domingo, 25 de dezembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 26 de dezembro de 2011 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

26 de Dezembro de 2011.
360º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 5 dias para acabar o ano.


Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal.




Feriados e eventos cíclicos


Boxing day - países da Commonwealth (Comunidade Britânica)
Boxing Day é o termo utilizado em numerosos países anglófonos para descrever o dia seguinte ao dia deNatal (geralmente, 26 de dezembro, exceto quando 26 cai em um fim de semana, sendo o Boxing Day adiado para segunda-feira). Neste dia, geralmente, o excesso de mercadorias de numerosos estabelecimentos comerciais entra em liquidação, sendo vendida por preços significantemente menores do que os preços originais. É um dos dias mais movimentados, em vendas totais, do comércio de numerosos países, notavelmente Canadá e Estados Unidos (apesar do termo Boxing Day ser raramente utilizada na última).  Faz lembrar o Black Friday nos Estados Unidos, tradição que começa a chegar nas lojas brasileiras.


Day of Goodwill - África do Sul (O mesmo que Boxing Day)




Dia de Santo Estêvão 
(feriado na Alsácia, Áustria, Catalunha, Croácia, República Checa, Alemanha, Hong Kong, Itália, República da Irlanda, Luxemburgo, Polónia e Eslováquia) 
Segundo os Actos dos Apóstolos, Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos da igreja nascente, logo após a morte e Ressurreição de Jesus, pregando os ensinamentos de Cristo e convertendo tanto judeus como gentios. Segundo Étienne Trocmé, Estevão pertencia a um grupo de cristãos que pregavam uma mensagem mais radical, um grupo que ficou conhecido como os helenistas, já que os seus membros tinham nomes gregos e eram educados na cultura grega e que separou do grupo dos doze apóstolos. Também eram conhecidos como o grupo dos 7. Foi detido pelas autoridades judaicas, levado diante do Sinédrio (a suprema assembleia de Jerusalém), onde foi condenado por blasfémia, sendo sentenciado a ser apedrejado (Act, 8). Entre os presentes na execução, estaria Paulo de Tarso, o futuro São Paulo, ainda durante os seus dias de perseguidor de cristãos.



Dia da Independência da Eslovênia

Dia da Independência e União dan neodvisnosti in enotnosti Comemora a proclamação da independência após o plebiscito em 1990



Primeiro dia do Kwanzaa - período religioso afro-americano
O Kwanzaa é uma celebração afro-americana que tem início no dia 26 de Dezembro e fim em 1 de Janeiro de cada ano. É comemorada exclusivamente nos Estados Unidos.O Kwanzaa envolve a reflexão sobre sete princípios básicos: a valorização da comunidade, das crianças e da Vida. Esta celebração está a espalhar-se lentamente pelos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Caribe e já se podem enviar postais a desejar “Feliz Kwanzaa”. Esta palavra significa "o primeiro, no início" ou, ainda, "os primeiros frutos", e pertence a tradições muito antigas das celebrações das colheitas na África. E foi ela a escolhida para representar esta celebração foi criada por Maulana Karenga, há 34 anos. (Quer saber mais?)



Antigo Egipto: nascimento de Hórus, deus solar com cabeça de falcão - Ligado a mitologia egípcia.
Na mitologia egípcia, Hórus (ou Heru-sa-Aset, Her'ur, Hrw, Hr ou Hor-Hekenu) é o deus dos céus, muito embora sua concepção tenha ocorrido após a morte de Osíris.[Hórus era filho de Osíris. Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o Sol e a Lua. Matou Seth, tanto por vingança pela morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egito. Após derrotar Seth, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Seth, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas), o olho de Hórus, (anteriormente chamado de Olho de Rá, que simbolizava o poder real e foi um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas. Depois da recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth. O olho que Hórus feriu (o olho esquerdo) é o olho da Lua, o outro é o olho do Sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Hórus. Alguns detalhes do personagem foram alterados ou mesclados com outros personagens ao longo das várias dinastias, seitas e religiões egípcias. Por exemplo, quando Heru (Hórus) se funde com Ra O Deus Sol, ele se torna Ra-Horakhty. O olho de Horus egípcio tornou-se um importante símbolo de poder chamado de Wedjat, que além de proporcionar poder afastava o mau-olhado, pois segundo os egípcios os olhos eram os espelhos da alma.



Eventos históricos


1559 - É eleito o Papa Pio IV, sucendendo ao Papa Paulo IV
1788 - Inconfidência Mineira: reunião conspiratória na casa do tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade
1792 - Julgamento final de Luís XVI da França começa em Paris


26/12/1825 - É aberto o Canal de Erie, que liga o Lago Erie ao Rio Hudson, no estado de Nova Iorque, Estados Unidos da América.


