sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 24 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras



24 de Dezembro de 2011
358º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 7 para acabar o ano.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.


Em 24/12/1968, morre a pintora francobrasileira Nivouliès de Pierrefort > Ela tinha uma janela por onde entrava a belezado Rio.

Era uma janela privilegiada, aquela do apartamento na ladeira da Glória: à esquerda uma ampla vista da cidade do Rio de Janeiro; Ao centro, toda a baía da Guanabara, com veleiros enfeitando suas águas tranquilas, em cuja orla se erguiam, como cenário coadjuvante, os morros que se tornaram os mais belos cartões-postais da cidade maravilhosa. Mais à direita, no ponto mais alto do outeiro, a Igreja da Glória, majestosa na sua simplicidade, borbulhante de eventos que agitavam a vida naquele recanto aparentemente sossegado da cidade. Da janela, contemplava-se o movimento de fiéis, atendendo o chamado às missas regulares; via-se a chegada de noivos em busca das bênçãos divinas para um amor que juravam seria eterno; acompanhava-se, por fim, a alegria das quermesses realizadas no pátio da Igreja. (Quer saber mais?)





Eventos históricos

24/12/1868 - Guerra do Paraguai: os três novos comandantes da Tríplice Aliança (Caxias, o argentino Gelly y Obes e o uruguaio Enrique Castro) enviam uma intimação a Solano López para que se renda
Eram os últimos dias de uma guerra sangrenta, em que uma única batalha podia consumir em torno de cinco mil vidas dos dois lados. Na manhã de 21 de dezembro de 1868, dia da Batalha de Lomas Valentinas, momentos antes de começar o combate, o coronel paraguaio Hilario Marcó por ordens do ensandecido Solano López fez executar nas imediações de "Potrero Mármol" numerosos prisioneiros, investigados por supostas conspirações para derrubar Lopez e concertar a paz. Entre os executados nessa jornada e no curso das chamadas "matanzas de San Fernando" que custaram a vida de centenas de prisioneiros se encontravam Benigno López, irmão "del Mariscal" e ex-secretário, José Berges e Gumersindo Benítez, ex-ministros de Relações Exteriores, o general José María Bruguez, o general Vicente Barrios, ex-ministro de Guerra e Marinha e cunhado de Lopez, o coronel Manuel Núñez, o coronel Paulino Alén Benítez, o Sargento-Mor Vicente Mora, o bispo do Paraguai Manuel Antônio Palacios, o deão Eugenio Bogado, o presbítero Vicente Bazán, o sacerdote Juan Bautista Zalduondo, Carlos Riveros, Saturnino Bedoya, também cunhado de Lopez, Gaspar López, López Juliana Insfrán de Martínez, esposa do coronel Francisco Martínez, defensor de Humaitá, fuzilada pelas costas como "traidora a la patria y al Supremo Gobierno", Dolores Recalde, María de Jesús Egusquiza Quevedo, o cônsul português José María Leite Pereira, o dirigente do partido Blanco uruguaio Antonio de las Carreras, o ex-secretário da Legação uruguaia Francisco Rodríguez Larrata, o capitão italiano Simón Fidanza dentre muitos outros. O final da perseguição a Solano López se deu no seu último acampamento, em Cerro Corá, onde foi cercado pelas tropas brasileiras comandadas pelo General Câmara, onde mesmo cercado, Solano López ainda e contra todo o bom senso esboçou uma reação contra a numerosa tropa que o cercava, na esperança de tentar fugir mais uma vez, mas não houve espaço para escapar, como já havia feito outras vezes. Não conseguindo fugir, Solano López foi intimado a se render, mas não aceitou a rendição, apostando na resistência e, ficando separado dos que lhe defendiam, foi ferido pelo Cabo "Chico Diabo" Já estava caído dentro do riacho Aquidaban-nigui (um afluente do Rio Aquidabã), momento em que foi intimado a render-se novamente; como não aceitou a rendição, o General Câmara mandou desarmá-lo, ao que ele impôs fraca resistência, acabando por levar um tiro de um soldado cujo nome a História não registra, morrendo em razão dos ferimentos sofridos. É o registro oficial da História do Brasil. No Paraguai "el Mariscal Solano Lopes" é venerado como herói, sendo nome de cidade, com estátuas erguidas e foto em notas. A história, por inteiro, será contada quando documentos secretos dos países envolvidos chegarem às mãos dos historiadores.

