quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 16 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

16 de Dezembro de 2011.
350º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 15 dias  para acabar o ano.


Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

16/12/1431 - Henrique VI de Inglaterra é coroado Rei de França na Catedral de Notre-Dame de Paris, segundo as disposições do Tratado de Troyes que não foram depois reconhecidas pelos franceses
O Tratado de Troyes (1420), foi assinado no âmbito da Guerra dos cem anos, entre os reis Henrique V de Inglaterra e Carlos VI de França, com o consentimento e apoio de Filipe III, Duque da Borgonha. O tratado surgiu depois de um cerco levantado por Henrique V a Paris e do assassinato de João o TemerárioDuque da Borgonha, que pôs fim às esperanças francesas de ajuda. As negociações levaram cerca de seis meses e o texto visava o fim do conflito que durava já desde 1337. Com a força das armas do seu lado, Henrique V pôde impor as suas condições. O tratado deserdava o delfim, futuro Carlos VII de França, e nomeava o próprio Henrique, ou os seus descendentes, como herdeiros do trono de França. Em contrapartida, Carlos VI poderia manter a sua dignidade real até à morte. Para firmar este acordo, foi também negociado o casamento de Henrique com a princesa Catarina de Valois, celebrado a 2 de Junho do mesmo ano. De acordo com as disposições do tratado, Henrique VI de Inglaterra foi coroado Rei de França a 16 de Dezembro de 1431, na Catedral de Notre-Dame de Paris. No entanto, Henrique VI nunca foi reconhecido pelos franceses e para efeitos práticos, o tratado não serviu de nada, tendo a guerra dos cem anos durado até 1453. Na morte de Carlos VI, o delfim repudiou o tratado e declarou-se Carlos VII de França, renovando as hostilidades. Na realidade, Henrique, de nacionalidade inglesa, já havia sido  coroado rei de Inglaterra aos oito anos de idade, na Abadia de Westminster a 6 de Novembro de 1429. De acordo com o tratado de Troyes, agora passava a ser também rei da França, sendo coroado na Catedral de Notre-Dame de Paris a 16 de Dezembro de 1431.1653. O chamado tratado de paz era uma grande confusão e, a médio prazo, não poderia dar certo. (Quer saber mais?)
16/12/1971 - Dia da Vitória em Bangladesh: marca a rendição das tropas invasoras do Paquistão
Com a independência da Índia, parte de Bengala constituiu parte do Paquistão, com o nome de Paquistão Oriental , e parte ficou com a Índia, vindo a formar a unidade administrativa (estado) de Paquistão Ocidental. Depois de uma guerra de libertação contra as forças do Paquistão Ocidental, em 1971, o Bangladesh finalmente se torna independente. Colocando pingos nos "ii", hoje o Paquistão Oriental, já independente, chama-se simplesmente "Bangladesh" (Bengala) e o Paquistão Ocidental é simplesmente "Paquistão". Restou uma área de litígio, a Cachemira, famosa pela fabricação de tecidos. Atualmente localizada no norte do subcontinente indiano, a Caxemira é disputada por Índia e Paquistão desde o fim da colonização britânica.  Segundo uma resolução da ONU datada de 1947, a população local deveria decidir a situação política da Caxemira por meio de um plebiscito acerca da independência do território. Tal plebiscito, porém, nunca aconteceu, e a Caxemira foi incorporada à Índia, o que contrariou as pretensões do Paquistão e da população local - de maioria muçulmana - e levou à guerra de 1947 a 1948. O conflito termina com a divisão da Caxemira: cerca de um terço fica com o Paquistão (Caxemira Livre e Territórios do Norte) e o restante com a Índia (Jammu e Caxemira).

