340º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 25 dias para acabar o ano.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.
Eventos históricos
06/12/1240 - Kiev é invadida e conquistada pelos mongóis.Em 1240, a invasão mongol da Rússia liderada por Batu Khan destruiu completamente Kiev, um evento que teve um efeito profundo sobre o futuro da cidade e da civilização eslava oriental. Na época da destruição mongol, Kiev era reputada como uma das maiores cidades do mundo, com uma população superior a cem mil habitantes. Kiev, Quieve ou Kyiv (Київ [ˈkɪjiu̯] em ucraniano; Киев [ˈkʲijɪf] em russo) é a maior cidade e capital da Ucrânia, localizada na região centro-norte do país, às margens do rio Dniepre. É uma das maiores e mais antigas cidades da Europa. De acordo com estimativas oficiais, a população da cidade em 1/1/2009 era de 2.765.500 habitantes, embora outras fontes não oficiais indiquem uma população maior. O último censo de 5 de dezembro de 2001, registrou 2.611.300 habitantes. Kiev possui governo e estatuto especial determinado por lei e está diretamente subordinada ao governo central da Ucrânia, apesar de ser a sede do governo do óblast de Kiev. Abaixo, desenho representando a cidade em 1870. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
- 1491 - O rei Carlos VIII casa com Ana, Duquesa da Bretanha e incorpora este ducado à coroa de França.
- 1534 - Fundada a cidade de San Francisco de Quito, atual capital do Equador.
- 1745 - Criação da Prelazia de Goiás.
A Encyclopædia Britannica é uma enciclopédia generalista de língua inglesa publicada pela Encyclopædia Britannica, Inc., uma editora privada. Os verbetes na Britannica têm como público alvo diretamente os leitores adultos cultos; a enciclopédia é escrita por 19 editores em tempo integral e conta com a colaboração de mais de quatro mil peritos. É amplamente considerada como a mais acadêmica das enciclopédias. Como acontece com trabalhos extensos e complexos, alguns verbetes foram acusados de imprecisão, viés ou falta de qualificação dos colaboradores. A precisão de partes da edição mais recente tem sido igualmente questionada, embora tais críticas tenham sido contestadas pela gestão da Britannica. Apesar disso, a Britannica mantém a sua reputação como fonte de pesquisa confiável. É a mais antiga e mais respeitada enciclopédia publicada em papel. Há também uma versão online, cujos verbetes podem ser consultados em primeiro plano, mas para ter contato com a íntegra de seu conteúdo, é preciso formalizar a assinatura.
- 1811 - O mais terrível terremoto na história dos Estados Unidos ocorre no Estado de Missouri.
- 1815 - Após 106 dias de batalha, os colombianos rendem-se e os espanhóis tomam Cartagena.
- 1820 - Vitória de San Martín na Batalha do Pisco, importante para o processo de independência do Peru
- 1865 - A Trigésima Emenda à Constituição norte-americana encerra formalmente a escravatura no país.
A Batalha de Itororó foi a primeira batalha ocorrida na Dezembrada, série de batalhas vencidas pela Tríplice Aliança durante a invasão do Paraguai. A batalha ocorreu em 6 de dezembro de 1868, sob o comando do Duque de Caxias, depois da queda da Fortaleza de Humaitá (em 25 de julho de 1868), quando os países da aliança, Brasil, Argentina e Uruguai, perceberam que haviam superestimado o poderio militar do Paraguai. O período de campanha na direção da conquista de Assunção, capital do Paraguai, deu-se no mês de dezembro e essa época ficou conhecida na história como Dezembrada. Na Guerra do Paraguai, o objetivo era vencer, não importa quantas vidas humanas tivessem de ser sacrificadas tornando-se rotineiro, em cada batalha importante, perder-se de 4 a 5 mil homens (Na Segunda Guerra Mundial, o Brasil perdeu pouco mais de 500 na guerra inteira). O próprio Duque de Caxias teve de afastar-se antes do fim, por estar com a saúde debilitada. Os marechais Deodoro e Floriano também se afastaram com a saúde abalada e, tanto um como o outro morreram logo após deixar a presidência da República. Deodoro com 65 e Floriano com 56 anos. Era dura a vida dos marechais naquele tempo...
- 1877 - O cientista Thomas Alva Edison faz a primeira gravação de som que se tem notícia, num aparelho construído por ele mesmo.
- 1880 - Buenos Aires é declarada capital da República Argentina.
- 1889 - Adotada oficialmente a bandeira do Maranhão
- 1901 - O presidente dos Estados Unidos William McKinley é baleado por um anarquista. Ele iria falecer em 14 de setembro.
