terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 4 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


4 de Janeiro de 2012.
4º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 362 dias para acabar o ano 


Obs.: O texto original está escrito em português de Portugal

Eventos históricos

04/01/1558Mem de Sá que chegara ao Brasil em 28 de dezembro, toma posse como  Governador Geral do Brasil.
Mem de Sá (Coimbra, 1500 — 1572) foi um fidalgo e administrador colonial português. Irmão do poeta Francisco Sá de Miranda, exerceu o cargo de desembargador dos Agravos. Foi nomeado como terceiro governador-geral do Brasil, de 1558 a 1572, sucedendo a D. Duarte da Costa (1553-1558). Chegou a Salvador, na Bahia, em 28 de dezembro de 1557. Tomou posse do Governo a 3 de janeiro de 1558. Procurou pacificar a colônia, liderando a guerra contra o gentio revoltado. Nessa luta, perdeu o filho, Fernão de Sá, em combate na então Capitania do Espírito Santo. Os 14 anos de seu governo se caracterizaram por realizações importantes, tais como a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1º de março de 1565, por seu sobrinho Estácio de Sá; a expulsão dos franceses, em 1567, com o auxílio do mesmo sobrinho, que morreu de flechada recebida na luta, e o aldeamento de tribos indígenas em missões (reduções). Incentivou a produção açucareira, estimulou o tráfico de escravos africanos para o Brasil e decretou leis que protegiam da escravidão os indígenas já catequizados. Combateu a antropofagia.
04/01/1808 – Data considerada oficialmente como a da criação da primeira tipografia no Brasil.
A vinda da família real ao Brasil inverteu a ordem das coisas, transformando a colônia em sede do governo, o que obrigou o príncipe D. João a tomar uma série de medidas administrativas, diminuindo as severas restrições a que estava exposta a colônia e respondendo ao mesmo tempo os compromissos firmados com a Inglaterra. Entre os atos assinados estão a abertura dos portos a todas as nações amigas (leia-se "Inglaterra", interessada em uma base marítima no Sul para explorar o mar da Plata e o Rio Paraguai); a decretação de guerra contra a França e consequente invasão à Guiana Francesa, que não resistiu ao destacamento brasileiro e se rendeu, o uso do poder para a acomodação dos milhares de nobres que vieram com a família real fugidos de Portugal. Até então, a imprensa era proibida no Brasil mas agora se tornava uma necessidade e a criação da primeira tipografia resolveu o problema. Foi criado ainda o Banco Real do Brasil para permitir a administração financeira do novo reinado, agora chamado de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Mas ressalve-se que algumas datas históricas são simplesmente comemorativas e nem sempre  batem com a cronologia. A família real saiu de Portugal em 29/11/1807, chegou à Bahia em 18/01/1808 e instalou-se no Rio de Janeiro em 08/03/1808, ou seja, dois meses após a dita criação da tipografia. Vale o registro e a comemoração.
  • 1817 – Fundação do Condado de Bond (estado de Illinois, EUA).
  • 1895 – O capitão francês Albert Dreyfus, judeu, foi condenado por passar segredos militares aos alemães e perdeu sua patente em uma humilhante cerimônia em Paris. O caso virou exemplo do anti-semitismo que reinava na Europa.
  • 1896Utah torna-se o 45º estado estadunidense.
  • 1900 – Esta data é tida como referência à medida do segundo (1/31.556.925,9747 do tempo que levou a Terra a girar em torno do Sol a partir das 12 horas).
  • 1918 – A Finlândia é reconhecida independente pela Rússia.
  • 1936 – A revista Billboard publicou pela primeira vez sua parada de sucessos. O líder da primeira lista foi a canção Stop! Look! Listen!, do violinista de jazz Joe Venuti.
  • 1948 – Independência de Myanmar, antiga Birmânia.
22/01/1950 – A RCA Victor declarou que começaria a produzir discos de longa duração, os LPs de vinil, atualmente conhecidos como "bolachões".
Durante décadas, o disco utilizado comercialmente era de 78 RPM (rotações por minuto) com capacidade para duas músicas, uma de cada lado. Os LPs (long plays) de vinil, com 33 RPM, sem perda de qualidade, permitiram ampliar a capacidade para 12 músicas. Paralelamente, na Inglaterra, criava-se o disco compacto de 45 rotações, que não encontrou mercado. Por volta de 1970, surgiu no mercado o disco de 16 RPM que, igualmente, não conseguiu vingar. Os LPs de vinil resistiram ao tempo, concorreram com as fitas K-7 e ainda hoje enfrentam, com relativo sucesso, os CDs digitais Há uma certa magia no som do vinil, inclusive no chiado produzido por eles, que nenhum aperfeiçoamento digital pode imitar.
  • 1951Seul é capturada por forças chinesas e norte-coreanas.
  • 1954 – Com a intenção de dar um presente à sua mãe, Elvis Presley pagou 4 dólares para gravar seu primeiro disco. O produtor musical e dono do estúdio, Sam Phillips, gostou do que ouviu e um ano depois fizeram juntos algumas gravações comerciais.
04/01/1956 – O pintor Cândido Portinari entregou os painéis de Guerra e paz para a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
Guerra e Paz são dois painéis de, aproximadamente, 14 x 10 m cada um produzidos pelo pintor brasileiro Cândido Portinari, entre 1952 e 1956. Os painéis foram encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, mas antes de partirem, em 1956, foram expostos numa cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que contou com a presença do então Presidente Juscelino Kubitschek. Os primeiros estudos para a obra surgiram em 1952, quando Portinari realizava uma outra encomenda, feita pelo Banco da Bahia, com a temática de retratar a chegada da família real portuguesa à Bahia. Com o auxílio de Enrico Bianco e de Maria Luiza Leão, os painéis Guerra e Paz foram pintados a óleo sobre madeira compensada naval. Enquanto um é uma representação da guerra, o outro representa a paz. Por seu trabalho com os painéis, Portinari foi agraciado em 1956 com o prêmio concedido pela Solomon Guggenheim Foundation de Nova York.   No retorno ao Brasil, para restauro, contou com uma exibição franca que foi de 22 de dezembro de 2010 até 6 de janeiro de 2011, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A exposição foi visitada por mais de 40 mil pessoas. Em 2012, a exposição será em São Paulo e, em seguida, painéis seguirão um itinerário que deve passar pelo Grand Palais, em Paris, pelo Memorial da Paz de Hiroshima, no Japão, pelo Auditório Municipal de Oslo, onde ficarão expostos durante a entrega do Prêmio Nobel da Paz, e pelo Museu de Arte Moderna de Nova York.

