351º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 14 dias para acabar o ano.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.
Eventos históricos
- 283 - É eleito o Papa Caio.
- 384 - É eleito o Papa São Sirício.
O Império Romano do Ocidente (Itália) já havia terminado com a abdicação de Rômulo Augusto em 4 de setembro de 476, mas sua contraparte, o Império Romano do Oriente (Bizâncio ou Constantinopla), sobreviveria por mais 1.000 anos e era contra esta que se levantavam os inimigos do império. Os ostrogodos eram um ramo dos godos, povo germânico que surgiu na região meridional da Escandinávia. Nenhuma outra fonte primária menciona esta longa migração, que poderia ter-se iniciado no Báltico ou no Mar Negro e é possível que os godos tenham se desenvolvido como um povo distinto dos demais bárbaros nas fronteiras do Império Romano. Depois dos conflitos contra o general bizantino Belisário e depois da consequente captura de Vitige em 540, os ostrogodos passaram a ter um Estado ao norte do rio Pó (Noroeste da Itália). Totila era o comandante da tropa gótica sob Tarvisio, e foi provavelmente nomeado rei por volta da metade de 542. A primeira vez, Totila assediou Roma em 544. Em 17 de dezembro de 546 os guardiões se depararam com o exército ostrogodo e abriram as portas da cidade, consentindo com a invasão. Roma foi depredada e os seus muros destruídos, enquanto os seus habitantes foram perseguidos. Em 30 de junho ou 1° de julho de 552, o exército ostrogodo foi derrotado na Úmbria sob as flechas dos arqueiros do exército de Narses, na Batalha de Tagina (também conhecida como Batalha de Busta Gallorum) entre Gúbio e Gualdo Tadino. Totila morreu em batalha ou durante a fuga, e os ostrogodos se reuniram sob o seu último rei na Itália, Teia. Este matou os 300 jovens reféns de Totila, e o mesmo fim tiveram todos os prisioneiros e as famílias senatoriais. Porém, devido à perda da maior parte da cavalaria, que não pôde oferecer uma resistência adequada, o sonho dos ostrogodos de um reino na Península Itálica teve fim. (Quer saber mais?)
- 1586 - Imperador Go-Yozei torna-se Imperador do Japão.
- 1770 - Ludwig van Beethoven é baptizado em Bonn.
- 1777 - A França é a primeira nação a reconhecer a independência dos Estados Unidos.
A Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho foi uma escola de ensino superior criada em 1792, no Rio de Janeiro, pela Rainha D. Maria I de Portugal. É considerada uma precursora do ensino superior militar e de engenharia, tanto no Brasil como no próprio continente americano. Em 17 de dezembro de 1792 (8 meses após o enforcamento de Tiradentes) foi instalada na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Estado do Brasil, pelo vice-rei e capitão-general D. José Luís de Castro, conde de Resende, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, com molde na Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, fundada dois anos antes em Lisboa. A congênere brasileira foi instalada inicialmente na ponta do Calabouço, na Casa do Trem de Artilharia (sede atual do Museu Histórico Nacional) Quer saber mais?
- 1813 - A vila de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, recebe o título de condado.
- 1819 - Simão Bolívar declara a independência da República da Gran Colombia em Angostura (hoje Ciudad Bolívar na Venezuela).
- 1892 - Emancipação do muncípio de São Pedro da Aldeia (Rio de Janeiro)
- 1903 - História da aviação: Primeiro voo de aeroplano dos Irmãos Wright
- 1925 - Manuel Teixeira Gomes abandona definitivamente Portugal
- 1928 - Criação do município de Aparecida (São Paulo)
- 1938
- Emancipação do muncípio de Serrania, no estado de Minas Gerais.
- Emancipação do município de Alterosa, no estado de Minas Gerais.
- Fundação do município de Delfim Moreira, no estado de Minas Gerais.
- Fundação do município de Campina Verde, no estado de Minas Gerais.
- Fundação do município de Conselheiro Pena,no estado de Minas Gerais.
- 1939 - Segunda Guerra Mundial - O navio de guerra alemão Admiral Graf Spee, comandado pelo capitão Hans Langsdorff é afundado na batalha do Rio da Prata.
