336º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 29 dias para acabar o ano.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.
Eventos históricos
02/12/1512 - As pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina são exibidas ao público pela primeira vez.Na realização desta grandiloqüente obra concorreram amor e ódio. Michelangelo teria feito este trabalho contrariado, convencido que era mais um escultor que um pintor. Encarregado pelo Papa Júlio II, sobrinho de Sisto IV, de pintar o teto da capela, julgou ser um conluio de seus rivais para desviá-lo da obra para a qual havia sido chamado a Roma: o mausoléu do Papa. Mas dedicou-se à tarefa e o fez com tanta mestria que praticamente ofuscou as obras primas de seus antecessores na empresa. Os afrescos no teto da Capela Sistina são, de fato, um dos maiores tesouros artísticos da humanidade. É difícil acreditar que tenha sido obra de um só homem, pois dispensara os assistentes que havia contratado inicialmente, insatisfeito com a produção destes. A superfície da abóbada foi dividida em áreas concebendo-se arquitetonicamente o trabalho de maneira que resultasse numa articulação do espaço entremeado por pilares. Nas áreas triangulares alocou as figuras de profetas e sibilas; nas retangulares, os episódios do Gênesis. (Quer saber mais?) Veja a Capela Sistina numa imagem a 380 graus. Demora um pouco a abrir, mas vale a pena.
- 1604 - O autor teatral inglês William Shakespeare apresenta pela primeira vez ao público uma de suas tragédias: Otelo.
- 1768 - O príncipe de Kaunitz, chanceler austríaco, sugere a José II a viabilidade da partilha da Polónia.
- 1804 - Coroação de Napoleão Bonaparte, o imperador de França e sua mulher Josefina de Beauharnais, a imperatriz, na presença do Papa Pio VII, na Catedral de Notre-Dame.
- 1805 - Batalha de Austerlitz - Napoleão Bonaparte aniquila as tropas austro-russas na que é considerada por muitos como a maior vitória da sua carreira militar.
À época, a Doutrina Monroe representava uma séria advertência não só à Santa Aliança, como também à própria Grã-Bretanha, embora seu efeito imediato, quanto à defesa dos novos Estados americanos, fosse puramente moral, dado que os interesses econômicos e a capacidade política e militar dos Estados Unidos não ultrapassavam a região do Caribe. De qualquer forma, a formulação da Doutrina ajudou a Grã-Bretanha a frustrar os planos europeus de recolonização da América e permitiu que os Estados Unidos continuassem a dilatar as suas fronteiras na direção do Oeste, dizimando as tribos indígenas que lá habitavam. Essa expansão no continente americano teve como pressuposto o Destino Manifesto, e marcou o início da política expansionista do país no continente. O Destino Manifesto é o pensamento que expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para comandar o mundo, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontadeDivina. Os defensores do Destino Manifesto acreditavam que os povos da América Latina e Andina deveriam ser seus escravos, pois estavam no mesmo continente e, por a maioria dos países latino-americanos ser subdesenvolvida, desenvolveram o chamado: "Be strong while having slaves", frase de propaganda política do século XIX que usava sua cultura para que pessoas de outros países achassem que os Estados Unidos eram o melhor país do mundo, virando essas pessoas até contra seus países de origem. O Destino Manifesto se tornou um termo histórico padrão, frequentemente usado como um sinônimo para a expansão territorial dos Estados Unidos pelo Norte da América e pelo Oceano Pacífico.
- 1825 - Nascimento do Imperador Dom Pedro II.
- 1837 - Criação do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
- 1851
- Luís Bonaparte baixa decreto declarando a dissolução da Assembléia Legislativa e restabelecendo o sufrágio universal.
- Victor Hugo se exila.
- 1852 - Luís Bonaparte se auto-intitula Napoleão III de França e proclama o Segundo Império Francês.
- 1860 - Abraham Lincoln é eleito presidente dos Estados Unidos.
E, na noite de 2 de dezembro de 1870, aniversário do Imperador D. Pedro II, em grande gala, foi estreada a ópera no Teatro Lírico Provisório, no Rio de Janeiro. Os principais trechos foram cantados por amadores da Sociedade Filarmônica. O maestro viveu horas de intensa consagração e emoção. Depois, O Guarani foi levado à cena nos dias 3 e 7 de dezembro, sendo que, nesta última noite, em benefício do autor.
