domingo, 29 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 30 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

30 de Janeiro de 2012.
30º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 336 para acabar o ano.
Aniversário > Danúbio Vilamil Gonçalves (Bagé, 30 de janeiro de 1925) é um pintor, desenhista, gravador e escritor brasileiro. Quando tinha dez anos de idade, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde viveu durante 14 anos. Em 1943 estudou com Candido Portinari; em 1945 freqüentou o ateliê do paisagista e pintor Roberto Burle Marx e do escultor August Zamoyski; e em 1946, estudou gravura e desenho com Carlos Oswald, Axl Leskoschek e Tomás Santa Rosa Júnior. Em 1950 foi para Paris, onde estudou na Academia Julian e fez contato com Carlos Scliar e Iberê Camargo, além de reencontrar Portinari. Retornou ao Brasil em 1951 e fundou o Grupo de Bagé, com Glauco Rodrigues e Glênio Bianchetti. Em Porto Alegre, participou do Clube da Gravura, ao lado de Carlos Scliar, Vasco Prado, Glauco Rodrigues e Glênio Bianchetti, entre 1951 e 1955 Entre 1969 e 1971 foi professor de gravura no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir de 1963, passou a orientar alunos do curso de litografia do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, instituição que dirigiu daquele ano até 1978. Entre 1970 e 1978, faz várias palestras e deu cursos de xilogravura, litografia, desenho e pintura no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Dedicou-se também ao mosaico, realizando obras em painéis na Igreja de São Roque, em Bento Gonçalves; no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, junto ao túmulo do padre João Batista Reus, em São Leopoldo; e na Igreja de São Sebastião, em Porto Alegre. Publicou dois livros: um de caráter ensaístico sobre arte em geral (Do Conteúdo à Pós-Vanguarda, 1995) e outro sobre técnicas de pintura (Processos Básicos da Pintura, 1996). Sua obra está presente em inúmeras coleções particulares e em acervos, como no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, na Pinacoteca Pública Aplub (Porto Alegre), no Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro), na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e no Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre outros. (Para ampliar a imagem, abra-a em janela separada).

Eventos históricos

30/01/1648 – Assinado na cidade de Münster um dos Tratados de Paz de Vestfália que deu fim à Guerra dos Oitenta Anos.
A chamada Paz de Vestfália (ou de Vestefália, ou ainda Westfália), também conhecida como os Tratados de Münster e Osnabrück (ambas as cidades atualmente na Alemanha), designa uma série de tratados que encerrou a Guerra dos Trinta Anos e também reconheceu oficialmente as Províncias Unidas e a Confederação Suíça.Tratado Hispano-Holandês, que pôs fim à Guerra dos Oitenta Anos, foi assinado no dia 30 de janeiro de 1648 (em Münster). Já o tratado assinado em 24 de outubro de 1648, em Osnabrück, entre Fernando IIISacro Imperador Romano-Germânico, os demais príncipes alemães, França eSuécia, pôs fim ao conflito entre estas duas últimas potências e o Sacro Império. O Tratado dos Pirinéus (1659), que encerrou a guerra entre França e Espanha, também costuma ser considerado parte da Paz de Vestfália. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)

30/011948Mahatma Gandhi é assassinado, aos 79 anos, por um hindu.
Gandhi teve grande influência entre as comunidades hindu e muçulmana da Índia. Costuma-se dizer que ele terminava rixas comunais apenas com sua presença. Gandhi posicionou-se veementemente contra qualquer plano que dividisse a Índia em dois estados, o que efetivamente aconteceu, criando a Índia - predominantemente hindu - e o Paquistão - predominantemente muçulmano. No dia da transferência de poder, Gandhi não celebrou a independência com o restante da Índia, mas ao contrário, lamentou sozinho a partilha do país em Calcutá. Gandhi havia iniciado um jejum no dia 13 de janeiro de 1948 em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses. No dia 20 daquele mês, ele sofreu um atentado: uma bomba foi lançada em sua direção, mas ninguém ficou ferido. Entretanto, no dia 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, em Nova Déli, por Nathuram Godse, um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão. Godse foi depois julgado, condenado e enforcado, a despeito do último pedido de Gandhi que foi justamente a não-punição de seu assassino. O corpo do Mahatma foi cremado e suas cinzas foram jogadas no rio Ganges. É significativo sobre a longa busca de Gandhi por seu deus o fato de suas últimas palavras serem um mantra popular na concepção hindu de um deus conhecido como Rama"Hai Ram!" Este mantra é visto como um sinal de inspiração tanto para o espírito quanto para o idealismo político, relacionado a uma possibilidade de paz na unificação. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)

