11 de Janeiro de 2012.
11º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 355 para acabar o ano
Eventos históricos
- 630 – O profeta e fundador do Islamismo, Maomé, destrói os ídolos do santuário de Kaaba em Meca.
- 1580 – Iniciadas as Cortes de Almeirim que questionam o direito da nomeação de sucessor ao trono de Portugal.
Ganimedes é o principal satélite natural de Júpiter, o maior do Sistema Solar, sendo maior que o planeta Mercúrio em termos de tamanho (mas não de massa). Este gigantesco satélite orbita Júpiter a 1,070 milhões de quilómetros de distância. Ganímedes foi descoberta em 1610 e é uma das quatro luas de Galileu, descobertas por Galileo Galilei na órbita de Júpiter junto à Erfredon, em suas observações feitas graças à invenção do telescópio. No entanto, Ganímedes é vísivel a olho nu, mas apenas em condições favoráveis e por aqueles com boa visão. Ganímedes foi descoberto a 11 de Janeiro de 1610 por Galileu Galilei. Alguns vêem Simon Marius como o seu descobridor. Os astrónomos, baseados em observações feitas a partir da superfície da Terra, tinham apenas poucas informações sobre Ganimedes, mesmo com o uso dos melhores telescópios de meados do século XX. Foi só quando as sondas Pioneer 10 e Pioneer 11 chegaram a Júpiter em 1973 e em 1974, respectivamente, que se conseguiu obter as primeiras imagens mais detalhadas das grandes luas de Júpiter. As Pioneer conseguiram captar duas boas imagens de Ganímedes. Estas imagens mostravam pouca variação de cor, mas revelaram uma variação substancial de albedo. Em 1979 as sondas Voyager alcançam Júpiter. As imagens da Voyager mostraram que Ganímedes tinha dois tipos de terrenos distintos: uma parte do globo é coberta por crateras, a outra por sulcos, o que revelou que a superfície gelada poderia sofrer processos tectônicos globais. As Voyager foram as que descobriram que Ganímedes era, na verdade, o maior satélite do Sistema Solar, e não Titã em Saturno como se pensava até então. Isto só foi possível determinar quando as Voyager chegaram a Titã e descobriram que esta tinha uma atmosfera bastante densa que dava aspecto de ser maior.
- 1689 – O Parlamento de Inglaterra depõe o rei Jaime II.
- 1787 – O alferes Antônio José da Costa segue em viagem de desbravamento em direção a Lages cruzando o Rio Imaruí.
- 1861 – Guerra civil americana: O Alabama separa-se da União.
- 1866 – Naufraga no Golfo de Viscaya o barco de passageiros inglês London. Morreram afogadas 220 pessoas.
- 1886 – Tem início o primeiro campeonato mundial de xadrez.
- 1890 – Ultimato britânico de 1890: os ingleses intimam Portugal a retirar suas tropas do território compreendido entre Moçambique e Angola incluídos no conhecido Mapa cor-de-rosa.
- 1913 – Proclamação da independência do Tibete.
- 1916 – Os russos conquistam Erzurum, capital da Armênia turca.
- 1918 – A Assembleia de Deus (Brasil) é oficialmente registrada em Belém do Pará, no Brasil.
La Rochelle, em português também Rochela e Arrochela, é uma comuna francesa, situada no departamento de Charente-Maritime, na região de Poitou-Charentes. Foi um importante porto no período colonial, junto com Le Havre, Honfleur e Bordéus.
- 1922 – Pela primeira vez a insulina é utilizada em humanos para o tratamento de diabetes. O paciente é um canadense de quatorze anos.
- 1929 – É implantada na URSS a jornada de trabalho de 7 horas.
- 1934 – Nathan Homer Knorr eleito membro da Directoria da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Nova Iorque, Inc.
- 1935 – Amelia Earhart é a primeira pessoa a fazer um voo solo do Havaí à Califórnia.
- 1942 – Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão declara guerra à Holanda.
- 1946 – Enver Hoxha proclama a República Popular da Albânia após a queda do rei Zog.
- 1954 – Primeira reunião entre soviéticos e americanos sobre a proibição de armas atômicas.
- 1957 – Chuvas torrenciais na ilha de Palma ocasionam a morte de 28 pessoas, vários feridos e grandes perdas econômicas.
