terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 28 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

28 de Dezembro de 2011
362º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 3 dias  para acabar o ano.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos Históricos

28/12/1065 - A Abadia de Westminster é consagrada a São Pedro.
Igreja do Colegiado de São Pedro em Westmisnter mais conhecida como Abadia de Westminster (em inglês:Westminster Abbey) é uma grande igreja em estilo gótico na Cidade de Westminster, sendo considerada a igreja mais importante de Londres e, algumas vezes, de toda a Inglaterra. É famosa mundialmente por ser o local de coroação do Monarca do Reino Unido. Entre 1546 e 1556 obteve estatuto de Catedral e atualmente é uma Royal Peculiar. É o símbolo da grandiosidade do Reino Unido, mas a primeira capela nesse mesmo foi erguida no ano 616 por um humilde e desconhecido  pescador do Rio Tamisa após ter tido uma visão de São Pedro. Na década de 970, São Dunstan da Cantuária fundou no local uma comunidade de Monges Beneditinos mas só entre os anos de 1045 e 1050 é que foi construída a abadia em pedra pelo Rei Eduardo, o Confessor, que aqui foi enterrado após a sua morte. A abadia foi consagrada em 28 de dezembro de 1065. (Quer saber mais?)

28/12/1895 - Os Irmãos Lumière inventam o cinematógrafo, que deu origem ao cinema atual.
Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon19 de outubro de 1862 — Lyon10 de abril de 1954) e Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864 — Bandol6 de junhode 1948), os irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo (cinématographe), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.  (Quer saber mais?

28/12/1989 - Governo Sarney - O Brasil bate o recorde negativo de inflação na sua história, a qual chegou a 1.764,86% ao ano.  (Saiba mais)

Artísticos

28/12/2005 - O cartunista Mauricio de Sousa lança a revista em quadrinhos Ronaldinho Gaúcho.

A Turma do Ronaldinho Gaúcho compreende um grupo de personagens de história em quadrinhos criado por Mauricio de Sousa. Faz parte da revista Ronaldinho Gaúcho, editada pela Panini, e de Ronaldinho Gaúcho e a Turma da Mônica, lançada oficialmente em 12 de maio de 2006, pela Editora Globo. A revista lembra a Turma do Pelezinho, também criada pelos Estúdios Mauricio de Sousa. As histórias sobre a Turma do Ronaldinho Gaúcho se passam no Bairro do Limoeiro, mesmo bairro onde residem os personagens da Turma da Mônica. Em quase todas as histórias, as duas turmas se encontram.

Nascimentos

28/12/1630 - Ludolf Backhuysen, pintor germano-neerlandês (m. 1708)
Ludolf Backhuysen (ou Bakhuizen) (EmdenBaixa Saxônia28 de dezembro de 1630 —Amsterdam17 de novembro de 1708) foi um pintor germano-neerlandês.  Ele foi um fervoroso estudante da natureza, e freqüentemente expunha-se no mar, a fim de estudar os efeitos das tempestades. Suas composições são quase todas variações de um mesmo tema, o mar, e em um estilo peculiar, marcado por intenso realismo de fiel imitação da natureza. Em seus últimos anos Backhuysen empregava suas habilidades na decapagem e caligrafia. 

28/12/1922 - Mariana Rey Monteiro, atriz portuguesa.

Mariana Dolores Rey Colaço Robles Monteiro (n. Lisboa28 de Dezembro de 1922 - m. Lisboa20 de Outubro de 2010) foi uma actriz portuguesa. De uma tradição familiar ligada à arte, era filha de um casal de grandes actores portugueses: Felisberto Robles Monteiro (n. 1889 - m. 1958) e, Amélia Rey Colaço (n. 1898 - m. 1990); Mariana nasceu em Lisboa, em 1922. Casou-se em 1947 com o arquitecto Emílio Gomes Lino (n. 1916 - m. 1958), de quem teve três filhos: Manuel Caetano (n. 1948), Francisco Alexandre (n. 1949) e Maria Rita (n. 1952). Era avó da actriz Mónica Garnel (n. 1974). Na foto, Mariana Rey Monteiro está atrás de sua mãe, a mítica Amélia Rey Colaço.
28/12/1934 - Maggie Smith, atriz inglesa.
Dame Margaret Natalie SmithDBE (Ilford28 de dezembro1934), mais conhecida como Maggie Smith, é uma premiada atriz britânica, nascida na Inglaterra.  A atriz interpreta na série Harry Potter o papel da justa Minerva McGonagal, vice-diretora deHogwarts, professora de Transfiguração e chefe da casa Grifinória. Muito premiada, ela já ganhou dois Oscar, a Comenda do Império Britânico e o título de Dama do Império Britânico. Recebeu outras indicações ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao BAFTA, por seu papel no filme de Robert AltmanAssassinato em Gosford Park. (Quer saber mais?)

28/12/1943 - Dirce Tutu Quadros, política brasileira.

