sábado, 3 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 4 de setembro de 2011

Artista do dia: Pedro Alexandrino Borges (1956 a 1942)


Fontes:Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

  476 - Queda de Roma, delimitando o início da Idade Média. Em geral, a expressão queda do Império Romano refere-se ao fim do Império Romano do Ocidente, ocorrido em 476 d.C., com a tomada de Roma pelos hérulos, uma vez que a parte oriental do Império, que posteriormente os historiadores denominariam Império Bizantino, continuou a existir por quase mil anos, até 1453, quando ocorreu a Queda de Constantinopla. A queda do Império Romano do Ocidente foi causada por uma série de fatores, entre os quais as invasões bárbaras que causaram a derrubada final do Estado.

  • 1781 - Fundação de Los Angeles, com o nome de El Pueblo de Nuestra Señora La Reina de los Ángeles de Porciúncula.
1842 - Casamento de Pedro II do Brasil com a princesa napolitana Teresa Cristina Maria de BourbonDona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, cujo nome completo em italiano era Teresa Cristina Maria Giuseppa Gasparre Baltassarre Melchiore Gennara Rosalia Lucia Francesca d'Assisi Elisabetta Francesca di Padova Donata Bonosa Andrea d'Avelino Rita Liutgarda Geltruda Venancia Taddea Spiridione Rocca Matilde (Nápoles, 14 de março de 1822 - Porto, 28 de dezembro de 1889), foi uma princesa do reino das Duas Sicílias, do ramo italiano da Casa de Bourbon, e a quarta e última imperatriz-consorte do Brasil, esposa do imperador Dom Pedro II. Foi a mãe de D. Isabel e D. Leopoldina, princesa imperial do Brasil e princesa do Brasil, respectivamente. Não resistiu à humilhação da perda do trono e morreu em Portugal, um mês após o exílio.
1888 - George Eastman registra a marca Kodak e recebe a patente por sua câmera que usa rolo de filme. Seu antecessor, o Daguerreótipo, já existia desde 1837 e a fotografia não era nenhuma novidade, sendo encontrada até em romances de Júlio Verne como em "O Aprendiz de Robinson". A diferença é que Eastman usava o sistema pancromático, que permitia a fixação da imagem em fração de segundos, ou o "instantâneo", como os fotógrafos passaram a chamar o processo além do que o uso de filme acabava com o incômodo de se gravar a imagem em placas de vidro. Já seus antecessores usavam o processo ortomático, em que o objeto (ou pessoa) tinha de ficar um longo tempo imóvel diante da câmera, até que a imagem ganhasse consistência e definição.  Ambos os processos caminharam juntos ao longo do tempo.
Por volta de 1950, ainda eram encontrados daguerreótipos para fazer medalhões a partir de originais Kodak. E os fotógrafos profissionais faziam provas em papel solar sépia, onde a imagem do negativo era transferida sob a luz do sol, com alguns minutos de exposição.
1969 - Militantes do MR-8 seqüestram o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, do qual participaram, entre outros, o ex ministro de Lula, Franklin Martins e o político Fernando Gabeira (ver anos de chumbo). O objetivo era conseguir a libertação de 15 presos políticos, que eram Luís Travassos, José Dirceu e Vladimir Palmeira, líderes estudantis; José Ibrahin, líder sindical operário; Flávio Tavares, jornalista; Gregório Bezerra, dirigente do PCB em Pernambuco e um dos primeiros presos após o golpe militar; Onofre Pinto, dirigente da VPR e ex-militar; Ricardo Vilas Boas, músico e integrante da Dissidência/MR-8; Ricardo Zaratini, engenheiro ligado a movimentos sindicais do Nordeste; Rolando Fratti, do PCB; Agonalto Pacheco, da ALN; Mário Zanconato, do COLINA;Ivens Marchetti, do MR-8; Leonardo Rocha, da ALN e a única mulher do grupo, Maria Augusta Carneiro, do MR-8 e da Dissidência. O episódio do sequestro originou mais tarde o filme "O que é isso companheiro?".
1998 - Criado o site de pesquisas Google. O mundo nunca mais voltaria a ser o mesmo.O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo e processa mais de um bilhão solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias. O rápido crescimento do Google desde sua incorporação culminou em uma cadeia de outros produtos, aquisições e parcerias que vão além do núcleo inicial como motor de buscas. A empresa oferece softwares de produtividade online, como o software de e-mail Gmail, e ferramentas de redes sociais, incluindo o Orkut e, mais recentemente, o Google Buzz e o Google+. Os produtos do Google se estendem à área de trabalho, com aplicativos como o navegador Google Chrome, o programa de organização de edição de fotografias Picasa e o aplicativo de mensagens instantâneas Google Talk. Notavelmente, o Google também lidera o desenvolvimento do sistema operacional móvel para smartphones Android, usado em celulares como o Nexus One e o Motorola Droid.  

