domingo, 11 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 12 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

12 de Dezembro
346º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 19 dias  para acabar o ano.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

12/12/1098 - Conquista de Ma'arrat al-Numan pelos exércitos da Primeira Cruzada
Não existem limites para a loucura humana, quando a crença religiosa se torna fanática, sobrepondo-se aos limites da razão. cerco de Ma'arrat al-Numan ocorreu durante a Primeira Cruzada, no final do ano de 1098, opondo os cruzados à cidade muçulmana de Ma'arrat al-Numan (na actual Síria), sob o domínio dos fatímidas. Uma ação militar menor ganhou uma importância particular, não pela operação em si, mas  devido aos relatos de excessos de barbárie dos soldados cruzados, que incluiram o massacre da população e até o canibalismo, permanecendo um episódio marcante na memória muçulmana. (Quer saber mais?)

12/12/1978 - Revolução Iraniana: cerca de dois milhões de pessoas inundam as ruas de Teerã para protestar contra o xá Reza Pahlevi
A Revolução Iraniana, ocorrida em 1979, transformou o Irã - até então comandado pelo  Mohammad Reza Pahlevi - de uma monarquia autocrática pró-Ocidente, em uma república islâmica sob o comando doaiatolá Ruhollah Khomeini. Para efeito de análise histórica, a Revolução Iraniana é dividida em duas fases: na primeira, houve uma aliança entre grupos liberais, grupos de esquerda e religiosos para depor o xá; na segunda, frequentemente chamada Revolução Islâmica, viu-se a chegada dos aiatolás ao poder. É o comum de todas as revoluções, uma vez vitoriosas, a perda do controle por parte das lideranças, com a quebra da unidade e a luta entre si pela hegemonia no poder. No Irã, venceu o radicalismo religioso dos aiatolás. (Quer saber mais?) Abaixo, a chegada do aiatolá Kohmeini a Teerã, após a queda do Xá Reza Pahlevi.

Nascimentos

12/12/1819 - Jules Eugène Lenepveu, pintor francês (m. 1898).
Jules Eugène Lenepveu Boussaroque de Lafont, conhecido como Jules Eugène Lenepveu (Angers, 12 de dezembro de 1819 - 16 de Outubro de 1898, Paris), foi um pintor francês. Foi aluno da Escola de Belas Artes de Angers, e em seguida foi admitido no atelier do pintor François-Édouard Picot em Paris. Depois de vencer o Prix de Roma, ele foi à Roma para completar seus estudos. Tornou-se famoso por suas grandes composições de temas históricos, incluindo os tetos da Ópera de Paris (1869-1871), imitados por um trabalho de Marc Chagall em 1964, e do teatro em Angers (1871). Foi diretor da Academia Francesa em Roma de 1873 a 1878. Abaixo, o quadro "Joana D'Arc na coroação do rei Carlos VII.
12/12/1863 - Edvard Munch, pintor norueguês (m. 1944).
Edvard Munch (Løten, 12 de Dezembro de 1863 — Ekely, 23 de Janeiro de 1944) foi um pintor norueguês, um dos precursores do expressionismo alemão. Aos trinta anos ele pinta O Grito, considerada a sua obra máxima, e uma das mais importantes da história do expressionismo. O quadro retrata a angústia e o desespero e foi inspirado nas decepções do artista tanto no amor quanto com seus amigos. O Grito é uma das peças da série intitulada O Friso da Vida. Os temas da série recorrem durante toda a obra de Munch, em pinturas como A Menina Doente (1885), Amor e Dor (1893-94), Cinzas (1894) e A Ponte. Rostos sem feições e figuras distorcidas fazem parte de seus quadros. Em 1896, em Paris, interessa-se pela gravura, fazendo inovações nesta técnica. Os trabalhos deste período revelam uma segurança notável. Em 1914 inicia a execução do projecto para a decoração da Universidade de Oslo, usando uma linguagem simples, com motivos da tradição popular.
12/12/1930 - Sílvio Santos, apresentador e empresário brasileiro.
Senor Abravanel, menino que mais tarde se tornaria Silvio Santos, nasceu no bairro carioca da Lapa no dia 12 de dezembro de 1930. Seus pais, Alberto e Rebecca Abravanel eram imigrantes, ele da Grécia e ela da Turquia. Juntos tiveram seis filhos, Senor foi o primogênito do casal. Silvio conta que seu pai queria que se chamasse Dom. Mas no cartório, o nome não foi permitido. Para seu Alberto, Dom era um sinônimo de senhor e ele decidiu batizar seu filho mais velho com uma palavra parecida. Então, o registrou com Senor. Já a mãe Rebecca não gostou, não entendeu e passou a chamar seu filho de Silvio, gerando o famoso nome artístico do apresentador. Aos 14 anos já era camelô, junto com o irmão Leon e um sobrinho de Adolpho Bloch. O primeiro tipo de produto que começou a comercializar foi capa para título de eleitor (o Brasil entrava numa fase de redemocratização após a ditadura do Estado Novo). Um fiscal de posturas da prefeitura carioca, percebendo o potencial de voz de Silvio, o convidou a fazer um teste na Rádio Guanabara (atual Rádio Bandeirantes do Rio de Janeiro). Silvio conquistou o primeiro lugar no teste da rádio, ganhando de nomes como Chico Anysio e José Vasconcelos, mas se manteve apenas 1 mês como radialista pois como ambulante ganhava melhor. (Quer saber mais?)
12/12/1958 - Ná Ozzetti, cantora brasileira.
Maria Cristina Ozzetti, conhecida como Ná Ozzetti, (São Paulo12 de dezembro de 1958) é umacantora e compositora brasileira. Estudou piano na infância e, já adulta, formou-se em artes plásticas. No final da década de 1970iniciou sua carreira musical com o grupo Rumo, com o qual fez muitos espetáculos e gravou 7 LPs. Gravou o primeiro álbum solo em 1988, intitulado simplesmente Ná Ozzetti, com o qual levou oprêmio Sharp de revelação feminina na categoria MPB. No segundo CD, , lançado em 1994, passou também a compor. Com este disco conquistou o prêmio Sharp do ano nas categorias de "melhor disco" e "melhor arranjo". (Quer saber mais?)
12/12/1976 - Adriana Alves, atriz brasileira.