- 1878 - Fundado em Montevidéu El Bien Público, um dos periódicos mais antigos do Uruguai.
- 1880 - Promulgada uma nova constituição em Honduras, que moderniza a questão política do país.
- 1894 - Émile Roux anuncia em Paris a descoberta da vacina contra a difteria.
São as pequenas grandes invenções, tal como o ovo de Colombo. Gillette trabalhava para o inventor da tampa descartável de garrafas (tampinha de cerveja). A ele foi pedido que inventasse algo que fosse usado apenas uma vez para que o cliente voltasse para comprar mais produtos. Cinco anos depois ele criou a lâmina de barbear descartável tal como conhecemos. Em 1903, fundou a companhia Gillette Safety Razor Company, com um baixo preço e facilidade de uso logo seu invento se tornou um fenômeno. Para quem, uma vez na vida, teve de barbear a si próprio usando uma navalha, a invenção foi fenomenal.
- 1903 - O Conselho Municipal do distrito do Panamá declara sua independência da Colômbia com apoio de Estados Unidos.
- 1912 - Tropas do governo do Paraná combatem sertanejos do Contestado, região no Sul do país disputada pelo Paraná e por Santa Catarina.
- 1918 - A Armênia separa-se do Império Otomano.
- 1927 - É vendido o primeiro Ford A.
- 1936 - O ditador fascista Benito Mussolini proclama a formação do Eixo Roma-Berlim.
- 1937 - Getúlio Vargas extingue, através do Decreto nº 37, todos os partidos políticos.
- 1942 - Em Chicago, o físico italiano Enrico Fermi consegue a fissão do átomo.
- 1944 - Inaugurada no Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho, a Rádio Globo.
- 1945
- É inaugurado em Pedras Rubras o aeroporto internacional do Porto.
- Realização no Brasil de eleições para Presidente da República, Conselho Federal e Câmara dos Deputados.
- Eurico Gaspar Dutra é eleito por voto popular presidente do Brasil. O PSD tem maioria na Constituinte.
- 1947- Iniciado o trabalho de tradução da Bíblia para uso das Testemunhas de Jeová.
- 1950 - Dois porto-riquenhos tentam assassinar o presidente norte-americano Harry Truman. O atentado falha e um dos criminosos é morto.
- 1952 - Carlos Ibáñez del Campo é eleito presidente do Chile.
- 1953
- Retomada das relações diplomáticas entre o Irã e a Grã-Bretanha.
- Emancipação política do município de Uiraúna, Paraíba, Brasil.
- 1954
- O Senado americano condena o senador Joseph McCarthy por má conduta durante as investigações e caça a suspeitos de comunismo.
- A União Soviética anuncia ajuda militar aos países comunistas.
- Início dos conflitos armados na Argélia contra a colonização francesa no país.
Ao fim de novembro de 1956, partiu do porto mexicano de Tuxpan, a bordo do Iate Granma, com varias dezenas de combatentes e em 2 de dezembro desembarcaram na praia Las Coloradas, próxima a Niquero (Oriente), e se abrigaram em Sierra Maestra onde permaneceu por mais de dois anos à frente do Exército Rebelde Cubano, do qual era comandante-em-chefe. Neste ínterim, desenhou e guiou a tática e a estratégia da luta contra a ditadura batistiana, financiada e apoiada pelos estadunidenses e pela unidade de ação das forças opositoras revolucionárias. Comandou diversos combates que culminaram em vitórias de suas tropas, orientou a criação de novas frentes guerrilheiras em Oriente e Las Villas, trabalhou na preparação de leis fundamentais que deveriam promulgar-se uma vez alcançada a vitória e divulgou suas ideias nacional e internacionalmente, através de meios improvisados na própria Sierra Maestra como o periódico El Cubano Libre, a emissora Radio Rebelde e mediante entrevistas realizadas por periodistas cubanos e estrangeiros. Foi uma longa série de batalhas, que terminou com o desmonte do regime ditatorial pela fuga de do ditador Fulgencio Batista em 1º de janeiro de 1959, quando Fidel convocou generais para consolidar a vitória da Revolução e marchou até Havana, onde entrou em 8 de janeiro. O Governo revolucionário instaurado o designou primeiramente Comandante em Chefe de todas as forças armadas, terrestres, aéreas e marítimas e depois, em meados de fevereiro, Primeiro Ministro. Na foto, o sargento Fulgêncio Batista, ditador cubano orientado e mantido pelos EUA até a mudança de regime.