Nascimentos

1904 - Maria Amélia Carvalheira, escultora portuguesa especializada em arte sacra (m. 1998).
1931 - Aldo Rossi, arquiteto e teórico italiano (m. 1997). Era conhecido por usar formas puras: cubosesferascones, etc. Seus principais livros foram: "Arquitetura da cidade" e "Autobiografia científica". O último escreveu praticamente em um hospital depois de passar vários meses nele devido a um acidente. Para referir-se a uma espécie de construção, ele criou o termo "Genius Locci". O termo genius loci não foi inventado por Aldo Rossi, embora ele o cite no seu livro A Arquitectura da Cidade a propósito das construções romanas. Os Romanos entendiam que um edifício só deveria ser construído se o lugar a ele destinado estivesse sob a protecção do genius loci, uma divindade ou o espírito do lugar. Saiba mais
Carmit Bachar, cantora e dançarina norte-americana, ex-integrante das Pussycat Dolls.
Beyoncé Knowles, cantora e atriz norte-americana. Beyoncé Giselle Knowles (Houston, 4 de Setembro de 1981), mais conhecida simplesmente como Beyoncé, é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, coreógrafa, arranjadora vocal, produtora, diretora de vídeo e empresária americana nascida e criada em Houston, no Texas. Cantora desde a infância, Beyoncé se tornou conhecida no ano de 1997, como vocalista do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que mundialmente já vendeu mais de 50 milhões de discos. Em 2011 durante a premiação do Billboard Music Awards, Beyoncé recebeu o premio de Billboard Millennium Award. Em 2011 a revista Forbes listou as mulheres afro-americanas mais poderosas nos Estados Unidos e colocou Beyoncé em primeiro de sua lista.
1984 - Camila Bordonaba, atriz e cantora argentina.
1990 - Stefanía Fernández, modelo venezuelana. Em 23 de Agosto de 2009, Stefanía foi coroada Miss Universo, nas Bahamas, sendo a sexta venezuelana em conquistar a coroa e a primeira ganhadora do Miss Universo a ser coroada por uma compatriota . Esta vitória inédita foi registrada pelo Guinness World Records .

Falecimentos

1907 - Edvard Grieg, compositor norueguês (n. 1843)
1995 - Paulo Gracindo, ator brasileiro, o "Coronel Odorico Paraguaçú" de "O Bem Amado". (n. 1911). Paulo Gracindo se considerava alagoano, pois foi viver em Maceió ainda bebê. Sonhava ser ator, o pai era um obstáculo, e lhe dizia No dia em que você subir a um palco, saio da plateia e te arranco de lá pela gola. Paulo Gracindo respeitou a proibição até a morte do pai. Morreu aos 84 anos. Encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro. É pai do também ator Gracindo Júnior, e avô dos atores Gabriel Gracindo, Pedro Gracindo e Daniela Duarte.
Fernando Torres, ator brasileiro (n. 1927) Abaixo, a família de estrela: Fernanda Torres, a filha; Fernando Torres, o pai; e Fernanda Montenegro, a mãe.

    Feriados e eventos cíclicos

    Para os Judeus, hoje é o dia da Criação. Abaixo, quadro de Michelangelo com alegoria da criação do homem.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.