350º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 15 dias para acabar o ano.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.
Eventos históricos
- 955 - É eleito o Papa João XII
O Tratado de Troyes (1420), foi assinado no âmbito da Guerra dos cem anos, entre os reis Henrique V de Inglaterra e Carlos VI de França, com o consentimento e apoio de Filipe III, Duque da Borgonha. O tratado surgiu depois de um cerco levantado por Henrique V a Paris e do assassinato de João o Temerário, Duque da Borgonha, que pôs fim às esperanças francesas de ajuda. As negociações levaram cerca de seis meses e o texto visava o fim do conflito que durava já desde 1337. Com a força das armas do seu lado, Henrique V pôde impor as suas condições. O tratado deserdava o delfim, futuro Carlos VII de França, e nomeava o próprio Henrique, ou os seus descendentes, como herdeiros do trono de França. Em contrapartida, Carlos VI poderia manter a sua dignidade real até à morte. Para firmar este acordo, foi também negociado o casamento de Henrique com a princesa Catarina de Valois, celebrado a 2 de Junho do mesmo ano. De acordo com as disposições do tratado, Henrique VI de Inglaterra foi coroado Rei de França a 16 de Dezembro de 1431, na Catedral de Notre-Dame de Paris. No entanto, Henrique VI nunca foi reconhecido pelos franceses e para efeitos práticos, o tratado não serviu de nada, tendo a guerra dos cem anos durado até 1453. Na morte de Carlos VI, o delfim repudiou o tratado e declarou-se Carlos VII de França, renovando as hostilidades. Na realidade, Henrique, de nacionalidade inglesa, já havia sido coroado rei de Inglaterra aos oito anos de idade, na Abadia de Westminster a 6 de Novembro de 1429. De acordo com o tratado de Troyes, agora passava a ser também rei da França, sendo coroado na Catedral de Notre-Dame de Paris a 16 de Dezembro de 1431.1653. O chamado tratado de paz era uma grande confusão e, a médio prazo, não poderia dar certo. (Quer saber mais?)
- 1761 - Guerra dos Sete Anos: Depois de quatro meses colocando barreiras, os russos sob o comando de Pyotr Rumyantsev conquistam a fortaleza de Kolobrzeg da Prússia
- 1773 - Festa do Chá de Boston
- 1815 - O rei D. João VI eleva o Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves
- 1880 - Início da Primeira Guerra dos Bôeres
- 1905 - Revolução Russa de 1905: prisão dos membros do soviete de São Petersburgo
- 1935 - Refundação do São Paulo Futebol Clube
- 1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da ofensiva alemã nas Ardenas
- 1946 - Tailândia é admitida como Estado-Membro da ONU
- 1963 - Quênia é admitido como Estado-Membro da ONU
Com a independência da Índia, parte de Bengala constituiu parte do Paquistão, com o nome de Paquistão Oriental , e parte ficou com a Índia, vindo a formar a unidade administrativa (estado) de Paquistão Ocidental. Depois de uma guerra de libertação contra as forças do Paquistão Ocidental, em 1971, o Bangladesh finalmente se torna independente. Colocando pingos nos "ii", hoje o Paquistão Oriental, já independente, chama-se simplesmente "Bangladesh" (Bengala) e o Paquistão Ocidental é simplesmente "Paquistão". Restou uma área de litígio, a Cachemira, famosa pela fabricação de tecidos. Atualmente localizada no norte do subcontinente indiano, a Caxemira é disputada por Índia e Paquistão desde o fim da colonização britânica. Segundo uma resolução da ONU datada de 1947, a população local deveria decidir a situação política da Caxemira por meio de um plebiscito acerca da independência do território. Tal plebiscito, porém, nunca aconteceu, e a Caxemira foi incorporada à Índia, o que contrariou as pretensões do Paquistão e da população local - de maioria muçulmana - e levou à guerra de 1947 a 1948. O conflito termina com a divisão da Caxemira: cerca de um terço fica com o Paquistão (Caxemira Livre e Territórios do Norte) e o restante com a Índia (Jammu e Caxemira).
