segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 13 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

13 de Dezembro
347º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 18 dias  para acabar o ano.


Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

13/12/1545 - Início do Concílio de Trento.
É o marco inicial da contra reforma religiosa, em oposição à reforma produzida por Martinho Lutero. Foi convocado pelo Papa Paulo IIIpara assegurar a unidade da  e a disciplina eclesiástica, no contexto da Reforma da Igreja Católica e a reação à divisão então vivida na Europa devido à Reforma Protestante, razão pela qual é denominado também de Concílio da Contra-ReformaPara opôr-se ao protestantismo, o concílio emitiu numerosos decretos disciplinares e especificou claramente as doutrinas católicas quanto à salvação, os sete sacramentos (como por exemplo, confirmou a presença de Cristo na Eucaristia), o cânone bíblico (reafirmou como autêntica a Vulgata) e a Tradição, a doutrina da graça e do pecado original, a justificação, a liturgia e o valor e importância da Missa (unificou o ritual da missa de rito romano, abolindo as variações locais, instituindo a chamada "Missa Tridentina"), o celibato clerical, a hierarquia católica, o culto dos santos, das relíquias e das imagens, as indulgências e a natureza da Igreja. Regulou ainda as obrigações dos bispos. Confirmou-se a superioridade do Papa sobre qualquer concílio ecumênico. Foi instituído um novo Breviário (o Breviário Romano) e um novo Catecismo (o Catecismo Romano). Foi reorganizada também a Inquisição. Para o Brasil, o resultado prático foi o surgimento da Companhia de Jesus, com a vinda dos jesuítas para iniciar o processo de catequização e educação dos índios.
13/12/1968 - O governo brasileiro decreta o Ato Institucional nº 5 (AI-5), instrumento de abuso e perseguição aos civis.
O AI-5 sobrepondo-se à Constituição de 24 de janeiro de 1967, bem como às constituições estaduais, dava poderes extraordinários ao Presidente da República e suspendia várias garantias constitucionais. Redigido pelo ministro da justiça Luís Antônio da Gama e Silva em 13 de dezembro de 1968, entrou em vigor durante o governo do então presidente Artur da Costa e Silva, o ato veio em represália à decisão da Câmara dos Deputados, que se negara a conceder licença para que o deputado Márcio Moreira Alves fosse processado por um discurso na Câmara. Mas o decreto também vinha na esteira de ações e declarações pelas quais a classe política fortaleceu a chamada linha dura do regime militar. O Ato Institucional Número Cinco, ou AI-5, foi o instrumento que deu ao regime poderes absolutos e cuja primeira conseqüência foi o fechamento do Congresso Nacional por quase um ano, com um arrocho maior no regime ditatorial, com prisões, tortura e morte. Durou 10 anos e foi extinto ao fim do Governo Geisel, dentro do processo de abertura "lenta, gradual e segura". (Quer saber mais?)
13/12/2007 - Os líderes Europeus assinam em Lisboa, o Tratado de Lisboa, reformulando as normas para o funcionamento da União Europeia.
O Tratado de Lisboa (inicialmente conhecido como o Tratado Reformador) é um tratado que foi assinado pelos Estados-membros da União Europeia (UE) em 13 de dezembro de 2007, e que reformou o funcionamento da União em 1 de dezembro de 2009, quando entrou em vigor. Ele emenda o Tratado da União Europeia (TUE, Maastricht; 1992) e o Tratado que estabelece a Comunidade Europeia (TCE, Roma; 1957). Neste processo, o TCE foi renomeado para Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE).  É importante saber que a Comunidade Europeia e a Eurozona são coisas distintas, pois esta última reúne os países que, sendo da Comunidade,  aderiram ao Euro como moeda comum. A Inglaterra pertence à comunidade mas não à eurozona, então, sua moeda continua sendo a libra (GBP) e não o euro (EUR). Já a Suiça, não pertence nem à Comunidade, nem à Eurozona, e sua moeda permanece o franco suiço (CHF). Quer saber mais?

