quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 20 de janeiro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras


20 de Janeiro de 2012.
20º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 346 dias para acabar o ano.


Eventos históricos

20/01/1265 – Em Westminster, o primeiro parlamento inglês realiza sua primeira reunião.

O Parlamento do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte é o corpo legislativo supremo do Reino Unido e territórios britânicos ultramarinos. Por si só tem soberania parlamentar, o que lhe confere poder soberano sobre todos os outros corpos políticos do Reino Unido e seus territórios. É encabeçado pelo monarca do reino (actualmente a rainha Elizabeth  II do Reino Unido). O parlamento é composto por duas câmaras, sendo a câmara alta denominada por Casa ou Câmara dos Lordes, e a câmara baixa, por Casa ou Câmara dos Comuns do Reino Unido. O Monarca é o terceiro componente do parlamento. As duas câmaras se reúnem no Palácio de Westminster em Londres. Por ato constitucional todos os ministros do governo, incluindo o Primeiro-ministro, são membros da Câmara dos Comuns ou da Câmara dos Lordes.
20/01/1841 – A ilha de Hong Kong é cedida pela China à Grã-Bretanha. Mas o acordo entre os dois países estabeleceu que Hong Kong voltaria ao controle chinês em julho de 1997, o que de fato ocorreu. Porém, pela sua condição de entreposto unindo Ocidente e Oriente, a ilha continua vivendo relativa autonomia.
Após a Primeira Guerra do Ópio, a Ilha de Hong Kong tornou-se uma colônia do Império Britânico em 1842. A colônia foi ampliada nos termos da Convenção de Pequim (1860) e a Convenção para a Extensão do Território de Hong Kong (1898). Hong Kong foi reclassificado como um território britânico cargo em 1983, até a sua soberania ser transferida para a República Popular da China (RPC) em 1997. Conhecida pelos seus arranha-céus e por seu profundo porto natural, a sua identidade como um centrocosmopolita onde o Oriente encontra o Ocidente se reflete em sua gastronomiacinema,música e tradições. A população da cidade é de 95% da chinesa e 5% de outros grupos étnicos. Com uma população de 7 milhões de habitantes e uma área de 1.054 km², Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo 

20/01/1942 – Na Conferência de Wannsee, os Nazis planejam o Holocausto

A Conferência de Wannsee foi a discussão por um grupo de oficiais nazis acerca da "solução final da questão judaica" (Endlösung der Judenfrage). Teve lugar a 20 de Janeiro de 1942 no palacete (Villa) de Wannsee, com vista para o lago Wann (Wannsee), no sudoeste de Berlim e que levaria ao HolocaustoA discussão centrou-se no objetivo de expulsão dos judeus de todas as esferas da vida do povo alemão. Foram discutidas medidas a tomar e o conceito de 'deportação' dos judeus para o Leste da Europa foi introduzido - para "trabalho apropriado... no curso do qual sem dúvida uma grande porção será eliminada por causas naturais", o "resto final será... tratado de forma apropriada, porque, se libertado, iria agir como semente de uma nova restauração judaica". O número de judeus na Europa foi calculado (aproximadamente onze milhões) e os métodos de evacuação foram considerados com relação à idade e ao país de origem. O tratamento de pessoas de "sangue misto" foi também cuidadosamente discutido. O dr. Josef Buhler pressionou Reinhard Heydrich a implementar a solução final no Governo Geral. Tanto quanto lhe dizia respeito, o problema do Governo Geral era um mercado negro muito extenso, que desorganizava o trabalho das autoridades. Ele viu o remédio em resolver a questão judia o mais depressa possível. A reunião é lembrada como a primeira discussão da "solução final" e também porque os registros e minutas dos encontros foram encontrados intactos pelos aliados no fim da Segunda Guerra Mundial e usados nos Julgamentos de Nuremberg. Abaixo, A mansão no nº 56-58 Am Grossen Wannsee, onde ocorreu a Conferência de Wannsee, que foi transformada em memorial e museu.


