quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 9 de setembro de 2011

Artista do dia: João Batista da Costa (1865-1926)
Vista da Igrejinha de Copacabana
óleo s/tela, ass.1910 - 39 x 64 cm.
último lance: R$ 105.000,00 (US$ 93,750)
Leilão de dezembro de 1997



Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos

   9 d.C. - Batalha da Floresta de Teutoburgo. A Batalha da Floresta de Teutoburgo, também chamada de Desastre de Varo, ocorreu durante o outono de 9 d. C. na Floresta de Teutoburgo, Alemanha perto da atual cidade Bramsche. Uma aliança de tribos germânicas chefiada por Armínio (em alemão Hermann), da tribo dos queruscos, emboscou e dizimou três legiões romanas, lideradas por Públio Quintílio Varo, que o consideravam até então como aliado. Como resultado a batalha estabeleceu o Rio Reno como fronteira do Império Romano pelos séculos seguintes, fato que resultou em importante distância entre as culturas romana e germânica, assim como o declínio da influência romana em todo o Ocidente.

1543 - Mary Stuart, aos nove meses de idade, é oficialmente coroada Rainha da Escócia na cidade de Stirling. Maria Stuart (em inglês: Mary, Queen of Scots; em gaélico escocês: Mairi (Castelo de Fotheringhay, 8 de dezembro de 1542Palácio de Linlithgow, 8 de fevereiro de 1587) tornou-se rainha da Escócia com nove meses de idade, após a morte do seu pai, Jaime V da Escócia da Casa de Stuart. Foi educada em França — a mãe era uma Guise — e com dezesseis anos casou-se com o Delfim de França, futuro Francisco II de França, que morreria dois anos mais tarde. Foi uma das mais famosas rainhas do século XVI.

1884 - Foi inventado o cachorro quente (em inglês Hotdog). A origem do termo "cachorro-quente" deu-se nos EUA. Foi inventado por Harry Stevens, que era o responsável pelos sorvetes vendidos em um estádio. Num ano extremamente frio, Stevens resolveu vender salsichas quentes ao invés de sorvetes. A idéia era colocar seus empregados vendendo salsichas quentes com mostarda em seus carrinhos de sorvete e colocou neles o letreiro: "Get your dachshund sausages while they are red hot!" ("Compre suas salsichas dachshund enquanto elas estão quentes e vermelhas!") O cartunista Tad Dorgan fez um desenho de um cão da raça dachshund (por ser também o nome da salsicha vendida) dentro de um pão. Embaixo deveria estar escrito "Hot dachshund ("Dachshund quente"). Morgan, o cartunista, não lembrava exatamente como se escrevia aquele complicado nome de cão, só sabia que tratava-se de uma raça de cães que era o nome das salsichas... Ele trocou, então, o "Dachshund" por "Dog", ficando "Hot dog".

  • 1948 - Major Ernst Reuter disse a famosa frase "Ihr Völker der Welt, schaut auf diese Stadt!" ("Povos do mundo, levem em consideração esta cidade!") (v. Reichstag).
  • 1945 - Encontrado primeiro "bug" de computador. Era realmente um inseto, uma mariposa que entrou em um computador da Universidade de Harvard.
1956 - Elvis Presley aparece pela primeira vez no programa de televisão norte americano, Ed Sullivan Show.

Eventos desportivos

Nascimentos

1806 - José Joaquim da Veiga Vale, escultor brasileiro (m. 1874). José Joaquim da Veiga Valle (Arraial da Meia Ponte, atual Pirenópolis9 de setembro de 1806 – Goiás24 de janeiro de 1874), em geral conhecido simplesmente por Veiga Valle, foi um artista escultor e dourador em Goiás. Sua formação artistica é pouco conhecidae e supõe-se que seja autodidata.  Pela época em que viveu, seria de se supor que suas esculturas apresentassem estilo neoclássico, o que não aconteceu provavelmente pelo isolamento da província de Goiás naquela época, o que fez com que o barroco perdurasse por bastante tempo.

1922 - Eva Todor, atriz brasileira de origem húngara. Eva começou nos palcos ainda criança, como bailarina da Ópera Real de Budapeste. Por conta das dificuldades financeiras que a Europa enfrentava no período pós-Primeira Guerra, a família Fodor abandonou sua terra natal e emigrou para o Brasil, em 1929. No decorrer de sua carreira, fez vários filmes, mas foi na TV que Eva Todor se tornou famosa, com 21 trabalhos em telenovelas, minisséries e especiais. No gênero, seu papel mais marcante foi o de Kiki Blanche, na novela “Locomotivas” (1977). Retomou a carreira cinematográfica quase 40 anos depois de seu último filme, protagonizando o delicado curta-metragem “Achados e Perdidos”, de Eduardo Albergaria, como uma mulher que recebe um carta de amor escrita para ela há mais de 50 anos. Abaixo, a atriz aos 18 anos.