- 1959 – Forças do Vietnã do Norte invadem o Laos.
Assuão ou Assuã (em árabe: أسوان; em grego antigo ΣυήνηSyene) é uma cidade do sul do Egipto, distante 950 quilômetros do Cairo. Na direcção de Edfu e muito perto da cidade fica Kabonejen, a primeira urbe. O nome da cidade significa "mercado". A Represa Alta de Assuã ou Assuã Alta é uma barragem egípcia localizada no rio Nilo, próxima a cidade de Assuã. mais antiga tentativa registrada de construir uma represa próxima a Assuã remonta ao século XI, quando o polimata e engenheiro Ibn al-Haytham (conhecido como Alhazen no Ocidente) foi convocado ao Egito pelo califa Al-Hakim bi-Amr Allah, para controlar a inundação do Nilo. Para concluir esta tarefa, seria necessário construir uma represa em Assuã. Seu trabalho de campo o convenceu de que o projeto era impraticável. Os britânicos começaram a planejar a construção da primeira represa em 1899 e terminaram em 1902. Ela possuía 54 metros de altura e 1 900 m de extensão, sendo construída em duas etapas: 1907-1912 e 1929-1933. Em 1946, a represa quase se rompeu, e percebeu-se que seria necessário construir uma segunda represa. Ela seria construída a aproximadamente 6 quilômetros acima da atual. Os planos para a construção começaram a ser realizados em 1952, logo após a revolução Nasser, e Estados Unidos e Reino Unido ajudariam a financiar a construção com um empréstimo de 270 milhões de dólares. Em julho de 1956, no entanto, o acordo foi cancelado. Para concluir a construção da represa, Nasser nacionalizou o canal de Suez, pretendendo utilizar a renda proveniente para o intento. Isto fez com que Reino Unido, França e Israel atacassem o Egito, ocupando o Canal de Suez, começando a Guerra de Suez. As Nações Unidas, os Estados Unidos e a URSS forçaram os invasores a devolver o Canal a Nasser. Em 1958, a URSS ajudou a construção da represa com um terço dos recursos financeiros necessários, maquinários e técnicos especializados. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.
- 1962 – Inauguração do Concílio Vaticano II, que atualizou estruturas e doutrinas da Igreja Católica.
- 1963 – A primeira discoteca do mundo foi inaugurada nos Estados Unidos. Seu nome era Whisky a Go Go.
- 1964 – O Panamá corta relações diplomáticas com os Estados Unidos. As negociações entre os dois países sempre foram conturbadas por causa do uso do canal, que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico.
- 1966 – Começa no Rio de Janeiro uma chuva que dura 72 horas ininterruptas. A cidade fica em estado de calamidade pública e 200 pessoas morreram.
- 1969 – Dom Gabriel, sem deixar o cargo de Bispo de Jundiaí, toma posse e governou a Diocese de Bragança Paulista até 7 de março de 1971.
- 1973 – Editado o novo Direito Processual Civil brasileiro.
- 1976 – Uma junta militar composta por três homens toma o poder do presidente Guillermo Rodriguez Lara no Equador.
Os Jogos Olímpicos de Munique foram realizados entre 26 de agosto e 11 de setembro de 1972 e até o começo de setembro estavam sendo considerados os melhores, mais pacíficos e tecnicamente perfeitos de todos os tempos, quando foram transformados no maior pesadelo já ocorrido na história das Olimpíadas. Com a participação recorde de 121 nações e 7 134 atletas, foram organizados pelos alemães para celebrar a paz e nos seus primeiros dez dias a competição esportiva de alto nível ali realizada maravilhava o mundo. Mas na madrugada do dia 5 de setembro, cinco árabes do grupo terrorista Setembro Negro invadiram a vila olímpica, mataram dois membros da equipe de Israel e fizeram outros nove de reféns. O que se seguiu, com a paralisação temporária dos Jogos e a morte de todos os reféns israelitas, ficou conhecido como o Massacre de Munique. Com todas as bandeiras dos países participantes a meio pau e uma missa no estádio olímpico em honra das vítimas, após 34 horas de interrupção os Jogos voltaram a acontecer, após a insistência e a célebre frase – para uns realista, para outros polêmica e para muitos, infame – do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Avery Brundage: “Os Jogos devem continuar!”
