segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 31 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


 31 de Janeiro de 2012.
31º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 335 para acabar o ano.


31/01/1542 – Descoberta das Cataratas do Iguaçu pelo espanhol Dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca.
A área das Cataratas do Iguaçu (em espanholCataratas del Iguazú) são um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada entre oParque Nacional do IguaçuParaná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, naArgentinafronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais, correspondem a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da HumanidadeO Parque Nacional argentino foi criado em 1934; e o Parque Nacional brasileiro, em 1939, com o propósito de administrar e proteger o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor. Os parques tanto brasileiro como argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. Desde 2002 o Parque Nacional do Iguaçu é um dos sítios geológicos brasileiros . Historicamente, o primeiro europeu a achar as Cataratas do Iguaçu foi o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, em 31 de janeiro de 1542.

Eventos históricos

31/01/1929Leon Trótski é expulso da Rússia, no seguimento das lutas pelo poder, após morte de Lenin.

Leon Trótski (Ianovka7 de novembro de 1879 — Coyoacán21 de agosto de 1940) foi um intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival deStalin na tomada do PCUS à morte de Lenin. Seu nome em ucraniano é Лев Давидович Троцький, que pode ser transliterado como Lev Davidóvitch Trótskii. Todavia, seu verdadeiro sobrenome era Bronstein (Бронштейн). Pelocalendário juliano, utilizado nos países de tradição ortodoxa, nasceu em 26 de outubro de 1879. Nos primeiros tempos da União Soviética desempenhou um importante papel político, primeiro como Comissário do Povo (Ministro) para os Negócios Estrangeiros; posteriormente como criador e comandante do Exército Vermelho, e fundador e membro do Politburo do Partido Comunista da União Soviética. Afastado por Stalin (ou Estaline) do controle do partido, Trótski foi expulso deste e exilado da União Soviética, refugiando-se no México, onde veio a ser assassinado por Ramón Mercader, agente da polícia de Stalin. Para sermos precisos, Trótski passou pela TurquiaFrança (Julho de 1933 a Junho de 1935) e Noruega (Junho de 1935 a Setembro de 1936), fixando-se finalmente no México, a convite do pintor Diego Rivera, vivendo temporariamente em casa deste e mais tarde em casa da esposa de Rivera, a pintora Frida Kahlo, de quem se tornou amante, dentro do conturbado relacionamento entre ela e Rivera. Abaixo, uma rara foto de Frida Kahlo e Trótski.
31/01/1956 – Posse do presidente Juscelino Kubitschek no Brasil, assegurada pelo Movimento de 11 de Novembro.
Pela aliança PSD-PTB, Juscelino foi eleito Presidente da República, em 3 de outubro de 1955, com 36% dos votos válidos, a menor votação de todos os presidentes eleitos de 1945 a 1960. O vice governador de Minas Gerais Clóvis Salgado terminou o mandato de JK que renunciou ao governo do Minas Gerais para concorrer à presidência da república. Naquela época as eleições se realizavam em turno único. Nesta eleição, pela primeira vez no Brasil, se utilizou a cédula eleitoral oficial confeccionada pela Justiça Eleitoral. Antes de 1955 os próprios partidos políticos confeccionavam e distribuíam as cédulas eleitorais. Foi difícil o lançamento da candidatura de Juscelino, pois se acreditava em um veto militar a ela: JK era acusado de ser apoiado pelos comunistas. Somente quando o presidente da república Café Filho divulgou a carta dos militares na Voz do Brasil foi que Juscelino se lançou candidato, alegando que a carta dos militares não citava o seu nome. Para dar legitimidade e prestígio à sua candidatura a presidente, JK visitou o já idoso e venerando ex-presidente da república Venceslau Brás em sua residência no sul de Minas. Pediu e conseguiu o apoio do antigo presidente à sua candidatura. A apuração dos votos foi demorada. JK obteve, em 3 de outubro de 1955, 3.077.411 votos, o general Juarez Távora teve 2.610.462 votos, o Dr. Ademar de Barros 2.222.725 votos e Plínio Salgado 714.379 votos. Juscelino obteve, 400 mil votos a mais que o candidato da UDN Juarez Távora, e 800 mil votos a mais que o terceiro colocado, o ex-governador de São Paulo Ademar de Barros. Juscelino foi favorecido pelo lançamento da candidatura de Plínio Salgado, a qual tirou votos do candidato Juarez Távora. A UDN tentou impugnar o resultado da eleição, sob a alegação de que Juscelino não obteve vitória por maioria absoluta dos votos. A posse de Juscelino e do vice-presidente eleito João Goulart só foi garantida com um levante militar liderado pelo ministro da Guerra, general Henrique Teixeira Lott, que, em 11 de novembro de 1955, depôs o então presidente interino da República Carlos Luz. Suspeitava-se que Carlos Luz, da UDN, não daria posse ao presidente eleito Juscelino. Assumiu a presidência, após o golpe de 11 de novembro, o presidente do Senado Federal,Nereu Ramos, do partido de JK, o PSD. Nereu Ramos concluiu o mandato de Getúlio Vargas que fora eleito para governar de 1951 a 1956. O Brasil permaneceu em estado de sítio até a posse de JK em 31 de janeiro de 1956.
31/01/1961 – Posse do presidente Jânio Quadros no Brasil.
Foi eleito presidente em 3 de outubro de 1960, pela coligação PTN-PDC-UDN-PR-PL, para o mandato de 1961 a 1965, com 5,6 milhões de votos - a maior votação até então obtida no Brasil - vencendo o marechal Henrique Lott de forma arrasadora, por mais de dois milhões de votos. Porém não conseguiu eleger o candidato a vice-presidente de sua chapa, Milton Campos (naquela época votava-se separadamente para presidente e vice). Quem se elegeu para vice-presidente foi João Goulart, do Partido Trabalhista Brasileiro. Os eleitos formaram a chapa conhecida como chapa Jan-Jan. Sete meses após a posse, Jânio surpreendeu a nação, renunciando ao cargo e, em seguida, viajando para Londres, em companhia da família.