Culturais e de media/mídia

Nascimentos

04/01/1747Vivant Denon, arqueólogo e pintor francês (m. 1825).
Dominique VivantBarão Denon - mais conhecido por Vivant Denon (Chalon-sur-Saône4 de janeiro de1747 — Paris27 de abril de 1825) foi um pintorarqueólogo escritor e diplomata francês.  Seguindo a expedição de Napoleão na conquista do Egito, Denon passou todo um ano inteiro acompanhando as mais variadas expedições. Já cinqüentenário, varava o deserto junto ao general Desaix, em perseguição aos mamelucos. Registrava em desenhos tudo quanto via - como a capela deAmenófis III, localizada em Elefantina e destruída em 1822 - sendo o seu desenho o único a retratá-la para sempre. 
04/011965Julia Ormond, atriz britânica.
Julia Karin Ormond (Epsom4 de janeiro de 1965) é uma atriz britânica que conquistou o estrelato com Lendas da Paixão (1994), de Edward Zwick, filme que co-estrelou com Anthony Hopkins e Brad Pitt. Em seus trabalhos para a televisão conquistou dez prêmios, inclusive um Emmy pela série Traffik.. O telefilme Stalin, que protagonizou em 1992 ao lado de Robert Duvall, ganhou três Globos de Ouroe quatro Emmy e lançou-a para a tela grande. No cinema, trabalhou ao lado de grandes diretores como Edward Zwick, Sydney Pollack e Billie August.

Mortes

04/01/1988Henfil, cartunista brasileiro (n. 1944).
Henrique de Sousa Filho, mais conhecido como Henfil (Ribeirão das Neves5 de fevereirode 1944 — Rio de Janeiro4 de janeiro de 1988), foi um cartunistaquadrinistajornalista eescritor brasileiro. Henfil envolveu-se também com cinema, teatro, televisão (trabalhou na Rede Globo, como redator do extinto programa TV Mulher) e literatura, mas ficou marcado mesmo por sua atuação nos movimentos sociais e políticos brasileiros. Ele tentou seguir carreira nos Estados Unidos, mas não teve lugar nos tradicionais jornais estadunidenses, sendo renegado a publicações underground. Ele então retornou ao Brasil, publicando mais um livro. Henfil passou toda sua vida a defender o fim do regime ditatorial pelo qual o Brasil passava. Quando em 1972 Elis Regina fez uma apresentação para o exército brasileiro, Henfil publicou em O Pasquim uma charge enterrando a cantora, apelidando-a de "regente" — junto a outras personalidades que, na ótica dele, agradariam aos interesses do regime, como os cantores Roberto Carlos e Wilson Simonal, o Jogador Pelé e os atores Paulo Gracindo, Tarcísio Meira e Marília Pêra. Elis protestou contra as críticas, e Henfil enterrou-a novamente.  Após uma transfusão de sangue acabou contraindo o vírus da AIDS. Ele faleceu vítima das complicações da doença no auge de sua carreira, com seu trabalho aparecendo nas principais revistas brasileiras. 

04/01/2010 - Ludwig Wilding, pintor alemão (n. 1927), ligado à Optical Art e à arte cinética

Feriados e eventos cíclicos

Angola

  • Angola: Dia dos Mártires da Repressão Colonial

Brasil

Científicos

Periélio da Terra em relação ao Sol
Em astronomia, o periélio (ou perélio), que vem de peri (à volta, perto) e hélio (Sol), é o ponto da órbita de um corpo, seja ele planetaplanetoide,asteroide ou cometa, que está mais próximo do Sol. Quando um corpo se encontra no periélio, ele tem a maior velocidade de translação de toda a sua órbita. Quando o corpo em questão estiver orbitando qualquer outra estrela que não o Sol, utiliza-se o nome genérico periastro para identificar esse ponto. A distância entre a Terra e o Sol no periélio é de aproximadamente 147,1 milhões de quilômetros. Isto ocorre uma vez por ano, quatorze dias após o solstício de Dezembro, próximo do dia 4 de janeiro.

Internacional

Religiosos – Católico




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.