- 1982 – Andaluzia e Astúrias se tornam comunidades autônomas.
- 1984 – Exibição de mísseis soviéticos SS-20, de alcance médio, na Alemanha Oriental.
- 1984 – Salvador Dali anuncia a criação da Fundação Gala-Salvador Dali e a doação de 621 obras suas.
- 1985 – Primeiro show da banda Engenheiros do Hawaii cujo o líder é o musico gaucho Humberto Gessinger.
- 1987 – A Europa passa por um inverno muito rigoroso. Em uma semana, o frio faz 70 vítimas, 49 delas na URSS.
- 1989 – Um acordo assinado entre 140 países na Convenção para a Proibição de Armas Químicas acaba com esse tipo de armamento. A prática, no entanto, só passa a vigorar em 1997.
Vilna tem um significado especial para o Brasil, pois foi lá que nasceu o pintor Lasar Segall que, desde 1924 até sua morte, em 1957, residiu no Brasil, sendo considerado como pintor brasileiro, pela abordagem de temas sociais relacionados ao país. Quanto à Lituânia, foi o fio da meada, que chamou a atenção do mundo para o desejo dos países bálticos de retomar as independências perdidas, e teve um dos seus extremos em Vilnius. A 11 de março de 1990, o Conselho Supremo da República Socialista Soviética da Lituânia anunciou sua independência da URSS e a restauração da República da Lituânia como país independente. Os soviéticos responderam a 9 de janeiro de 1991 com o envio de tropas. A 13 de janeiro do mesmo ano, 14 civis foram mortos e mais de 700 severamente feridos. A URSS finalmente reconheceu a independência lituana em agosto de 1991. A partir daí, a cidade rapidamente transformou-se, buscando apagar seu passado soviético e tornar-se uma moderna capital da Europa. Muitos de seus antigos edifícios foram renovados, e um novo centro comercial e de negócios foi criado ao norte do rio Neris. A Torre Europa, de 129 metros de altura, faz parte deste projeto de renovação. Abaixo, a pintura "Navio de Emigrantes" feita por Segall por volta de 1940.
- 1994 – Com o fim do Pacto de Varsóvia e a fusão da OTAN em reunião havida em Bruxelas, governos envolvidos criam a Associação para a Paz, que integrará os países do extinto Pacto de Varsóvia.
- 1994 – O governo irlandês anuncia o fim da censura ao movimento terrorista IRA e seu braço político, o Sinn Fein.
- 1996 – O parlamento japonês elege Ryutaro Hashimoto como seu novo primeiro-ministro.
- 1996 – O primeiro-ministro da Itália, Lamberto Dini, anuncia a sua renúncia.
No dia 11 de janeiro de 2001, um incêndio causado por um curto-circuito impediu as gravações do último bloco do Xuxa Park, no estúdio F do Projac, deixando 26 pessoas feridas com queimaduras, Com este incêndio, Xuxa Park saiu da grade da programação global. Xuxa saiu ilesa do programa. Semanas depois, Xuxa declarou que pouco antes do início das gravações já havia um cheiro "esquisito" e alertou a equipe técnica, que mantinha (segundo Xuxa) amontoado de fios e muitas luzes próximos a materiais que pegam fogo facilmente como tecidos e madeiras.
- 2006 -
- Pesquisas adiantam que o provável substituto de Ariel Sharon, seja Ehud Olmert, do Kadima, mesmo partido fundado por Sharon.
- Evo Morales visita o bispo sul-africano Desmond Tutu.
- Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti: o Instituto Médico Legal (IML) de Brasília divulga laudo no qual o general Bacellar cometera suicídio.
Nascimentos
- 347 - Teodósio I, "o Grande", imperador romano (m. 395).
- 889 - Abderramão III, emir e califa da cidade espanhola de Córdoba (m. 961).
- 1359 - Go-Kameyama, 99º imperador do Japão.
