sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 17 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

17 de Dezembro de 2011. 
351º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 14 dias  para acabar o ano.

Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos


 17/12/546 AD - O rei ostrogodo Totila saqueia Roma.
O Império Romano do Ocidente (Itália) já havia terminado com a abdicação de Rômulo Augusto em 4 de setembro de 476, mas sua contraparte, o Império Romano do Oriente (Bizâncio ou Constantinopla), sobreviveria por mais 1.000 anos e era contra esta que se levantavam os inimigos do império. Os ostrogodos eram um ramo dos godos, povo germânico que surgiu na região meridional da Escandinávia.  Nenhuma outra fonte primária menciona esta longa migração, que poderia ter-se iniciado no Báltico ou no Mar Negro e é possível que os godos tenham se desenvolvido como um povo distinto dos demais bárbaros nas fronteiras do Império Romano. Depois dos conflitos contra o general bizantino Belisário e depois da consequente captura de Vitige em 540, os ostrogodos passaram a ter um Estado ao norte do rio Pó (Noroeste da Itália). Totila era o comandante da tropa gótica sob Tarvisio, e foi provavelmente nomeado rei por volta da metade de 542. A primeira vez, Totila assediou Roma em 544. Em 17 de dezembro de 546 os guardiões se depararam com o exército ostrogodo e abriram as portas da cidade, consentindo com a invasão. Roma foi depredada e os seus muros destruídos, enquanto os seus habitantes foram perseguidos. Em 30 de junho ou 1° de julho de 552, o exército ostrogodo foi derrotado na Úmbria sob as flechas dos arqueiros do exército de Narses, na Batalha de Tagina (também conhecida como Batalha de Busta Gallorum) entre Gúbio e Gualdo Tadino. Totila morreu em batalha ou durante a fuga, e os ostrogodos se reuniram sob o seu último rei na Itália, Teia. Este matou os 300 jovens reféns de Totila, e o mesmo fim tiveram todos os prisioneiros e as famílias senatoriais. Porém, devido à perda da maior parte da cavalaria, que não pôde oferecer uma resistência adequada, o sonho dos ostrogodos de um reino na Península Itálica teve fim. (Quer saber mais?)

17/12/1792 - Por ordem de D. Maria I, Rainha de Portugal, foi criada a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, (atual Instituto Militar de Engenharia, IME), a primeira escola de engenharia das Américas e a terceira mais antiga do mundo, sendo antecedido apenas por escolas do mesmo gênero fundadas na França (1747) e em Portugal (1790).
A Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho foi uma escola de ensino superior criada em 1792, no Rio de Janeiro, pela Rainha D. Maria I de Portugal. É considerada uma precursora do ensino superior militar e de engenharia, tanto no Brasil como no próprio continente americano. Em 17 de dezembro de 1792 (8 meses após o enforcamento de Tiradentes) foi instalada na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Estado do Brasil, pelo vice-rei e capitão-general D. José Luís de Castroconde de Resende, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, com molde na Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, fundada dois anos antes em Lisboa. A congênere brasileira foi instalada inicialmente na ponta do Calabouço, na Casa do Trem de Artilharia (sede atual do Museu Histórico Nacional) Quer saber mais?

17/12/1941 - Os Estados Unidos (10 dias após o ataque a Pearl Harbour) declaram, formalmente, guerra ao Japão.
O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de 1941. O ataque em Pearl Harbor, na ilha de Oahu, Havaí, foi executado de surpresa contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos da América e as suas forças de defesa, o corpo aéreo do Exército estado-unidense e a força aérea da Marinha.
O ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares estado-unidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota. O Comandante da operação, Isoroku Yamamoto,, marcado para morrer, teve seu fim. Em 18/04/1942 avião em que seguia foi interceptado por 16 caças Lockheed P-38 Lightning americanos comandados pelo major Mitchell, comandante do 339.º Esquadrão de Caças baseado em Henderson Field-Guadalcanal, e foi abatido, caindo nas selvas da ilha de Bougainville, no arquipélago das Ilhas Salomão.  (Quer saber mais?) 

17/12/1961 - Tragédia do Gran Circus Norte-Americano, incêndio criminoso, em que morreram mais de 500 peesoas, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
O incêndio, criminoso, foi engendrado por um empregado temporário, após sua demissão. Com 3000 pessoas na plateia, faltavam vinte minutos para o espetáculo acabar, quando uma trapezista percebeu o incêndio. Em pouco mais de cinco minutos, o circo foi completamente devorado pelas chamas. 372 pessoas morreram na hora e, aos poucos, vários feridos morriam, chegando a 500 o número de vítimas fatais, das quais 70% eram crianças. A lona, que chegou a ser anunciada como sendo de náilon, era, porém, de um tecido altamente inflamável. Com base no depoimento de funcionários do circo que acompanharam as ameaças de Dequinha, ele foi preso em 22 de dezembro de 1961. Os cúmplices Bigode e Pardal também foram presos.

