344º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 21 dias para acabar o ano.
Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.
Eventos históricos
- 741 - É eleito o Papa Zacarias
- 1520 - Martinho Lutero queima, em Wittenberg (Alemanha), a bula de excomunhão Exsurge Domine, decretada contra ele pelo papa Leão X
- 1652 - Vitória Holandesa na Batalha de Dungeness na Primeira Guerra Anglo-Holandesa.
Em Portugal (e também em Cabo Verde) existe uma diferença entre os conceitos de “concelho” e “município” Concelho é uma “divisão territorial, administrada por um município”, enquanto que Município é uma “autarquia local, constituída por diferentes órgãos”. No Brasil, a antiga designação de “concelho” foi abandonada, e adotou-se a designação de “município” para ambos os conceitos. É um território dotado de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, constituído de certos órgãos administrativos e políticos. Quando o território é designado pelo termo municipalidade, muitas vezes se implica que ele não tem, de fato, personalidade jurídica. O concelho, em Portugal corresponde ao Condado nos Estados Unidos. No Brasil, seria como uma subprefeitura em grandes cidades, só que as nossas subprefeituras não tem autonomia enquanto que os concelhos portugueses e os condados americanos, ainda que ligados à cidade grande, tem administração própria e toma livremente as decisões de interesse de sua população. O concelho é ainda dividido em freguesias, que correspondem aos bairros, nas cidades brasileiras. (Quer saber mais?) Veja o mapa do Concelho de Cartaxo, com suas oito freguesias.
- 1817 - Mississippi se torna o vigésimo estado norte-americano
Em 1821, o Uruguai havia sido incorporado ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves pelo príncipe-regente português, com o nome de Província Cisplatina. A anexação foi justificada, à época, pelos alegados direitos sucessórios que sua mãe, a rainha Carlota Joaquina, teria sobre a região. Alimentando pretensões de recuperar o território da Província Oriental ou Cisplatina as Províncias Unidas do Rio da Prata ajudaram os patriotas orientais (uruguaios), liderados por Juan Antonio Lavalleja, a que se levantassem contra a dominação brasileira na região. Para esse fim, os argentinos ofereciam-lhes apoio político, além de suprimentos de boca e de guerra. O conflito acabou eclodindo em 1825, quando líderes militares orientais, como Lavalleja e Fructuoso Rivera proclamaram a independência da região. Lavalleja desembarcou com suas forças na praia da Agraciada e, com o apoio da população, declarou a incorporação da Província Oriental às Províncias Unidas do Rio da Prata. Em resposta, em 10 de dezembro, o governo imperial brasileiro declarou guerra às Províncias Unidas, que retribuíram a declaração de guerra em 1° de janeiro de 1826. Somente em 1828 o Império do Brasil e a República das Províncias Unidas do Rio da Prata, pela Convenção Preliminar de Paz, assinada no Rio de Janeiro, renunciaram às suas conquistas e reconheceram como Estado independente a Província Oriental, que passou a se chamar República Oriental do Uruguai. Este foi um dos fatores, (não o único) que desgastaram D. Pedro I e o levaram à renúncia em 1831. (Abaixo, uma pintura representando o combate de Punta Colares, dentro das guerras cisplatinas) Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
- 1844 - Horace Wells descobre as propriedades anestésicas do óxido nitroso
- 1848 - Luís Napoleão, o futuro Napoleão III, é eleito presidente da República Francesa
- 1898 - Termina a Guerra Hispano-Estadunidense com a assinatura do Tratado de Paris, pelo qual a Espanha perde o domínio sobre Cuba, Porto Rico e Filipinas
- 1901 - Realiza-se a primeira entrega oficial dos Premios Nobel em Estocolmo e Oslo
Lúcia de Jesus dos Santos (Aljustrel, Fátima, Ourém, 28 de Março de 1907 — Coimbra, 13 de Fevereiro de 2005), conhecida no Carmelo como Irmã Lúcia do Coração Imaculado, Ordem das Carmelitas Descalças, e reverenciada por alguns católicos portugueses simplesmente como a Irmã Lúcia, foi, juntamente com Jacinta e Francisco Marto (os chamados «três pastorinhos»), uma das três crianças que viram Nossa Senhora na Cova da Iria, Fátima, durante o ano de 1917. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
- 1933 - Guerra do Chaco: contra-ataque boliviano, que acabou mal-sucedido
- 1934 - Fundação da cidade brasileira de Londrina, no Paraná
- 1941 - Batalha de Singapura: torpedo japonês afunda o HMS Prince de Wales e HMS Repulse (v. Lista de batalhas da Segunda Guerra Mundial)
- 1945 - Os Países Baixos são admitidos como Estado-Membro da ONU
A Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição. Tem seu efeito como lembrete mas, na prática, os direitos humanos tem sido desrespeitados sistematicamente por todos (ou quase todos) países filiados à ONU. A simples existência de uma Declaração não elimina o atentado aos Direitos Humanos, mas é um marco importante para traçar diretrizes e lutar por um mundo melhor. (Quer saber mais?) Se quiser, leia o texto integral.
