sábado, 28 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 29 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


29 de Janeiro de 2012.
29º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 337 para acabar o ano.


Em 29/01/1907, nasce o pintor Clóvis Graciano.

Clóvis Graciano (Araras, 29 de janeiro de 1907 — São Paulo, 29 de junho de 1988) foi um pintor, desenhista, cenógrafo, figurinista, gravador e ilustrador brasileiro. Em 1937, já tendo travado contato com a arte de Alfredo Volpi, Clóvis Graciano instala-se no Palacete Santa Helena e integra, então, o Grupo Santa Helena, com os artistas Francisco Rebolo, Mario Zanini, Aldo Bonadei, Fulvio Pennacchi e outros, além do próprio Volpi. Fez amizade com Portinari e, ao final da década de 1940, foi estudar em Paris, onde aprendeu técnicas de produção de murais, inclusive com mosaicos. Ao retornar ao país, realizou diversos painéis: o mural Armistício de Iperoig, na FAAP (1962); o painel Operário, na Avenida Moreira Guimarães (1979), murais na Avenida Paulista e no edifício do Diário Popular, entre outros. Em 1971, exerceu a função de diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e presidente da Comissão Estadual de Artes Plásticas e do Conselho Estadual de Cultura. Além da pintura, Graciano dedicou-se a diversas atividades paralelas, lecionando cenografia na Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD), e ilustrando jornais, revistas e livros, principalmente nos anos 1980.

Em 29/01/2008, morre o artista plástico vanguardista Rubens Gerchman

Rubens Gerchman (Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 1942 — São Paulo, 29 de janeiro de 2008) foi um artista plástico brasileiro, ligado a tendências vanguardistas como a pop art e influenciado pela arte concreta e neoconcreta. O artista usou ícones de futebol, televisão e política em suas obras. Apaixonado por carnaval, o bloco carnavalesco "Simpatia é quase Amor", de Ipanema, estampou nas suas camisetas uma das imagens dos beijos de Gerchman. Modernista e ativista, alguns críticos chegam classificá-lo como popular ou popularesco. Desenvolveu uma intensa carreira, participando de inúmeros eventos no Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Japão e outros. Faleceu em 29 de janeiro de 2008, de um tipo raro de câncer, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.


Eventos históricos
29/011942 – Homologado o Protocolo do Rio de Janeiro que estabeleceu fronteiras provisórias entre o Equador e Peru.
O século XIX foi marcado por instabilidades no Equador, com rápidos movimentos políticos e institucionais. O conservador Gabriel García Moreno unificou o país nos anos de 1860 com o apoio da Igreja católica. Com o aumento da demanda mundial de cacau, desde o início de 1800, produziu-se uma migração dos altiplanos em direção à fronteira agrícola da costa do Pacífico. Entre 1904 e 1942, o Equador perdeu territórios em uma série de conflitos com seus vizinhos. Em 1941, um conflito territorial entre o Equador e o Peru conduziu as partes ao "Protocolo do Rio de Janeiro" homologado em 29 de janeiro de 1942, estabelecendo fronteiras provisórias. O estado de guerra perdurou entre os dois países até 26 de outubro de 1998, quando os presidentes Jamil Mahuad (do Equador) eAlberto Fujimori (do Peru) assinaram o acordo denominado "Ata Brasília", pelo qual o Peru concedeu um quilômetro quadrado de seu território no lugar chamado "Tiwintza", onde 14 soldados do Equador haviam sido sepultados. Ambos os países assinaram ainda tratados de comércio e acordos de navegação pelos quais o Equador tem o direito de navegação irrestrita pelo Rio Amazonas.
29/01/1999 – Um quadro de Velázquez é adquirido por um colecionador anônimo, na cerimônia de homenagem aos quatrocentos anos após sua morte. O primeiro ato ocorreu quando a Christie's leiloou o quadro Santa Rufina (abaixo) por US$ 8,1 milhões.
Diego Rodríguez de Silva y Velázquez (Sevilha6 de Junho de 1599 — Madrid6 de Agosto de 1660) foi um pintor espanhol e principal artista da corte do Rei Filipe IV de Espanha. Era um artista individualista do período barroco contemporâneo, importante como um retratista. Além de inúmeras interpretações de cenas de significado histórico e cultural, pintou inúmeros retratos da família real espanhola, outras notáveis figuras europeias e plebeus, culminando na produção de sua obra-prima, Las Meninas (1656)Desde o primeiro quarto do século XIX, a obra de Velázquez foi um modelo para os pintores realistas e impressionistas, em especial Édouard Manet que chegou a afirmar que Velázquez era o "pintor dos pintores". Desde essa época, os artistas mais modernos, incluindo os espanhóis Pablo Picasso e Salvador Dalí, bem como o pintor anglo-irlandêsFrancis Bacon, que homenageou Velázquez recriando várias de suas obras mais famosas. A grande maioria dos seus quadros estão no Museu do Prado, na Espanha.