Girolamo Francesco Maria Mazzola (Parma, 11 de Janeiro de 1503 - 24 de Agosto de 1540), mais conhecido por Parmigianino (que significa "pequeno parmesão") ou ainda Parmigiano, foi um proeminente pintor italiano do maneirismo, tendo atuado em Florença, Roma e Bolonha, além da cidade natal. Era o oitavo filho de Filippo Mazzola e Maria ser de di Guglielmo. Seu pai morreu de peste dois anos depois de seu nascimento, e os meninos foram criados pelos tios, Pier Ilario Filippo e Michele Mazzola, modestos pintores provincianos. Estes receberam uma encomenda de Nicolo Zangrandini para a decoração da capela de São João Evangelista, em 1515, trabalho que foi concluído pelo jovem Parmigianino. Mudando-se para Roma, em 1524, conhece a obra de Michelangelo e Rafael Sanzio, que lhe influem decisivamente. Nesta cidade sabe-se que tomou parte das tertúlias que ocorriam em casa de Paolo Valdambrini, secretário do Papa Clemente VII, às quais acorriam Rosso Florentino, Perino de Vaga e Giulio Romano. Entre as obras deste período destacam-se A Visão de São Gerônimo (1525), Casamento Místico de Santa Catarina e o Retrato de Lorenzo Cybo (todos do mesmo ano). Depois do saque de Roma em 1527, instalou-se em Bolonha e posteriormente em Parma, onde passou os últimos anos de sua vida atormentado pelos constantes requerimentos do capítulo da igreja de Steccata, que exigia-lhe a conclusão dos afrescos que lhe haviam sido encomendados em 1531. Encarcerado por conta das dívidas, conseguiu fugir para Casalmaggiore. Ali, enquanto tratava de resolver seus problemas com uso da alquimia, morreu com apenas 37 anos. Abaixo, reprodução da Madonna de São Zacarias.
- 1755 - Alexander Hamilton, militar e político norte-americano (m. 1804).
- 1788 - William Thomas Brande, químico britânico (m. 1866).
- 1815 - John Alexander Macdonald, político canadense (m. 1891).
- 1842 - William James, filósofo e psicólogo estadunidense (m. 1910).
- 1852 - Konstantin Fehrenbach, chanceler da Alemanha (m. 1926).
- 1856 - Christian Sinding, compositor norueguês (m. 1932).
- 1859 - Francisco d'Andrade, barítono português (m. 1921).
- 1864 - Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, aviador brasileiro, um dos primeiros homens a voar num balão (m. 1902).
- 1878 - Theodoros Pangalos, militar e político grego (m. 1952]]).
- 1886 - Elsa Rendschmidt, patinadora artística alemã (m. 1969).
- 1890 - Oswald de Andrade, escritor modernista brasileiro (m. 1954).
- 1905 - Manfred B. Lee, escritor norte-americano (m. 1971).
- 1906
- Albert Hofmann, cientista suíço, conhecido como o "pai do LSD" (m. 2009).
- Jesse Hibbs, diretor de cinema e TV estadunidense (m. 1985).
- 1907 - Pierre Mendès France, político francês (m. 1982).
- 1911 - Zenko Suzuki, ex-primeiro-ministro do Japão (m. 2004).
- 1923
- Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto), escritor brasileiro (m. 1968).
- Carroll Shelby, industrial e ex-automobilista norte-americano.
- 1924
- Roger Guillemin, endocrinologista francês.
- Slim Harpo, músico norte-americano (m. 1970).
- 1925 - Max Morlock, futebolista alemão (m. 1994).
- 1934
- C.A.R. Hoare, cientista da computação britânico.
- Jean Chrétien, advogado e 20º Primeiro-Ministro do Canadá.
- 1935 - Gerson Coutinho da Silva, radialista brasileiro (m. 1981).
- 1941 - Gérson de Oliveira Nunes, e-futebolista brasileiro.
- 1949
António Homem Cardoso (n. São Pedro do Sul 11 de Janeiro de 1945) é um fotógrafo e escritor português. Filho de José Homem Cardoso e de Cristina Augusta de Almeida Cardoso, Homem Cardoso veio viver para Lisboa quando tinha dez anos.
- Geraldo Azevedo, compositor, cantor e violonista brasileiro.
- 1946 - Stuart Angel Jones, professor e estudante brasileiro-estadunidense (m. 1971, foi um torturado político).