- 1953
- Provincialização do Território Nacional de Misiones, Argentina
- Fundação da cidade matogrossense de Alto Garças (Brasil)
- Fundação da cidade matogrossense de Rondonópolis
- 1970 - É fundada em Nova York, EUA, a legendária equipe de futebol estadunidense, o New York Cosmos
- 1984 - Proibida a tortura, de acordo com a Convenção das Nações Unidas - Na atualização da convenção de Genebra pelo alto colegiado da ONU
- 1991
- A região de Nagorno-Karabakh proclama sua independência
- Conclusão do acordo do Conselho Europeu sobre o Tratado de Maastricht, entre doze países da Europa
- 1998 - Instituição do Dia Internacional dos Direitos Animais pela ONG inglesa Uncaged
- 1999 - A associação Médicos sem Fronteiras recebe o Prêmio Nobel da Paz
Nascimentos
- 1804 - Carl Gustav Jakob Jacobi, cientista alemão (m. 1851).
- 1815 - Ada Lovelace, a primeira programadora de computadores (m. 1852).
- 1830 - Emily Dickinson, poeta estadunidense (m. 1886).
- 1837 - Miguel Vieira Ferreira, matemático, escritor, republicano brasileiro (m. 1895)
- 1886 - Victor McLaglen, ator inglês que fez carreira nos Estados Unidos (m. 1959).
- 1902 - José Olympio, editor brasileiro (m. 1990).
- 1907 - Lucien Laurent, futebolista francês, primeiro a marcar um gol nas Copas do Mundo (m. 2005).
- 1908 - Olivier Messiaen, compositor, organista e ornitologista francês (m. 1992).
Dorothy Lamour - pseudônimo de Mary Leta Dorothy Slaton - (Nova Orleans, 10 de dezembro de 1914 —Los Angeles 22 de setembro de 1996), foi uma actriz de cinema norte-americana. A partir de 1936, após atuar como uma garota das selvas em filme semelhante aos de Tarzan, seu nome passa a figurar dentre as divas das telas. A figura sensual, minimamente vestida para os padrões da época, despertaram a fantasia dos adolescentes de todo o mundo. Mas não apenas nas selvas atuou Lamour: realizou sete comédias globe-trotters com a dupla Bing Crosby e Bob Hope, entre os anos de 1940 e 1962. Sua extensa filmografia apresenta mais de sessenta filmes no cinema e, na fase final da carreira, com a idade, inúmeras aparições na televisão. Atuou até 1987, ano de seu último trabalho no cinema. Morreu aos 81 anos, de ataque cardíaco.
- 1920
- Clarice Lispector, escritora brasileira (m. 1977).
- Antônio Batista Fragoso, bispo católico (m. 2006).
- 1923 - Wilson Grey, ator brasileiro (m. 1993).
- 1924 - Michael Manley, político jamaicano (m. 1997).
- 1957 - Michael Clarke Duncan, ator estadunidense.
- 1960 - Kenneth Branagh, ator irlandês.
- 1962 - Cássia Eller, cantora e compositora brasileira (m. 2001)
- 1969 - Jerôme Palatsi, ex-futebolista francês.
- 1971
- Carla Sacramento, atleta portuguesa.
- 1972
- Donavon Frankenreiter, cantor e surfista norte-americano.
- Brian Molko, tecladista, vocalista e guitarrista da banda Placebo.
- 1973
- Gabriela Spanic, modelo e atriz venezuelana.
- Daniela Spanic, modelo e atriz venezuelana.
- 1974
- Evandro Santo, humorista brasileiro.
- Tadahiro Nomura, judoca japonês.
- 1978
Tatiana Lemos de Lima Barbosa (Brasília, 10 de dezembro de 1978) é uma nadadora brasilleira, uma das mais experientes da delegação brasileira, e a atual recordista sul-americana dos 100m livre. Nascida na capital federal, Tatiana foi criada na Paraíba, e defendeu o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, antes de ir para o Clube Pinheiros, de São Paulo. Por fim, ela se incorporou à Marinha do Brasil para competir pelos Jogos Mundiais Militares ocorridos em 2011 em 2011, com participação de mais de 100 países.
- Summer Phoenix, atriz norte-americana.
- 1979 - Ferreira Pinto, futebolista brasileiro.
- 1980 - Ledley King, futebolista inglês.
- 1981 - Fábio Rochembach, futebolista brasileiro.
- 1983
- Zé Kalanga, futebolista angolano.
- Katrin Siska, tecladista estoniana.
- Patrick Flueger, ator norte-americano.
- Nico Herzig, futebolista alemão.
- 1984 - Edina Gallovits, tenista romena.