Eventos Culturais e de Média/Mídia

20/01/2002 – Entra no ar a primeira edição do programa Big Brother Brasil. (Relembre participantes)

Eventos Desportivos

Nascimentos

29/01/1895Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly (Barão de Itararé), jornalista e articulista brasileiro (m. 1971).
Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly (Rio Grande29 de janeiro de 1895 – Rio de Janeiro27 de novembro de 1971), também conhecido por Apporelly e pelo falso título de nobreza de Barão de Itararé, foi um jornalistaescritor e pioneiro no humorismo político brasileiro. Unido a Bastos Tigre e Juó Bananére, conseguiu exprimir o hibridismo lingüístico com a utilização do soneto-piada, que consistia na contraposição rápida de dois contextos associativos.Em 1985, a Editora Record publica em livro, sob o título de Máximas e Mínimas do Barão de Itararé, uma seleção de textos de humor extraídos de A Manhã, em coletânea organizada por Afonso Félix de Sousa e com prefácio de Jorge Amado. No mesmo ano, Máximas e Mínimas alcançou rapidamente quatro edições. Mais recentemente, seu espírito crítico influenciou a criação do Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé que reúne diversos ativistas e movimentos sociais comprometidos com a democratização da mídia no Brasil.
29/01/1954Oprah Winfrey, apresentadora de televisão e atriz norte-americana.
Oprah Gail Winfrey, (Kosciusko29 de janeiro de 1954) - mais conhecida por seu nome artístico Oprah Winfrey é uma apresentadora de televisão e empresária estado-unidense, vencedora de múltiplos prêmios Emmy por seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk-show com maior audiência da história da televisão estadunidense. Apresentou o programa de entrevistas, The Oprah Winfrey Show, que ficou no ar durante vinte e cinco anos. Seu último programa foi ao ar em 25 de maio de 2011. Oprah agora irá dedicar-se a sua própria rede, OWN (The Oprah Winfrey Network) e outros projetos pessoais. Oprah ganha cerca de 50 milhões de dólares por mês com todas as suas incumbências profissionais.
29/01/1993Michelle Larcher de Brito, tenista portuguesa.
Micaela Carolina Larcher de Brito, mais conhecida como Michelle Larcher de Brito ou apenas Michelle Brito (Lisboa29 de Janeiro de 1993) é uma tenista portuguesa, profissional desde Fevereiro de 2007. Mudou-se, aos nove anos de idade, com a sua família, pai António Maria de Lima de Sousa Larcher de Brito, natural de Angola, mãe Caroline, da África do Sul, e irmãos Sérgio e Sebastião, gémeos nascidos em 1992, para os Estados Unidos para que pudesse ser treinada na Nick Bollettieri Tennis Academy, na FloridaNick Bollettieri foi seu treinador até ao final de 2007, tendo o seu pai assumido esse cargo desde aí. Em Julho de 2009, conseguiu atingir o seu melhor ranking de sempre, sendo a 76ª WTA. Em pares, o seu melhor ranking foi o 535ª WTA.

Mortes

29/01/1632Jan Porcellis, pintor holandês (n. 1584)
Jan Porcellis (Gant, c. 1584 — ZoeterwoudeLeiden29 de Janeiro de 1632) foi um pintor holandês. Trabalhou em Haarlem e Amesterdã, onde pintou marinhas de tons cinzentos e efeitos atmosféricos luminosos  O seu estilo foi o ponto de partida da escola paisagística neerlandesa do século XVII. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)
29/10/1923Elihu Vedder, pintor estadunidense (n. 1836)
Elihu Vedder (26 de fevereiro de 1836 - 29 de janeiro de 1923) foi um pintor, escritor, ilustrador e poeta americano, nascido em Nova York .  Ele é mais conhecido por suas 55 ilustrações para Edward FitzGerald, quando este fez a tradução de O Rubaiyat de Omar Khayyam.
20/01/2011 - Geórgia Gomide, atriz brasileira (m. 1937).
Elfriede Helene Gomide Witecy, mais conhecida como Geórgia Gomide (São Paulo17 de agosto de 1937 — São Paulo, 29 de janeiro de 2011), foi uma atriz brasileira. Geórgia Gomide trabalhou nas TVs TupiExcelsiorRecordGlobo , Rede Manchete e SBT, entre outras. Participou de várias novelas importantes, como RedençãoAs Pupilas do Senhor Reitor,Éramos Seis e O Direito de Nascer. Na TV Globo, seus maiores sucessos foram a dona de cantina italiana Bina, na novela Vereda Tropical, de Carlos Lombardi, e a maquiavélica Donana, na novela Hipertensão, de Ivani Ribeiro. Geórgia Gomide também participou das minisséries Anos Rebeldes e O Quinto dos Infernos. Desde os 18 anos a atriz tinha apenas 5% da visão, em razão de uma doença congênita, o que não impediu seu sucesso na televisão. Tinha um filho, Daniel Witecy Goldfinger. Morreu em 29 de janeiro de 2011, aos 73 anos, de infecção generalizada. Havia dois anos que ela sofria de Alzheimer e estava afastada dos palcos desde 2009, quando encenou a peça Perto do Fogo, de Nicolau Aye.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.