quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 23 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

23 de Dezembro de 2011.
357º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 8 dias para acabar o ano.


Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos


23/12/1888 - Vincent Van Gogh corta sua orelha esquerda, a leva para um bordel e a dá a uma prostituta chamada Rachel
Em 23 de dezembro de 1888, véspera de Natal, após uma discussão com Gauguin, Vincent cortou um pedaço do lóbulo da sua orelha esquerda e fez dois autorretratos (olhando pelo espelho, e aí tem-se a impressão de ter sido a orelha direita).Depois, embrulhou o pedaço da orelha em um lenço e o levou para uma prostituta de Arles - com a qual ele mantinha relações - com um bilhete que dizia: "Guarde com cuidado".  Após sair do hospital, em 6 de janeiro de 1889, o pintor concebeu este autorretrato. Ao fundo, à direita, pode-se enxergar um quadro com japonesas à frente do Monte Fuji e a parte superior de um cavalete com uma tela em branco à esquerda. A inscrição que acompanha a obra no museu em que está exposto, o Instituto Courtauld de Arte, diz que a justaposição de imagens pode sugerir sua perda de poder criativo e artístico. Supõe ainda que Van Gogh tenha recebido influência da pintura japonesa, por ostentar uma obra daquele país em sua casa e retratá-la em um quadro seu.

Leia: Por que Van Gogh cortou a própria orelha? Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

Nascimentos

23/12/1885 - Pierre Brissaud, artista francês (m. 1964)
Pierre Brissaud (23 de dezembro de 1885 - 1964) foi ilustrador , pintor e gravador do movimento conhecido como Arte Déco, nascido em Paris e aluno da École des Beaux-Arts e do Atelier Fernand Cormon in Montmartre.  Seu irmão mais velho,  Jacques Brissaud, era retratista e pintor de gênero. Seu tio, Maurice Boutet de Monvel, ilustrou as Fábulas de La Fontaine , livros para crianças e A Vida de Joana D'Arc.  (Para ampliar, abra a imagem em janela separada).

23/12/1891 - Alexandr Rodchenko, pintor e fotógrafo russo (m. 1956)
Aleksandr Mikhailovich Rodchenko 1891São PetersburgoRússia - 1956Moscou, Rússia) foi um artista plásticoescultorfotógrafo e designer gráfico russo, um dos fundadores do construtivismo russo e design moderno russo. Rodchenko era casado com a artista Varvara Stepanova. Rodchenko foi um dos artistas mais versáteis do Construtivismo a emergir após a Revolução Bolchevique. Trabalhou como artista plástico e designer gráfico antes de mudar para a fotografia e a montagem fotográfica. Sua fotografia era socialmente engajada, inovadora, e oposta ao retrato estético da época. Ciente da necessidade de uma série documental de fotografia analítica, fotografou freqüentemente seus assuntos em ângulos ímpares - geralmente muito de acima de ou abaixo - para chocar o espectador.