20/01/1971 – Ditadura militar > Prisão e desaparecimento do ex-deputado brasileiro Rubens Paiva.Na esperança de prender "Adriano" e consequentemente chegar à Lamarca, sua casa no Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 1971, foi invadida por pessoas armadas de metralhadoras que, sem apresentar qualquer mandado de prisão, se diziam da Aeronáutica. Teve tempo de se arrumar e saiu de terno e gravata, guiando o próprio carro, cuja recuperação posterior seria a prova de que fora preso, já que os órgãos de repressão se negavam a afirmar oficialmente tal ação. Desde então Rubens Paiva foi dado como desaparecido. Segundo nota oficial dos órgãos de segurança, o carro que o conduziu dois dias depois da prisão ao Centro de Operações de Defesa Interna (CODI) teria sido abalroado e atacado por indivíduos desconhecidos que o teriam seqüestrado. Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva, sua esposa, permaneceu durante doze dias incomunicável, após haver sido detida com sua filha Eliana, então com 15 anos, esta presa por 24 horas e solta no dia seguinte e deixada, na Praça Saens Peña, na Tijuca. Eliana e Maria Lucrécia Eunice Paiva foram interrogadas na mesma sala em que as pessoas eram torturadas, tendo visto o pau-de-arara, sangue e o retrato do marido nas fichas de reconhecimento, além de ouvir os gritos dos torturados no DOI-Codi. Entre esse dia e o seguinte, Rubens Paiva foi transferido para o Destacamento de Operações Internas (DOI), situado no Quartel da Polícia do Exército, onde teria sido novamente torturado. Rubens Paiva possivelmente morreu em seguida por causa dos ferimentos, e com o testemunho do médico do exército Amilcar Lobo. Anos depois, Amilcar Lobo, que na época era médico do DOI-Codi, declara em reportagem especial à revista Veja que o ex-deputado teria sido morto após sessões de tortura.
21/01/1996 – Data em que supostamente teria acontecido um acidente envolvendo um OVNI na cidade de Varginha, Minas Gerais, tendo sido morto e capturado seres extraterrestres, no caso do ET de Varginha.
Incidente de Varginha ou ET de Varginha é como ficou conhecido pela imprensa brasileirasobre uma possível aparição de objetos voadores não identificados (neste caso, naves espaciais, ou discos voadores de uma civilização extraterrestre) e de captura de criaturas extraterrestres de alto nível de civilização pelas autoridades brasileiras no dia 20 de janeiro de 1996, na cidade deVarginha, sul do Estado de Minas Gerais, conhecida como centro da região produtora de café. Segundo uma testemunha as autoridades brasileiras já sabiam antecipadamente através daNORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte) que um OVNI iria invadir oespaço aéreo brasileiro (9 dias antes do incidente de Varginha) e que sobrevoaria a região do sudeste de Minas Gerais. Os programas de televisão foram montados com base nas entrevistaslocais pelos jornalistas e não apresentaram provas físicas. A transmissão pelos programas de televisão fez a cidade de Varginha famosa, como a "Terra do ET", e vem trazendo um número elevado de turistas.  Abaixo, caixa de água erguida no local para "rememorar" o evento.