Nascimentos

16/12/1485 - Catarina de Aragão, primeira mulher de Henrique VIII de Inglaterra (m. 1536).
Catarina de Aragão (Alcalá de Henares16 de Dezembro de 1485 — Castelo de Kimbolton,Huntingdonshire7 de Janeiro de 1536) foi Princesa de Espanha e a primeira rainha consorte de Henrique VIII de Inglaterra, sendo mãe da rainha Maria I. Catarina, durante a juventude, foi efusivamente aclamada pela beleza e inteligência. Conversava tanto em seu espanhol nativo, quanto em latim, francês e, mais tarde, inglês. Quando rainha, seu tempo foi majoritariamente empenhado em obras de caridade, o que lhe conferiu o amor do povo inglês, sendo, até hoje, a rainha consorte mais amada por eles. Morreu provavelmente de câncer e seu túmulo em Peterborought nunca está sem flores, apesar de passados quase cinco séculos desde sua morte. (Quer saber mais?)  Ao todo, Henrique VIII teve seis esposas: Catarina de Aragão: princesa espanhola, casou-se em 1509, sete semana depois dele se tornar rei. Por causa de seu divórcio, em 1533, houve a Reforma Religiosa na Inglaterra. Ana Bolena: casou-se em 1534. Deu a Henrique VIII uma filha, Elizabeth, que depois seria rainha da Inglaterra. Foi acusada de infidelidade ao rei, sendo decapitada em 1536. Jane Seymor: casou-se com Henrique VIII seis dias após a execução de Ana Bolena. Deu ao rei seu único filho, Eduardo, morrendo de uma complicação após o parto. Ana de Cléves: princesa alemã, Henrique casou-se com ela por motivos políticos, em 1540. Este casamento foi anulado pelo Parlamento 6 meses depois. Catarina Howard: inglesa, casou-se em 1541 e, um ano depois, admitiu que tinha sido infiel ao rei, sendo decapitada. Catarina Par: inglesa, antes de se casar com Henrique VIII, em 1543, já tinha se divorciado 2 vezes. Ainda era rainha quando o rei faleceu, em 1547.  (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
16/12/1866 - Wassily Kandinsky, pintor russo (m. 1944).
Wassily Kandinsky (em russo: Василий Кандинский) (Moscou, 4 de dezembro de 1866 — Neuilly-sur-Seine, 13 de dezembro de 1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa. (Quer saber mais?)
16/12/1962 - Luciana Braga, atriz brasileira.
Luciana Braga (Rio de Janeiro16 de dezembro de 1962) é uma atriz brasileira. Já participou de de diversas telenovelas e de filmes. Luciana Braga consolidou sólida parceria com Flávio Marinho. Depois de Coração Brasileiro e Um Caminho para Dois, dá vida à nova personagem no quase monólogo Além do Arco-Íris. Luciana vem investindo na diversidade também em sua carreira teatral. Depois de um começo promissor na montagem do Grupo Tapa para O Tempo e os Conways, de J.B. Priestley, participou de projetos desafiadores, como Casamento Branco, ousada versão de Sergio Britto para o texto de Tadeus RosevitsVestido de Noiva, espetáculo de Luiz Arthur Nunes para o original de Nelson RodriguesCartas Portuguesas, de Mariana Alco-forado, na polêmica transposição de Bia Lessa,Pérola, última das peças memorialistas de Mauro Rasi, e Farsa, junção de textos, também a cargo de Nunes, de Miguel de CervantesAnton TchekhovMolière e Martins Pena. (Abaixo, contracenando com Petrônio Gontijo)
16/12/1963 - Mariza, fadista portuguesa, nascida em Moçambique.
Marisa dos Reis Nunes Com IH (Moçambique16 de Dezembro de 1973) é o nome de nascimento da fadista portuguesa Mariza, segundo ela própria corrige na TSF à conversa com Carlos Vaz Marques em 2003, «cantadeira de fados». Tem sido presença regular em palcos como o Carnegie Hall, em Nova Iorque, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o Lobero Theater, em Santa Bárbara, a Salle Pleyel, em Paris, a Ópera de Sydney ou o Royal Albert Hall. O jornal britânico The Guardian considerou-a «uma diva da música do mundo».

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

África do Sul

  • Dia da Reconciliação

Brasil

Religioso

Roma antiga - Festival de Sapientia, em honra da deusa da sabedoria (2 dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.