Eventos Culturais e de Média/Mídia

Nascimentos

31/01/1902 - Tallulah Bankhead, atriz americana (m. 1968)
Tallulah Brockman Bankhead (Huntsville31 de janeiro de 1902 - Nova Iorque12 de dezembro de 1968) foi uma atriz norte-americana, conhecida por suas excentricidades no palco e fora dele. Talentosa comediante, criou dois grandes papéis dramáticos no teatro americano: o de Regina, em Little foxes (1939), de Lillian Hellman, e o de Sabina, em The skin of our teeth (1942), de Thornton Wilder. Outros trabalhos importantes: A dama das camélias(1930), Chuva (1935) e Um bonde chamado desejo (1956). Também atuou no cinema, em filmes como Um Barco e Nove Destinos (Alfred Hitchcock,1944), e na televisão, na série Batman, que foi um de seus últimos trabalhos. Sua frase majestosa e irreverente: Se eu pudesse voltar à juventude, cometeria todos aqueles erros de novo. Só que mais cedo.
31/01/1960Grant Morrison, escritor de quadrinhos escocês.
Grant Morrison (Glasgow31 de janeiro de 1960) é um escritor de histórias em quadrinhos escocês. Ele é conhecido por seu experimentalismo e pela utilização das mais diversas referências culturais e contra-culturais em suas criações. 
31/01/1975 – Preity Zinta, atriz indiana.
Preity Zinta (31 de Janeiro de 1974), é uma atriz de sucesso na Índia, por seus filmes de Bollywood. Para quem, por acaso, ainda não sabe, a Boolywood é a Hollywood indiana, onde se produz o maior número de filmes no mundo, cerca de 3 filmes por dia, embora destinados, na maior parte das vezes ao mercado interno. São produções baratas e que não se comparam ao padrão dos filmes hollywoodianos, mas atendem ao público local.

Mortes

31/01/2000Gil Kane, ilustrador de histórias em quadrinhos leto-americano (n. 1926)
Eli Katz (6 de abril de 1926 – 31 de janeiro de 2000), mais conhecido por seu pseudônimo Gil Kane, foi um ilustrador de histórias em quadrinhos cuja carreira englobou os períodos conhecidos como Era de Ouro e Era de Prata dos Quadrinhos. Kane nasceu em Riga, Letônia. Sua família mudou-se para os E.U.A. em 1929 Em homenagem a seu trabalho de mais de cinco décadas, Kane foi incluido tanto no Hall da Fama do Prêmio Eisner quanto no Hall da Fama Jack Kirby do Prêmio Harvey em 1997. Ele morreu em 2000 na Flórida em decorrência de complicações resultantes de um câncer.

Feriados e eventos cíclicos

Feriados da WiccaImbolc ou Candlemas, dia de indulgência, satisfação e fertilidade
Wicca é uma religião neopagã influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa ocidental que afirma a existência do poder sobrenatural (como a magia) e os princípios físicos e espirituais masculinos efemininos que inteiram a natureza, e que celebra os ciclos da vida e os festivais sazonais, conhecidos como Sabbats, os quais ocorrem, normalmente, oito vezes por ano. Autoridades como Alex Sandersreferem-se a ela como religião natural, "a mais antiga do mundo". É muitas vezes referida comoWitchcraft (em português"bruxaria") ou the Craft por seus seguidores, que são conhecidos como Wiccanos ou Bruxos. Suas origens contestadas residem na Inglaterra no início do século XX, mas foi popularizada nos anos 50 por Gerald Gardner, que na época chamava a religião de "culto às bruxas" e "bruxaria", e seus seguidores "a Wica". A partir dos anos 60 seu nome foi normatizado para "Wicca". 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.