- 1960 - John F. Kennedy vence Richard Nixon nas eleições presidenciais norte-americanas.
- 1961
- Início dos combates entre as forças do Vietnã do Sul e os guerrilheiros Vietcongs.
- Em Argel, uma manifestação pelo aniversário dos sete anos de rebelião contra as forças francesas resulta em 77 mortes.
- Adolf Eichmann recebe sentença de morte do tribunal israelense - a única pena de morte civil levada a cabo naquele país.
- 1962 - A URSS lança a primeira nave espacial com destino a Marte.
- 1963 - No Vietnã do Sul, o presidente Ngo Dinh Diem e seu irmão Ngo Dinh Nhu são assassinados em um golpe militar.
- 1964
- O Muro de Berlim, construído em 1961, é aberto para a passagem de pessoas acima de 65 anos.
- O Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa é destruído por um incêndio.
- 1967 - Omar Bongo é o segundo presidente do Gabão.
- 1968 - Nixon nomeia Henry Kissinger conselheiro da Segurança Nacional dos Estados Unidos.
- 1969 - O Boeing 747 realiza seu vôo inaugural com 191 pessoas a bordo, a maioria jornalistas e fotógrafos.
- 1970 - Dom Paulo Evaristo Arns assume a arquidiocese de São Paulo.
- 1971
- O presidente Médici torna a Educação Física matéria obrigatória em todas as escolas.
- Seis sheikh's no Golfo Pérsico fundam os Emirados Árabes Unidos.
- 1972 - O Partido dos Trabalhadores ganha a primeira eleição na Austrália desde 1949. Gough Whitam torna-se primeiro-ministro.
- 1974 - A nave Pioneer 11 chega em Júpiter.
- 1979
- O presidente João Figueiredo regulamenta a Lei de Anistia.
- A população iraniana vota a favor de uma nova Constituição e dá poderes absolutos ao Aiatolá Khomeini.
- 1988 - Benazir Bhutto toma posse como primeira-ministra do Paquistão para seu primeiro mandato. É a primeira mulher a ocupar este cargo em um estado muçulmano moderno.
- 1990 - Realizada a primeira eleição após a unificação da Alemanha.
- 1992 - Retorna à Terra a nave norte-americana Columbia com seis astronautas.
- 1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht, que estabelece união monetária, econômica e política da Europa.
- 1994 - O governo australiano concorda em compensar financeiramente os aborígenes australianos que foram recolocados durante os testes nucleares em Maralinga, durante os anos 50 e 60.
- A polícia militar descobre uma gigantesca plantação de maconha, com 500 mil pés espalhados por ilhas no rio São Francisco.
- No Rio de Janeiro, o General Roberto Câmara Sena é designado para comandar a ação militar contra o tráfico de drogas e armas.
- 1995 - O Congresso nacional africano, do presidente Nelson Mandela, vence com 58% dos votos as primeiras eleições municipais multirraciais da África do Sul.
- 1997 - O presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, desativado em 1993, virou um dos maiores centros de pesquisa ambiental da América Latina.
- 1998 - A Autoridade Palestina é ameaçada por extremistas islâmicos depois de prender ativistas do grupo Hamas.
- 2007
- Governo Federal anuncia o início das transmissões da Televisão digital no Brasil.
- Extinção da emissora de televisão TVE Brasil.
