terça-feira, 13 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 14 de setembro de 2011

Artista do dia: João Batista Castagneto (1851-1900)
Chalupa na Praia de Paquetá
óleo s/tela, ass.1898 - 35 x 77 cm.
último lance: R$ 120.750,00 (US$ 109,750)
Leilão de agosto de 1997



Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1917 - Extinto o csarismo, a Rússia é oficialmente proclamada uma república. Inicia-se um longo caminho de 70 anos, no qual, passo a passo, todos os princípios da Revolução Russa foram negados, substituídos que foram por uma ditadura sangrenta, que, por fim, consolidou o poder nas mãos de Joseph Stalin.

  • 1927 - [Sismo|Terremoto]] subaquático abala o Japão, com mais de 100 mortos.
1956 - Marilyn Monroe faz sua famosa cena no filme O Pecado Mora ao Lado, tendo sua saia levantada pelo vento do metrô. O famoso vestido branco que Marilyn Monroe usou na cena da ventilação do metrô no filme "O pecado mora ao lado", foi leiloado no último mês de junho por 4,6 milhões de dólares, superando em muito as estimativas. O vestido do filme, que estreou em 1955, estava avaliado entre um e dois milhões de dólares e fazia parte da coleção particular da atriz Debbie Reynolds. A peça criada pelo americano William Travilla fez de Marilyn Monroe um símbolo sexual e deu à sétima arte uma de suas cenas mais lendárias. Clique na imagem para ampliar.

2000 - Lançamento do Windows Millenium/Windows Me, pela empresa de Bill Gates . Foi um dos fracassos Microsoft, sendo substituido rapidamente pelo Windows XP.

Nascimentos

1914 - Lída Baarová, atriz tcheca (m. 2000). Mais do que por seu talento artístico, ela ficou conhecida por ser acompanhante de Joseph Goebbels, o todo poderoso Ministro da Propaganda de Adolfo Hitler. Na Tchecoslováquia, Baarova enfrentou uma sentença de morte por seu trabalho com os alemães durante a guerra, mas ela foi capaz de provar que trabalhava na Alemanha antes da guerra e recebeu apenas uma sentença de prisão. Na prisão, ela era frequentemente visitada por Jan Kopecky, que, como muitos outros, era apaixonado por ela. Kopecký era um parente próximo de um político de destaque no governo pós-guerra da Tchecoslováquia que arranjou sua liberação da prisão. Jan Kopecky e Lida Baarova se casaram em 1949 e formaram uma trupe itinerante de marionetes, antes que eles escaparam para a Áustria. De lá, Lida emigrou para a Argentina Quanto a Kopecký, deixou para trás Lída para se recuperar no sanatório do Dr. Lundwall.


1937 - Renzo Piano, arquiteto italiano. Renzo Piano (Gênova, 14 de setembro de 1937) é um arquiteto italiano. Partidário da arquitetura high-tech, sua obra mais conhecida é o Centro Georges Pompidou, em Paris. A Arquitetura High Tech, ou de Alta Tecnologia, é uma corrente da arquitetura, emergente nos anos 70, muito centrada no emprego de materiais de tecnologia avançada nas construções, como o próprio nome indica. Historiadores classificam-na dentro de um chamado Tardo-modernismo, juntamente com outras atitudes estéticas, como o Slick-tech, numa alusão aos valores contrapostos às atitudes pós-modernas associadas a este tipo de intervenção que caracteriza a High Tech. Um exemplo famoso deste tipo de arquitetura é o já citado Centro Pompidou em Paris (foto abaixo).
1948 - Vera Gimenez, atriz brasileira. Vera Regina Oliveira Gimenez (São Paulo, 14 de setembro de 1948) é uma atriz brasileiraFoi casada com o ator Jece Valadão e é mãe da apresentadora Luciana Gimenez e do ator Marco Antônio Gimenez. Segundo a própria Vera, Jece foi o grande incentivador de sua carreira, apesar de já ter feito dois filmes antes de unir-se a ele. Sua carreira iniciou-se na Televisão Excelsior, em 1967, quando atuou na novela: "Os Fantoches". Em 1972, na mesma emissora, fez: "Tempo de ViverNa TV, destacou-se ao interpretar a personagem Paula na primeira versão de Anjo Mau (1976), novela de Cassiano Gabus Mendes na Rede Globo. Também trabalhou na série Donas de Casa Desesperadas, versão brasileira do sucesso norte-americano Desperate Housewives, de Marc Cherry, onde interpretou a personagem Marta Ramos. Na versão original, Marta Ramos é Martha Hubber, interpretada por Christine Estabrook. Na foto abaixo, com o filho, Marco Antonio Gimenez.
Melissa Leo, atriz norte-americana.
Ashley Roberts, cantora e dançarina do grupo The Pussycat Dolls.
Amy Winehouse, cantora britânica. (m. 2011). Amy Jade Winehouse (Londres, 14 de setembro de 1983Londres, 23 de julho de 2011) foi uma cantora e compositora britânica. Ingressou na carreira musical em 2003, lançando seu primeiro single, Stronger Than Me. A canção alcançou a 71ª posição na UK Singles Chart.  A partir de 2008, Amy enfrentou sérios problemas com a saúde e a polícia. Foi vista em um vídeo, no site do jornal britânico The Sun, usando crack, em janeiro de 2008, e três dias depois foi internada numa clínica onde ficou vigiada vinte e quatro horas por dia. Também em 2008, foi presa duas vezes por agressão e dirigir bêbada. Em 2009, se separou de Blake, iniciando um romance com o diretor Reg Traviss. E, em 2010, Winehouse voltou ao tratamento e se afastou temporariamente da música. Em 23 de julho de 2011, Winehouse foi encontrada morta em sua casa em Londres, Inglaterra.
Fernanda Vasconcellos, atriz brasileira.