17/12/1989 - Fernando Collor de Mello é eleito presidente do Brasil, derrotando Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno. Foi o primeiro presidente eleito pelo povo, após o Regime Militar de 1964, e o único na história republicana compelido a renunciar para não sofrer o impeachment.
Durante a campanha, Collor aplicou a norma de que os fins justificam os meios. Fixou  seu discurso no combate a corrupção e aos altos índices de inflação, apontando ainda o governo Sarney como inepto, chegando até a classificar o então presidente como alguém "corrupto, incompetente e safado", o que lhe custou um direito de resposta no horário eleitoral e um processo por calúnia, injúria e difamação, mas nada que impedisse sua ascensão ao primeiro lugar nas pesquisas de opinião - embora Fernando Collor não tenha comparecido a nenhum debate promovido pelos meios de comunicação durante o primeiro turno da eleição. Sua performance o credenciou a receber o apoio do espectro político conservador como o do PFL, que aderiu em massa à sua candidatura ainda no começo da campanha, embora o partido tivesse Aureliano Chaves como candidato oficial. Em 15 de novembro recebeu 20.611.011 votos contra 11.622.673 sufrágios dados a Lula e, assim, os dois candidatos passaram ao segundo turno que se realizaria em 17 de dezembro. Para o segundo turno, houve um reagrupamento de forças. Além de Leonel Brizola - que perdeu a vaga no segundo turno por uma diferença de aproximadamente 455 mil votos - ficaram de fora da disputa políticos oriundos do estado de São Paulo como Covas, Maluf, Guimarães e Guilherme Afif Domingos, dentre outros listados na relação de mais de vinte postulantes ao Planalto, oriundos de diferentes estados do país. Ao longo de um mês de campanha no segundo turno, as forças políticas se reagruparam com vistas ao embate derradeiro e nisso Lula recebe o apoio de Brizola, Covas, Guimarães e Roberto Freire, ao passo que Fernando Collor contou com o eleitorado de Maluf e Guilherme Afif.. Quer saber mais?

Eventos esportivos

Nascimentos

17/12/1493 - Paracelso, alquimista e médico suíço (m. 1541).
Paracelso, pseudônimo de Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, (Einsiedeln17 de dezembro de 1493 — Salzburgo24 de setembro de 1541) foi um famoso médico,alquimistafísico e astrólogo suíço. Seu pseudônimo significa "superior a Celso (médico romano)". Entre todas as figuras erráticas do renascimento, a de Paracelso está pontada pela agitação da sua vida e pela a incoerência das suas opiniões e doutrinas. No estudo da sua biografia, facto tem sido gradualmente separado da fantasia, mas nenhum acordo foi alcançado no que respeita bem quanto à natureza e sentido de seu ensino. Ele é considerado por muitos como um reformador do medicamento. Outros elogiam suas realizações em Química e como fundador da Bioquímica. Ele aparece entre cientistas e reformadores como Andreas VesaliusNicolau Copérnico e Georgius Agricola, e, portanto, é visto como um moderno. Por outro lado, sempre possuiu uma aura de místico e até mesmo obscura reputação de mágico. Durante séculos o seu trabalho tem sido criticado como não-científico, fantástico e na fronteira com a demência sendo que muitas de suas obras são puramente religiosas, sociais e éticas de caráter. (Quer saber mais?) 
17/12/1975 - Milla Jovovich, atriz, modelo e cantora ucraniana.
Milla Jovovich (nascida Milica Nataša Jovović, em servo-croataМилица Јововић/Milica Jovović; em russoМилла Йовович, em ucranianoМілла ЙововичKiev17 de dezembro de 1975), é uma atrizmodelodesigner de moda e cantora soviéticaA mãe de Milla, Galina, matriculou-a numa escola de atores na Califórnia. Milla formou-se como a melhor aluna, assim como na escola de balé. Em 1988, fez seu primeiro papel cinematográfico, no thriller Um Toque de Sedução. Em 1991, antes de completar dezesseis anos, protagonizou a aventura De Volta à Lagoa Azul — que fez surgirem comparações entre ela e a atriz mirim Brooke Shields, do primeiro filme (A Lagoa Azul, de 1980). Abaixo, cena de "De Volta à Lagoa Azul"  (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
17/12/1990 - Natália Melcon, atriz argentina.
Natalia Soledad Melcon (Buenos Aires17 de dezembro de 1990) é uma atriz argentina, conhecida por interpretar a Natalia "Tali" Ramos, na novela ChiquititasIniciou sua carreira na novela infantil Chiquititas, dando vida a birrenta personagem Natália Ramos Pacheco Azevedo, que gritava por tudo que queria, até conseguir. Na novela era grande amiga da multimilionária Florência, interpretada pela atriz Geraldine Visciglio. Seu último trabalho na TV foi na versão argentina da novela Amor Mío em 2005, interpretando Barbara (cena abaixo)

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.