- 1948
- Al Berto, poeta e editor português (m. 1997).
- Joe Harper, ex-futebolista escocês.
- 1952 - Cat Penn, musicista e produtora musical norte-americana.
- 1955 - Max Lucado, escritor e pastor norte-americano.
- 1957
- Bryan Robson, ex-futebolista inglês.
- Reinaldo, ex-futebolista brasileiro.
- 1958 - Gil Jardim, músico brasileiro.
- 1963
- Tracy Caulkins, nadadora norte-americana, ex-campeã olímpica.
- Petra Schneider, nadadora alemã, ex-campeã olímpica.
- 1964
Patrícia Gadelha Pillar (Brasília, 11 de janeiro de 1964) é uma atriz e modelo brasileira. É casada com o político Ciro Gomes. Participou do grupo de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone. Fez sua estreia em televisão em1985, no programa de videoclipes musicais FM TV, em parceria com Tim Rescalla, na extintaRede Manchete, e na telenovela da TV Globo Roque Santeiro, de autoria de Dias Gomes. Entre as personagens mais marcantes da carreira de Patrícia estão a Luana/Marieta, da telenovela O Rei do Gado, uma boia-fria que deixa o campo para viver com o patrão Bruno Mezenga, vivido por Antônio Fagundes; a atriz de cinema Linda Bastos, de Roque Santeiro; a médica Dra. Cris, do seriado Mulher, e a vilã Flora Pereira da Silva de A Favorita.
- Marcos Cals, sociólogo e político brasileiro.
- 1967
- Sérgio Soares, treinador de futebol brasileiro.
- Víctor Rivera, árbitro de futebol peruano.
- 1968
- Tom Dumont, músico e produtor musical norte-americano.
- Anders Borg, político sueco.
- 1970
- José Soto, futebolista peruano.
- Chris Jent, ex-jogador norte-americano de basquete.
- 1971 - Mary J. Blige, cantora norte-americana.
- 1972
Amanda Peet (Nova Iorque, 11 de janeiro de 1972) é uma atriz norte-americana. Depois de estudar com Uta Hagen, Peet começou sua carreira fazendo comerciais de televisão, e logo depois começou a aparecer em pequenos papéis na TV e no cinema. Ela teve um papel de destaque no filme Meu Vizinho Mafioso (2000) que lhe trouxe o reconhecimento, e ela foi nomeada como uma das "50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo". Seus papéis em filmes posteriores foram mais proeminentes, e incluiu Alguém Tem Que Ceder (2003) e Syriana - A Indústria do Petróleo (2005).
- Marcelo Torrico, ex-futebolista boliviano.
- Marc Blucas, ator norte-americano.
- Julián Maidana, futebolista argentino.
- 1974 - Jens Nowotny, ex-futebolista alemão.
- 1977 - Antti Pohja, futebolista finlandês.
- 1978 - Emile Heskey, futebolista inglês.
- 1979
- Eduardo Martini, futebolista brasileiro.
- Tressor Moreno, futebolista colombiano.
- 1980
- 1981
- Ali Zitouni, futebolista tunisiano.
- Rafael Cavalcante, atleta brasileiro de MMA.
- Jaime Valdés, futebolista chileno.
- 1982
- Denis Kolodin, futebolista russo.
- Nattaporn Phanrit, futebolista tailandês.
- Mohammad Nosrati, futebolista iraniano.
- 1983
- Gökdeniz Karadeniz, futebolista turco.
- Eduardo Rato, futebolista brasileiro.
- Adrian Sutil, automobilista alemão.
- 1984
Milena Toscano Gonçalves (Santo André, 11 de janeiro de 1984) é uma atriz e modelo brasileira. Entre 2010 e 2011 ganhou sua primeira protagonista numa telenovela global, em Araguaia. No papel de Manuela, a atriz foi elogiada pela evolução de sua atuação com o passar da trama. Sendo elogiada inclusive por Aguinaldo Silva que até cogitou escalar a atriz para a próxima novela do horário nobre da Rede Globo. Milena se destacou no trabalho em Araguaia. Chegou até a ser apontada como uma das grandes apostas da emissora. Atualmente está no ar na pele de Vanessa na telenovela, Fina Estampa.
- Stijn Schaars, futebolista holandês.
