terça-feira, 27 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 28 de setembro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

551 a.C. - Nasce o filósofo chinês Confúcio (Kung-Fu-Tse). Confúcio (em chinês: 孔子, pinyinKǒngzǐTsou551 a.C. - Qufu479 a.C.) é o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tse ou Kung-Fu-Tzu (chinês: 孔夫子; pinyin: Kǒng Fūzǐ, literalmente "Mestre Kong"). Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teóricopolítico. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental. 
Conhece-se muito pouco da sua vida. Parece que os seus antepassados foram de linhagem nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo. Na sua época, a China estava praticamente dividida em reinos feudais cujos senhores dependiam muito pouco do rei. 
A sua filosofia enfatizava a moralidade pessoal e governamental, a exatidão nas relações sociais, ajustiça e a sinceridade. Estes valores ganharam destaque na China sobre outras doutrinas, como oLegalismo (法家) ou o Taoísmo (道家) durante a Dinastia Han[1] (206 a.C. - 220 d.C.). O confucionismo foi introduzido na Europa pelo jesuíta italiano Matteo Ricci, que foi o primeiro a latinizar o nome como "Confúcio".


1871 - Entra em vigor a Lei do Ventre Livre no Brasil. Foi o gabinete do Visconde do Rio Branco, do Partido Conservador, que promulgou a primeira lei abolicionista, a Lei do Ventre Livre, em 28 de setembro de 1871. Em defesa da lei, o Visconde do Rio Branco apresenta a escravidão como uma "instituição injuriosa", menos para os escravos e mais para o país, sobretudo para sua imagem externa.
"§ 1.º da lei 2040:- Os ditos filhos menores ficarão em poder e sob a autoridade dos senhores de suas mães, os quais terão a obrigação de criá-los e tratá-los até a idade de oito anos completos. Chegando o filho da escrava a esta idade, o senhor da mãe terá opção, ou de receber do Estado a indenização de 600$000, ou de utilizar-se dos serviços do menor até a idade de 21 anos completos. No primeiro caso, o Governo receberá o menor e lhe dará destino, em conformidade da presente lei."


1885 - Lei do Sexagenário: libertação de todos os escravos com mais de 60 anos. Ceará e Amazônia libertaram seus escravos em 1885. A decisão do Ceará aumentou a pressão da opinião pública sobre as autoridades imperiais. Em 1885, o governo cedeu mais um pouco e promulgou a Lei Saraiva-Cotegipe, que regulava a "extinção gradual do elemento servil". A Lei Saraiva-Cotegipe ficou conhecida como a Lei dos Sexagenários. Nascida de um projeto do deputado baiano Rui Barbosa, esta lei libertou todos os escravos com mais de 60 anos, mediante compensações financeiras aos seus proprietários mais pobres para que ajudassem esses ex-escravos. Porém, esta parte da lei jamais foi cumprida e os proprietários de escravos jamais foram indenizados. Os escravos que estavam com idade entre 60 e 65 anos deveriam "prestar serviços por 3 anos aos seus senhores e após os 65 anos de idade seriam libertos". As zonas recentemente desbravadas do oeste paulista se revelavam mais dispostas à emancipação total dos escravos: ricas e prósperas, já exerciam grande atração sobre os imigrantes, mais bem preparadas para o regime de trabalho assalariado.
Hey Jude, dos Beatles, torna-se a canção mais longa a atingir o topo das paradas de sucesso. A canção foi escrita em junho de 1968, quando Paul McCartney foi visitar Cynthia Lennon e seu filho Julian. Após o interesse de John em Yoko Ono e o pedido de divorcio de Cynthia, Paul como amigo do ex-casal, sentiu que precisava dar seu apoio a ela. Segundo Paul no The Beatles Anthology: "Eu achei que como amigo da família eu poderia ir a casa deles dizer que tudo ficaria bem, tentar animá-los e ver como estavam. Eu dirigi cerca de uma hora. Eu costumava desligar o radio nessas viagens e cantarolar, vendo se conseguia compor canções. Então comecei a cantar - 'Hey Jules - don't make it bad, take a sad song, and make it better...' – como uma mensagem de esperança para Julian. Tipo, ‘qual é cara, seus pais estão se divorciando, sei que não esta feliz, mas você ficará bem.’ Depois eu mudei o nome de Jules para Jud, que era um personagem em Oklahoma! e eu gostei do nome.”   Ouça
1992 - A Câmara dos Deputados aprova a abertura do processo de impeachment de Fernando Collor de Mello, Presidente da República. Pressionada pelas manifestações públicas, a Câmara autorizou a abertura do processo de impeachment por 441 votos a 38. Houve uma abstenção e 23 ausências. Em 2 de outubro, Collor foi afastado temporariamente da presidência. Collor renunciou ao cargo de presidente em 29 de dezembro de 1992, pouco antes de ser condenado pelo Senado por crime de responsabilidade. Em seu lugar assumiu o então vice-presidente, Itamar FrancoO impeachment interrompeu o primeiro governo eleito diretamente após 29 anos e marcou ainda o cenário político mundial, já que Collor foi o primeiro presidente na América Latina a ser destituído do cargo por este processo. Ele teve ainda seus direitos políticos cassados, tornando-se inelegível por oito anos. Costuma-se dizer que o povo só entra na História pela porta dos fundos. O impeachment de Collor e a campanha pelas Diretas Já foram os raros momentos em que o povo entrou pela porta da frente, arrastando a classe política em direção às aspirações populaes.

