sábado, 24 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 25 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras



25 de Dezembro de 2011.
359º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 6 para acabar o ano.


Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.


Feriados e eventos cíclicos

Dia da Família, em Moçambique;


Para todos os cristãos, é Natal, celebração do nascimento de Cristo;
Surpresa: a origem do Natal em dezembro é pagã e tem tudo a ver com o Solstício de Inverno. http://is.gd/GhNN5Q > Abaixo, homem pastoreando ovelhas no inverno, vendo-se ao fundo a cidade de Belém. O agasalho reforçado é indicação de uma temperatura muito baixa. Por isso, não é provável que, nesta época, tenha se marcado um recenseamento, com grande movimentação de pessoas, nem que uma criança pudesse nascer praticamente ao relento.


Na tradição inglesa, em 25 de dezembro, Sua Majestade, a rainha Elizabeth II do Reino Unido, manda sua tradicional mensagem de Natal anual para o Commonwealth e Reino Unido


Mitologia celta: A Mãe Terra dá à luz a "criança Sol", que viria para anunciar um novo tempo.


Grécia antiga — comemoração do nascimento de Dionísio, deus do êxtase e do vinho. Corresponde ao deus Bacco, na Itália.

Egito antigo — comemoração do nascimento de Horus, deus do Sol.
O Olho de Hórus é uma imagem popular relacionada ao Egito Antigo, um símbolo de proteção por uma divindade, o deus  Hórus, cujo olho tudo abrange, olhando o panorama fixa a atenção aguçada e vê, igualmente, qualquer detalhe.

Índia antiga — comemoração do nascimento de Krishna.

Pérsia antiga — comemoração do nascimento de Mitras.

Eventos históricos

25/12/1599 — Fundação da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Brasil.
A cidade nasceu às margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos, no extremo-nordeste do Brasil, numa região chamada "esquina do continente", distante 2.507 quilômetros de Brasília. É conhecida como a "Cidade do Sol" ou "Noiva do Sol"por ser uma das localidades com o maior número de dias de sol no Brasil, chegando a aproximadamente trezentos. Abaixo, o Forte dos Reis Magos, hoje transformado em museu.

Nascimentos

25/12/1856Hans von Bartels, pintor alemão (m. 1913)

25/12/1883Maurice Utrillo, artista de "Montmartre" (m. 1955).

Monte Martre (Montmartre) é um bairro boêmio da cidade de Paris, na França. É uma colina que, já no tempo dos gauleses, se destinava a lugar de culto. Deve seu nome, provavelmente, aos inúmeros mártirescristãos que foram torturados e mortos no local por volta do ano 250. Consagrada a São Dionísio, tornou-se, na Idade Média, um lugar de peregrinação. Em 1133, passou para a jurisdição de monges beneditinos, que, ali passaram a cultivar uvas para produção de vinho, atividade que permanece sendo exercida até hoje no local. Graças à sua posição estratégica, Monte Martre foi, muitas vezes, centro de comandos militares. Em 1860, o bairro foi ligado à cidade e transformou-se num ponto de encontro importante de artistas e intelectuais, famoso pela sua animada vida noturna. Modelos, bailarinas e pintores como Degas,CézanneMonetVan GoghRenoir e Toulouse-Lautrec frequentavam o lugar, contribuindo para criar um clima libertário. Abaixo, a famosa casa noturna Moulin Rouge (Moinho Vermelho), tantas vezes reproduzida em quadros. 
25/12/1943 - Hanna Schygulla, atriz alemã.

Hanna Schygulla (25 de dezembro de 1943Chorzów, hoje Polônia) é uma atriz alemã. De origens modestas, ela passou a primeira parte de sua vida em Munique, onde estudou Letras e comédia. Sua carreira começa quando do seu encontro com o cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder, de quem ela se torna musa. Essa colaboração deu origem a cerca de vinte filmes. Além do cinema e do teatro (AntitheaterBrecht), ela se lança no mundo da canção e da poesia nadécada de 1990. Hanna Schygulla vive desde 1981 em Paris.
25/12/1949 - Simone, cantora brasileira.

25/12/1968 — Helena Christensen, ex-modelo dinamarquesa.

25/12/1971 - Yoji Shinkawa, ilustrador japonês.
Yoji Shinkawa (新川洋司 Shinkawa Yōji?, 25 de dezembro, 1971) é um ilustrador japonês e artista conceptual. Ele é mais conhecido por seu trabalho no design de ambiente, personagens e mechas para as séries de jogos eletrônicos Metal Gear Solid e Zone of the Enders. 

25/12/1980 - Reika Hashimoto, atriz e modelo japonesa.
Reika Hashimoto (橋本麗香, Hashimoto Reika) nasceu em Tóquio no 25 de dezembro de 1980. É uma modelo e atriz japonesa. O seu pai é americano e o seus avôs são espanhóis. Tem trabalhado como modelo desde os 10 anos de idade e iniciou a sua carreira de actriz no filme Hakuchi (1999). Na televisão, apareceu no Profile da TV Asahi e tem participado em telenovelas chinesas. 

25/12/1984 - Natália Guimarães, modelo, apresentadora e atriz brasileira.
Natália Aparecida Guimarães (Juiz de Fora25 de dezembro de 1984) é uma modelo,apresentadora e atriz brasileira, vencedora do Miss Brasil de 2007 e Vice-campeã do Miss Universo 2007. 

    • Locó, futebolista angolano.

Falecimentos

25/12/1983Joan Miró, artista plástico espanhol (n. 1893)

Joan Miró i Ferrà (Barcelona20 de abril de 1893 — Palma de Maiorca25 de dezembro de 1983) foi um importante escultor e pintor surrealista catalão. Quando jovem frequentou a Escola de Belas Artes da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contacto com as tendências modernistas como os fauvismo e dadaísmo. No início dos anos 20, conheceu o fundador do movimento em que trabalharia toda a vida, André Breton, entre outros artistas surrealistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia naïf, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. Participou na primeira exposição surrealista em 1925. Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado as duas obras Interiores holandeses I e Interiores holandeses II. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Em suas obras, principalmente nas esculturas, utiliza materiais surpreendentes, como a sucata. Três anos depois, rumou pela primeira vez aos Estados Unidos. Já nos anos seguintes; durante um período muito produtivo, trabalhou entre Paris e Barcelona. No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto, ficando esta ainda mais naïf.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.