- 1905 - A separação entre a Igreja e o Estado é aprovada pelo senado francês como resposta às críticas do Papa Pio X
- 1917 - A Finlândia declara-se independente da Rússia, que a havia anexado a seu território pelo Tratado de Tilsit, assinado entre Alexandre I e Napoleão Bonaparte.
- 1917 - O barco Monte Branco, que transportava 3 mil toneladas de dinamite, choca com outro barco belga, provocando a morte de 1,6 mil pessoas.
- 1921 - Independência da República da Irlanda em relação ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. A Irlanda do Norte, porém, ainda hoje continua sob domínio britânico.
- 1923 - Começa no México uma revolução encabeçada pelo general Guadalupe Sánchez.
- 1925 - Nasce o filólogo Geraldo Lapenda (m. 2004).
- 1925 - O falsário português Alves dos Reis é preso.
- 1946 - O químico norte-americano Willard Libby apresenta um relógio atômico capaz de medir o tempo com tanta precisão que atrasaria no máximo um segundo em 300 mil anos.
A Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União). É, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Fundada em 3 de outubro de 1953 e sediada no Rio de Janeiro, opera hoje em 28 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados, no Brasil e no exterior. Seu lema atual é "Uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental". A história do Petróleo no Brasil vem de muito mais distante, começando em 1897, quando o fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo explora o que seria o primeiro poço de petróleo do Brasil, na região de Bofete, no estado de São Paulo, porém só é encontrada água sulfurosa. Em 1939, foi descoberto petróleo no subúrbio de Lobato, em Salvador (Bahia), região que viria a ser a primeira grande reserva nacional do Brasil, sendo o primeiro poço a jorrar o líquido. Sua história é narrada por Monteiro Lobato em seu livro "O Escândalo do Petróleo e Ferro" (Quer saber mais?)
- 1956 - Nelson Mandela, líder do movimento contra a segregação racial na África do Sul, é preso junto com outras 156 pessoas por causa de atividades políticas em seu país.
- 1958 - Lançamento da Pioneer 3. Ao todo existiram quatorze missões Pioneer.
- 1962 - O Departamento de Estado norte-americano confirma a retirada dos bombardeios soviéticos de Cuba.
- 1964 - Antonio Segni renuncia à presidência da Itália, por motivos de saúde.
- 1966
A nova Constituição, baseada nesse anteprojeto sairia em 1967, para durar menos de dois anos, sendo substituída pela Emenda Constitucional nº 1, que adaptava seu texto ao draconiano Ato Institucional nº 5. O Brasil só viria a ter uma constituição de verdade em 1968, promulgada por um Congresso Nacional Constituinte. Desde o início, este congresso rejeitou o anteprojeto redigido por uma comissão de notáveis nomeada pelo presidente Sarney, preferindo o caminho mais duro de preparar um texto novo a partir do caos, o que causou uma demora muito grande e resultou em um a constituição com quase 600 artigos, mas fruto, inteiramente, da vontade do congresso. Note-se que nos referimos a Congresso Constituinte e não Assembléia Constituinte, posto que os constituintes exerciam dupla função. Além do mais, participou da elaboração e votação um terço dos senadores eleitos na legislatura anterior e que, a rigor, não possuíam mandato para essa função específica. O detalhismo da nova Constituição tem sobrecarregado o Supremo Tribunal Federal (guardião da Constituição), que se vê obrigado a decidir por querelas insignificantes, como a de um cabrito que invadiu pasto alheio, ou uma menina de 12 anos que manteve relações com um homem maior de 18. Consta que cerca de 5.000 processos aguardam julgamento no STF, para um tribunal de apenas 11 ministros. (Saiba mais sobre a Constituição de 1967)
- Início das gravações do LP Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band do The Beatles.
- 1971 - A Índia reconhece oficialmente a república de Bangladesh.
- 1973 - Gerald Ford assume a presidência dos Estados Unidos, após a renúncia do Presidente Richard Nixon e do Vice-presidente Spiro Agnew.
- 1978 - A Espanha aprova uma nova constituição que estabelece uma monarquia constitucional e o parlamentarismo como forma de governo.
- 1997 - Um avião militar russo cai em uma área residencial na Sibéria, matando 46 pessoas.
- 1998
- Cerca de dois mil palestinos presos em Israel iniciaram uma greve de fome para pedir libertação. O movimento acontece poucos dias antes da visita de Bill Clinton, então presidente dos Estados Unidos, ao país.
