quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 27 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

27 de Janeiro de 2012.
27º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 339 para acabar o ano.


Em 27/01/1654, os pernambucanos derrotam definitivamente os holandeses, acabando com 24 anos de dominação.
Após 24 anos de dominação holandesa sobre Pernambuco, após 62 horas de negociação, em 27 de janeiro de 1654 na Campina da Taborda, os holandeses se renderam incondicionalmente, entregando as 73 chaves da cidade maurícia aos insurrretos vitoriosos. A Insurreição Pernambucana foi um marco importante para o Brasil, tanto militarmente, com a consolidação das táticas de guerrilha e emboscada, quanto socio-politicamente, com o aumento da miscigenação entre as três raças (negro africano, branco europeu e índio nativo) e o começo dum sentimento de nacionalidade. Os pernambucanos venceram os holandeses contrariando ordens de Portugal, que havia assinado acordo de paz com a Holanda e devolveram o território ao Reino. Aí nascia, de fato, a nacionalidade brasileira. (Quer saber mais?)

Eventos históricos

27/01/1865 – Início da Guerra do Paraguai.
BrasilArgentina e Uruguaialiados, derrotaram o Paraguai após mais de cinco anos de lutas durante os quais o Brasil enviou em torno de 150 mil homens à guerra. Cerca de 50 mil não voltaram — estima-se que as mortes no caso do Brasil podem ter alcançado 60 mil se forem incluídos civis, principalmente nas então províncias do Rio Grande do Sul e de Mato GrossoArgentina e Uruguai sofreram perdas proporcionalmente pesadas — mais de 50% de suas tropas faleceram durante a guerra — apesar de, em números absolutos, serem menos significativas. Já as perdas humanas sofridas pelo Paraguai são calculadas em até 300 mil pessoas, entre civis e militares, mortos em decorrência dos combates, das epidemias que se alastraram durante a guerra e da fome. (Quer saber mais?) Abaixo: Batalha do Riachuelo, pintura de Eduardo de Martino.
27/01/1955 – Primeira transmissão do Festival de San Remo pela televisão. Um dos mais concorridos do mundo. Em 1968, Roberto Carlos venceu o Festival com "Canzone per te".  (Veja e ouça)

27/01/1973 – Acaba o envolvimento dos Estados Unidos da América no Vietname do Sul, com a assinatura do acordo de Paris.
Guerra do Vietnã (ou Vietname, ou Vietnam, ou ainda, segundo os vietnamitas, Guerra Americana) foi um conflito armado ocorrido no Sudeste Asiático entre 1959 e 30 de abril de 1975. A guerra colocou em confronto, de um lado, a República do Vietnã (Vietnã do Sul) e os Estados Unidos, com participação efetiva, porém secundária, da Coreia do Sul, da Austrália e da Nova Zelândia; e, de outro, a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e a Frente Nacional para a Libertação do Vietname (FNL). A China, a Coreia do Norte e, principalmente, a União Soviética prestaram apoio logístico ao Vietnã do Norte, mas não se envolveram efetivamente no conflito. Travada com uma grande cobertura diária dos meios de comunicação, a guerra levou a uma forte oposição e divisão da sociedade norte-americana, que gerou os Acordos de Paz de Paris em 1973, causando a retirada das tropas do país do conflito. Ela prosseguiu com a luta entre o norte e o sul do Vietnã dividido, terminando em abril de 1975, com a invasão e ocupação comunista de Saigon, então a capital do Vietnã do Sul e a rendição total do exército sul-vietnamita. Para os Estados Unidos, a Guerra do Vietnã resultou na maior confrontação armada em que o país já se viu envolvido, e a derrota provocou a 'Síndrome do Vietnã' em seus cidadãos e sua sociedade, causando profundos reflexos na sua cultura, na indústria cinematográfica e grande mudança na sua política exterior, até a eleição de Ronald Reagan, em 1980.

Nascimentos

27/01/1807 - Émile Prisse d'Avennes, orientalista, egiptólogo e pintor francês (m. 1879).
27/01/1814Eugène Viollet-le-Duc, arquiteto francês (m. 1879).
Eugène Emannuel Viollet-le-Duc (ParisFrança27 de Janeiro de 1814 - LausanneSuíça17 de Setembro de 1879) foi um arquitecto ligado à arquitectura revivalista do século XIX e um dos primeiros teóricos da preservação do património histórico. Pode ser considerado um precursor teórico da arquitectura moderna. O autor John Summerson considera-o, juntamente com Leon Battista Alberti, o maior teórico de arquitectura na história ocidental. Abaixo, um esboço desenhado pelo arquiteto.
27/01/1956Mimi Rogers, atriz norte-americana.
27/01/1964 – Bridget Fonda, atriz estadunidense.  Faz parte de uma família de atores no quais se destacam seu pai, Peter Fonda; seu avô, Henry Fonda; e sua tia, Jane Fonda.
27/01/1979 - Rosamund Pike, atriz britânica.

Mortes

27/01/1851John James Audubon, naturalista e ilustrador (n. 1785)
John James Audubon (26 de abril de 1785 – 27 de janeiro 1851) foi um naturalista americanode origem francesa, especializado na ilustração científica de aves. O seu trabalho mais conhecido The Birds of America (As Aves da América em língua portuguesa) alcançou, durante a sua vida, sucesso comercial e trouxe-lhe enorme popularidade junto do público. O prestígio científico alcançado pela obra valeu-lhe elogios rasgados dos seus pares e permitiu-lhe tornar-se o segundo americano (depois de Benjamin Franklin) a ser incluido à seleta Royal Societybritânica para as ciências. 
27/01/1990Adriana de Oliveira, modelo brasileira (n. 1969).

Feriados e eventos cíclicos

Eventos locais (Brasil)

Eventos internacionais

Eventos mitológicos

  • Dia de Paganália ou o dia da Mãe Terra, segundo a tradição romana antiga.

Santos da Igreja Católica






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.