- 1974 - É formada a União Democrática Popular
- 1991 - Independência do Cazaquistão
- 1998 - Crise do desarmamento no Iraque: Operação Raposa do Deserto - os Estados Unidos e o Reino Unido bombardeiam alvos no Iraque
- 2002 - Publicada primeira proposta de licenças Creative Commons
Nascimentos
16/12/1485 - Catarina de Aragão, primeira mulher de Henrique VIII de Inglaterra (m. 1536).Catarina de Aragão (Alcalá de Henares, 16 de Dezembro de 1485 — Castelo de Kimbolton,Huntingdonshire, 7 de Janeiro de 1536) foi Princesa de Espanha e a primeira rainha consorte de Henrique VIII de Inglaterra, sendo mãe da rainha Maria I. Catarina, durante a juventude, foi efusivamente aclamada pela beleza e inteligência. Conversava tanto em seu espanhol nativo, quanto em latim, francês e, mais tarde, inglês. Quando rainha, seu tempo foi majoritariamente empenhado em obras de caridade, o que lhe conferiu o amor do povo inglês, sendo, até hoje, a rainha consorte mais amada por eles. Morreu provavelmente de câncer e seu túmulo em Peterborought nunca está sem flores, apesar de passados quase cinco séculos desde sua morte. (Quer saber mais?) Ao todo, Henrique VIII teve seis esposas: Catarina de Aragão: princesa espanhola, casou-se em 1509, sete semana depois dele se tornar rei. Por causa de seu divórcio, em 1533, houve a Reforma Religiosa na Inglaterra. Ana Bolena: casou-se em 1534. Deu a Henrique VIII uma filha, Elizabeth, que depois seria rainha da Inglaterra. Foi acusada de infidelidade ao rei, sendo decapitada em 1536. Jane Seymor: casou-se com Henrique VIII seis dias após a execução de Ana Bolena. Deu ao rei seu único filho, Eduardo, morrendo de uma complicação após o parto. Ana de Cléves: princesa alemã, Henrique casou-se com ela por motivos políticos, em 1540. Este casamento foi anulado pelo Parlamento 6 meses depois. Catarina Howard: inglesa, casou-se em 1541 e, um ano depois, admitiu que tinha sido infiel ao rei, sendo decapitada. Catarina Par: inglesa, antes de se casar com Henrique VIII, em 1543, já tinha se divorciado 2 vezes. Ainda era rainha quando o rei faleceu, em 1547. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
- 1770 - Ludwig van Beethoven, compositor erudito alemão (m.1827).
- 1775 - Jane Austen, romancista britânica (m. 1817).
- 1790 - Leopoldo I da Bélgica, primeiro Rei dos Belgas (m.1865).
- 1834 - Léon Walras, economista francês (m. 1910).
- 1863 - George Santayana, filósofo espanhol (m. 1952).
- 1865
- Madre Paulina, ítalo-brasileira proclamada oficialmente Santa em 19 de Maio de 2002 pelo Papa João Paulo II. {m. 1942}
- Olavo Bilac, poeta brasileiro (m. 1918)
Wassily Kandinsky (em russo: Василий Кандинский) (Moscou, 4 de dezembro de 1866 — Neuilly-sur-Seine, 13 de dezembro de 1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa. (Quer saber mais?)
- 1882 - Zoltán Kodály, compositor, etnomusicólogo, educador, linguista e filósofo da Hungria (m. 1967).
- 1888 - Rei Alexandre I da Iugoslávia (m. 1934).
- 1917 - Arthur C. Clark, romancista de ficção inglês (m. 2008)
- 1928 - Philip K. Dick, escritor estadunidense (m. 1982)
- 1937 - Giulio Massarani, professor universitário brasileiro de Engenharia química (m. 2004).
- 1938 - Liv Ullmann, atriz norueguesa.
- 1942 - Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, empresário e atual presidente do Santos Futebol Clube]].
- 1946 - Benny Andersson, músico sueco e antigo integrante do grupo ABBA.
- 1949 - Billy Gibbons, músico norte-americano.
- 1952
- Jorge Luis Pinto, treinador colombiano de futebol.
- Francesco Graziani, ex-futebolista italiano.
- 1961 - Sam Robards, ator norte-americano.