Falecimentos

12/12/1877 - José de Alencar, escritor brasileiro (n. 1829)
José Martiniano de Alencar (Messejana1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro12 de dezembro de 1877) foi um jornalistapolíticoadvogadooradorcríticocronistapolemista,romancista e dramaturgo brasileiro. Formou-se em Direito, iniciando-se na atividade literária no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Foi casado com Ana Cochrane. Era filho do senador José Martiniano Pereira de Alencar, irmão do diplomata Leonel Martiniano de Alencar, barão de Alencar, e pai de Augusto Cochrane de Alencar. Na imagem, o quadro representando a personagem "Iracema", pintado por José Maria de Medeiros (1849 - 1925).
12/12/2000 - Libertad Lamarque, atriz e cantora argentina (n. 1908)
Libertad Lamarque de Bouza (Rosário24 de Novembro de 1908 — Cidade do México12 de Dezembro de 2000) foi uma atriz e cantora argentina radicada no MéxicoFilha de um uruguaio de origem francesa e de uma imigrante espanhola, desde os primeiros anos de vida Libertad mostrou grande talento para a atuação e principalmente para cantar, razão pela qual sua mãeapoiou-a em tudo o que pode, aos sete anos estreou-se numa peça de teatro, e aos doze anos já era uma profissional. Já adulta, foi morar no México e, por volta de 1945, todos a conheciam como uma excelente atriz dramática, uma ótima cantora de tangos, boleros e canções folclóricas da América Latina, e por estes motivos começaram a chamar-lhe a “Noiva da América”. Numa manhã, já com 92 anos, sentiu-se mal e teve de ser internada de urgência no Hospital do Distrito Federal mexicano, onde esteve hospitalizada dez dias, e no dia 12 de Dezembro de 2000 (dia da Virgem de Guadalupe), a Dama do Tango, a Noiva da América veio a falecer. Seu corpo foi cremado e as suas cinzas deitadas na costa de Miami. (Saiba mais e veja imagens)

Feriados e eventos cíclicos

Dia de Nossa Senhora de Guadalupe - Evento católico - México
Nossa Senhora de Guadalupe (em espanhol Nuestra Señora de Guadalupe, em náuatle Nicān Mopōhua), também chamada de Virgem de Guadalupe, é um culto mariano originário do México. É considerada pelos católicos a Patrona da Cidade do México (1737), do México (1895), da América Latina (1945) e Imperatriz da América (2000). Sua origem está na aparição da Virgem Maria a um pobre índio da tribo Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, em 9 de Dezembro de 1531. (Quer saber mais?)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.