Nascimentos

21/01/1860Antônio Parreiras, pintor, desenhista e ilustrador brasileiro (m. 1937).
Antônio Diogo da Silva Parreiras (Niterói20 de janeiro de 1860 – Niterói, ? de outubro de 1937) foi um pintor,desenhista e ilustrador brasileiro. Ingressou em 1882, aos 22 anos de idade, na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, que abandonou em1884 para frequentar o curso livre de pintura do professor alemão Georg Grimm. Com a viagem de seu mestre para o interior do Brasil, continuou os seus estudos de forma autodidata em 1885Viajou para a Europa em 1888, aperfeiçoando suas técnicas na Accademia di Belle Arti di Venezia, na ItáliaDe volta ao Brasil em 1890, participou da Exposição Geral de Belas Artes noRio de Janeiro. No mesmo ano tornou-se professor de pintura de paisagens na Escola Nacional de Belas Artes. Seguindo os ensinamentos de Grimm, levou os seus alunos para pintar ao ar livre, expondo esses trabalhos em 1892Iniciou estudos ao ar livre nas matas de Teresópolis, sintetizados na tela Sertanejas. Tendo recebido encomendas para pintar episódios históricos, a partir de 1899 realizou vários trabalhos para palácios do governo, como a Alegoria a Apollo e às Deusas das Horas de 1925 no teto do salão nobre do Palácio da Liberdade em Belo Horizonte. Entre seus trabalhos históricos destacam-se a Conquista do Amazonas e Lembrança da visita de Oscar I, rei da Suécia e Noruega. Além dessa vertente, dedicou-se paralelamente aos nus femininos, que pintava com grande sensualidade, como pode ser apreciado em Flor brasileira, Fantasia e FrinéiaArtista da belle époque, em 1925 foi considerado o pintor mais popular do país. Publicou a sua autobiografia em 1926 (História de um Pintor contada por ele mesmo), com isso ingressando na Academia Fluminense de LetrasParticipou em 1933 das exposições comemorativas do Jubileu Artístico em São Paulo e em Niterói, onde veio a falecer em 1937. O seu ateliê foi transformado, em 1941, no Museu Antônio Parreiras. Abaixo, Flor do mal, 1918 - Óleo sobre tela - 97.5 x 130.8 cm. (Leia e veja sobre o nu feminino na pintura do artista)
20/01/1961 - Jorge Kajuru, jornalista e apresentador de televisão brasileiro.
Jorge Reis da Costa, mais conhecido como Jorge Kajuru (Cajuru20 de janeiro de 1961), é um jornalista esportivoradialista e apresentador de televisão brasileiroJorge é conhecido por dar declarações polêmicas e por se opor ao merchandising em programas jornalísticos. Foi demitido de vários locais em que trabalhou, pediu demissão no ar quando trabalhava na RedeTV!. E foi demitido, também no ar, na Rede Bandeirantes, ao criticar o governador mineiro Aécio Neves por reservar, para distribuição entre eleitores, 12 mil entradas de um jogo da Seleção. Tem como principais referências profissionais os também jornalistas Juca Kfouri e João Saldanha, ambos conhecidos por serem polêmicos e polemizadores. Admirador de Telê Santana e Silvio Santos, é também amigo de José Luiz Datena, de quem já foi sócio. Tem muitas inimizades em todos os setores da mídia, por suas fortes declarações, e de Milton Neves, a quem ataca por conta do merchandising; e Marconi Perillo, por questões políticas. A vida de Jorge Kajuru é repleta de polêmicas. Por suas declarações nada ponderadas e sem embasamento e provas, o jornalista coleciona processos e condenações. Um levantamento realizado em 2004 mostrava que, até aquele momento, Kajuru respondia por 109 processos, a maioria por injúria e difamação, em quatro estados diferentes. 
21/01/1985 - Ana Terra, escritora e ilustradora brasileira.
Ana Terra (Porto Alegre20 de Janeiro de 1985) é ilustradora e escritora. Seu trabalho na literatura iniciou-se em 2004 com a ilustração do livro " Espantalhos". Em 2009 suas ilustrações foram selecionadas para a Biennial of Illustrations Bratislava, (BIB). Como escritora, foi uma das finalistas na categoria de Melhor livro infantil no Prêmio Assorianos de Literatura em 2008 com o livro Sai pra lá.  No seus 26 anos, tem uma longa delinear de forma mais concreta e efetiva o seu talento para o desenho e a literatura.

Mortes

21/01/1963Mestre Vitalino, artesão ceramista brasileiro (n. 1909).
O artista passou a desenvolver a modelagem no barro a partir dos 6 anos. Os bonecos eram os brinquedos do menino Vitalino. As obras de Vitalino ganharam reconhecimento na região Sudeste a partir de 1947, quando o artista plástico Augusto Rodrigues o convidou para a Exposição de Cerâmica Popular Pernambucana, realizada no Rio de Janeiro. Em janeiro de 1949, a fama foi ampliada com exposição no Masp. Em 1955, integrou em NeuchatelSuíça, a exposição Arte Primitiva e Moderna Brasileiras.  O reconhecimento do artista foi ampliado após a sua morte. A biografia do artista inspirou o samba-enredo da Império da Tijuca nos carnavais de 1977 e 2009. A Festa de São João de Caruaru o adotou como a personalidade homenageada de 2009.  Suas obras mais famosas são Violeiro, O enterro na rede, Cavalo-marinho, Casal no boi,Noivos a cavalo, Caçador de onça e Família lavrando a terra.  A produção do artista passou a ser iconográfica e inspirou a formação de novas gerações de artistas, especialmente no Alto do Moura, bairro de Caruaru, onde viveu. A casa onde viveu parte de sua vida atualmente é a instalação da Casa Museu Mestre Vitalino. O entorno é ocupado por oficinas de artesãosParte de sua obra pode ser contemplada no Museu do Louvre, em Paris, na França. No Brasil, a maior parte está nos museus Casa do Pontal Chácara do Céu, Rio de Janeiro; no Acervo Museológico da UFPE, em Recife; e em Alto do Moura Um de seus grandes feitos foi o de tirar da modelagem o rótulo de artesanato, elevando-a à categoria de arte.
21/01/1993Audrey Hepburn, atriz belga (n. 1929).
Audrey Hepburn (Ixelles4 de maio de 1929 — Tolochenaz, 20 de janeiro de 1993) foi umaatrizmodelo e humanista nascida na Bélgica e radicada entre Inglaterra e Países Baixos. É considerada um ícone de estilo e a terceira maior lenda feminina do cinema de acordo com oAmerican Film Institute. Audrey Hepburn se tornou um dos poucos artistas a conseguir ganhar as maiores honras de cada arte hollywoodianaTony (teatro), Oscar (cinema), Grammy (música) e Emmy (televisão). Em 1993 foi diagnosticada com câncer de apêndice,que espalhou-se para o cólon. Faleceu às 7 horas da noite de 20 de janeiro de 1993, aos 63 anos. Encontra-se sepultada no Cemitério Tolochenaz, Tolochenaz, Vaud na Suiça. No ano de 2000 foi lançado o filme The Audrey Hepburn Story, uma homenagem a Audrey que gerou críticas da mídia e de fãs, devido à escolha de Jennifer Love Hewitt para o papel principal. O anime REC, faz muitas referências à Audrey Hepburn, inclusive sua personagem principal (Onda Aka) é sua fã declarada, e sonha em um dia ter uma voz como a dela. Além disso, todos os episódios tem nomes baseados em seus filmes.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