1845 - O Texas torna-se o 28º estado estadunidense
1898 - Marie Curie anunciava a descoberta da pechblenda à Academia de Ciências de Paris
1925 - Fundação do Partido Comunista Indiano
1929 - o deputado federal brasileiro Sousa Filho é assassinado a tiros por Simões Lopes no plenário da Câmara dos Deputados
1933 - A rádio FM é patenteada
1933 - A empresa de produção de automóveis Nissan é organizada em Tóquio, Japão
1943 - Segunda Guerra Mundial: O navio de guerra alemão Scharnhorst é afundado.
1944 - Segunda Guerra Mundial: A ofensiva alemã nas Ardenas é retida pelas tropas americanas em Bastogne (Bélgica)
1947 - 66 centímetros de neve caem em 16 horas na cidade de Nova Iorque
1953 - É instalado o município de Malta (Paraíba).
1963 - Lançamento, em nível nacional, no Brasil, da Campanha da Fraternidade.
1975 - Primeiro vôo da aeronave Tupolev Tu-144


26/12/1977 - É promulgada a lei que institui o divórcio no Brasil.
Até a década de 1970, o casamento era indissolúvel, quem casava permanecia com um vínculo jurídico para o resto da vida. O casal também podia pedir o desquite, que interrompia os deveres conjugais. A Lei do Divórcio, aprovada em 1977, incluiu a possibilidade de um novo casamento, mas somente por mais uma vez. Apenas com a Constituição de 1988 foram permitidas novas uniões legais, mas com exigências que refletem um Estado paternalista, que se intromete nas famílias causando atrito e por vezes constrangimento ao tratar os cidadãos como pessoas que necessitam de tutela. Numa sociedade tradicionalista, como a brasileira, a primeira lei do divórcio, ainda com suas limitações, representou um avanço significativo. Com modificações que ocorreram recentemente, o divórcio pode acontecer de imediato, basta que o casal que pretenda se divorciar de forma amigável se dirija a um cartório acompanhado de um bacharel em direito. Além disso, registro de inventários e planilhas de bens também poderão ser realizados no mesmo lugar e com o mesmo procedimento. Este processo só é válido para processos amigáveis. Em caso de processos litigiosos ( quando o casal não concorda com o divórcio) as regras permanecem as mesmas, bem como no caso de possuírem filhos menores de idade ou incapazes; uma vez que nestes casos a tutela do Estado passa da família para o indivíduo.
1982 - O Homem do Ano da revista Time foi dado pela primeira vez a um não-humano, o computador
1986 - A primeira telenovela de longa duração estadunidense, Search for Tomorrow, passa seu episódio final após 36 anos no ar.
2003 - Um sismo de magnitude 6,5 devasta a antiga cidade persa de Bam, no Irão, causando pelo menos 30 000 mortos.
2004 - Um terramoto no Oceano Índico, provoca tsunami que causa destruição no Sudeste Asiático, no Subcontinente Indiano, e atingindo também a Somália.


Nascimentos


1194 - Rei Frederico II da Germânia (m. 1250)
1687 - Johann Georg Pisendel, compositor alemão.
1716 - Thomas Gray, poeta inglês.
1762 - Michael Kelly, tenor irlandês.
1780 - Mary Somerville, matemática escocesa.
1791 - Charles Babbage, matemático britânico (m. 1871).
1803 - Friedrich Reinhold Kreutzwald, médico e escritor estoniano (m. 1882).
1809 - José Estêvão Coelho de Magalhães, jornalista, político e orador parlamentar português (n. 1862).
1819 - Hermann Blumenau, fundador de Blumenau (m. 1899).
1853 - René Bazin, escritor francês.
1855 - Arnold Ludwig Mendelssohn, compositor alemão.
1872 - Ralph Norman Angell Lane, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993 (m. 1967).
1891 - Henry Miller, escritor estadunidense (m. 1980).
1893 - Mao Tse-tung, político, revolucionário e governante da China (m. 1976).
1894 - Raymond O. Faulkner, egiptólogo inglês (m. 1982).
1903 
Arminda Correia, cantora lírica portuguesa (m. 1988).
Elisha Cook, Jr., ator norte-americano (m. 1995).
1904 - Alejo Carpentier, escritor cubano (m. 1980).
1905 - Anfilogino Guarisi, futebolista ítalo-brasileiro (m. 1974).
1911 - Renato Guttuso, pintor italiano (m. 1987).
1921 - Steve Allen, músico, comediante e escritor estadunidense (m. 2000).
1922 - Asdrúbal Fontes Bayardo, piloto uruguaio de Fórmula 1 (m. 2006).
1926 - Gina Pellón, pintora cubana.