Nascimentos

13/12/1814 - Ana Nery, precursora da enfermagem no Brasil (m. 1880).
Anna Justina Ferreira Nery (Cachoeira13 de dezembro de 1814 — Rio de Janeiro20 de maio de 1880) foi uma enfermeira brasileira e a pioneira brasileira da enfermagem. Era filha de José Ferreira de Jesus e de Luísa Maria das Virgens. Casou-se com capitão-de-fragata Isidoro Antônio Nery (1837)*. O marido morreu em 1843, deixando-a com três filhos: Justiniano, Antônio Pedro e Isidoro Antônio Nery Filho. Dois filhos eram oficiais do Exército. Ao irromper a Guerra do Paraguai (dezembro de 1864), seguiram ambos para o campo de luta. Anna requereu ao presidente da província da Bahia, conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, lhe fôsse facultado acompanhar os filhos e o irmão (major Maurício Ferreira) durante a guerra, ou ao menos prestar serviços nos hospitais do Rio Grande do Sul. Deferido o pedido, partiu de Salvador incorporada ao décimo batalhão de voluntários (agosto de 1865), na qualidade de enfermeira. Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, CorrientesHumaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações. Viu morrer na luta um de seus filhos e, terminada a guerra, regressou à sua cidade natal, onde lhe foram prestadas grandes homenagens. O governo imperial conferiu-lhe a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe. Faleceu no Rio de Janeiro aos 66 anos de idade. (Quer saber mais?)
13/12/1935 - Adélia Prado, escritora.
Adélia Luzia Prado Freitas (Divinópolis, 13 de dezembro de 1935) é uma escritora brasileira. Os textos retratam o cotidiano com perplexidade e encanto, norteados pela fé cristã e permeados pelo aspecto lúdico, uma das características o estilo único. Segundo Carlos Drummond de Andrade, "Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo: esta é a lei, não dos homens, mas de Deus.  Adélia é fogo, fogo de Deus em Divinópolis". A escritora também é referência constante na obra de Rubem AlvesProfessora por formação, exerceu o magistério durante 24 anos, até que a carreira de escritora tornou-se a atividade central. Em termos de literatura brasileira, o surgimento da escritora representou a revalorização do feminino nas letras e da mulher como ser pensante, tendo-se em conta que Adélia incorpora os papéis de intelectual e de mãe, esposa e dona-de-casa; por isso sendo considerada como a que encontrou um equilíbrio entre o feminino e o feminismo, movimento cujos conflitos não aparecem nos textos. (Quer saber mais)

13/12/1981Amy Lee, cantora estadunidense (Evanescence).
Amy Lynn Hartzler (Riverside13 de dezembro de 1981) é uma cantoracompositora e pianista dosEstados Unidosvocalista e fundadora da banda EvanescenceAmy Lee fundou a banda Evanescence juntamente com Ben Moody quando se conheceram num acampamento para jovens. Ben (com quatorze anos) estava assistindo uma partida de basquete quando ouviu Amy (com treze anos), tocando e cantando "I'd Do Anything For Love (But I Won't Do That)" deMeat Loaf no piano. Logo começaram a conversar; Amy mostrou a Ben algumas composições de sua autoria, eles concluíram então que tinham a mesma tendência musical. Assim, Ben convenceu Amy a formarem uma banda, surgiu então o Evanescence que mistura elementos de rock com música clássica, e anos depois isso se tornou o seu grande diferencial. (Quer saber mais?)
Lais Souza, ginasta brasileira.
Lais da Silva Souza (Ribeirão Preto13 de dezembro de 1988) é uma ginasta brasileira que compete em provas de ginástica artística. Lais fez parte da equipe brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 na China.  Lais anteriormente participara dos dos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Neles, foi segunda por equipes, atrás apenas da equipe norte-americana, medalhista de ouro, classificando-se para a final das barras assimétricas e salto, Lais terminou com a medalha de bronze em ambos os eventos. No mesmo ano, no Mundial de Stuttgart, a atleta conquistou a quinta colocação por equipes, assim classificando a seleção para os Jogos Olímpicos de 2008. Em sua segunda participação nos Jogos, as Olimpíadas de Pequim, Lais, ao lado de Jade BarbosaDaiane dos Santos,Daniele HypolitoAna Silva e Ethiene Franco, conquistou a melhor colocação brasileira nos Jogos, a oitava geral.

