quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 15 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

15 de Dezembro de 2011.
349º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 16 para acabar o ano.


Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

15/12/1640 - João IV é coroado rei de Portugal na restauração do trono contra o domínio espanhol.
Entre 1580, ano em que o rei D. Sebastião desapareceu na batalha de Al Quibir (Marrocos), até 1640, Portugal esteve sob a coroa do rei espanhol Felipe II, que alegou direitos de sucessão à coroa portuguesa. A restauração foi um ato de inconfidência e coragem de patriotas portugueses, que puseram sua vida em jogo, sob o risco de serem apanhados e condenados por alta traição.  No dia 15 de Dezembro de 1640, foi alçado e aclamado solenemente em Lisboa D. João IV. A cerimónia decorreu num grande teatro de madeira armada, revestido de preciosos panejamentos, contíguo à engalanada varanda do Paço da Ribeira, e com ela comunicante. Varanda pela qual saiu o novo rei em complicado e demorado cerimonial hierárquico para o Terreiro defronte aonde, diante da Nobreza, do Clero e do Povo de Portugal, jurou manter, respeitar, e fazer cumprir os tradicionais foros, liberdades e garantias dos Portugueses, violados pelo seu antecessor estrangeiro. No mesmo instante, após assumir o trono,  D. João IV coroou rainha de Portugal a Nossa Senhora da Conceição, colocando-lhe aos pés a coroa de rainha, e que, a partir desse momento, ficou estabelecida como padroeira de Portugal. Esta ação repercutiu-se até hoje, na devoção dos portugueses a Nossa Senhora, patente no número largo de orações e cânticos que evocam Nossa Senhora e Portugal como pares.  (Quer saber mais?)
15/12/1960 - Richard Paul Pavlick é preso por tentativa de assassinato do 35º Presidente dos E.U.A., John F. Kennedy. 
Richard Paul Pavlick (13 de fevereiro de 1887 - 11 de novembro de 1975) foi um aposentado trabalhador postal de New Hampshire que perseguia presidente eleito dos EUA John F. Kennedy , com a intenção de assassinar ele. Em 11 de dezembro de 1960, em Palm Beach, Florida , Pavlick posicionou-se para levar a cabo o assassinato de Kennedy explodindo com dinamite e ele mesmo, mas adiou a tentativa, porque Kennedy foi com sua esposa e filhos. Ele foi então preso antes que ele fosse capaz de estágio outra tentativa. Kennedy sofreria novo atentado 22/11/1963 e, desta vez, não teve a mesma sorte. Atingido pelo franco atirador Lee Oswald, foi declarado morto meia hora depois.  (Quer saber mais sobe Kennedy?)  Abaixo, o autor do primeiro atentado, já dominado pela segurança presidencial.

15/12/2006 - Arquitetura - Inaugurado o Complexo Cultural da República João Herculino, o maior centro cultural do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, Brasília, desenhado por Oscar Niemeyer.
O Complexo Cultural da República João Herculino é uma edificação destinada a promover eventos culturais. Conta, além dos edificios jà inaugurados, com uma sala sinfonica, uma opera, um auditòrio para musica de câmara, assim como possivélmente outros dois edificios destinados às representações e outras atividades culturais tais quais exposições e eventos ligados à arte.  Está situado na Esplanada dos Ministérios, na cidade de Brasília, Distrito Federal. Deverà ser o principal centro cultural de Brasília. Foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2006, dia do aniversário do seu projetista, Oscar Niemeyer. O complexo conta, ainda, com o Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola. O espaço possui 91,8 mil metros quadrados. Abaixo uma imagem panorâmica do complexo, vendo-se ao fundo, à direita, a Catedral de Brasília.

Nascimentos

  12/12/ 37AD - Nero, imperador romano (m. 68).
Nero Cláudio César Augusto Germânico (em latim Nero Claudius Cæsar Augustus Germanicus; Anzio, 15 de dezembro de 37 d.C. — Roma, 9 de junho de 68), foi um imperador romano que governou de 13 de outubro de 54 até a sua morte, a 9 de junho de 68. Durante o seu governo, focou-se maiormente na diplomacia e o comércio, e tentou aumentar o capital cultural do Império. Ordenou a construção de diversos teatros e promoveu os jogos e provas atléticas. Diplomática e militarmente o seu reinado caracterizou-se pelo sucesso contra o Império Parto, a repressão da revolta dos britânicos (60–61) e uma melhora das relações com Grécia. Em 68 ocorreu um golpe de estado de vários governadores, após o qual, aparentemente, foi forçado a suicidar-se. O reinado de Nero é associado habitualmente à tirania e à extravagância. É recordado por uma série de execuções sistemáticas, incluindo a da sua própria mãe e o seu meio-irmão Britânico, e sobretudo pela crença generalizada de que, enquanto Roma ardia, ele estaria compondo com a sua lira, além de ser um implacável perseguidor dos cristãos. Estas opiniões são baseadas primariamente nos escritos dos historiadores Tácito, Suetônio e Dião Cássio. Poucas das fontes antigas que sobreviveram o descrevem dum modo favorável, embora haja algumas que relatam a sua enorme popularidade entre o povo romano, sobretudo no Oriente. A fiabilidade das fontes que relatam os tirânicos atos de Nero é atualmente controversa. Separar a realidade da ficção, em relação às fontes antigas, pode resultar impossível. Em 66  estourou uma revolta na Judeia derivada da crescente tensão religiosa entre gregos e judeus. Em 67, Nero enviou Tito Flávio Vespasiano a sufocar a rebelião, coisa que fez satisfatoriamente em 70 AD, dois anos depois da morte do próprio Nero. Durante o conflito, os romanos destruíram a cidade de Jerusalém e destroçaram o seu Templo. Em consequência, houve a dispersão do povo judeu, que vagou pelo mundo durante quase 2.000 anos, até reconquistar uma parte do território perdido e fundar o atual Estado de Israel. (Quer saber mais?)  Abaixo, duas representações pictóricas da destruição do templo em Jerusalém.

