segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 20 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

20 de Dezembro de 2011.
354º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 11 dias  para acabar o ano.


Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.

Eventos históricos

  • 1516 - Fundação da Vila de São Sebastião, em Portugal.
  • 1766 - São incorporadas na Coroa Portuguesa todas as saboarias do Reino. O conde Castelo Melhor, que perde o monopólio, é compensado com o título de marquês e importantes bens fundiários.
20/121803 - A Louisiana passa ao comando dos Estados Unidos.
Vendida pelos franceses por uma bagatela, a Louisiana passou a ser um dos mais importantes estados dos EUA.  A história, a economia e a cultura da Luisiana estão muito associadas com o rio Mississípi, o segundo rio mais longo do país. O Rio Mississípi desemboca no Golfo do México. O imenso delta do rio localiza-se na Luisiana. A região onde atualmente localiza-se Nova Orleães, atualmente a maior cidade do estado, foi inicialmente exploradas por franceses. Estes exploradores haviam partido de Quebeque, e, acompanhando o rio Mississípi, chegaram à região onde atualmente localiza-se o estado de Luisiana. Posteriormente, o Mississípi, servindo como uma rota hidroviária de grande importância, fizeram do estado um grande polo de transportes. 
20/12/1983 - Foi roubada a Taça Jules Rimet da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por ladrões que a derreteram por causa dos 3.800 gramas de ouro que ele continha. (A réplica possui hoje 1.875 gramas)
Taça Jules Rimet foi o nome que recebeu o troféu da Copa do Mundo da FIFA até 1970. Nessa edição, o Brasil a ganhou em definitivo por ter conquistado o campeonato pela terceira vez.  O troféu passou a ser exibido na sede da Confederação Brasileira de Futebol. A incúria e desvelo para com o troféu fez com que uma réplica fosse trancada num cofre, enquanto a taça original ficasse exposta, sem muita segurança. Em 20 de dezembro de 1983 o troféu foi roubado, e alguns dias depois a imprensa noticiava, com assombro, que o mais importante símbolo das conquistas futebolísticas do Brasil havia sido derretido, para a venda de seu ouro. O crime restou desvendado, por uma série de acasos. Na Federação, entretanto, não se tem notícia de nenhuma punição pela incúria no trato do patrimônio comum do povo brasileiro, e com tamanha importância na história do futebol mundial. A despeito do descuido patrimonial, e da falta de responsabilização (apuração e punição pelo descaso), a FIFA ofereceu à CBF uma réplica, que ora encontra-se junto aos demais troféus da entidade. Esta foi feita por Eastman Kodak, com uso de 1,875 quilogramas de ouro, e foi concluída em 1986.
20/12/1999 - Fim da administração portuguesa em Macau a partir da meia-noite. Macau é devolvida à China, após mais de quatrocentos anos de ocupação portuguesa.
Macau (em chinês: 澳門; pinyin: Àomén; em cantonês: Oumun) é uma Região Administrativa Especial da República Popular da China desde os primeiros momentos da madrugada do dia 20 de Dezembro de 1999. Antes desta data, Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerada o primeiro entreposto, bem como a última colónia europeia na China. A colonização de Macau teve início em meados do século XVI, com uma ocupação gradual de navegadores portugueses que rapidamente trouxeram prosperidade a este pequeno território, tornando-o numa grande cidade e importante entreposto comercial entre a China, a Europa e o Japão. Macau atingiu o seu auge nos finais do século XVI e nos inícios do século XVII, mas só em 1887 a China reconheceu oficialmente a soberania e a ocupação perpétua portuguesa de Macau, através do "Tratado de Amizade e Comércio Sino-Português". Em 1967, como consequência do Motim 1-2-3, que marcou a revolta dos residentes chineses pró-comunistas de Macau, em 3 de Dezembro de 1966, Portugal renunciou à sua ocupação perpétua de Macau. Em 1987, após intensas negociações entre Portugal e a República Popular da China, os dois países acordaram que Macau voltaria para a soberania chinesa no dia 20 de Dezembro de 1999. Actualmente, Macau está a experimentar um grande e acelerado crescimento económico, baseado no acentuado desenvolvimento do sector do jogo e do turismo, as duas actividades económicas vitais desta região administrativa especial chinesa.
(Quer saber mais?)


  • 2001 - Senado brasileiro promulga emenda constitucional que retira a imunidade parlamentar em caso de crime comum.
20/12/2007 - Roubadas do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) as pinturas Retrato de Suzanne Bloch, do espanhol Pablo Picasso, e O Lavrador de Café, de Cândido Portinari. As obras, tombadas como patrimônio nacional pelo Iphan, estão avaliadas em aproximadamente US$ 55 milhões. A polícia conseguiu recuperar ambas as obras e prender os ladrões. (veja fotos)

Nascimentos
1629 - Pieter de Hooch, pintor holandês (m. 1684)
Pieter de Hooch (ˈhoːx) (batizado 20 de dezembro de 1629 – 1684) foi um pintor de génerodos Países Baixos, durante o Século de Ouro dos Países Baixos. Foi contemporâneo de Johannes Vermeer, e as obras dos dois pintores partilhavam temas e estilo. 

1792 - Nicolas Charlet, pintor francês (m. 1845)
Nicolas Charlet Toussaint (20 dez 1792 - 30 de outubro de 1845), nasceu em Paris. Era designer e pintor, filho de um dragão do exército napoleônico, morto em conflito. Talvez pela influência da carreira militar do pai, tinha preferência especial em pintar temas militares.