Nascimentos
- 1746 - Joaquim Xavier Curado, marechal, governador, barão e conde de São João das Duas Barras (m. 1830)
D. Pedro II do Brasil (nome completo: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga; Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 1825 — Paris, 5 de dezembro de 1891), chamado O Magnânimo, foi o segundo e último Imperador do Brasil. D. Pedro II foi o sétimo filho de D. Pedro I e da arquiduquesa Dona Leopoldina de Áustria, porem ele era um dos filhos que mais se destacava . Sucedeu ao seu pai, que abdicara em seu favor para retomar a coroa de Portugal, à qual renunciara em nome da filha mais velha, D. Maria da Glória. Pelo lado paterno, era sobrinho de Miguel I de Portugal, enquanto, pelo lado materno, sobrinho de Napoleão Bonaparte e primo dos imperadores Napoleão II da França, Francisco José I da Áustria e Maximiliano Ido México. Sendo o irmão mais novo de D. Maria da Glória, também fora tio de D. Pedro V e D. Luís I,reis de Portugal. Teve um momento de angústia, quando, ao acordar no dia 7 de abril de 1831, aos 6 anos de idade, Pedro II encontrou sobre sua cama a coroa imperial de seu pai, que já havia partido junto à madrasta. Com a ajuda de Mariana de Verna Magalhães Coutinho, escreveu uma carta de despedida ao pai. Pedro I, que se encontrava na fragata britânica Warspite, respondeu ao filho emocionado, chamando-o de "Meu querido filho, e meu Imperador". Seu pai partiu somente no dia 13, mas não se viram e nem voltariam a se rever. Dez anos depois, aos 16, com a maioridade antecipada, tornava-se monarca, acabando com os governos provisórios que instabilizavam a vida brasileira. Não que sua regência de meio século fosse pacífica, mas o regime parlamentarista permitiu superar as crises que o levaram a trocar o Ministério 37 vezes, sem que isso trouxesse maior instabilidade ao país. Abaixo, pintura do infante D. Pedro, feita por Francisco de Sousa Lobo.
- 1866 - José Petitinga, espírita e escritor brasileiro (m. 1939).
- 1885 - George Richards Minot, médico estadunidense (m. 1950)
Anita Catarina Malfatti (São Paulo, 2 de dezembro de 1889 — São Paulo, 6 de novembro de 1964) foi uma pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira. Anita, que Pietro Maria Bardi considerou a maior pintora brasileira de todos os tempos, foi a musa e pivô da Semana da Arte Moderna de 1922. Cinco anos antes, em 1917, após estágios na Alemanha e Estados Unidos, Anita se sentiu preparada para fazer sua primeira exposição individual, o que aconteceu no Mappin Stores, naquela época situado na Praça do Patriarca, esquina com a rua Líbero Badaró. Monteiro Lobato, que tinha contas a ajustar com os modernistas, achou uma boa oportunidade para se manifestar, escrevendo o artigo "Paranoia ou Mistificação- A propósito da Exposição Malfatti" associando a pintura modernista a um suposto quadro feito pelo rabo de um cavalo. Em 1922, veio a resposta, com a Semana, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, reunindo escritores, poetas, pintores, escultores, todos na defesa do modernismo condenado por Lobato. Mas Anita não era mais a mesma. Após estudos com um mestre de pintura acadêmica, especializado em naturezas mortas, mudou radicalmente seu estilo e as obras apresentadas na Semana ainda eram resíduos da frustrada exposição de 1917. Como disse a pintora em carta virtual a Mário de Andrade, 10 anos após a morte deste, «procurei todas as técnicas e voltei à simplicidade, diretamente: não sou mais moderna nem antiga, mas escrevo e pinto o que me encanta...» (Quer saber mais?)
02/12/1891 - Otto Dix, pintor expressionista alemão (m. 1969).
Otto Dix (Gera, 2 de Dezembro 1891 – Singen, 25 de Julho 1969) foi um pintor expressionista alemão. Veterano da Primeira Guerra Mundial, a sua obra é dominada pela temática antibélica. Pintou um famoso tríptico onde retrata a miséria do pós-guerra nos anos 30 e o aparecimento do jazz: Os Noctívagos(1927-1928). Em 1939 Dix foi preso e indiciado com envolvimento em um complô contra a vida de Hitler. Entretanto, ele foi consequentemente solto e as acusações foram retiradas. Na Segunda Guerra Mundial Dix foi recrutado no Volkssturm (Guarda Nacional Alemã). Em 1945 Dix foi forçado a se juntar ao Exército Alemão e no fim da guerra foi capturado e posto em um campo para prisioneiros de guerra. Solto em Fevereiro de 1946, Dix retornou para Dresden, uma cidade que foi virtualmente destruída por bombardeio pesado. A maioria das pinturas pós-guerra de Dix eram religiosas. Entretanto, pinturas como Emprego (1946), Máscaras em Ruínas (1946) e Ecce Homo II (1948) lidavam com o sofrimento causado pela Segunda Guerra Mundial. Otto Dix morreu em 1969. (Veja imagens)
- 1917 - Deoscoredes M. dos Santos, artista plástico, escritor e sacerdote supremo do culto aos Egungun.