Nascimentos

24/12/1166 - João Sem Terra (m. 1216)
João I de Inglaterra ou João Sem Terra (Lackland em inglês)Oxford24 de Dezembro de 1166 - Castelo de NewarkNottinghamshire18 de Outubro de 1216) foi Rei de InglaterraDuque da Normandia e Duque da Aquitânia de 1199 a 1216. Quinto filho de Henrique II, não herdou nenhuma terra quando da morte de seu pai, fato que lhe deu o seu cognome. Passou à História como o rei que assinou a Magna Carta, considerado o início da monarquia constitucional em Inglaterra.  João foi a figura mais importante de Inglaterra durante a ausência de Ricardo Coração de Leão, primeiro em cruzada, depois no cativeiro na Alemanha. João insurgiu-se contra Ricardo e, aliando-se de novo ao rei da França, apoderou-se da alta Normandia e da Touraine. Foi a si que coube a tarefa de reunir os 150,000 marcos necessários para pagar o resgate de Ricardo a Henrique VI, Imperador do Sacro Império. Esta soma representava na altura uma verdadeira fortuna que obrigou à imposição de impostos especiais e deixou Inglaterra na bancarrota. Talvez devido a isto, João não foi um regente popular e é frequentemente retratado como vilão em histórias como Ivanhoé ou nas lendas de Robin Hood. Ricardo, em seu regresso, concedeu-lhe o perdão e, pouco antes de morrer, proclamou-o herdeiro do trono. Note-se que a organização política da Inglaterra baseia-se mais na tradição do que em registros oficiais. Não tem, por exemplo, um Hino Nacional e por isso, em ocasiões solenes, executa-se "God Save The Queen" (Deus Salve a Rainha). Também não tem Constituição escrita e por isso considera-se a Magna Carta de João Sem Terra como uma referência de Constituição. A forte tradição é suficiente para manter a amálgama de um povo. (Abaixo, uma página da Magna Carta)
24/12/1922 - Ava Gardner, atriz estadunidense (m. 1990).
Ava Lavinia Gardner (Grabtown, 24 de dezembro de 1922 - Londres25 de janeiro de1990) foi uma atriz norte-americana do cinema clássico de Hollywood. Indicada ao Prêmio Oscar, é considerada uma das atrizes mais belas da história do cinema e uma das grandes estrelas do século XX. É um dos mitos da sétima arte e está entre as 50 maiores lendas do cinema da lista do AFI. Conhecida por sua exuberante e fotogênica beleza, é lembrada como: o animal mais belo do mundo.  Para o cineasta Cecil B. DeMille, Ava era "a mulher mais linda do mundo". Nos estúdios ela era definida como possuidora de um olhar de gata, por isso o poeta Jean Cocteau a definiu como o "mais belo animal do mundo". 
24/12/1986 - Riyo Mori, modelo japonesa.
Riyo Mori (森 理世 Mori Riyo?) (Shizuoka24 de dezembro de 1986) é [bailarina]] e venceu o concurso Miss Universo 2007. É a segunda representante do Japão a vencer o evento, a primeira foi Akiko Kojima em 1959. 

Falecimentos

24/12/1524 - Vasco da Gama, navegador português (n. 1469)
Vasco da Gama (Sines, c. 1460 ou 1468 ou 1469 — CochimÍndia24 de Dezembro de 1524) foi um navegador e explorador português. Na Era dos Descobrimentos, destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa para a Índia, na mais longa viagem oceânica até então realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo Equador. No fim da vida foi, por um breve período, Vice-Rei da Índia portuguesa, título que era usado em algumas monarquias da Europa, para designar os governadores e representantes do rei numa província afastada ou num território ultramarino. (Quer saber mais?) No mapa abaixo, em verde, a rota tradicional às Índias, passando por Constantinopla, agora tomada pelos turcos. Em preto, a rota descoberta por Vasco da Gama, circundando o continente africano.
24/12/1992 - Peyo, cartunista, ilustrador belga e criador dos Smurfs (n. 1928)

Feriados e eventos cíclicos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.