- 1941 - Segunda Guerra Mundial:
- Tropas japonesas desembarcam em Bornéu.
- Primeira Batalha de Sirte: a frota italiana é repelida por forças britânicas.
O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de 1941. O ataque em Pearl Harbor, na ilha de Oahu, Havaí, foi executado de surpresa contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos da América e as suas forças de defesa, o corpo aéreo do Exército estado-unidense e a força aérea da Marinha.
O ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares estado-unidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota. O Comandante da operação, Isoroku Yamamoto,, marcado para morrer, teve seu fim. Em 18/04/1942 avião em que seguia foi interceptado por 16 caças Lockheed P-38 Lightning americanos comandados pelo major Mitchell, comandante do 339.º Esquadrão de Caças baseado em Henderson Field-Guadalcanal, e foi abatido, caindo nas selvas da ilha de Bougainville, no arquipélago das Ilhas Salomão. (Quer saber mais?)
O ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares estado-unidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota. O Comandante da operação, Isoroku Yamamoto,, marcado para morrer, teve seu fim. Em 18/04/1942 avião em que seguia foi interceptado por 16 caças Lockheed P-38 Lightning americanos comandados pelo major Mitchell, comandante do 339.º Esquadrão de Caças baseado em Henderson Field-Guadalcanal, e foi abatido, caindo nas selvas da ilha de Bougainville, no arquipélago das Ilhas Salomão. (Quer saber mais?)
- 1945 - Honduras é admitida como Estado-Membro da ONU.
- 1958
- Emancipação do município de Barcelona, Rio Grande do Norte.
- Emancipação do município de Parnamirim, Rio Grande do Norte.
- Emancipação do município de Cachoeirinha, Pernambuco.
O incêndio, criminoso, foi engendrado por um empregado temporário, após sua demissão. Com 3000 pessoas na plateia, faltavam vinte minutos para o espetáculo acabar, quando uma trapezista percebeu o incêndio. Em pouco mais de cinco minutos, o circo foi completamente devorado pelas chamas. 372 pessoas morreram na hora e, aos poucos, vários feridos morriam, chegando a 500 o número de vítimas fatais, das quais 70% eram crianças. A lona, que chegou a ser anunciada como sendo de náilon, era, porém, de um tecido altamente inflamável. Com base no depoimento de funcionários do circo que acompanharam as ameaças de Dequinha, ele foi preso em 22 de dezembro de 1961. Os cúmplices Bigode e Pardal também foram presos.
- 1967 - Primeiro-ministro da Austrália Harold Holt desaparece enquanto nadava em Portsea na cidade de Melbourne, (Austrália).
- 1973 - 30 passageiros são mortos em ataque de terroristas palestinos no aeroporto Leonardo da Vinci, em Roma.
- 1978 - O Partido dos Trabalhadores da Jamaica é fundado por Trevor Munroe.
- 1981 - Brigadeiro General James L. Dozier é raptado pelas Brigadas Vermelhas na Verona, Itália
- 1989
- Estréia de Os Simpsons na FOX
- 1999 - Inicia-se o processo de liquidação e privatização da RFFSA.
- 2000 - Condoleezza Rice é escolhida para servir como a conselheira da segurança nacional dos Estados Unidos.
- 2003 - Primeiro vôo da nave SpaceShipOne.
Eventos esportivos
- 1995 - O Botafogo de Futebol e Regatas é Campeão Brasileiro de 1995.
- 2001 - Fundação do clube de futebol paranaense Cascavel CR
- 2006 - O Sport Club Internacional se torna Campeão do Mundial de Clubes da FIFA.