23/12/1946 - Susan Lucci, atriz norte-americana.
23/12/1966 - Cláudia Raia, atriz brasileira.
Maria Cláudia Motta Raia (Campinas23 de dezembro de 1966) é uma atrizdançarina e cantorabrasileira. Seu primeiro trabalho profissional foi aos 10 anos de idade, como manequim do costureiro Clodovil Hernandes. Aos 11 anos fez um tratamento para controlar o excesso de crescimento; aos 13 anos de idade já estava com 1,70 metro de altura, e isto a fazia se considerar "desengonçada". No início de carreira de bailarina dançou profissionalmente nos Estados Unidos e na Argentina. Aos 13 anos, ganhou uma bolsa para estudar balé em Nova York e ficou lá por 4 anos. Estreou aos 17 anos na televisão brasileira como a personagem Carola, contracenando com o ator Jô Soares no quadro "Vamos Malhar" do programa Viva o Gordo, na Rede GloboClaudia Raia atuou como Donatela Fontini da novela A Favorita, uma mulher que é acusada de um crime que a sua ex-melhor amiga Flora (Patrícia Pillar) cometeu. Foi sua primeira protagonista no horário nobre. Seu sofrimento era tão grande na história que causou comoção nacional. Em 2010, a atriz participou da novela "Ti Ti Ti" como a madame Jaqueline. Cláudia Raia esteve em 8 capas de trilhas sonoras de novelas/minissérie: foram 7 novelas e 1 minissérie. É simpatizante do movimento Human Rights.
23/12/2011 - Carla Bruni, ex-modelo e cantora italiana.
Carla Bruni-Sarkozy (Turim23 de dezembro de 1967; nascida Carla Gilberta Bruni Tedeschi) é uma modelocantora e compositora franco-italiana. É a atual primeira-dama da França.  Em Dezembro de 2007 surgiram rumores na imprensa francesa afirmando que estaria a namorar o Presidente da FrançaNicolas Sarkozy, recém-separado num rumoroso caso que incluiria traição (revista L'Express do 16 de dezembro de 2007 e revistas Point de vueParis Match, e Closer do 19 do mesmo mês). Em janeiro de 2008, informou-se oficialmente que ambos se casariam em breve. Viriam a casar no dia 2 de Fevereiro de 2008 no Palácio do Eliseu, em Paris. 
23/12/1979 - Jacqueline Bracamontes, atriz, modelo e apresentadora mexicana.
Jacqueline Bracamontes Van Hoorde (Guadalajara23 de dezembro de 1979) é uma atriz,modelo e ex-miss mexicana.   Jacky, como também é chamada, iniciou sua carreira como modelo, e foi num ensaio fotográfico que a diretora do concurso "Nuestra Belleza Jalisco" a encontrou e a convidou a participar do concurso. Ganhando-o, então Jacky viajou para a Cidade do México onde também ganhou oNuestra Belleza México de 2000" representando o México no Miss Universo de 2001 que ocorreu em Porto Rico.  Jacky foi uma das protagonistas de Rubi, novela de grande sucesso, ao lado de Sebastián RulliBarbara Mori e Eduardo Santamarina. Depois disso, começou a trilhar também seus passos pelo cinema ao formar parte do elenco de "Cuando las cosas suceden", de Antonio Pelaez. Entre outros trabalhos esta sua participação sendo protagonista juntamente com o ator Guy Ecker na novela Heridas de amor, também como a protagonista da novela Las tontas no van al cielo, atuando com seu ex namorado Valentino Lanus, e novamente protagonista da novela Sortilégio, seu último papel na TV, ao lado de Willian Levy e grande elenco.
23/12/1982 - Beatriz Luengo, atriz e cantora espanhola.

Falecimentos

23/12/1653 - João Pinto Delgado, poeta cripto-judeu português (n. 1580)
Criptojudeus é como são designados os judeus obrigados a praticarem a sua fé em segredo, por receio de perseguições religiosas, ao mesmo tempo que publicamente praticam outra religião. Destes grupos destacam-se os Xuetes das Ilhas Baleares, os Marranos na Península Ibérica ou ainda os "Neofiti" em Itália. Cmo o poder político religioso era muito forte, os criptojudeus tinham de se esconder não só das perseguições dos católicos, mas também do domínio da Igreja Ortodoxa e mesmo Protestante; situações idênticas sucederam no mundo muçulmano. Após a independência, Israel organizou o levantamento, e posteriormente integração de algumas destas comunidades no Judaísmo mundial, e em alguns casos a trasladação destas populações para o novo estado. Em alguns casos, sofrem discriminação mesmo dentro de Israel, especialmente aqueles que vieram de países muçulmanos e que adotaram, por segurança, a duplicidade religiosa.

Feriados e eventos cíclicos

Mitologia egípcia - Dia de Hathor, deusa do amor e da alegria
Hator, era uma deusa da religião do Egito Antigo que personificava os princípios do amorbelezamúsicamaternidade e alegria. Era uma das divindades mais importantes e populares do Egito Antigo, venerada tanto pela realeza quanto pela população comum, em cujas sepulturas ela é descrita como a "Senhora do Ocidente", que recebe os mortos na próxima vida. Entre suas outras funções está a de deusa da músicadança, terras estrangeiras e fertilidade, responsável por auxiliar as mulheres durante o parto,  bem como o de padroeira dos mineiros. (Quer saber mais?)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.