terça-feira, 20 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 21 de setembro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1893 - É dirigido pela primeira vez um automóvel movido a gasolina. Construído em 20 de setembro de 1893 pelos irmãos Charles e Frank Duryea. Em 1896 Charles Duryea funda a  Duryea Motor Wagon Company, a primeira companhia a fabricar e vender automóveis a gasolina.O primeiro veículo construído por Henry Ford foi o Quadricycle, em 1896. Foi produzido apenas uma unidade e vendida na época a Charles Ainsley por 200 dólares. Tinha motor de 2 cilindros, de 966cm3, 4HP e velocidade aproximada de 30km/h.  Saiba mais

2005 - O presidente da Câmara Federal, Severino Cavalcanti, renuncia ao mandato, em decorrência das denúncias de um esquema de pagamento de propina em que estaria envolvido, o chamado mensalinho. Sebastião Buani, o dono de um restaurante da Câmara, acusou Severino de cobrar-lhe a mensalidade de 10 mil reais sob a ameaça de fechar o restaurante dele. Com a sua renúncia, a presidência da Câmara é assumida provisoriamente pelo então vice-presidente, José Thomaz NonôAldo Rebelo foi eleito o presidente da câmara em 28 de setembro. Em 2006, Severino  tentou eleger-se novamente deputado federal por Pernambuco, mas não obteve os votos necessários.


Nascimentos

1328 - Hongwu, 朱元璋, Imperador da China (m. 1398).

1452 - Girolamo Savonarola, reformador religioso e governante de Florença (m. 1498). Fez as vezes de profeta do Velho Testamento. Em seus novos sermões atacou violentamente os crimes do Vaticano e um cisma começou a se prefigurar pelo que o papa foi forçado a agir. Mesmo assim, Savonarola prosseguiu com suas pregações cada vez mais violentas contra a Igreja de Roma, recusando-se a obedecer às ordens recebidas. Em 12 de maio de 1497, foi excomungado. Savonarola terminou preso por ordem papal e condenado à morte em 1498. Foi torturado e, em 25 de maio, foi enforcado e o seu corpo queimado em praça pública (Piazza della Signoria) em Florença junto com Fra Silvestro e Fra Domenico da Pescia. Cogita-se que Leonardo da Vinci teria retratado Savonarola na sua famosa obra A Última Ceia no rosto de Judas Iscariotes
No quadro (veja abaixo em versão livre) aparecem, da esquerda para a direita: Simão (o Zelote), Tadeu, Mateus, Felipe, Tiago (o Maior), Tomé, João, Judas, Pedro, André, Tiago (o Menor) e Bartolomeu. 

1918 - Jofre Soares, ator brasileiro (m. 1996). Sua carreira de ator começou em 1961, aos 43 anos. Antes disso foi oficial da Marinha por 25 anos. Já tinha se aposentado como marinheiro, e se dedicava ao teatro amador e ao circo da cidade, no qual era um palhaço, quando o cineasta Nelson Pereira dos Santos o conheceu e o convidou para fazer o filme Vidas secas, baseado na obra com o mesmo nome de Graciliano Ramos. Sua última participação no cinema foi no filme O cangaceiro, de Anibal Massaini, onde fazia o papel de um sertanejo. Na imagem abaixo, o ator aparece no filme "Menino da Porteira".

1935 - Norma Bengell, atriz e diretora brasileira. Norma Aparecida Almeida Pinto Guimarães d'Áurea Bengell mais conhecida como Norma Bengell (Rio de Janeiro21 de fevereiro de 1935) é uma atrizcineastaprodutoracantora e compositora brasileiraFoi a primeira atriz brasileira a apresentar-se em uma cena de nu frontal, no filme Os Cafajestes, de 1962. Estreou no cinema em 1959, no filme estrelado por Oscarito O Homem do Sputnik. Chamou a atenção pela sua sensualidade, cantando e parodiando a famosa atriz francesa Brigitte Bardot. Norma Bengell depois tentaria a carreira de diretora, realizando, nessa função, o filme de 1996 O guarani, baseado na obra do romancista José de Alencar. Na cena abaixo, com Glória Menezes, em "O Pagador de Promessas". 

Ingra Liberato, atriz brasileira. Filha de cineastas, Ingra estreou no cinema aos 7 anos de idade, fazendo o papel de uma sereia no curta Ementário (1973), dirigido por seu pai Chico Liberato com roteiro de sua mãe Alba Liberato. Trabalhou em telenovelas de grande sucesso na extinta Rede Manchete, como Pantanal e A História de Ana Raio e Zé Trovão, depois passou para Rede Globo. Em 2002 passou a residir em Porto Alegre.Em 2007, recebeu o prêmio Kikito na categoria melhor atriz por sua atuação no filme Valsa para Bruno Stein no Festival de Gramado. Abaixo, ela aparece interpretando Ana Raio. 

Daniele Suzuki, atriz brasileira.

Christian Serratos, atriz norte-americana.


Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Internacional

Brasil

Portugal

Espanha

  • Feriado do município de Monzón.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.