- Gentian Besha, futebolista albanês.
- Paulo Nigro, ator brasileiro.
- Dario Krešić, futebolista croata.
- 1985
- Cesar Adriano, compositor, cantor e violonista brasileiro.
- Kazuki Nakajima, piloto japonês de corridas.
- Raquel Tavares, fadista portuguesa.
- Alex Cruz, futebolista brasileiro.
- Tomonobu Hiroi, futebolista japonês.
- 1986 - Oana Ban, ginasta romena.
- 1987 - Steven Vitória, futebolista luso-canadense.
- 1988 - Aislan, futebolista brasileiro.
- 1990 - Juninho, futebolista brasileiro.
- 1997 - Cody Simpson, cantor australiano.
Falecimentos
- 314 – Papa Melquíades, o 32º papa.
- 705 – Papa João VI, o 85º papa.
- 844 – Papa Gregório IV, o 102º papa.
- 1801 – Domenico Cimarosa, compositor italiano (n. 1749)
- 1882 – Theodor Schwann, biólogo alemão (n. 1810)
- 1896 – João de Deus, pedagogo português (n. 1830)
- 1900 – José Antônio Pereira, desbravador brasileiro, fundador da cidade de Campo Grande. (n. 1825)
- 1989 – José Luis Bustamante y Rivero, ex-presidente do Peru (n. 1894).
- 1941 – Emanuel Lasker, jogador de xadrez e matemático alemão (n. 1868).
- 1950 – Karin Michaëlis, escritora dinamarquesa (n. 1872).
Alberto Giacometti (Borgonovo di Stampa, 10 de outubro de 1901 — Coira, 11 de janeiro de 1966) foi um artista suíço que se distingiu pelas suas esculturas e pinturas expressionistas. Filho do pintor Giovanni Giacometti (impressionista). Estudou em Genebra, Roma e a partir de 1922 em França. A recorrência dos temas e das soluções plásticas adoptadas resulta de um posicionamento teórico identificado com a filosofia existencialista, como o testemunha a amizade entre Giacometti e Jean-Paul Sartre. O existencialismo na obra de Giacometti traduz-se numa essencialidade e numa repetição dos meios expressivos e dos gestos formais, que imprimem à figura humana uma significação fundamental: uma linha vertical confrontando com a horizontalidade do mundo. A deformação dramática das proporções, o alongamento das formas e a manipulação da superfície e da textura acentuam a materialidade dos objectos e a capacidade expressiva e poética da obra de arte. As personagens, isoladas ou em grupos, exprimem um sentido de individualismo e de descontextualização, acentuado pela própria escala das esculturas. Destacam-se, entre as inúmeras obras executadas durante o final da década de 40 e da década seguinte, as esculturas L'Homme qui marche (reproduzida abaixo) I 1949 e La Femme au Chariot (1950).
- 1971 – Zé Arigó, médium brasileiro.
- 1981 – Beulah Bondi, atriz estadunidense (n. 1888)
- 1988 – Isidor Isaac Rabi, físico estadunidense (n. 1889)
- 1991 – Carl David Anderson, físico estado-unidense (n. 1905)
- 1996 – Ênio Silveira, sociólogo brasileiro (n. 1925)
- 2003 – Jorge Lafond, ator, transformista e comediante brasileiro (n. 1953).
- 2004 – Xenofón Zolótas, primeiro-ministro da Grécia (n. 1904).
- 2005 – Fabrizio Meoni, motociclista italiano (n. 1957).
- 2008 – Sir Edmund Hillary, alpinista da Nova Zelândia, primeiro ser humano a escalar o Monte Everest (n. 1919).
- 2010
- Éric Rohmer, cineasta francês (n. 1920).
- Miep Gies, mulher que escondeu o Diário de Anne Frank durante a 2ª Guerra Mundial (n. 1909).
Feriados e eventos cíclicos
Internacional
- Dia Internacional do Obrigado
Albânia
- Dia da República
Brasil
- Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos
Marrocos
- Dia da Independência
Religioso católico
- Dia de São Higino
Santos do dia católico
- Dia de Santa Honorata
- Dia de São Sávio
- Dia de São Tenório
- Dia de São Teodósio
- Dia de São Vital
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.