Maria Callas (Nova Iorque, 2 de dezembro de 1923 — Paris, 16 de setembro de 1977) foi uma cantora lírica americana descendência grega, considerada a maior celebridade da Ópera no século XX e a maior soprano de todos os tempos. Apesar de também famosa pela sua vida pessoal, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto, estreladas por ela.
- 1930 - Gary Stanley Becker, economista estadunidense.
- 1931 - Homero Leite Meira, bispo brasileiro.
- 1936 - Peter Duesberg, professor de biologia molecular e celular.
- 1944 - Ibrahim Rugova, político kosovar (m. 2006).
- 1946 - Gianni Versace, estilista italiano (m. 1997).
- 1950 - Paul Watson, ativista canadense, fundador do Sea Shepherd Conservation Society.
- 1953 - Stephan Nercessian, ator e político brasileiro.
- 1967 - Massimiliano Lelli, ciclista italiano.
- 1968
- Lucy Liu, atriz estadunidense.
- David Batty, ex-futebolista inglês.
- Nate Mendel, músico norte-americano (Foo Fighters).
- 1969 - Zenima, cantora italiana.
- 1970 - Dmitriy Radchenko, ex-futebolista russo.
- 1971
- Julio César Baldivieso, ex-futebolista boliviano.
- Francesco Toldo, goleiro italiano.
- 1972 - Gustavo Borges, ex-nadador brasileiro.
- 1973 - Monica Seles, ex-tenista sérvia.
- 1978
- Fábio Braz, futebolista brasileiro.
- Nelly Furtado, cantora e atriz canadense.
- Christopher Wolstenholme, baixista da banda Muse.
- Fonsi Nieto, motociclista espanhol.
- 1979 - Tiago Bernardi, futebolista brasileiro.
- 1980 - Marco Engelhardt, futebolista alemão.
- 1981 - Britney Spears, cantora norte-americana.
- 1989
- Matteo Darmian, futebolista italiano.
- John Paul Kissock, futebolista inglês.
Falecimentos
- 1455 - D. Isabel de Aviz, rainha consorte de D. Afonso V de Portugal (n. 1432)
- 1547 - Hernán Cortés, conquistador do México (n. 1485).
- 1552 - São Francisco Xavier, missionário espanhol (n. 1506).
- 1814 - Marquês de Sade, escritor francês (n. 1740).
- 1828 - William Hyde Wollaston, químico britânico (n. 1766).
- 1858 - Francisco do Monte Alverne, pregador oficial do Império do Brasil.
- 1918 - Edmond Rostand, poeta francês (n. 1868).
- 1967 - Phyllis Johnson, patinadora artística britânica (n. 1886).
- 1969 - José María Arguedas, escritor e antropólogo peruano (n.1911).
- 1972 - Edison Carneiro, escritor brasileiro (n. 1912).
- 1993 - Pablo Escobar, narcotraficante colombiano, líder do Cartel de Medellín (n. 1949).
- 2000 - Geraldo Pinho Alves, médico e político brasileiro.
- 2009 - Luiz Lombardi Netto, locutor brasileiro (n. 1940).
Feriados e Eventos
Brasil
- Aniversário de Araçatuba - São Paulo
- Dia Nacional do Astrônomo
- Dia das Relações públicas
- Dia do Samba
- Dia de Santa Bibiana
Emirados Árabes Unidos
- Dia da Pátria nos Emirados Árabes Unidos - Dia da criação dos Emirados
Laos
- Dia da Pátria no Laos - Data da Independência nacional
Internacional
- Dia Internacional da Abolição da Escravatura
- Dia Panamericano da Saúde - Evento criado pela OEA
Mitologia
Mitologia hindu - Festa de Shiva, deus da dança e do movimentoShiva ou Xiva é um deus ("Deva") hindu, o Destruidor (ou o Transformador), participante daTrimurti juntamente com Brama (Brahma), o Criador, e Vixnu (Vishnu), o Preservador. Uma das duas principais linhas gerais do hinduísmo é chamada de xivaísmo, em referência ao deus.
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.