1952 - Angela Cartwright, atriz britânica. Angela Margaret Cartwright (Cheshire, 9 de setembro de 1952) é uma atriz britânica nascida na Inglaterra. Em 1965, participou do filme A Noviça Rebelde, no papel de Brigitta, uma das filhas do barão Von Trapp (Christopher Plummer). Por anos, Charmian rodou o mundo promovendo o filme. Escreveu dois livros, “Para sempre, Liesl” e “Cartas para Liesl”. Depois de “A noviça rebelde”, atuou em comerciais de TV e abriu uma empresa de design de interiores, e teve clientes famosos como Michael Jackson. Atualmente, vive na Califórnia com o marido e seus dois filhos. É irmã de Veronica Cartwright. Abaixo, sua imagem em dois momentos diferentes.

Constance Marie, atriz americana.

Jocelyn Seagrave, atriz tailandesa. Jocelyn Seagrave começou sua carreira com atriz fazendo uma pequena participação no sitcom de sucesso Designing Women, mas só passou a chamar atenção do público ao participar de Guiding Light entre 1991 e 1994, como Julie Camalletti. Em 1997, a atriz foi escalada em Pacific Palisades, onde permaneceu por todos os episódios, e também foi convidada para episódios de Savannah, Charmed, Wings, e vários outros seriados. Ela também é escritora e roteirista, tendo publicado alguns contos e poemas.

Natalia Streignard, atriz venezuelana. Natalia Martinez Streignard Negri (Madrid dia 9 de Setembro de 1970) é uma atriz espanhola, radicada na Venezuela. Sua mãe é argentina e seu pai é alemão. Quando ela tinha 3 anos, toda a sua família emigrou para a Venezuela. Antes de se tornar uma atriz, Natalia Streignard concorreu ao título de Miss Venezuela, onde foi finalista. Sua carreira começou pouco depois do concurso (em 1992), com apoio e estrelando papéis em várias telenovelas venezuelanas.

Lúcia Moniz, atriz e cantora portuguesa.

Maria Rita, cantora brasileira. Maria Rita Costa Camargo Mariano (São Paulo, 9 de setembro de 1977) é uma cantora e produtora musical brasileira, filha da falecida cantora Elis Regina e do arranjador e pianista César Camargo Mariano. Maria Rita iniciou sua carreira com cerca de 24 anos, apesar de querer cantar desde os quatorze. O peso da carreira da mãe, bastante famosa no Brasil, influenciou o adiamento de sua obra. Segundo a própria: sempre tive a consciência de ser a única filha mulher de uma grande cantora.


Falecimentos

1901 - Henri Toulouse-Lautrec, pintor francês impressionista, precursor da Arte Nouveau (n. 1864) Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (Albi, 24 de Novembro de 1864Saint-André-du-Bois, 9 de Setembro de 1901) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. Abaixo, retrato de Suzanne Valadon. (Clique na imagem para ampliar)

1999 - Ruth Roman, atriz norte-americana (n. 1922) Um fato marcante em sua vida pessoal deu-se em julho de 1956, quando o navio em que se encontrava, Andrea Doria, afundou após colidir com o navio sueco Stockholm, próximo à ilha de Nantucket. Com o pânico que se seguiu, Ruth acabou por se separar de Richard, seu filho de três anos. Recolhida como náufraga, ela só conseguiu reunir-se novamente a ele trinta e seis horas depois, em Nova Iorque.

Feriados e eventos cíclicos

Dia da Libertação (Kurtuluş Günü) - feriado em Esmirna, na Turquia, que comemora a reconquista da cidade aos gregos pelas forças nacionalistas turcas, um acontecimento que marca o fim da Guerra Greco-Turca de 1919-1922. O fim da guerra ficou marcado pela primeira transferência populacional compulsiva em larga escala do século XX, que envolveu a troca entre os cidadãos cristãos da Turquia (na sua maioria gregos ortodoxos) e os muçulmanos da Grécia. Calcula-se que cerca de 2 milhões de pessoas foram deslocadas das suas terras ancestrais. Os cristãos de Istambul foram poupados à expulsão, mas muitos deles optaram por emigrar. No entanto, as leis discriminatórias das décadas de 1930 e 1942 e os incidentes violentos de 1955 contra a comunidade grega de Istambul provocou a diminuição drástica do número de gregos nessa cidade, que passou de 200 000 em 1924 para pouco mais de 2 500 em 200. Abaixo, um casal de otomanos, em gravura de 1825. (Clique na imagem para ampliar)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.