- Seis anos após participar de um golpe fracassado, o ex-tenente coronel Hugo Chávez é eleito presidente da Venezuela.
- 1999 - A corte eleitoral uruguaia proclama Jorge Battle como presidente do país.
- 2001
- Emenda constitucional no Canadá dá origem ao nome da província de Terra Nova e Labrador.
- Mudança de grelha do canal RTP Memória.
- 2009
- O Clube de Regatas do Flamengo é hexacampeão brasileiro de futebol[carece de fontes].
- Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia, o primeiro na história do país a conquistar tal feito.
Nascimentos
- 1421 - Rei Henrique VI de Inglaterra (m. 1471).
- 1778 - Gay-Lussac, físico e químico francês (m. 1850).
- 1823 - F. Max Müller, filologista e orientalista alemão (m. 1900).
- 1862 - Paul Adam, escritor francês (m. 1920).
Jean Frédéric Bazille (Montpellier, 6 de dezembro de 1841 - Baune-la-Rolande, 28 de novembro de 1870) foi um pintor francês. Nasceu de uma família protestante de classe média. Teve interesse pela pintura depois de conhecer alguns trabalhos de Eugene Delacroix. Sua família deixou que estudasse pintura, mas com a condição que, também, estudasse medicina. Bazille iniciou seus estudos de medicina em 1859 e mudou-se para Paris em 1862 para que pudesse continuar seus estudos. Lá ele conheceu Pierre-Auguste Renoir, que era adepto da pintura Impressionista, e começou a ter aulas no estúdio-escola "Gleyre". Após falhar em seu exame de medicina, em 1864, passou a pintar em tempo integral. Bazille era amigo de Claude Monet, Alfred Sisley e Édouard Manet, ajudou alguns desses artistas dando a eles espaço em seu estúdio e materiais para usar.
- 1872 - William Hart, estrela de filmes western, na época do cinema mudo (m. 1942).
- 1898
- Gunnar Myrdal, economista sueco, vencedor do Nobel de economia de 1974 (m. 1987).
Alfred Eisenstaedt (Dirschau, 6 de Dezembro de 1898 — Nova Iorque, 24 de Agosto de 1995) foi fotógrafo e fotojornalista norte-americano. Nascido na antiga Prússia, aos oito anos a família mudou-se para Berlim, na Alemanha, onde ficou até ao momento em que Adolf Hitler chegou ao poder. Aos catorze anos um tio ofereceu-lhe uma câmara fotográfica, uma Eastman Kodak nº 3 (uma câmara de fole). Três anos mais tarde foi recrutado para o exército alemão. Em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, uma explosão de uma granada afectou-lhe ambas as pernas. Em 1942 naturalizou-se norte-americano e viajou por vários países para documentar os efeitos da guerra: no Japão registou o efeito da bomba atómica, na Coreia a presença das tropas americanas, na Itália o estado miserável dos pobres e na Inglaterra fotografou Winston Churchill. Durante a sua carreira fotografou muitas personalidades famosas, como Marlene Dietrich, Marilyn Monroe, Ernest Hemingway, JFK ou Sophia Loren. Esta última, que também era a sua modelo favorita, apareceu numa capa da Life usando apenas um "negligee" - o que fez com que alguns subscritores da revista cancelassem a sua subscrição. (Veja a polêmica foto abaixo > E veja também "O Beijo (1945)", a foto mais divulgada de sua carreira)
- 1900 - Agnes Moorehead, atriz estadunidense (m. 1974).
- 1915 - Verner Suomi, considerado o pai da meteorologia por satélite (m. 1995).
- 1922 - Guy Thys, treinador de futebol belga (m. 2003).
- 1925 - Geraldo Lapenda, filólogo brasileiro (m. 2004).
- 1933 - Henryk Górecki, compositor polonês de música clássica.
- 1937 - Alberto Spencer, ex-futebolista equatoriano. (m. 2006)
- 1941 - Evald Hermaküla, ator estoniano (m. 2000).
- 1942 - Arnaud Rodrigues, ator, cantor, compositor e humorista brasileiro. (m. 2010)
- 1946 - Emílio Santiago, cantor e compositor brasileiro.
- 1947
- Francisco Chimoio, religioso moçambicano.
- R. R. Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus.
- 1948 - Keke Rosberg, ex-piloto de Fórmula 1 finlandês.
- 1949
- Rodrigues Neto, ex-futebolista brasileiro.
- 1953
- Tom Hulce, ator estadunidense.
- Masami Kurumada, mangaka japonês.