Luciana Braga (Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 1962) é uma atriz brasileira. Já participou de de diversas telenovelas e de filmes. Luciana Braga consolidou sólida parceria com Flávio Marinho. Depois de Coração Brasileiro e Um Caminho para Dois, dá vida à nova personagem no quase monólogo Além do Arco-Íris. Luciana vem investindo na diversidade também em sua carreira teatral. Depois de um começo promissor na montagem do Grupo Tapa para O Tempo e os Conways, de J.B. Priestley, participou de projetos desafiadores, como Casamento Branco, ousada versão de Sergio Britto para o texto de Tadeus Rosevits, Vestido de Noiva, espetáculo de Luiz Arthur Nunes para o original de Nelson Rodrigues, Cartas Portuguesas, de Mariana Alco-forado, na polêmica transposição de Bia Lessa,Pérola, última das peças memorialistas de Mauro Rasi, e Farsa, junção de textos, também a cargo de Nunes, de Miguel de Cervantes, Anton Tchekhov, Molière e Martins Pena. (Abaixo, contracenando com Petrônio Gontijo)
- 1963 - Benjamin Bratt, ator norte-americano.
- 1965 - Emeka Ezeugo, ex-futebolista nigeriano.
- 1966 - Dennis Wise, ex-futebolista e treinador de futebol inglês.
- 1967
- Miranda Otto, atriz australiana.
- Ion Timofte, ex-futebolista romeno.
- 1969 - Macedo, ex-futebolista brasileiro.
- 1971 - Paul van Dyk, DJ alemão.
- 1972
- Željko Kalac, futebolista australiano.
- Nicole Haislett, nadadora americana.
- 1973
Marisa dos Reis Nunes Com IH (Moçambique, 16 de Dezembro de 1973) é o nome de nascimento da fadista portuguesa Mariza, segundo ela própria corrige na TSF à conversa com Carlos Vaz Marques em 2003, «cantadeira de fados». Tem sido presença regular em palcos como o Carnegie Hall, em Nova Iorque, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o Lobero Theater, em Santa Bárbara, a Salle Pleyel, em Paris, a Ópera de Sydney ou o Royal Albert Hall. O jornal britânico The Guardian considerou-a «uma diva da música do mundo».
- Themba Mnguni, futebolista sul-africano.
- 1977 - Sylvain Distin, futebolista francês.
- 1981 - A.J. Allmendinger, piloto norte-americano de corridas.
- 1982 - Stanislav Šesták, futebolista eslovaco.
- 1985
- Genki Nagasato, futebolista japonês.
- Máximo Banguera, futebolista equatoriano.
- 1987 - Alejandro Martinuccio, futebolista argentino.
- 1988
- Anna Popplewell, atriz britânica.
- Mats Hummels, futebolista alemão.
- Sergei Pesyakov, futebolista russo.
- 1990 - Yasmin Gontijo, cantora brasileira.
Falecimentos
- 705 - Wu Zetian
- 882 - Papa João VIII
- 1515 - Afonso de Albuquerque, militar português
- 1774 - François Quesnay, economista francês (n. 1694)
- 1859 - Wilhelm Grimm, escritor e folclorista alemão (n. 1786)
- 1909 - Princesa Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg (n. 1831)
- 1921 - Camille Saint-Saëns, compositor, pianista e organista francês (n. 1835)
- 1922 - Gabriel Narutowicz, primeiro presidente da Polônia (n. 1865)
- 1930 - Silva Ramos, escritor brasileiro. (n. 1853)
- 1965 - William Somerset Maugham, escritor britânico (n. 1874)
- 1976 - Pedro Pomar, ativista brasileiro (n. 1913)
- 1980 - Harland David Sanders, o Coronel Sanders, fundador da Kentucky Fried Chicken (KFC) (n. 1890)
- 2004 - Seymour Melman, engenheiro, escritor e precursor do complexo militar-industrial. (n. 1917)
- 2005 - John Spencer, ator americano (n. 1946)
- 2009
- Roy E. Disney, empresário estadunidense, sobrinho de Walt Disney (n. 1930)
- Vladimir Turchinsky, ator e fisiculturista russo (n. 1963)
- Yegor Gaidar, político russo (n. 1956)
Feriados e eventos cíclicos
África do Sul
- Dia da Reconciliação
Brasil
- Aniversário de Caicó, Rio Grande do Norte
- Emancipação do município de Osório de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul
- Dia do Reservista - Brasil
Religioso
Roma antiga - Festival de Sapientia, em honra da deusa da sabedoria (2 dias)Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.