domingo, 8 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 9 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


9 de Janeiro de 2012.
9º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 357 dias para acabar o ano

Eventos históricos

09/01/1822 – Dom Pedro I com a frase "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico", se recusou a voltar para sua terra natal, Portugal. Este ato do então regente deu maior força ao processo de independência do Brasil e ficou conhecido como o Dia do Fico.
Esta frase, provavelmente, foi moldada por José Bonifácio e colocada na boca de D. Pedro, como um feito histórico. O príncipe era um cavaleiro e não um intelectual. É surpreendente a influência de José Bonifácio não só junto a D.. Pedro I como também, mais tarde, junto ao filho. Um e outro, acreditando estar conduzindo o processo histórico estavam, na verdade, sendo conduzidos por José Bonifácio. Foi este que induziu D. Pedro (o Primeiro) a ficar no Brasil e tomar medidas ostensivas a Portugal, até a Proclamação da Independência, em 7 de Setembro de 1822. Quando D. Pedro I já era imperador, fechou o Congresso e colocou os irmãos Andrade na cadeia mas, em 1831, quando o imperador abdicou em favor de seu filho, então com apenas 6 anos, nomeou José Bonifácio como preceptor do menino, porque não encontrou outro, digno da mesma confiança para uma tutela de tamanha responsabilidade. E mais tarde, quando o pequeno príncipe D. Pedro completou os 16 anos, foi José Bonifácio criou condições para a antecipação da maioridade e induziu o adolescente a pronunciar a histórica frase "Sim, eu quero", manifestando publicamente o desejo de assumir a maioridade e o reino, àquela altura conturbado com regências malç sucedidas. O que poucos sabem sobre o Patriarca é que, em 1808, quando a família real fugiu para o Brasil, José Bonifácio permaneceu em Portugal para participar da resistência à invasão francesa. Em 1808, em conjunto com Fernando Fragoso Saraiva de Vasconcelos, comandou as forças do Batalhão Académico que guarneceram Coimbra, no contexto da Guerra Peninsular. Obteve o posto de major, chegando a alcançar a patente de tenente-coronel e depois comandante. Quando os franceses ameaçaram Lisboa, em outubro de 1810, recebeu ordens de reunir o corpo e marchar para Peniche, onde ficou até a retirada do inimigo. (Vale saber mais sobre essa ilustre figura)
09/01/1943 – O Brasil declara sua adesão à Organização das Nações Unidas e à Carta do Atlântico.
Seguindo na esteira da fracassada Liga das Nações (1919-1946) (da qual os Estados Unidosnunca se tornaram membro) a Organização das Nações Unidas foi criada em 1945 para manter apaz internacional e promover a cooperação internacional na solução dos problemas econômicos, sociais e humanitários. Os primeiros planos concretos para uma nova organização mundial foram iniciados sob a égide do Departamento de Estado dos Estados Unidos em 1939. O termo "Nações Unidas" foi usado pela primeira vez em 1 de janeiro de 1942 por Winston Churchill Franklin D. Roosevelt em Washington, quando 26 governos assinaram a Carta do Atlântico, comprometendo-se a continuar o esforço de guerra. Em 25 de abril de 1945, a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional começou em São FranciscoEstados Unidos, reunindo 51 governos e um número de organizações não governamentais envolvidas na elaboração da Carta das Nações Unidas. A ONU entrou oficialmente em existência em 24 de outubro de 1945 após a ratificação da Carta pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (FrançaRepública da ChinaUnião SoviéticaReino Unido e os Estados Unidos) e pela maioria dos outros 46 países signatários. As primeiras reuniões da Assembleia Geral, com 51 nações representadas, e do Conselho de Segurança, tiveram lugar em Westminster Central Hall, em Londres em janeiro de 1946.
09/01/1962 – O Japão assina um tratado, concordando em pagar US$ 290 milhões aos Estados Unidos, pela ajuda recebida após a Segunda Guerra Mundial.
Em 1918, ao término da Primeira Guerra, os aliados cometeram um erro capital ao submeter a Alemanha a um tratado de paz draconiano que, entre outras coisas, proibia o país de produzir armas ofensivas, mantinha uma tropa de ocupação estrangeira para pelos próprios alemães e obrigava a Alemanha a entregar aos aliados toda sua frota de guerra. Isso foi o germe que produziu um líder como Adolfo Hitler e conduziu o mundo ao segundo conflito. Terminada a Segunda Guerra Mundial, em 1945, os aliados também impuseram aos derrotados (Alemanha, Itália e Japão) reparações de guerra mas, ao mesmo tempo, auxiliaram esses países a se reerguer. Foi o resultado da conjunção de dois fatores determinantes: de um lado, a entrada de capitais para reerguimento e de outro, a existência, nesses três países, de tecnologia e mão de obra capacitada que permitiu a evolução rápida para erguer as potências do primeiro mundo.

Nascimentos

09/01/1870Joseph Strauss, engenheiro teutoamericano, inovador no projeto de pontes (m. 1938).
Nasceu em CincinnatiOhio de uma família de origem alemã, a sua mãe era pianista e o seu pai foi um escritor e pintor. Formou-se na Universidade de Cincinnati, em 1892, de seguida trabalhou no Instituto de Ralph Modjeski, onde começou a inovar o design de pontes basculantes. Foi o Engenheiro Chefe da Golden Gate Bridge, em San FranciscoCalifórnia. Foi também o designer de Burnside Bridge (1926) e da Ponte Lewis e Clark (1930). Morreu em Los Angeles, Califórnia, um ano após a conclusão da Golden Gate. Sua estátua pode ser vista emSão Francisco. Em 1987, realizou-se a comemoração do 50º aniversário da Golden Gate Bridge.
09/01/1939Kiko Argüello, pintor espanhol, um dos fundadores do Caminho Neocatecumenal da Igreja Católica Apostólica Romana.