- 1985 - Raven Symone, atriz e cantora norte-americana.
- 1987 - Gonzalo Higuaín, futebolista argentino.
Falecimentos
- 1603 - William Gilbert, físico e médico inglês (n. 1544)
- 1616 - Diogo do Couto, historiador e escritor português (n.1542)
- 1736 - António Manoel de Vilhena, aristocrata português (n. 1663)
- 1831 - T. J. Seebeck, físico alemão (n. 1770)
- 1865 - Leopoldo I da Bélgica, foi o primeiro Rei dos Belgas (n. 1790)
Alfred Bernhard Nobel (Estocolmo, 21 de Outubro de 1833 — San Remo, 10 de Dezembro de 1896) foi um químico e inventor sueco. No ano de 1852 foi trabalhar para a empresa do pai com os seus irmãos, e realizou experiências com o fim de arranjar um uso seguro e passível de vender para a nitroglicerina. Não obteve quaisquer resultados. Em 1863, regressou à Suécia com o objectivo de desenvolver a nitroglicerina como explosivo. Muda-se para uma zona isolada depois da morte do irmão Emil numa das suas explosões experimentais. Tentou então tornar a nitroglicerina num produto mais manipulável, juntando-lhe vários compostos, que a tornaram de facto numa pasta moldável, a dinamite. A sua invenção veio facilitar os trabalhos de grandes construções tais como túneis e canais. Morreu de hemorragia cerebral, na sua casa em San Remo (Itália). No seu testamento havia a indicação para a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade. Em 1900 foi criada a Fundação Nobel que atribuía cinco prémios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura (atribuídos por especialistas suecos) e Paz Mundial (atribuído por uma comissão do parlamento norueguês). Em 1969 criou-se um novo prémio na área da Economia (financiado pelo Banco da Suécia), o Prémio de Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel. Mas de fato, esse prêmio não tem ligação com Alfred Nobel, não sendo pago com o dinheiro privado da Fundação Nobel, mas com dinheiro público do banco central sueco, embora os ganhadores sejam também escolhidos pela Academia Real das Ciências da Suécia.
- 1917 - Mackenzie Bowell, primeiro-ministro canadense (n. 1823
- 1936 - Luigi Pirandello, escritor (n. 1867)
- 1937 - Francesco Matarazzo, empresário ítalo-brasileiro (n. 1854)
- 1938 - Paul Morgan, actor e comediante austríaco (n. 1886)
- 1967 - Otis Redding, cantor norte-americano de soul (n. 1941)
- 1968 - Karl Barth, teólogo suíço (n. 1886)
- 1968 - Thomas Merton, escritor americano (n. 1915)
- 1969 - Carlos Marighella, ativista político brasileiro (n. 1911)
- 1978 - Ed Wood, cineasta estadunidense (n. 1924)
- 1987 - Jascha Heifetz, violinista russo (n. 1902)
- 1991 - Celestino Alves, poeta, escritor e compositor popular brasileiro (n. 1929)
- 1993 - Maurice Bourgès-Maunoury, político francês (n. 1914)
"Filme B" é um termo usado originalmente para se referir a filmes "meia boca" destinados a serem a "outra metade" de uma sessão dupla, de orçamento baixo e qualidade inferior. Nos tempos dos maiores estúdios de cinema, essa terminologia era oficialmente usada para este fim, que também forneceu a nomenclatura de atores "A" ou "B" (por exemplo, Ronald Reagan, o 40º presidente dos Estados Unidos, fez carreira atuando em filmes B). Os estúdios produtores de filme B eram referidos como pertencentes ao Poverty Row (Cinturão de Pobreza), termo usado para designar coletivamente as companhias localizadas numa região de Hollywood chamada Gower Street, que produziam filmes com orçamentos extremamente reduzidos. Um estúdio do Poverty Row era capaz de rodar um faroeste de uma hora em apenas dois dias e meio, gastando somente oito mil dólares! Vários desses estúdios, entre eles Mascot e Monogram, fundiram-se em 1934 e formaram a Republic Pictures. Apesar de ter produzido alguns filmes de orçamento considerável, a Republic nunca perdeu a fama de estúdio de segunda classe, mesmo porque ela foi a rainha dos filmes B.
- 2005 - Richard Pryor, humorista estadunidense (n. 1940)
- 2006 - Augusto Pinochet, militar e ex-presidente chileno (n. 1915)
- 2009 - MC Pelé, cantor brasileiro (n. 1965)
- 2010 - Braz Paschoalin, político brasileiro.
Feriados e eventos cíclicos
Eventos internacionais
- Dia Internacional dos Direitos Humanos - Adotado pela Assembléia Geral da ONU
Eventos Brasileiros
- Aniversário do Município de Londrina
Eventos locais
Eventos mitológicos
- Roma antiga - Festival de Lux Mundi em honra à deusa Liberdade.
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
- Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.