Dirce Maria Quadros, conhecida por Tutu, (São Paulo28 de dezembro de 1943) é uma política brasileira, tendo como formação original a Biologia. É filha única do ex-presidente Jânio Quadros (falecido em 1992) e de Eloá do Valle Quadros (falecida em 1990). Dirce Maria casou-se aos dezesseis anos com o jornalista Alaor José Gomes, que trabalhava no gabinete do então governador Jânio Quadros, tendo o casal três filhas. Dirce Maria foi eleita deputada federal constituinte em 1986 pelo PSC, tomando posse no ano seguinte e cumprindo o mandato até 1991. Após um período no PTB, inscreveu seu nome como uma das fundadoras do PSDB. Candidatou-se à reeleição pelo PMDB em 1990, sem sucesso. Desde então, abandonou a política e passou a residir residir nos Estados Unidos.

28/12/1966 - Giulia Gam, atriz ítalo-brasileira.
28/12/1981 - Sienna Miller, atriz norte-americana.
28/12/2001 - Madison De La Garza, atriz norte-americana.
Madison Jane De La Garza, mais conhecida apenas como Madison De La Garza (Dallas,28 de Dezembro de 2001), meia-irmã maternal das cantoras e atrizes Demi Lovato e Dallas Lovato, é mais conhecida por seu papel como Juanita Solis, filha de Gabriella Sollis, em Desperate Housewives 5ª Temporada. Pode ser vista também em Jonas Brothers: Living the Dream no episódio "Rock Star in Training" (que foi ao ar originalmente em 15 de Agosto de 2008). 

    Falecimentos

    28/12/1889 - Teresa Cristina, ex-imperatriz do Brasil (m. 1822).
    Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, cujo nome completo em italiano era Teresa Cristina Maria Giuseppa Gasparre Baltassarre Melchiore Gennara Rosalia Lucia Francesca d'Assisi Elisabetta Francesca di Padova Donata Bonosa Andrea d'Avelino Rita Liutgarda Geltruda Venancia Taddea Spiridione Rocca Matilde (Nápoles14 de março de 1822 - Porto28 de dezembro de 1889), foi uma princesa do reino das Duas Sicílias, do ramo italiano da Casa de Bourbon, e a terceira e última imperatriz-consorte do Brasil, esposa do imperador Dom Pedro II. Foi a mãe de D. Isabel e D. Leopoldinaprincesa imperial do Brasil e princesa do Brasil, respectivamente. Era quatro anos mais velha que D. Pedro II e casou-se logo que o imperador completou 18 anos. Figura recatada e discreta, ela aparece pouco no Império e é quase desconhecida dos estudantes, mas exerceu sua influência durante todo o reinado e não suportou o exílio, morrendo quatro meses após a Proclamação da República no Brasil. Registre-se aqui as discrepâncias. Carlota Joaquina ficou conhecida mais pela sua presença incômoda e escandalosa na corte. A imperatriz Leopoldina teve presença na História, não por ela mesma, mas pela vida desregrada de D. Pedro I. Quanto à sua segunda mulher do imperador, D. Maria Amélia, pouco se ouve falar dela. Já a mulher de D. Pedro II,  D. Maria Cristina, viveu ao seu lado por quase meio século e muitos nem a conhecem pelo nome. Como caricatura, a grande figura palaciana de todos os tempos acabou sendo a Marquesa de Santos, aia de D. Leopoldina, cantada em prosa e em verso, biografada em filmes e em minisséries de TV e quase endeusada pela mídia. A história não fez justiça às primeiras damas da monarquia brasileira. Abaixo, numa das raras fotos, aparecem o Conde d’Eu, Isabel e os três filhos, D. Pedro II, Pedro Augusto e a Imperatriz Teresa Cristina. A imagem foi retocada por um colorista, como se fazia até os anos 50, quando começaram a surgir os filmes coloridos.
    28/12/1992 - Daniella Perez, atriz brasileira (n. 1970).
    Daniella Perez Gazolla (Rio de Janeiro11 de agosto de 1970 — Rio de Janeiro, 28 de dezembrode 1992) foi uma atriz e bailarina brasileira, filha da autora de telenovelas Glória Perez. Daniella tinha apenas 22 anos quando foi brutalmente assassinada pelo ex ator Guilherme de Pádua e por sua esposa Paula Nogueira Thomaz, que a emboscaram e mataram com 18 golpes de punhal. Julgados e condenados por homicídio duplamente qualificado, com motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima, os dois cumpriram apenas seis dos 19 anos a que foram condenados. A indignação popular que se seguiu a esse episódio resultou na alteração da legislação penal, graças aos esforços da mãe de Daniella, Glória Perez, que encabeçou uma campanha de assinaturas e conseguiu fazer passar a primeira iniciativa popular de projeto de lei a se tornar lei efetiva na história do Brasil.

    Feriados e eventos cíclicos

    Brasil

    Igreja católica

    Religioso etíope



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.