Nascimentos

58 a.C. - Livia Drusilla, esposa do imperador romano César Augusto (m. 29). Lívia Drusa Augusta (em latim: Livia Drusa Augusta; 58 a.C. - 29), também chamada de Lívia Drusila (Livia Drusilla) foi a mulher do imperador romano Augusto, e uma das mulheres mais poderosas da história da Roma Antiga. Foi mãe do imperador Tibério, avó de Germânico e do imperador Cláudio e bisavó de Calígula. Depois da morte de Augusto em 14, Lívia é designada como herdeira no testamento. No entanto, Tibério há muito que se encontrava de relações cortadas com a mãe e retirou-lhe toda a herança e demais privilégios concedidos. Quando Livia morre em 29, Tibério cancela o testamento dela e apropria-se de toda a herança, vetando, ao mesmo tempo, todas as honras que lhe foram concedidas pelo senado romanoO neto Cláudio reabilitou a sua memória. Por ordem, Lívia foi deificada e recebeu postumamente o título de Augusta, concedido pelo marido.
1686 - Cosmas Damian Asam, pintor, escultor e arquiteto alemão (m. 1739). Cosmas Damian Asam (Benediktbeuern, 29 de Setembro de 1686-Munique, 10 de Maio de 1739 (52 anos)) foi pintor e arquitecto alemão do final do período Barroco. Estudou em 1711 Roma na Accademia di San Luca com Carlo MarattaTrabalhou com o seu irmão, Egid Quirin os seus projectos conjuntos são normalmente atribuídos aos Irmãos Asam. Estes incluem a Igreja Asam (Asamkirche) em Munique e a Catedral de São Jacob em InnsbruckOs irmãos Asam trabalharam na Baviera, Baden-Würrtemberg e Áustria. O asteróide 43751 Asam, recebeu a sua denominação em homenagem ao irmãos Asam. Veja imagens dos trabalhos dos irmãos Asam
1792 - Johann Georg Hiedler, avô paterno de Adolf Hitler (m.?). Filho de Martin Hiedler (17 de Novembro de 1762 - 10 de Janeiro de 1829) e Anna Maria Goschl (23 de Agosto de 1760 - 7 de Dezembro de 1854), ele ganhava a vida como moleiro ambulante. Casou com a sua primeira mulher em 1824 mas ela morreu de parto 5 meses depois. Em 1842 ele casou com Maria Anna Schicklgruber e tornou-se o padrasto do seu filho de 5 anos de idade Alois, uma criança ilegítima que mais tarde reividicou ser o filho natural de Johann. Em 1876, quase vinte anos depois da sua morte, foi declarado que Alois era legalmente o filho de Johann GeorgDesta forma, Johann Georg Hiedler é uma das três pessoas mais citadas por modernos historiadores como possivelmente sendo o verdadeiro avô de Adolf Hitler. Os outros dois são Johann Nepomuk Hiedler, o irmão mais novo de Johann Georg, e um judeu de Graz com o nome de Frankenberger. Na década de 1950, esta terceira possibilidade era popular entre historiadores, mas historiadores modernos agora acham a tese pouco provável dado que os judeus foram expulsos de Graz no século XV e só foi permitido o seu regresso na década de 1860, várias décadas depois do nascimento de Alois.
Prosper Mérimée, dramaturgo, historiador e arqueólogo francês (m. 1870). É um desses casos em que a obra se tornou mais conhecida que o próprio escritor.Merimée foi autor do livro Carmen (1845) - A mais famosa de suas novelas, narra a história de uma bela cigana infiel que é morta pelo amante, um oficial espanhol. Em 1875, foi transformada em ópera, por Georges Bizet, além de vários filmes. Mas o livro e o autor, perderam-se no tempo.
Al Capp, cartunista e escritor norte-americano (m. 1979). Al Capp é o pseudônimo por que ficou conhecido o cartunista, escritor e conferencista norte-americano Alfred Gerald Chaplin (28 de Setembro de 1909 - 1979), criador de Ferdinando e da Família Buscapé, alguns dos seus mais importantes personagens de histórias em quadrinhos.