Nascimentos
17/12/1493 - Paracelso, alquimista e médico suíço (m. 1541).Paracelso, pseudônimo de Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, (Einsiedeln, 17 de dezembro de 1493 — Salzburgo, 24 de setembro de 1541) foi um famoso médico,alquimista, físico e astrólogo suíço. Seu pseudônimo significa "superior a Celso (médico romano)". Entre todas as figuras erráticas do renascimento, a de Paracelso está pontada pela agitação da sua vida e pela a incoerência das suas opiniões e doutrinas. No estudo da sua biografia, facto tem sido gradualmente separado da fantasia, mas nenhum acordo foi alcançado no que respeita bem quanto à natureza e sentido de seu ensino. Ele é considerado por muitos como um reformador do medicamento. Outros elogiam suas realizações em Química e como fundador da Bioquímica. Ele aparece entre cientistas e reformadores como Andreas Vesalius, Nicolau Copérnico e Georgius Agricola, e, portanto, é visto como um moderno. Por outro lado, sempre possuiu uma aura de místico e até mesmo obscura reputação de mágico. Durante séculos o seu trabalho tem sido criticado como não-científico, fantástico e na fronteira com a demência sendo que muitas de suas obras são puramente religiosas, sociais e éticas de caráter. (Quer saber mais?)
- 1734 - Maria I, a Pia, Rainha de Portugal (m. 1816).
- 1749 - Domenico Cimarosa, compositor italiano (m. 1801).
- 1778 - Humphry Davy, químico inglês (m. 1829).
- 1874 - William Lyon Mackenzie King, ex-primeiro-ministro do Canadá (m. 1950).
- 1881 - Yngvar Bryn, patinador artístico norueguês (m. 1947).
- 1893 - Erwin Piscator, cineasta alemão (m. 1966).
- 1894 - David Butler, cineasta estadunidense (m. 1979).
- 1903 - Erskine Caldwell, escritor estadunidense (m. 1987).
- 1905
- Érico Veríssimo, escritor brasileiro (m. 1975).
- Simo Häyhä, sniper (franco-atirador) finlandês (m. 2002).
- 1906 - Fernando Lopes-Graça, compositor e musicólogo português (m. 1994).
- 1911 - André Claveau, cantor e ator francês (m. 2003).
- 1926 - José Lutzemberger, ecologista e agrônomo brasileiro (m. 2002).
- 1930 - Armin Mueller-Stahl, ator russo.
- 1935 - Alcione Sortica, escritor brasileiro.
- 1936 - Jorge Mario Bergoglio, cardeal argentino.
- 1937 - Jaime Lerner, político, arquiteto e urbanista brasileiro.
- 1939 - Mengálvio, ex-futebolista brasileiro.
- 1944 - Bernard Hill, ator inglês.
- 1945 - Ernie Hudson, ator norte-americano.
- 1946 - Eugene Levy, ator canadense.
- 1949
- Paul Rodgers, cantor inglês.
- Sotiris Kaiafas, ex-futebolista cipriota.
- 1952 - Renê Simões, treinador brasileiro de futebol.
- 1953 - Bill Pullman, ator estadunidense.
- 1955 - Edmond Enoka, ex-futebolista camaronês.
- 1958 - Mike Mills, baixista norte-americano (R.E.M.).
- 1960
- Gilliard, cantor e compositor brasileiro.
- Moreno Argentin, ciclista italiano.
- 1967 - Gigi D'Agostino, músico e D.J. italiano.
- 1968
- Paul Tracy, automobilista canadense.
- Claudio Suárez, ex-futebolista mexicano.
- 1969 - Chuck Lidell, lutador de artes marciais estadunidense.
- 1970
- Flávio Emídio, futebolista brasileiro.
- Michael Mols, ex-futebolista holandês.
- Seo Jung-Won, ex-futebolista sul-coreano.
- Stella Tennant, modelo britânica.
- 1971
- Cory Whiterill, piloto norte-americano de corridas.
- Artur Petrosyan, ex-futebolista armênio.
- 1973 - Paula Radcliffe, atleta britânica.
- 1974
- Marissa Ribisi, atriz norte-americana.
- Giovanni Ribisi, ator estadunidense.
- 1975
Milla Jovovich (nascida Milica Nataša Jovović, em servo-croata: Милица Јововић/Milica Jovović; em russo: Милла Йовович, em ucraniano: Мілла Йовович; Kiev, 17 de dezembro de 1975), é uma atriz, modelo, designer de moda e cantora soviética. A mãe de Milla, Galina, matriculou-a numa escola de atores na Califórnia. Milla formou-se como a melhor aluna, assim como na escola de balé. Em 1988, fez seu primeiro papel cinematográfico, no thriller Um Toque de Sedução. Em 1991, antes de completar dezesseis anos, protagonizou a aventura De Volta à Lagoa Azul — que fez surgirem comparações entre ela e a atriz mirim Brooke Shields, do primeiro filme (A Lagoa Azul, de 1980). Abaixo, cena de "De Volta à Lagoa Azul" (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
- André Heller, jogador brasileiro de vôlei.