26/12/1930 - Marisa Prado, atriz brasileira (m. 1982). 
Olga Costenaro, mais conhecida como Marisa Prado (Araçatuba, 26 de dezembro de 1930 — Cairo, 12 de fevereiro de 1982) foi uma atriz brasileira.Ainda criança muda-se com a família para São Bernardo do Campo e emprega-se na Companhia Cinematográfica Vera Cruz assim que ela se instala na cidade. Começa na Vera Cruz como montadora de filmes, mas, muito bela, chama a atenção de Abílio Pereira de Almeida, que faz um teste com ela e aprova sua participação no filme "Tico-tico no fubá", no qual faz sua estreia no cinema no papel de Durvalina, ao lado de Anselmo Duarte e Tônia Carrero. Rapidamente se torna uma das principais atrizes da Companhia e brilha nos filmes "Terra é sempre terra", "O cangaceiro" e "Candinho". Foi casada com o cineasta e produtor Fernando de Barros, com o embaixador cubano em Paris no final da década de 1950 e com o milionário libanês Charles Gabriel de Chedid. Viveu e filmou na Espanha e na França. Morreu no Egito, em circunstâncias que não foram bem esclarecidas em fevereiro de 1982. 


1935 - Moises Solana, piloto mexicano de Fórmula 1 (m. 1969).
1937 - Gnassingbé Eyadéma, Presidente do Togo (m. 2005).
1942 
Marco Vinicio Cerezo Arévalo, político guatemalteco.
Gray Davis, político norte-americano.
1947 - Dominique Baratelli, ex-futebolista francês.
1949 - José Ramos Horta, político de Timor-Leste, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1996.
1958 - Adrian Newey, engenheiro britânico.
1962 - Jean-Marc Ferreri, ex-futebolista francês.
1963 
Suzane Carvalho, automobilista brasileira.
Lars Ulrich, baterista do Metallica.
1965 
Daúto Faquirá, treinador moçambicano de futebol.
Mazinho, ex-futebolista brasileiro.
1969 - Thomas Linke, ex-futebolista alemão.
1970 - Simon Gopane, ex-futebolista sul-africano.
1971 
Jared Leto, ator estadunidense e vocalista da banda 30 Seconds to Mars.
Mika Nurmela, futebolista finlandês.
Jacek Trzeciak, futebolista polonês.
1972 - Artur Jorge Vicente, ex-futebolista cabo-verdiano.
1975 
Nilson, futebolista brasileiro.
Marcelo Ríos, ex-tenista chileno.
1977 - Fatih Akyel, futebolista turco.
1979 - Fabián Carini, futebolista uruguaio.
1980 - Pascal Kondaponi, futebolista nigeriano.
1981 - Ilia Kandelaki, futebolista georgiano.
1983 
Alexandre Slaviero, ator brasileiro.
Romicio Lopes, futebolista guinéu.
Labinot Kelmendi, futebolista sueco.
1984 - Ahmed Barusso, futebolista ganês.
1985 - Kyryll Lobaniv, futebolista ucraniano.
1986 
Darío Bottinelli, futebolista argentino.
Hugo Lloris, futebolista francês.
1987 
Adilio Augustin, futebolista surinamês.
Dagoberto Currimilla, futebolista chileno.
Emmanuel Sarki, futebolista nigeriano.
1989 - Sofiane Feghouli, futebolista franco-argelino.
1990 - Aaron Ramsey, futebolista inglês.


26/12/1991 - Eden Sher, atriz americana, que interpreta Sue Heck na série The Middle.


 Falecimentos


268 - Papa Dionísio, 25º papa.
418 - Papa Zósimo, 41º papa.
1627 - Simon Marius, astrônomo alemão (n. 1573)
1771 - Claude Adrien Helvetius, filósofo francês (n. 1715)
1869 - Jean-Louis-Marie Poiseuille, médico e físico francês (n. 1797).
1890 - Heinrich Schliemann, arqueólogo alemão, descobridor de Tróia (n. 1822)
1923 - Dietrich Eckart, um dos membros-chave do início do Partido Nazi Alemão (n. 1868)
1933 - Eduard Vilde, jornalista e escritor estoniano (n. 1865)
1961 - Kristofer Uppdal, escritor norueguês (n. 1878)
1972 - Harry S. Truman, 33º presidente dos Estados Unidos (n. 1884)
1977 - Howard Hawks, cineasta estadunidense (n. 1896)
1999 - Shankar Dayal Sharma, ex-presidente da Índia (n. 1918)
2006 - Gerald Ford, ex-presidente dos EUA (n. 1913)
2010 - Dary Reis, ator brasileiro (n. 1926)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.