Falecimentos

13/12/1204 - Maimónides (n. 1138)
Nascido em uma família judaica de Al-Andalus (a Península Ibérica sob domínio mouro, Rambam teve de fugir aos treze anos, devido à expulsão dos judeus que não haviam se convertido aoislamismo radical dos Almóadas que haviam tomado Córdoba em 1148. Durante doze anos sua família vagou pelo sul da Península Ibérica até se estabelecer em FezMarrocos. Rambam estudou Medicina e os estudos tradicionais judaicos com seu pai, juiz e erudito da jurisprudência legal judaica; escreveu alguns de seus trabalhos durante os cinco anos que permaneceu em Fez. Após esse período, foi para Fostat (antiga capital do Egito) em 1168. Seu irmão Davi, comerciante, mantinha economicamente a família, e Maimon dedicava-se aos estudos. Após o trágico naufrágio que matou o seu irmão, passou a exercer medicina para sustentar a família. Já era então um importante membro da comunidade judaica local. Em 1177 era reconhecido como líder, e entre suas ocupações somavam-se a de juiz e administrador. Tornou-se médico e conselheiro do vizir al-Fadil, a quem Saladino deixou a cargo quando conquistou o Egito, tendo sua reputação ganho reconhecimento internacional. Comunidades judaicas de várias partes do mundo lhe escreviam em busca de sua sabedoria na lei judaica. Maimônides escreveu dez trabalhos de medicina em árabe e vários trabalhos de teor religioso, onde reflete sua visão filosófica sobre o judaísmo. É o codificador dos treze princípios fundamentais do judaísmo. Morreu em 1204, em Fostat (ou em Cairo) e foi enterrado em Tiberíades em Israel
1466 - Donatello, escultor italiano (n. 1386)
Donato di Niccoló di Betto Bardi, chamado Donatello (Florença, c.1386 - 13 de dezembro de 1466) foi um escultor renascentista italiano. Trabalhou em Florença, PratoSiena e Pádua, recorrendo a várias técnicas para a confecção de esculturas em baixo-relevo (tuttotondo, stiacciato) com o uso de materiais diversos (mármorebronzemadeira). Após concluir um "São João Batista" para o Duomo, teve sua última encomenda, dois púlpitos de bronze para a igreja de São Lourenço, projetada por ele mas executada com a participação de outros. O "Púlpito da Ressurreição", com episódios da vida de Cristo unidos por relevos com motivos de vegetação e o "Púlpito da Paixão" com as cenas unidas por motivos decorativos. Morreu em Florença no ano de 1466. (Quer saber mais?)  Abaixo,  Madonna, em baixo relevo.
1926 - Simões de Almeida, escultor português (n. 1884)
José Simões de Almeida (Figueiró dos Vinhos, 1844 - 13 de Dezembro de 1926), também referido como José Simões de Almeida (tio) para o distinguir do sobrinho homónimo, foi um escultor português. Simões de Almeida foi professor de desenho e mais tarde de escultura. Ele era conhecido como mestre Simões, foi o principal orientador artístico de várias gerações com discípulos famosos pela qualidade das suas obras. Aparentemente rude nas suas expressões, era, a despeito disso, uma espírito generoso e justo. Toda a sua vasta obra, denuncia uma austeridade impecável no puro academismo que professava. No desenho, uma disciplina que durante muito anos regeu na Escola de Belas-Artes de Lisboa. Ninguém no seu tempo, antes e depois da sua época, o teria excedido quanto ao rigor e à exacta observação da forma. Como mestre da aula de escultura deixou um vazio ainda hoje sentido e recordado. (Quer saber mais?) 
1944 - Wassily Kandinsky, pintor russo (n. 1866)
Wassily Kandinsky (em russo: Василий Кандинский) (Moscou, 4 de dezembro de 1866 — Neuilly-sur-Seine, 13 de dezembro de 1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa. Em constante contato com os artistas da vanguarda, passa a lecionar na Bauhaus até 1933 quando a escola é fechada pelo governo nazista. Muda-se para Paris e aí viveu até o fim de sua vida. Faleceu em Neuilly-sur-Seine em 1944. Desenvolveu a arte abstrata até o final de sua vida. Junto a Piet Mondrian e Kasimir Malevich, Wassily Kandinsky faz parte do "trio sagrado" da abstração, sendo o mais famoso. (Quer saber mais?)

Feriados e eventos cíclicos, ou cívicos 

Brasil

Igreja Católica

Dia de Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), também conhecida por Santa Luzia, foi, segundo a tradição da Igreja Católica, uma jovem siciliana, venerada pelos católicos comovirgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano em Siracusa. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa CecíliaSanta Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. É a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Sua festa é celebrada em 13 de dezembro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.