- 1976
- Patrick Müller, futebolista suíço.
- Nir Davidovich, futebolista israelense.
- Kim Sang-Sik, futebolista sul-coreano.
- 1977
- Liédson, futebolista brasileiro-português.
- Arnaud Clement, tenista francês.
- 1978 - Manny Pacquiao, pugilista filipino.
- 1979
- Eric Ejiofor, futebolista nigeriano.
- Ryan Key, vocalista e guitarrista do Yellowcard.
- 1980
- Ryan Hunter-Reay, piloto norte-americano de corridas.
- Rafael Schmitz, futebolista brasileiro.
- Juninho Cearense, futebolista brasileiro.
- Ronald García, futebolista boliviano
- 1981 - Tim Wiese, futebolista alemão.
- 1982 - Boubacar Sanogo, futebolista marfinense.
- 1983
- Chidi Odiah, futebolista nigeriano.
- Sébastien Ogier, piloto francês de ralis.
- 1985 - Martín Ricca, ator argentino.
- 1988 - Jin Sun-Yu, patinador sul-coreano.
- 1989
- André Ayew, futebolista ganês.
- Taylor York, guitarrista estado-unidense (Paramore).
- 1990
- Henri Anier, futebolista estoniano.
Natalia Soledad Melcon (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1990) é uma atriz argentina, conhecida por interpretar a Natalia "Tali" Ramos, na novela Chiquititas. Iniciou sua carreira na novela infantil Chiquititas, dando vida a birrenta personagem Natália Ramos Pacheco Azevedo, que gritava por tudo que queria, até conseguir. Na novela era grande amiga da multimilionária Florência, interpretada pela atriz Geraldine Visciglio. Seu último trabalho na TV foi na versão argentina da novela Amor Mío em 2005, interpretando Barbara (cena abaixo)
- 1994 - Nat Wolff, ator e cantor estadunidense.
- 2007 - James Windsor, filho de Edward, Conde de Wessex e 8º na linha de sucessão ao trono britânico.
Falecimentos
- 1187 - Papa Gregório VIII (n. 1110)
- 1471 - Isabel de Portugal, duquesa da Borgonha (n. 1397)
- 1644 - D. Antão d´Almada, herói da Restauração de Portugal.
- 1663 - Dona Ana de Sousa, rainha do Ndongo e de Matamba, em Angola (n. 1583)
- 1830 - Simon Bolívar, militar venezuelano, considerado um dos "Libertadores da América". (n. 1783)
- 1833 - Kaspar Hauser (n. 1812)
- 1909 - Rei Leopoldo II da Bélgica (n. 1835)
- 1929 - Gomes da Costa, oficial do exército e político português (n. 1863)
- 1933 - Thubten Gyatso, 13º Dalai Lama do Tibete (n. 1876)
- 1964 - Victor Franz Hess, físico austríaco, Nobel de Física em 1936 (n. 1883)
- 1967 - Harold Holt, Primeiro-ministro austríaco (desaparecido) (n. 1908)
- 1969 - Artur da Costa e Silva, ex-presidente do Brasil (n. 1902)
- 1987 - Marguerite Yourcenar, escritora belga de língua francesa (n. 1903)
- 1999 - Rex Allen, ator estadunidense de faroestes B, conhecido como "The Arizona Kid" (n. 1920)
- 2002 - Evandro Lins e Silva, jurista, jornalista, escritor e político brasileiro (n. 1912).
- 2005 - Jack Anderson, jornalista norte-americano. (n. 1922)
Feriados e eventos cíclicos
- Festival Romano - início da Saturnália, em honra de Saturno.
- Dia do pastor presbiteriano.
- Dia de São Lázaro de Betânia.
- Aniversário do município brasileiro de Campina Verde, Minas Gerais.
- Aniversário do município brasileiro de Conselheiro Pena, Minas Gerais.
- Aniversário do município brasileiro de Delfim Moreira, Minas Gerais.
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.