sábado, 24 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 25 de setembro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

233 - Alexandre Severo é derrotado pelos persas durante a reconquista de uma província romana na Mesopotâmia (atual Iraque). Marco Aurélio Severo Alexandre (em latimMarcus Aurelius Severus Alexandrus), vulgarmente designado por Alexandre Severo (Arca CaesareaPalestina1 de Outubro de 208 - 18 de Março? de235) foi o último dos imperadores da dinastia dos Severos. Reinou de 222 a 235. Bem intencionado mas sem apoio político e militar, morreu assassinado durante um motim da XXII legião Primigenia. Tratou de maneira afável os cristãos. Foi sucedido por Maximino Trácio. Após ele, veio uma série de governantes, numa disputa sangrenta pelo poder, enfraquecendo o império romano.
1513 - Balboa descobre o Oceano PacíficoImportantes migrações humanas ocorreram no Pacífico em épocas pré-históricas, nomeadamente as dos polinésios a partir da margem asiática do oceano para o Taiti e depois para o Havaí, a Nova Zelândiae a Ilha da Páscoa.O oceano foi avistado pelos europeus no início do século XVI, inicialmente pelo explorador espanhol Vasco Núñez de Balboa, que cruzou o Istmo do Panamá em 1513 e nomeou-o como Mar del Sur (Mar do Sul), e depois pelo explorador português Fernão de Magalhães, que navegou o Pacífico durante a sua circum-navegação entre 1519 e 1522. Balboa chegou ao Pacífico por terra, cruzando a América Central, enquanto Fernão de Magalhães alcançou o oceano no Sul da Argentina, pelo estreito que leva o seu nome.
Carlos Lacerda e João Goulart emitem nota conjunta no Uruguai defendendo a Frente Ampla. A Frente Ampla foi um grupo político reunindo Carlos Lacerda e seus antigos adversários Juscelino Kubitschek e João Goulart contra o Regime Militar de 1964, e surgiu a partir de 1966.  Na evolução dos acontecimentos, começou a se aproximar do movimento estudantil e trabalhista, enfatizando a luta contra a política salarial. Promoveu comícios em Santo André, em dezembro, que se tornou a maior manifestação operária do Brasil até então, e em Maringá, em abril de 1968, reunindo mais de 15 mil pessoas, com apoio do movimento estudantil. No dia 5 de abril de 1968, através da Portaria nº 177 do Ministério da Justiça, o presidente da república, Costa e Silva, proibiu todas as atividades da Frente Ampla, ordenando à Polícia Federal que detivesse todos aqueles que violassem a proibição. Foi uma tentativa séria e válida para se estabelecer o diálogo com a sociedade civil. Oito meses depois, viria o Ato Institucional nº5, com o fechamento do regime e os anos de chumbo. Abaixo, capa de livro analisando os os acontecimentos, onde aparecem os três mentores da Frente.
2006 - Estréia nos EUA a série de televisão HeroesHeroes é uma série de televisão dramática americana, criada por Tim Kring, que estreou na NBC no dia25 de setembro de 2006. A série conta a história de pessoas comuns que descobrem ter habilidades especiais, tais como telepatia, capacidade para voar, etc. Esses indivíduos apercebem-se que estão conectados e de que têm por missão evitar a realização de desastres normalmente previstas nas imagens feitas por pintores com o dom de precognição.