Eventos culturais e de média/mídia

30/01/1869Angelo Agostini lança na Vida Fluminense a estória Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira.
Colaborou, tanto com desenhos quanto com textos, com as publicações O Mosquito e Vida Fluminense. Nesta última, publicou, a 30 de Janeiro de 1869Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira e uma das mais antigas do mundo. Fundou, em 1 de janeiro de 1876, a Revista Illustrada, um marco editorial no país à época. Nela criou o personagem Zé Caipora (1883), que foi retomado em O Malho e, posteriormente, na Don Quixote. Este foi republicado, em fascículos, em 1886, o que, para alguns autores, foi a primeira revista de quadrinhos com um personagem fixo a ser lançada no Brasil. Seu nome serviu de inspiração ao Prêmio Angelo Agostini, concedido anualmente pela Associação de Quadrinistas e Caricaturistas de São Paulo aos melhores do ramo e para a criação do Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro. a caricatura "Davi e Abisag", satirizando famoso quadro de Pedro Américo, também reproduzido a seguir.

Eventos desportivos

Nascimentos

30/01/1912Herivelto Martins, compositor e sambista brasileiro (m. 1992).
Herivelto é conhecido por suas músicas, mas também por seus amores, em uma sociedade ainda refratária, onde o casamento era eterno. No início da década de 30, Herivelto conheceu Maria Aparecida Pereira de Mello, sua primeira mulher, com quem teve os filhos Hélcio Pereira Martins e Hélio Pereira Martins. A convivência durou, aproximadamente, cinco anos. Separaram-se por Maria não aguentar mais as bebedeiras e traições de Herivelto. Em 1935, no Cine Pátria, Herivelto conheceu Dalva de Oliveira e passaram a cantar em dueto. Iniciaram um namoro e, no ano seguinte, iniciaram uma convivência conjugal, oficializada em 1939 num ritual de umbanda, que gerou os filhos Pery Ribeiro e Ubiratan de Oliveira Martins. A União durou até 1947, quando as constantes brigas e traições da parte dele deram fim ao casamento. Mesmo casado, passava as noites fora de casa, bêbado e com prostitutas. Em 1949, após a separação oficial do casal e o final da primeira formação do Trio de Ouro, Herivelto e Dalva iniciaram uma discussão, inclusive através das composições que gravaram, bastante explorada pelos jornais e revistas da época. Depois de uma pequena turne na Venezuela, Herivelto sai de casa, logo depois, tira de Dalva a guarda dos filhos, e os manda para um internato. Passa a publicar em todos os jornais que Dalva é prostituta e promove orgias dentro de casa, o que a levou a fazer as canções "de guerra" um para o outro. Em 1946, Herivelto passou a namorar a Aeromoça Lurdes Nura Torelly, uma mulher desquitada que tem um filho do 1º casamento. Ela é rica e é prima do Barão de Itararé, e em 1952, passaram a viver juntos, tendo oficializado a união em 1978. Herivelto e Lurdes geraram os filhos: Fernando José (já falecido), a atriz Yaçanã Martins e Herivelto Filho, além dele criar o filho de Lurdes como seu. O casamento durou 44 anos, até a morte de Lurdes, em 1990. Abaixo o "Trio de Ouro", formado por Nilo Chagas, Herivelto Martins e Dalva de Oliveira, participando de filme de Adhemar Gonzaga.
30/01/1970 - Maria Luísa Mendonça, atriz brasileira.
Maria Luísa Mendonça (Rio de Janeiro30 de janeiro de 1970) é uma atriz brasileira. Formou-se pela CAL (Casa de Arte das Laranjeiras) em 1991. Tornou-se nacionalmente conhecida pela interpretação da hermafrodita "Buba" na telenovela Renascer, da Rede Globo, em 1993. É conhecida também por suas personagens desequilibradas, desajustadas e sensuais. É filha de uma artista plástica, Ligia Mendonça, e de um advogado, Newton Mendonça.  Começou sua carreira no teatro, tendo participado de peças como Vestido de Noiva, de Nelson RodriguesOs Gigantes da Montanha, de Pirandello; e Romeu e Julieta, de Shakespeare.
30/01/1990 - Eiza González, atriz e cantora mexicana.

Mortes

Feriados e eventos cíclicos



Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO 
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.