Falecimentos

1927 - Isadora Duncan, bailarina norte americana; (n. 1878). Considerada a pioneira da dança moderna, causou polêmica ao ignorar todas as técnicas do balé clássico. Sua proposta de dança era algo completamente diferente do usual, com movimentos improvisados, inspirados, também, nos movimentos da natureza: vento, plantas, entre outros. Os cabelos meio soltos e os pés descalços também faziam parte da personalidade profissional da dançarina. Sua vestimenta era leve, eram túnicas, assim como as das figuras dos vasos gregos. O cenário simples, era composto apenas por uma cortina azul. Outro ponto forte na dança de Isadora é que ela utilizava músicas até então tidas apenas como para apreciação auditiva. Ela dançava ao som de Chopin e Wagner e a expressividade pessoal e improvisação estavam sempre presentes no seu estilo.
1982 - Grace Kelly, atriz estadunidense e princesa de Mônaco (n. 1929). Grace Patricia Kelly (Filadélfia, 12 de novembro de 1929Mônaco, 14 de setembro de 1982) foi uma atriz norte-americana, vencedora do Oscar de Melhor Atriz e um ícone da moda. Após seu casamento com Rainier III, príncipe-soberano de Mônaco, ela ficou conhecida também como Princesa Grace de Mônaco. O filho de Grace e Rainier III, titulado Albert II é o atual monarca do principado. O Instituto de Cinema Norte-Americano já a listou como a 13.ª das 50 maiores lendas do cinema. Em 14 de setembro de 1982, Grace Kelly morreu em um acidente de carro em Monte Carlo, após sofrer um derrame cerebral, aos cinqüenta e dois anos. Sua filha Stéphanie, então com dezessete anos, que estava também dentro do carro, foi acusada de ter conduzido o veículo e causado o acidente após uma discussão com sua mãe. . Grace encontra-se sepultada na Catedral de São Nicolau, Monaco-Ville em Mônaco. (Clique na imagem para ampliar).

Feriados e eventos cíclicos

  • Dia da Comunidade Muçulmana
  • Dia da Cruz
  • Dia do Guarda Civil Metropolitano
  • Dia do Operador de Redes Telefônicas
  • Dia do Frevo
  • Dia do Jiu Jitsu
  • Aniversário da fundação de Presidente Prudente (São Paulo, Brasil)
  • Aniversário da fundação de Sinop (Mato Grosso, Brasil
  • Aniversário da fundação de Figueirão (Mato Grosso do Sul, Brasil)
  • Aniversário da fundação de Viamão (Rio Grande do Sul, Brasil)
  • Dia da Exaltação da Santa Cruz
  • Feriado na cidade de Tabuleiro - Minas Gerais, dia do padroeiro Bom Jesus da Cana Verde



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.