Nascimentos

1613 - Claude Perrault, botânico, médico e arquiteto francês (m. 1688Claude Perrault (Paris25 de setembro de 1613 — Paris, 9 de outubro de 1688) foi um naturalistamédico earquitecto francês. Foi irmão de Charles Perrault, um escritor famoso por seus contos de fadas (Cinderela, entre outros). Desenhou a fachada nascente do Louvre, obra prima do barroco, assim como o observatório de Paris, o arco de triunfo de Faubourg-St. Antoine, entre outros. Apesar da magistralidade que provou ter como arquitecto, o seu curriculo é particularmente pequeno ao lado de outros arquitectos como Louis Le Vau ou François Mansart, seus contemporâneos. Abaixo. a fachada oriental do Louvre.
1725 - Nicolas-Joseph Cugnot, inventor francês, que construiu o que poderá ter sido o primeiro veículo com auto-propulsão do mundo (m. 1804).   E o que é mais, essa geringonça andava... Este veículo tinha capacidade para carregar até 4 toneladas à velocidade de 4 km por hora; tinha dois pares de rodas atrás e um na frente que suportavam a caldeira e era dirigido por um leme. Em 1771, o seu veículo bateu contra uma parede de tijolos, ficando conhecido como o primeiro acidente de automóvel do mundo.
1884 - Roquette-Pinto, médico, professor, antropólogo, etnólogo e ensaísta brasileiro, considerado o pai da radiodifusão no Brasil (m. 1954). No ano que comemorou o I Centenário da Independência do Brasil, ocorreu no Rio de Janeiro, por ser, na época, a capital federal, uma grande feira internacional, que recebeu visitas de empresários americanos trazendo a tecnologia de radiodifusão para demonstrar na feira, que nesta época era o assunto principal nos Estados UnidosPara testar o novo meio de comunicação, os americanos instalaram uma antena no pico do morro do Corcovado (onde atualmente é o Cristo Redentor). A primeira transmissão radiofônica no Brasil foi um discurso do presidente Epitácio Pessoa, que foi captado em Niterói, Petrópolis, na serra fluminense e em São Paulo, onde foram instalados aparelhos receptores. A reação de Roquette-Pinto a essa tecnologia foi: "Eis uma máquina importante para educar nosso povo"Roquette-Pinto e conseguiu convencer a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos. Foi criada a primeira rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1922, e dirigida por Roquette-Pinto - atual Rádio MEC.
1929 - Barbara Walters, primeira mulher a apresentar um telejornal. Barbara Walters é conhecida pelos anos em que trabalhou no programa de notícias 20/20, junto com o apresentador Hugh Downs, desde 1979. Em 1999, ela se tornou a única apresentadora do telejornal. Depois foi apresentadora do programa de debate feminino The View, acumulando com a função de produtora executiva. Ela segue as linhas do jornalismo de personalidade, especialidade de Edward R. Murrow e é famosas por suas entrevistas em profundidade: a entrevista que fez com Monica Lewinsky (a amante do presidente Bill Clinton) foi a que teve maior audiência da história da televisão nos EUA. 
1948 - Glória Pérez, autora de telenovelas brasileira. O início de fato de sua carreira se deu em 1983 quando foi colaboradora de Janete Clair, em Eu Prometo. Mas antes, a autora já tinha escrito um episódio para a série Malu Mulher, em 1979, que nunca chegou a ser gravado. Esse script chegou 'as mãos de Janete, que se interessou pelo seu trabalho e a chamou para ser colaboradora de sua próxima (e também última) novela. Janete, com problemas de saúde, escreveu até o capítulo 60. Com o falecimento da autora titular, Glória cumpre a promessa e leva a história até o fim, com supervisão de texto de Dias GomesEm 2009, Glória lançou sua mais recente telenovela, Caminho das Índias, que teve como temática a cultura indiana. No mesmo ano, foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Abaixo, Isis Valverde em Caminho das Índias.
Heather Locklear, atriz e modelo norte-americana. Heather Deen Locklear, (Westwood25 de setembro de 1961) é uma atriz norte-americana, que atuou em "Paixão de Aluguel" ao lado de Hilary Duff e Chris Noth (Mr. Big, do seriado Sex and the City). Ficou famosa mesmo participando da série Carro Comando nos anos 1980, e de Melrose nosanos 1990. Fez uma pequena participação no seriado Hannah Montana, como Heather Truscott, mãe de Lilly.
1969 - Catherine Zeta-Jones, atriz britânica. Catherine Zeta-Jones CBE (Swansea, 25 de setembro de 1969) uma atriz e cantora britânica nascida no País de Gales vencedora do Oscar de melhor atriz (coadjuvante/secundária) de 2003 por sua atuação no filme "Chicago".
Clea DuVall, atriz norte-americana. A atriz ao longo de sua carreira, participou de diversos filmes de terror e algumas pontas em séries, tem como trabalhos mais marcantes suas participações em séries como Heroes e Carnivale, no qual fez a cartomante Sofie.


Mao Asada, patinadora artística japonesa.  Mao Asada (em japonês: 浅田 真央 Asada Mao?) (Nagoya, Aichi, 25 de setembro de 1990) é uma patinadora artística japonesa. Asada compete no individual feminino. Seus principais resultados são a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver, e as medalhas de ouro nos Campeonatos Mundiais em 2008 e 2010.

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Dia da Radiodifusão (Brasil).

Santos do dia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.