- 1954 - António Feio, ator português (m. 2010)
- 1956 - Randy Rhoads, guitarrista estadunidense (m. 1982).
- 1961 - Antonio Calloni, ator brasileiro.
- 1965 - Gordon Durie, ex-futebolista escocês.
- 1968 - Héctor Suárez Gomis, ator mexicano.
- 1969 - Jörg Heinrich, ex-futebolista alemão.
- 1970 - Roberval Andrade, piloto brasileiro de Fórmula Truck.
- 1971
- Richard Krajicek, ex-tenista holandês.
- Válber Costa, ex-futebolista brasileiro.
- 1972
- Milhem Cortaz, ator brasileiro.
- Tulipa, treinador português de futebol.
- 1976
- Colleen Haskell, atriz estadunidense.
- Ionel Dănciulescu, futebolista romeno.
- Alicia Machado, modelo e atriz venezuelana.
- Lindsay Price, atriz norte-americana.
- 1978
- Adrianinha, jogadora brasileira de basquete.
- Emerson Sheik, futebolista brasileiro.
- 1981
- Federico Balzaretti, futebolista italiano.
- Rod Fanni, futebolista francês.
- 1982
- Alberto Contador, ciclista espanhol.
- C.J. Thomason, ator norte-americano.
- 1985 - Dulce María, atriz e cantora mexicana.
- 1990 - Tamira Paszek, tenista austríaca.
Falecimentos
- 1185 - D.Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal (n. 1109).
- 1352 - Papa Clemente VI (n. 1251).
Anton Praetorius era um padre alemão, um teólogo alemão calvinista, escritor e lutador contra os processos as bruxas e a tortura (nascido em 1560 em Lippstadt, na Alemanha - falecido 6 de Dezembro de 1613 em Laudenbach an der Bergstraße na Alemanha). Em 1596 ele foi capelão do corte principesco em Birstein (perto de Frankfurt am Main). Em 1597 o príncipe chamou Praetorius como membro do Tribunal contra a bruxaria. Praetorius protestou contra a tortura e conseguiu o acabamento do processo e assim que a mulher que estava acusada da bruxaria foi posta livre. E o único caso conhecido em que um sacerdote durante um processo contra uma feiticeira exigiu o acabamento da tortura inumana e teve êxito.
- 1653 - Teodósio III, Duque de Bragança e herdeiro de Portugal (n. 1634).
- 1838 - Inácio da Costa Quintela, militar e escritor português (n. 1763).
- 1873 - Manuel Acuña poeta mexicano.
- 1882 - Louis Blanc, historiador e socialista utópico francês (n. 1811).
- 1889 - Jefferson Davis, presidente dos Estados Confederados da América durante a Guerra Civil Americana (n. 1808).
Ernst Werner von Siemens (Lenthe, 13 de Dezembro de 1816 — Berlim, 6 de Dezembro de1892) foi um inventor e industrial alemão. Siemens inventou um telégrafo que usava uma agulha para apontar para a letra correta, em vez de usar o código Morse. Baseado na sua invenção, fundou a companhia Siemens AG em 12 de Outubro de 1847. Inventou ainda um comboio elétrico em 1879, a borracha, como isolante térmico, o fotômetro de selênio e o dínamo elétrico de corrente alternada, entre outras invenções. Foi ainda o construtor das primeiras linhas subterrâneas de telégrafo na Europa O seu nome foi atribuído à unidade de susceptância do SI.
- 1933 - António Augusto de Chaby Pinheiro, actor português (n. 1873)
- 1969 - João Cândido, militar brasileiro (n. 1880).
- 1973 - Susie Salmon, personagem do filme Um Olhar do Paraíso (n. 1959).
- 1976 - João Goulart, 27º Presidente do Brasil (n. 1919).
- 1988 - Roy Orbison, cantor e compositor estadunidense (n. 1936).
- 1991 - John Richard Nicholas Stone, economista britânico (n. 1913).
- 2001 - Peter Blake, velejador neozelandês (assassinado).
- 2008 - Aléxandros Grigorópulos, assassinado pela polícia grega.
Rupprecht Geiger (Munique, 26 de janeiro de 1908 - Munique, 6 de dezembro de 2009) foi um escultor e pintor abstrato alemão. Ele é conhecido por suas pinturas de campos de cores e por sua paixão pela cor vermelha.
Feriados e eventos cíclicos
- Dia da Constituição na Espanha- Feriado Nacional
- Dia da Extensão Rural no Brasil
- Rússia - Dia de São Nicolau, o Papai Noel do ocidente.
- Independência da Finlândia
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
- Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.