Francisco "Kiko" Argüello (Leão, 9 de Janeiro de 1939) é um pintor espanhol, um dos iniciadores do Caminho Neocatecumenal na Igreja Católica Apostólica Romana. Nascido na região de Castela e Leão, estudou Belas Artes na Academia Real de San Fernando em Madrid. Em 1959, recebeu o Prêmio Especial Nacional por Pintura e estudou com o famoso artista espanhol, Pablo Picasso. Argüello iniciou o Caminho Neocatecumenal em 1964 nas favelas de Madrid, seguindo os passos de Charles de Foucauld. Todavia, esse não é um movimento artístico mas puramente religioso e se encontra atualmente difundido em mais de 100 países, incluindo alguns que não são tradicionalmente cristãos como China, Egito, Coréia do Sul e Japão.

09/01/1970 - Lara Fabian, cantora belga.
Lara Fabiannome artístico de Lara Sophie Katy Crokaert (Etterbeek9 de janeiro de 1970), é uma cantora ítalo-belga-canadense de língua francesa. Apesar de ter o francês como língua da maioria de suas canções, já gravou em inglêsitalianoespanholalemãoportuguêsrusso e hebraicoLara possui um registro vocal de aproximadamente 4 oitavas sendo considerada um Soprano Lírico. Nas suas performances, consegue emitir notas agudas e graves desde um D3 (Ré de 3ª oitava)  até um G#6 (sol sustenido de 6ª oitava).
09/01/1989 - Nina Dobrev, atriz búlgara.
Nina Dobrev (nascida Nina Constantinova Dobreva ; Sófia9 de janeiro de 1989) é uma atrizbúlgaro-canadense. Interpretou o papel de Mia Jones, a mãe solteira adolescente em Degrassi: The Next Generation, desde a sexta temporada da série, e atualmente atua na série The Vampire Diaries, onde interpreta o papel principal, Elena Gilbert, e a antagonista, Katherine Pierce. Nina Dobrev nasceu em Sofia, Bulgária e se mudou para o Canadá com dois anos de idade, onde ela foi criada em Toronto. Ela fala fluentemente Francês, Inglês e búlgaro. Sua mãe Michaela é uma artista, e seu pai é um cientista da computação. A partir de uma idade muito jovem, ela mostrou grande entusiasmo e talento para as artes: dança, ginástica, teatro, música e artes visuais. Nina estudou na escola publica Sr. J. B. Tyrrell e Wexford Collegiate School for the Arts em Scarborough, Ontário.Ela estudou tambem na Ryerson University em Toronto onde se formou em Sociologia. Em 2008 decidiu seguir sua carreira de atriz. Pouco tempo depois, ela conquistou papéis em filmes, incluindo Fugitive Pieces , Away from Her , Never Cry Werewolf , e a série de televisão Degrassi: The Next Generation da CTV. Ela estrelou em uma série de filmes ao longo da vida. Ela também estava no filme da MTV chamado The American Mall. Ela está atualmente estrelando em The Vampire Diaries , da emissora norte americana The CW , onde interpreta o papel principal como Elena Gilbert e o papel da antagonista Katherine Pierce ao lado dos atores Ian Somerhalder e Paul Wesley.

Mortes

09/01/1571Nicolas Durand de Villegagnon, oficial francês, fundador da França Antártica (n. 1510).
Nicolas Durand de Villegagnon (ProvinsSeine-et-MarneFrança1510 – Beauvais-en-Gâtinais9 de janeiro de 1571) foi um cavaleiro da Ordem de Malta e diplomata que, como oficial naval, alcançou a distinção e título de Vice-almirante da Bretanha. Notabilizou-se, entre outros feitos, pela fundação de um estabelecimento colonial na costa do Brasil, a França Antártica, combatida e erradicada por forças portuguesas. A França Antártica foi a colônia tentada pelos franceses no Rio de Janeiro. Existiu de 1555 a 1560, ano em que os restantes franceses foram definitivamente derrotados pelos portugueses. (Quer saber mais?) No contexto: Benedito Calixto > "Partida de Estácio de Sá para o Rio de Janeiro".
09/01/1908Wilhelm Busch, escritor e ilustrador alemão (n. 1832).
Wilhelm Busch (Wiedensahl15 de abril de 1832 — Mechtshausen9 de janeiro de 1908) foi um escritorpintor,caricaturista e cartunista alemão, considerado o precursor das histórias em quadrinhos (banda desenhada). Nunca a literatura tinha conhecido duas figuras tão rebeldes. Max und Moritz são dois meninos que, numa pequena aldeia, infernizam a vida de seus principais moradores. Numa sucessão de sete travessuras, conhecem um final que seria trágico, não fosse dedicado ao humor e ao cruel modo germânico de apresentar lições de moral. Com o título de "Juca e Chico" - História de dois meninos em sete travessuras, foi traduzido no Brasil pelo poeta Olavo BilacBusch enriqueceu a narrativa com hilárias figuras, o que servia para cativar a atenção das crianças. Publicada originalmente em 1865, a obra é considerada como precursora dos quadrinhos.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Culturais e de Média/Mídia

Desportivos

Estados Unidos

  • Dia do Astronauta.

Religiosos – Católico






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.