1934 - Brigitte Bardot, atriz francesa. Brigitte Anne-Marie Bardot (Paris, 28 de Setembro de 1934) é uma atriz e cantora francesa. Conhecida mundialmente por suas iniciais, BB, é considerada o grande símbolo sexual dos anos 50 e anos 1960. Tornou-se ativista dos direitos animais, após se retirar do mundo do entretenimento e se afastar da vida pública. Brigitte Bardot estreou no cinema aos 17 anos no filme Le Trou normand (1952) e no mesmo ano, após dois anos de namoro à revelia dos pais, casou-se com Roger Vadim. Em seu segundo filme, Manina, la fille sans voile , suas cenas de biquíni fizeram com que seu pai recorresse à Justiça para impedir que as cenas fossem levadas ao cinema, sem sucesso. Na moralista Hollywood dos anos 1950, onde o maior símbolo sexual, Marilyn Monroe, no máximo havia aparecido nas telas de maiô, seu perfil erótico a transformou numa aposta arriscada para os estúdios, e isso, além de seu sotaque e seu inglês limitado, a impediram de fazer uma grande carreira no cinema dos Estados Unidos. De qualquer modo, ela se tornou a mais famosa atriz européia nos Estados Unidos e permanecer na França beneficiou sua imagem. Durante a década de 1960, quando a Europa, principalmente Londres e Paris, começou a ser o novo centro irradiador de moda e comportamento e Hollywood saiu por um tempo da luz dos holofotes, ela acabou eleita a deusa sexual da década. Verdadeiro ou falso, nesta época se dizia que Brigitte Bardot era mais importante para a balança comercial francesa que as exportações da indústria automobilística do pais.
1952 - Sylvia Kristel, atriz holandesa. Iniciou seu trabalho como modelo aos 17 anos mas inicialmente planejava ser professora. Tornou-se conhecida mundialmente interpretando a personagem principal na série de filmes eróticos Emmanuelle. "Undressing Emmanuelle", sua autobiografia, conta a história de alguém que lidou com a fama, o álcool, a cocaína, exploração, luxos, casamentos e ainda lutou contra um câncer. Silvia Kristel hoje se dedica a pintar quadros e vive modestamente em Amsterdã.
1962 - Thereza Collor, viúva do empresário Pedro Collor de Mello.  Maria Thereza Pereira de Lyra Collor de Mello Halbreich, ou simplesmente Thereza Collor, é uma empresária e estilista brasileira. É muitas vezes citada como socialite, por diversos fatores, embora sempre recuse esse rótulo. Quando criança e adolescente era frequentemente referida como patricinha. Assim como o marido, teve papel proeminente nos episódios que levaram ao impeachmet de seu cunhado, o ex Presidente Fernando Collor de Mello. Já foi designer de joias, e mais tarde proprietária da butique de roupas "The". Em 2002, iniciou o trabalho na área de moda, mais especificamente na alta costura, mas por razões financeiras a loja terminou entrando em falência. Apaixonada por antiguidades, costuma fazer viagens a destinos exóticos da África e Ásia. É de lá que hoje em dia ela traz seus objetos de prata (atualmente tem mais de meia tonelada deles), aos quais já declarou ser a nova paixão.
Mira Sorvino, atriz norte-americana. Mira Sorvino (Mira Katherine Sorvino, Tenafly, Nova Jérsei, 28 de setembro de 1967) é uma atriz norte-americana. Em 1996 ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante e o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em cinema pelo filme Mighty Afrodite, de 1995. Seu pai é o ator Paul Sorvino.
Guta Stresser, atriz brasileira. Guta começou no teatro em Curitiba, aos 13 anos de idade, desde então tem vários trabalhos reconhecidos por público e crítica como: O Vampiro e a Polaquinha, de Dalton Trevisan com direção de Ademar Guerra, espetáculo este que foi o maior sucesso da história do teatro paranaense; O Casamento de Nelson Rodrigues com direção de Antonio Abujamra e João Fonseca; Mais Perto, de Patrick Marber. com direção de Hector Babenco; Rita Formiga, de Maria Gladys e Domingos de Oliveira, que além de autor também dirige o espetáculo; e Primeira Chuva no Deserto, de Ana Paula Pedro, com direção de Camilla Amado. Se notabilizou pela personagem Bebel Carrara no programa A Grande Família, da Rede Globo. Abaixo, em episódio de "A Grande Família".
Joana Duarte, atriz portuguesa. 

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Religiosos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.