20/12/1861 - Ivana Kobilca, pintor eslovênio (m. 1926)
Ivana Kobilca (20 de dezembro de 1861 - 4 dezembro 1926) foi um pintor realista nascido na Eslovênia (na antiga Iugoslávia) tendo estudado e trabalhado em Viena , Sarajevo , Berlim , Paris e Munique . Ela era  membro da Société Nationale des Beaux Arts , em Paris. Muitas de suas pinturas são naturezas mortas, retratos recordações de seu país.. Mais tarde, revelou interesse pelo impressionismo, estilo que adotou no decorrer da carreira. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
20/12/1946 - Uri Geller, paranormal e apresentador de TV israelense.
Uri Geller (em hebraico: אורי גלר‎), nascido Gellér György (Tel Aviv20 de dezembro de1946), é um paranormal israelense, naturalizado britânico, que se tornou famoso nos anos 1970 ao se apresentar em programas de televisão realizando demonstrações dos seus alegados poderes paranormais - telecineserabdomancia e telepatia. Alguns o consideram charlatão. Tais demonstrações incluíam dobrar colheres, identificar objetos ocultos  e parar ou acelerar ponteiros de relógios à distância. Geller afirmava que esses efeitos eram provocados pela força de sua mente e pelo poder de sua vontade e que ele havia recebido esses poderes de extraterrestres. Em seu site, Geller conta a sua versão de como teria conseguido seus alegados poderes. Fez muito sucesso no "Fantástico" da RedeGlobo.
20/12/1970 - Nicole DeBoer, atriz canadense.
Nicole de Boer (Toronto20 de dezembro de 1970) é uma atriz canadense, que fez um papel destacado como Ezri Dax, na sétima temporada da telessérie Star Trek: Deep Space NineTambém participou do filme Cube de 1997 interpretando uma jovem e talentosa matemática. Atualmente faz sucesso como Sarah Bannerman, na série The Dead Zone ("O Vidente", no Brasil).
20/12/1990 - JoJo, cantora e atriz norte-americana.
Joanna Noëlle Blagden Levesque (Brattleboro20 de dezembro de 1990), conhecida profissionalmente como JoJo, é uma atriz, cantora e compositora de pop e R&B americana. Ela também tem uma carreira de atriz. Fez sua primeira participação em televisão no The Bernie Mac Show. Em 2006 ela estrelou dois filmes, Aquamarine e RV. O segundo álbum de JoJo, The High Road, foi lançado em 17 de outubro de 2006; debutou em #3 no Billboard 200, com a venda de 108.000 cópias na primeira semana. O primeiro single do álbum, "Too Little Too Late", foi lançado em agosto de 2006 e alcançou #3 no Billboard Hot 100, além de ser certificado Platina pela RIAA. Ela apresentou o Ultimate Prom e apareceu no filme True Confessions of a Hollywood Starlet, o que lhe rendeu uma nomeação aos Poptastic Awards. Seu terceiro álbum de estúdio, Jumping Trains, está previsto para ser lançado no começo de 2012.

Falecimentos

20/12/1679 - Maurício de Nassau, nobre holandês (n. 1604)

João Maurício de Nassau-Siegen, em neerlandês Johan Maurits van Nassau-Siegen e em alemão Johann Moritz von Nassau-Siegen (Dillenburg17 de junho de 1604 – Cleves20 de dezembro de 1679), cognominado "o Brasileiro", foi conde e (após 1674) príncipe de Nassau-Siegen, um Estado do Sacro Império Romano-Germânico e mais tardiamente da Confederação Germânica, localizado nas cercanias das cidades de Wiesbaden e Coblença. Foi administrador da Nova Holanda (Pernambuco) durante a invasão holandesa e teve forte influência na economia e cultura da região.  Erudito e humanista, interessava-se pelas ciências e pelas artes. Tão logo foi nomeado, reuniu um grupo de cientistas, teólogosarquitetosmédicos e pintores.O cientista Willem Piso, que estudara em Leiden e em Caen e praticara Medicina em Amsterdã, veio à Nova Holanda para estudar as doenças tropicais. O paisagista Frans Post, de vinte e poucos anos, vinha recomendado por seu irmão Pieter Post e era tão desconhecido como o retratista Albert Eckhout. A Luís XIV, porém, Nassau diria mais tarde que contara no Brasil com seis pintores - talvez incluísse um pintor primitivo, Zacharias Wagener, seu despenseiro. Viriam ainda o cartógrafo Cornelis Golijath e o astrônomo saxão Georg Marggraf, que, com Piso, seria o autor da Historia Naturalis Brasiliae (Amsterdã, 1648), primeira obra de caráter científico sobre a natureza brasileira. O nome de Marggraf é sobretudo ligado a sua descrição do eclipse solar de 1640. Vieram ainda três vidraceiros e um entalhador. Ao humanista Caspar Barlaeus, Nassau encomendou a redação da história de seu governo no Brasil. Dos três pintores que vieram com ele, Frans Post foi encarregado de registrar a paisagem, enquando a Eckhout coube registrar a flora, a fauna e os costumes do povo. Já de Wagener, aquarelista, pouco se sabe e pesa sobre ele a acusação de ser um plagiador dos outros dois. Não há registros de seu trabalho. (Quer saber mais?)


Feriados e eventos cíclicos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.