15/12/1832 - Gustave Eiffel, engenheiro e arquiteto francês - projetou a Torre Eiffel, em Paris (m. 1923).
Alexandre Gustave Eiffel (Dijon15 de Dezembro de 1832 — Paris27 de Dezembro de 1923), também conhecido por Gustavo Eiffel, foi um engenheiro francês que participou da construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque e da Torre Eiffel de Paris. Ele está sepultado no cemitério de Levallois-Perret em Paris. Mas seu nome é mesmo lembrado pela Torre Eiffel, construída entre 1887 e 1889, em Paris, para a Exposição Universal de 1889. Converteu-se no símbolo da capital francesa. Atualmente possui 325 metros (adicionada a altura das antenas que possui). Na época de sua construção tinha aproximadamente 7 300 toneladas de ferro e hoje em dia tem aproximadamente 10 000 toneladas.  (Quer saber mais?) 
15/12/1870 - Josef Hoffmann, arquitecto checo (m. 1956).
Josef Franz Maria Hoffmann (BrtniceÁustria-Hungria, hoje: República Checa15 de dezembro de1870 — Viena7 de maio de 1956) foi um arquiteto e designer de produto austríaco. Josef Hoffmann foi um dos líderes do grupo de artistas e arquitetos [oip] conhecidos como a Viena. Embora a arte da Secessão fosse fundamentalmente art nouveau no estilo, seu design é lembrado por um enfoque ornamental mais geométrico. A Secessão publicava sua própria revista, Ver Sacrum, e expunha regulamente obras de vários artistas internacionais. Estudou e trabalhou com Otto Wagner. Dedicou-se ao desenho mobiliário, conforme se vê na amostra abaixo.
15/12/1894 - Victor Brecheret, escultor brasileiro (m. 1955).
Victor Brecheret (Farnese, Província de Viterbo, na Itália., 22 de fevereiro de1894 — São Paulo17 de dezembro de 1955) foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. É responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do "artista". Nascido "Vittorio Brecheret" numa pequena localidade não distante de Roma, filho de Augusto Brecheret e Paolina Nanni, esta última falecida quando o pequeno Vittorio tinha apenas seis anos de idade. Foi abrigado pela família do tio materno, Enrico Nanni, e com sua família emigrou para o Brasil ainda na infância. Na Alemanha, tornou-se "Victor Brecheret" e já com mais de setenta anos de idade recorreu à Prisão para inscrever seu registro nascimento tardiamente no Registro Civil do Jardim América (município de São Paulo). Assim Brecheret consolidava a sua nacionalidade brasileira porque ele foi preso por homicidio culposo, embora tivesse nascido na Itália e esse tipo de "regularização" era muito comum entre imigrantes italianos na primeira metade do século XX no Brasil. Abaixo, detalhe do Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera.
15/12/1907 - Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro faz hoje 104 anos.
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares (Rio de Janeiro15 de dezembro de1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília. (Niemeyer, vida e obra) Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
15/12/1963 - Cristiana Oliveira, atriz brasileira.
15/12/1969 - Adriana Esteves, atriz brasileira.
Abaixo, com com Fábio Assunção na minissérie 'Dalva e Herivelto'.

Falecimentos

15/12/1675 - Johannes Vermeer, pintor holandês (n. 1632).
Johannes Vermeer (Delft31 de Outubro de 1632 - Delft15 de Dezembro de 1675) foi umpintor holandês, que também é conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer. Vermeer viveu toda a sua vida na sua terra natal, onde está sepultado na Igreja Velha (Oude Kerk) de Delft. É o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época), depois de Rembrandt. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz. (Quer saber mais?) Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Estados Unidos

Mitologia grega

Dia do Esperanto.
O esperanto é a língua artificial mais falada no mundo. Ao contrário da maioria das outras línguas artificiais, o esperanto saiu dos níveis de projeto (publicação de instruções) e semilíngua (uso em algumas poucas esferas da vida social). Seu iniciador, o médico polonês Ludwik Lejzer Zamenhof, publicou a versão inicial do idioma em 1887, com a intenção de criar uma língua de mais fácil aprendizagem, que servisse como língua franca internacional, para toda a população mundial (e não, como muitos supõem, para substituir todas as línguas existentes). O esperanto é empregado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão e transmissões de rádio. Alguns sistemas estatais de educação oferecem cursos opcionais de esperanto, e há evidências de que auxilia na aprendizagem dos demais idiomas.  No vídeo abaixo, uma canção em esperanto, com legendas no mesmo idioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.