  • Dia do Farmacêutico
  • Dia Nacional do Fusca
  • Dia da Consciência Indígena dos filhos da Nação Tupi que habitava as terras de Pindorama
Dia de São Sebastião padroeiro de diversas cidades no Brasil, entre elas: Alpinópolis - MG, Andradas - MG, Araruama - RJ, Areado - MG (Padroeiro), Belo Vale - MG, Brasília de Minas - MG, Brumadinho - MG (Padroeiro), Cambuquira - MG, Canápolis - MG, Carlos Chagas - MG, Carmo do Paranaíba - MG, Conceição do Mato Dentro - MG, Conceição do Rio Verde - MG, Coronel Fabriciano - MG (Aniversário da cidade e dia do padroeiro), Cristina - MG (Festa de São Sebastião), Cruzília - MG (Padroeiro), Ervália - MG, Espera Feliz - MG, Espinosa - MG, Eugenópolis - MG (Dia do padroeiro do município), Inhapim - MG (Padroeiro), Leopoldina - MG (Dia do padroeiro da cidade), Nova Serrana - MG, Passa-Quatro - MG, Passa Tempo - MG, Pedralva - MG, Pirapora - MG (Padroeiro), Ponte Nova - MG (Padroeiro), Prata - MG, Raul Soares - MG (Dia do padroeiro), Rio de Janeiro - RJ (Dia do padroeiro), Sabinópolis - MG (Padroeiro), São Gotardo - MG (Dia do Padroeiro da Cidade), São Sebastião, São Paulo (Dia do padroeiro), São Sebastião do Paraíso - MG (Padroeiro), Soure, Pará (Aniversário da cidade), Taiobeiras - MG , Tarumirim - MG, Tijucas - SC e Palmital - SP > Abaixo, a Igreja de São Sebastião (Catedral Metropolitana) no Rio de Janeiro.

Cabo Verde

Estados Unidos

Portugal

Mitológico

Religioso

Católico

[editar] Umbanda e candomblé

Dia de Oxalá
Oxalá é o Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de duas maneiras: moço (chamado Oxaguian, identificado no jogo do merindilogun pelo odu ejionile) e velho (chamado Oxalufan e identificado pelo odu ofun e ejiokô). No candomblé, este é representado material e imaterialmente pelo assentamento sagrado denominado igba oxalaOs símbolos do primeiro são uma idá (espada), "mão de pilão" e um escudo; o símbolo do segundo é uma espécie de cajado em metal, chamado opaxorô. A cor de Oxaguiam é o branco levemente mesclado com azul; a de Oxalufam é somente branco. O dia consagrado para ambos é a sexta-feira. Sua saudação é ÈPA BÀBÁ! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana. É calmo, sereno, pacificador; é o criador e, portanto, é respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertencem os olhos que vêem tudo.  Abaixo, a festa do pilão de Oxalá, pintada por Caribé, o pintor argentino, "naturalizado" baiano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.