentes ao vivo participavam na ilusão e sabiam como era feita), levitar sobre o Grand Canyon, sair de uma camisa de força e passar através da Muralha da China.

Andréa Beltrão, atriz brasileira. Iniciou a carreira no Teatro Tablado em 1978. o teatro foi fundado por Maria Clara Machado, onde Andréa estreou interpretando o personagem João Grilo, da peça O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. No início da década de 1980, integrou diversos grupos teatrais, entre eles o Arco da Velha, em que realizou trabalhos em orfanatos e hospitais infantis, o Manhas e Manias, que recebeu ao todo 13 prêmios por seus espetáculos infantis, e o Manhas de Cabaré, que promoveu a reforma do teatro Gláucio Gil com espetáculos de dança, música e cursos de teatro. Recebeu o Prêmio Shell de melhor atriz pela peça A Prova (2002), dirigida por Aderbal Freire Filho. Em junho de 2005, junto com a amiga Marieta Severo, inaugurou o Teatro Poeira, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Em 2008, ganhou novamente o prêmio de melhor atriz, desta vez por sua atuação, ao lado de Marieta Severo, na peça As Centenárias (foto abaixo), de Newton Moreno.

1971 - Amy Poehler, atriz norte-americana. Amy Meredith Poehler (nascida em 16 de setembro de 1971) é uma comediante e atriz estadunidense. Ela foi um membro do elenco do programa de televisão Saturday Night Live de 2001

Carolina Dieckmann, atriz brasileira. Aos treze anos jogava bola numa praia em Búzios com os irmãos, quando foi convidada por Antônio Velasquez, da Agência Class, para tornar-se modelo. Participou de algumas campanhas publicitárias até passar no teste para atuar na minissérie Sex Appeal (1993), em que fez sua primeira personagem na TV, Claudinha. Em 1995 integrou o primeiro elenco de Malhação onde intrepretava Juliana (Juli) uma adolescente rebelde. Daí em diante enfileirou uma série de interpretações em novelas da Globo até chegar a "Fina Estampa", em exibição atualmente.

1983 - Anne Keothavong, tenista inglesa. 


Falecimentos

1896 - Carlos Gomes, compositor brasileiro (n. 1836). Ao completar 23 anos, já apresentara vários concertos, com o pai. Moço ainda, lecionava piano e canto, dedicando-se, sempre, com afinco, ao estudo das óperas, demonstrando preferência por Giuseppe Verdi. Era conhecido também em São Paulo, onde realizava, freqüentemente, concertos, e onde compôs o Hino Acadêmico,[1] ainda hoje cantado pela mocidade da Faculdade de Direito. A parte mais esquecida de sua música, embora a mais sensível e romântica é a modinha, que compôs em quantidade, na primeira fase de sua vida. Abaixo, uma delas, a única que ficou conhecida do público.

1977 - Maria Callas, cantora lírica estadunidense de origem grega (n. 1923). Maria Callas (Nova Iorque, 2 de dezembro de 1923Paris, 16 de setembro de 1977) foi uma cantora lírica americana de ascendência grega, considerada a maior celebridade da Ópera no século XX e a maior soprano de todos os tempos. Apesar de também famosa pela sua vida pessoal, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto, estreladas por ela.

Feriados e eventos cíclicos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.